Quando aumento o tom, mudo a escala da musica ?

    Autor Mensagem
    Tarara_Leo
    Veterano
    # jan/04


    Pessoal, se eu toco uma musca em Dó Maior, e no meio da musica eu toco ela denovo meio tom acima, então, automaticamente estarei tocando em uma outra escala ? ou não ?

    Ace
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    se vc aumentar maio tom vc vai tocar na escala de Dó# maior... eu acho neh...

    Carlos Sesti
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Tarara_Leo
    claro né!!!

    MMM
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    ahuahauahua sacanera!! eh, em outro tom, em outra escala, tanto faz

    Tarara_Leo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Eu sei pessoal !!! è q tem um amigo meu q é ignorante q acha q tom e escala sao coisas totalmente diferente,, agora vou mostrar o tópico pra ele !!

    mazza
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    e naum são???

    Dave Murray
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    MAS SAO DIFERENTES.... vc nao muda o tom da musica no meio dela...

    Tarara_Leo
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    AS vezes eu pego uma musica aqui e toco ela sem parar em varias escalas,, toco uma vez em uma escala e vou mudando ! fica bem legal !!

    Tarara_Leo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Dave Murray

    logico q muda !! existem muitas musicas que no meio dela ele é modulada, passando para outra escala, e outro tom !

    Zara
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    eh mesmo, concordo com o Tarara_Leo
    até akela musica do FAGNER "Borbulhas de Amor" (um peixe...) troca o tom numa parte dela! (peguei pesado hein??) hauhdahshhh
    Mas tom/escala num tem nada a ve.
    Tem gente q confunde tom C com escala maior de dó, por exemplo.. mas no tom C tem varias escalas: pentatonica de C, diatônica de C, cromática de C blablabla
    Me corrijam se eu estiver errada

    Tarara_Leo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    essa musica é legal !! mas todas as musicas tem modulaões,, quebras etc. !!!

    é q eu tinha um amigo guitarrista que falava que se eu tocar uma musica em LA MAIOR, depois tocar em MI MAIOR, a musica aumenta o tom, mas continua na mesma escala !!
    dexa ele !! hj ele ta tocando CPM e FELIPE DYLON uashoaiushaiu !!

    Zara
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    coitadinho...
    vc toca q estilo, Tarara_Leo?

    Tarara_Leo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    toca eu toco de tudu !! classicas,,, (as mais simples né)
    populares,, como kid abelha,,, elton jonh,,,,, tudu em piano,,,,
    e ca minha banda,, agente tenta tocar u q curte,,

    q é mais METAL MELÒDICO, HAEVY,,,etc... !!

    dai vem,, nightwish,,sonata,,,stratovarius,, !! mas estou analisando de entrar em uma banda GOSPEL profissional ja !! pois meus amigos cairam na maldição !!

    bulldog
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    pois meus amigos cairam na maldição
    ?????????????????????????????????????????????????????????????????????? ??????????????????????????????????????????????????????

    Tarara_Leo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    bulldog

    pra quem curita metal,, E FALAVA Q TUDU ERA DE GAY,, E DE BOY !! eles foram toca capital inicial, cpm,, e jota quest !! a outra,, o baixista nem isso consegue toca !!

    André Henrique Gontijo Matos
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Vou tentar explicar:
    O tom da música e que define a escala que será usada. Portanto se vc usar Dó e no meio da música mudar para Dó# a escala usada agora será a de Dó# logicamente, porque um acorde tem que ter sempre uma ligação com o anterior e o sucessor, e quanto maior essa ligação (me referindo às notas que formam o acorde), menor será a dissonância entre um acorde e outro. Mas pra saber tocar Filipe Dilon e CPM22 é só ter um afinador (daqueles eletrônicos para iniciantes), comprar revistinhas cifradas na banca e um péssimo gosto musical. Respeita, ne!!!É pelo que ele toca que se vê que é uma bosta. Manda pegar uns Mozart, Chopin, Beethoven, Strauss, ou algo mais barulhento como Angra, Dream Theater e ai eu digo que o cara e bom. Esse fórum é para músicos...

    André Henrique Gontijo Matos - professor de teclado da ART MUSIC - Itaúna - MG

    André Henrique Gontijo Matos
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Zara, todas escalas que voce se referiu estão em um mesmo tom. São escalas diferentes, mas num mesmo tom.

    OBS.: Se vcs gostam de tocar seguindo revistinhas ou cifras da net, o que vem dizendo ser o tom, muitas vezes é só o acorde que a música começa. Uma música em Sol que começar em Dó, irá escrito: Tom: C . Mas não é. Existe o boato de que uma música sempre começa com seu tom. Na maioria das vezes começa no tom mesmo, mas não necessariamente sempre. Abraço.

    Tarara_Leo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    André Henrique Gontijo Matos

    intao, são varias escalas no mesmo tom, mas as notas sao a da tonalidade de Dó né ??

    então cara,, eu toco dream theater, nightwish ,,,angra,,stratovarius,rhapsody,, mas eles nao cosneguem tocar iuashoiuahsoiau !! e foram toca essas merda ae uahioushaiu

    junior_estrela
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    André Henrique Gontijo Matos

    Negu ki num consegue tocar essas bandas e "desiste", ou seja, parte pra felipe dylon, por exemplo, poutz, eh foda
    André H., se vc tem orkut gostaria q entrasse na comunidade 'Musician Society', todos q tocam teclado estão convidados, vlw

    Zara
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: Zara
    · votar


    André Henrique Gontijo Matos

    Zara, todas escalas que voce se referiu estão em um mesmo tom. São escalas diferentes, mas num mesmo tom.


    mas no tom C tem varias escalas: pentatonica de C, diatônica de C, cromática de C blablabla
    Foi o q eu disse, citei um exemplo =]

    Mas a duvida do Tarara_Leo (pelo menos o q eu entendi) é a seguinte: Uma música começando em um tom C maior, por exemplo, pode cair pra outro tom, como A maior, certo? Uma mesma musica pode ter dois (ou mais) tons? Tipo eu acho q se eu toco ATIREI O PAU NO GATO em G... depois passo pra G#, depois pra A, depois pra A#... daí a musica passa a ter 4 tons. É mais ou menos isso, Tarara_Leo?
    Essa parada q o André falou eh verdade, moh nada a ver o povo falar q a música tem o tom do acorde q ela começou. Na maioria das vezes coincide e dai o povo ja começa a achar coisa errada.
    P.S.: Itaúna eh bão! Eu so de BH

    Tarara_Leo
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Zara
    é isso mesmo !

    ah,, e essa do acorde no começo,, muitas musicas começam com o acorde da tonalidade, mas não é regra não,,,,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quando aumento o tom, mudo a escala da musica ?