Pequena dúvida sobre escalas menores

    Autor Mensagem
    liliane.coimbra
    Veterano
    # abr/09


    Depois de entender o que é um tom relativo e saber identificar o tom da música pela armadura de clave, cheguei num impasse e gostaria de saber se o meu raciocínio está correto:

    Se estivermos observando a armadura de clave de uma partitura, identificaremos o tom maior da música, porém ela pode estar em seu relativo menor. Neste caso as notas seriam de uma escala relativa...
    Isso quer dizer que uma escala de um tom relativo menor é necessariamente o menor natural?

    PQ se me dissessem para tocar em C, eu usaria a escala sem acidentes, se me dissessem para passar a tocar na sua relativa menor, eu continuaria tocando sem acidentes, MAS de me dissessem primeiro para tocar em Am, eu já raciocinaria de forma diferente:

    Na minha cabeça imaginaria a armadura de clave de A e alteraria o 3º grau baixando meio tom.
    Armadura # de A: F#-C#-G#

    Logo: A-B-C#-D-E-F#-G#
    Am = A-B-C-D-E-F#-G#

    Desta forma eu encontraria sempre a escala menor melódica, nao é mesmo?

    E só com a percepção é que sabemos qual escala menor usar?

    victorio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Hoje todo mundo só usa claves maiores. Se a música for em tom menor, a clave será do relativo natural.

    Se a música for toda em menor harmônica (raríssimo), em geral você vai ter que ficar colocando sustenido na 7 a música toda. Em lá menor, por exemplo, você vai colocar sustenido em todo sol.

    Antigamente (na época barroca), parece que se usavam claves de menores harmônicas e/ou melódicas. Hoje em dia, nunca vi.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pequena dúvida sobre escalas menores