Keytar quem usa? Quem recomenda?

Autor Mensagem
Raphael Leone
Veterano
# jan/08


Fala, galera,

É meu primeiro post por aqui, gostaria antes de mais nada de agradecer a todos os participantes pelo ótimo material que vocês criam diariamente aqui. Já leio há algum tempo e sempre me ajudou bastante.

Gostaria de saber dos tecladistas do FCC: Quem costuma se apresentar usando algum keytar como os Roland AX ou similares? Eu os considero equipamentos bem interessantes, mas que parecem não ter espaço no Brasil, talvez por algum preconceito surgido na época das bandinhas como o Polegar.

Eu atualmente toco hard rock, e acho que esse gênero pode ter muito espaço pra se usar esse tipo de teclado, já que não faltam músicas com ótimos synth leads em solos e coisa do tipo. Toco numa banda cover do Van Halen, e acho que seria uma adição bacana ao meu set (hoje um Juno-D e um PSR-530), daria um plus às performances de músicas como Jump, Mine All Mine e Why Can't this Be Love.

Enfim, para quem usa ou conhece esses equipamentos: A execução fica mais complicada tocando nessa posição "guitarra"? Um keytar no set vale o investimento? Recomendam algum modelo? Imagino que deva causar uma reação diferente do público... alguém que usa já percebeu isso (positivamente)? Que controles são encontrados no "braço" normalmente?

Gostaria de ler algumas opiniões de quem usa. Acho muito interessante, mas pela fraca participação deles (pelo que vejo) no Brasil, me preocupa a possibilidade de ser decepcionante.

O que acham? Grande abraço

mazza
Veterano
# jan/08
· votar


eu uso.
Recomendar? Sei lá, precisa ter muita "cara de pau", eu acho, pra usar.
Tenho um modelo da Yamaha (SHS-10), bem inferior ao Roland, e uso como controlador, no braço só uso o sustain, o portamento e o pitch bend. Causa uma reação bem diferente no público, mas faz muito sucesso entre a molecada entre seis e oito anos, principalmente.
É isso, quanto à forma de tocar, tranquilo, muito bom pra solos.
Abraços

Lord fafe
Veterano
# jan/08
· votar


keytar

Acho ridiculo(opinião)

Pra que vc quer um????

Raphael Leone
Veterano
# jan/08
· votar


Concordo com o Mazza que precisa de alguma cara-de-pau, mas não a ponto de achar ridículo, como o Lord fafe disse. Tenho interesse pois acho que dá uma figura diferente ao tecladista.

Além de achar que essa variação pode ser interessante (não custa nada experimentar, creio), o uso de um keytar é relativamente raro e pode ser um diferencial na performance de uma banda (se usado algum bom senso) e, como atualmente toco num cover do Van Halen, esse teclado acentuaria ainda mais o clima "anos 80" de boa parte das músicas dessa época, que têm teclados indispensáveis.

Ainda é uma iéia. Queria saber as opiniões do pessoal justamente por isso.

Lord fafe
Veterano
# jan/08
· votar


Raphael Leone

Táh... mais pense um pouco... quer receber elogios de leigos ou da "alta elite"?????

Ken Himura
Veterano
# jan/08
· votar


Recomendo e recomendo muito! hehehehe

PauloFernando
Veterano
# jan/08
· votar


hauhauhaua!

Cara, que polêmico!!

É atrativa a questão da visibilidade que ele te dá, mas sinceramente, haja cara de pau!!

Eu não ia encarar.

Abraços.

PauloFernando
Veterano
# jan/08
· votar


E não é que dá pra dar uma fritadinha??

http://www.youtube.com/watch?v=PB2Wmto9fQY&feature=related

fernando tecladista
Veterano
# jan/08
· votar


eu uma vez adaptei uma correia em um casio HT-700 4 oitavas com teclas pequenas, mas acabei tirando, talvez coloque de novo esse ano pra tocar no carnaval, na epoca mandei também fazer um cabo midi comprido porque pra comprar pronto só achava de no maximo 2 metros o que te deixa preso ao set

A execução fica mais complicada tocando nessa posição "guitarra"?
não achei, é só achar o ponto certo com a correia e a inclinação que não atrapalhe

Um keytar no set vale o investimento?
"minha opinião" é que esse seria o ultimo investimento no set, depois de ter um teclado ou 2 com timbres de qualidade, um ampli bom (se for o caso) então pensaria em um destes, "eu" não teria um set com um PSR + keytar

tem que saber usar nas músicas certas, não querer aparecer em todas e deixar a banda sem peso, nas músicas que tem mais base do que solo

Imagino que deva causar uma reação diferente do público...
sim, o publico leigo gosta, outros músicos geralmente torcem o nariz (com todo respeito pra quem não gosta)

Que controles são encontrados no "braço" normalmente?
os da roland tem, bend modulação, progam up e down, start/stop pra seq externo e layer/split
atras do braço tem outro botão que faz a função de pedal de sustain

quanto a usar ou não usar, o triste no meu caso é que como toco muito em bar o palco é pequeno, apertado, daqueles que tem que mudar o prato do baterista de lugar pra chegar atras do teclado, não adianta levar um desses e ficar parado no palco

Raphael Leone
Veterano
# jan/08
· votar


Legal,

Fico contente com os posts do pessoal. Era isso que eu queria saber mesmo, as opiniões, as experiências. Na verdade, não tenho um projeto de adquirir um já, mas acho uma experiência interessante. Concordo com o fernando tecladista: um teclado desses não se aplica a todo um repertório - e é isso mesmo o que eu tinha em mente, usar apenas em algumas músicas. E foi bom ter levantado a questão do espaço num bar... eu geralmente toco em bares tb, seria difícil aproveitar essa liberdade de movimentação.

E um keytar no set seria algo realmente secundário. O próprio PSR que tenho já tem um papel bastante secundário... quem rala é o Juno-D mesmo.

De qualquer forma, ainda tenho alguma curiosidade. Se esbarrar em algum à venda por aí, vou testar pelo menos para ver que bicho dá.

Lord fafe
Veterano
# jan/08
· votar


E foi bom ter levantado a questão do espaço num bar... eu geralmente toco em bares tb, seria difícil aproveitar essa liberdade de movimentação.

Sóh podia ser...

Prefiro economizar pra compra um fantom G ou motif xs... Gosto naum se discute, nal gosto sim...

Regi Liberato
Veterano
# dez/08
· votar


Ola galera, vamos falr do KEYTAR.
To Loco Pra comprar um, pois toco teclado e canto e to cansado de ficar parado atras do instrumneto, ou escondido num canto da banda, quero ir pra frente, tocar com mais liberdade.

Quaato a cara de Pau, não ligo, música é pra quem tem PERSONALIDADE, o resto é resto.

Artref
Veterano
# dez/08
· votar


Minha experiência com esse tipo de teclado foi quando comprei um Roland Ax7, novinho. No comecinho foi legal, mas depois de poucos meses (acho que uns 3 ou 4), eu já estava me sentindo meio idiota quando usava...

A performance também vai pro saco, já que fica complicado tocar com as duas mãos e você só pode controlar um teclado, sem falar que tem que configurar tudo antes.

Chegou uma época que pensei..."porra, porque estou com 1500 reais investidos nesse negócio flu-flu, sendo que eu poderia investir esse dinheiro na troca por algo melhor ou em um módulo, investimentos estes que iriam somar muito mais ao meu trabalho..?"

mazza
Veterano
# dez/08
· votar


depois de uns dois anos usando esse Keytar, eu abandonei o bichinho, hoje eu não uso mais. Ainda tenho, mas nem ligo ele...

klesiometal
Veterano
# dez/08
· votar


eu acho q é como foi colocado mais assima; o keytar seria o ultimo investimento do meu set. e eu so usaria ele em shows q no repertorio tivesse muito teclado (solo) ai ficaria legal em uma ou duas musicas eu ultilizar o keytar em alguma performanse. quanto ao publico eu nao sei dizer muito, mais aqueles "leigos" iriam achar legal! e até alguma parte do publico nao leigo (musico) tirando os "tesouras". eu particulamente quando eu vi um tecladista usando um keytar pela primeira vez eu achei intereçante!

Lord fafe
Veterano
# dez/08
· votar


Gente, eu acho o seguinte... é ridículo, horrível... isso é coisa de gente que aparece na TV, "dublando" uma coisa já pré gravada... eu desaprovo totalmente...

tecladoprofusao
Veterano
# dez/08
· votar


Eu falei uma vez que queria um... Todo mundo da banda me olhou com uma cara de quem não gostou nem um pouco da idéia rsrs...

Sei lá... Tem que ser muito corajoso pra usar um treco desses... Acho que mais estranho que isso só aquelas guitarras de dois braços.
Não, não! Cara de pau mesmo foi uma vocalista que cantava numa garrafa PET cortada ao meio, igual megafone! :)

83689
Veterano
# dez/08
· votar


Não, não! Cara de pau mesmo foi uma vocalista que cantava numa garrafa PET cortada ao meio, igual megafone! :)

tai uma idei legal para o nosso amigo rsrsrsrsrsr

macaco veio
Veterano
# dez/08
· votar


se eu tivesse 20 anos eu teria um e chamaria tudo quanto eh guitarrista metido as besta que so sabem fazer solo e nao sabem fazer acordes (mal conhecem os acordes) pra vir duelar comigo. "-vem vem guitarrista, vem ver se me vence no solo".
acho a maior burice da industria retirar de linha, existe uma peticao na internet com mais de mil assinaturas pedindo a Roland pra voltar a fabricar. deveriam lancar modulos em forma de pedais so para keytars e promoverem o instrumento. isto eh igual bateria de pad eletronico e pad acustico, ha quem odeie e ha quem goste. eu adoro ver um keytarrista desfiando um guitarrista.

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/08 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Lord fafe
keytar
Acho ridiculo(opinião)
Pra que vc quer um????


Deve ser pq ele não tem a mesma opinião que a sua...

Prefiro economizar pra compra um fantom G ou motif xs... Gosto naum se discute, mal gosto sim...

Keytar é controlador. Fantom G ou Motif XS não são. Sua comparação foi totalmente fora de questão. De mais mal gosto são seus comentários. Você já expressou que não gosta do equipamento no seu primeiro post. Não precisa ficar repetindo. A intenção era de chamar a atenção? Já chamou. Agora vai aproveitar tuas férias de primário.

Gente, eu acho o seguinte... é ridículo, horrível... isso é coisa de gente que aparece na TV, "dublando" uma coisa já pré gravada... eu desaprovo totalmente...

E nós com isso? O tópico é para QUEM USA/QUEM RECOMENDA

Quem não usa e quem nao recomenda, é melhor ficar de fora para evitar posts como os seus.

Voltando ao tópico, tive a oportunidade de usar por 2 vezes um Roland AX7 moddado com uma pintura vermelha e preto nas bordas, q o deixou parecido com um CME-UF. Gostei das teclas, muito boas para solos de velocidade. E gostei do pitch. Bem firme. Mas não sei se o antigo dono tinha alterado o "peso" dele ou era com a mola original.

tmurback
Veterano
# dez/08 · Editado por: tmurback
· votar


Penso que é uma questão de estilo pessoal do tecladista. Já vi o Chick Corea usando (Eletrik Band) e, pra variar, ele estava "trucidando" - foi demais. Também, já vi o tecladista Polegar usando e ele estava dublando - foi péssimo. Ou seja, se a música for boa, tá valendo... se não for, fica ridículo.

Lord fafe
Veterano
# dez/08 · Editado por: Lord fafe
· votar


Jonathas Lacerda

Já usei, e não recomendo...horrível...nada mais a declarar sobre isso...é um mico...

mais o importante na música é o que se ouve, e não o desing... se o som for massa... vai fundo...

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# jan/09
· votar


Vale lembrar que saiu um novo agora:
http://www.roland.com/products/en/AX-Synth/index.html

Resumindo a belezinha:
- keytar com synth engine proprio derivado do Fantom-X e do G(tipo uma mistura dos dois), USB pra edição, funciona com pilhas pequenas recarregaveis, portamento, preço em média de 1.200 la fora, saindo no meio do ano lá e dá pra usar com qualquer wireless pra guitarra!



Lord fafe
Veterano
# jan/09
· votar


Não dou 1200 numa coisa dessas...gosto é gosto...eca...u-u'

tecladoprofusao
Veterano
# jan/09
· votar


Aleciano Fuckin Roses

Se o AX já era feio, agora que "engordou" então...
Mas se a intenção é chamar aparecer no palco, ele cumpre a missão a contento. :)

Mas e esses "bender mode"? Coisa doida! Achei interessante...

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# jan/09
· votar


Tem sons próprios, isso já é legal, não precisa mais ficar com o problema de cabos MIDI, ou transmissor sem fio.

synth_master
Veterano
# jan/09 · Editado por: synth_master
· votar


mazza
Ainda tenho, mas nem ligo ele...

Quer me vender naum? rsrs

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# jan/09
· votar


O cara do Sonata Artica usa e parece massa, apesar de ele ser meio poser kkkkkkkkkkk

macaco veio
Veterano
# jan/09
· votar


este instrumento eh pra tecladistas poser mesmo, tecladista que querem se impor e estar a frente no palco, serem artistas e nao apenas musicos secundarios segurando a banda toda la no fundo do palco. assim como tem publico que gosta de ver os dedos do guitarrista e a atitude no palco. ponto pra roland, afinal eles nao foram tao burros como eu pensei.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


macaco veio
Porque guitarrista pode estar a frente no palco e tecladista não pode?

este instrumento eh pra tecladistas poser mesmo
Este comentário é de guitarrista poser com medo de perder espaço pro tecladista poser na banda. :D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Keytar quem usa? Quem recomenda?