Acordes menores, o que fazer?

    Autor Mensagem
    Diho
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Diho


    Inicialmente, minhas saudações ao pessoal do FCC. Eu leio muito o que o pessoal escreve aqui, raramente posto algo, mas hoje vai ser um pouco diferente :P

    Sou intermediario do teclado, faço aula a 3 anos e toco em uma banda que vai desde a MPB ate o Rock.

    O fato é que, falando em improvisações e arranjos, quando a musica esta em um tom maior fica mais facil. Na maioria das vezes eu bolo algo dentro da escala natural, utilizando principalmente a 9° e a 4°. O meu problema é quando a musica esta em um tom menor, ou quando a mesma possui varios acordes desse tipo. O que voces costumam fazer? Geralmente eu pego a escala relativa (Ex: Em -> G) e faço algo em cima dela, mas não soa bem.

    É isso ai, a intenção desse topico é trocar experiencias nesse sentido para não ajudar só a mim, mas todo pessoal do FCC.

    Valeu!

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    Diho
    É outro tipo de movimento que você deve fazer pra tom menor. Esse movimento que você fez no maior, acaba sugerindo a cadência de V - I (5ª - tônica).

    O problema é que o modo menor envolve diretamente 2 escalas e indiretamente mais uma: a escala base do modo menor é a menor harmônica, mas tem a menor natural. E a indireta, é a menor melódica, que é usada em passagens de instrumento com menos acompanhamento (ela tenta justificar o espaço que a menor harmônica cria ao gerar uma sensível).

    O que você pode fazer? Pode pegar a tonalidade e montar o campo harmônico dela seguindo a escala menor harmônica.

    Em alguns acordes vai gerar uma tensão que pode ser desnecessária, quando isso acontecer, faz um enfeite (7, 9, 6, 13 etc) ou mete um empréstimo modal nesse acorde, altera alguma nota em 1 semitom etc.

    Depende muito do tipo de movimento que você quer criar. Pra sair da 1ª lei tonal (1-4-5-1), usa uns recursos como dominantes secundárias pra dar aquele tempero (tipo, em Dó menor: Cm - Fm6 - BbM7 - EbM - ... - CM7 - FM9 - Dm6 - GM7 - Cm - as dominantes estão em negrito).

    Pega uns livros desses de harmonia que devem ter uns exemplos melhores! =]

    O importante é tocar como se estivesse cantando, como se o piano (ou teclado) fosse sua voz, com todas as cores e nuances possíveis!

    yurikat
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Diho
    Cara se o problema for escala vc pode começar usando a penta

    Ex: Dm7 : D - F - G - G# - A - C

    Já da pra começar!!!

    Diho
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    UP!
    Valeu pessoal, ja temos 2 ideias então: Trabalhar em cima da menor harmonica e da pentatonica.

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Diho

    E eu que pensava que todo mundo tinha facilidade em tocar em campo menor....

    Música de Preto
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Em escalas menores a 2ª maior e a 7ª maior podem dar uns efeitos interessantes - eu acho isso, não é regra.

    Diho
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Diho
    · votar


    E eu que pensava que todo mundo tinha facilidade em tocar em campo menor....

    Cada um com seus problemas, hehehe.

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Cada um com seus problemas, hehehe.(2)



    Tigher
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    É outro tipo de movimento que você deve fazer pra tom menor. Esse movimento que você fez no maior, acaba sugerindo a cadência de V - I (5ª - tônica).

    O problema é que o modo menor envolve diretamente 2 escalas e indiretamente mais uma: a escala base do modo menor é a menor harmônica, mas tem a menor natural. E a indireta, é a menor melódica, que é usada em passagens de instrumento com menos acompanhamento (ela tenta justificar o espaço que a menor harmônica cria ao gerar uma sensível).

    O que você pode fazer? Pode pegar a tonalidade e montar o campo harmônico dela seguindo a escala menor harmônica.

    Em alguns acordes vai gerar uma tensão que pode ser desnecessária, quando isso acontecer, faz um enfeite (7, 9, 6, 13 etc) ou mete um empréstimo modal nesse acorde, altera alguma nota em 1 semitom etc.

    Depende muito do tipo de movimento que você quer criar. Pra sair da 1ª lei tonal (1-4-5-1), usa uns recursos como dominantes secundárias pra dar aquele tempero (tipo, em Dó menor: Cm - Fm6 - BbM7 - EbM - ... - CM7 - FM9 - Dm6 - GM7 - Cm - as dominantes estão em negrito).

    Pega uns livros desses de harmonia que devem ter uns exemplos melhores! =]

    O importante é tocar como se estivesse cantando, como se o piano (ou teclado) fosse sua voz, com todas as cores e nuances possíveis!


    Grande Ken!
    ta regendo bem o povo :]

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Grande Ken!
    ta regendo bem o povo :]

    Tô tentando ajudar só! =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes menores, o que fazer?