Aprender a tocar razoavelmente bem

    Autor Mensagem
    Lengruber_xXx
    Veterano
    # jan/08


    então , tava pensando em começar a tocar teclado ,
    queria saber quanto tempo mais ou menos , so uma aproximação mesmo .. de qto tempo levaria pra mim aprender musicas como Fairy Tale do Shaman , ou black diamond do Stratovarius , essas musicas assim , e ai qto tempo +- vcs acham que demora , levando em conta que estudarei todo dia +- 1 hora por dia

    SaintFerio
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Cara, já perdi as contas de quantas pessoas já passaram por aqui fazendo perguntas desse tipo!

    Mas enfim, vamos lá!

    Teclado é um instrumento na minha opinião, relativamente mais fácil pra começar a aprender do que Guitarra ou Violão, pois é mais simples a formação dos acordes básicos e tal...

    Quando comecei a tocar no ano 2000, fiquei quase um ano estudando escalas maiores, menores, harmonicas, etc, tb estudei os modos gregos, escalas de blues e tudo mais, aí depois de um ano que foi aprender a tocar a primeira música hehe! Meu professor ainda falou que achou estranho eu não querer aprender a tocar nenhuma música... É claro que ia ouvindo e tocava, em outros tons as músicas, pois não tinha ovido apurado... Mas enfim...

    Isso tudo vai de vc amigo, se vc tiver o dom pra coisa, pega rápido, se tiver o dom e for esforçado mais rápido ainda, se não se esforçar, vai demorar... Mas creio que em 1 ano vc já pega todas as manhas básicas e o resto vai sendo com o tempo...

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu demorei alguns anos para aprender a tocar, porque na maior parte do tempo eu fui autodidata, mas no período em que eu pude pagar um professor, já tendo o conhecimento básico (uns 5 meses) o salto foi enorme.
    Concordo com o SaintFerio. Com acompanhamento de professor talvez em 1 ano você já esteja tocando muito bem.

    Artref
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Depende do seu talento.

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Depende do seu talento.

    Talento = esforço + paixão + dedicação.

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Gente...

    isso naum eh previsível...

    eu aprendi a tocar em ¨6 meses...

    Eu treinava pra caramba...

    As vezes atéh 6 horas de estudo... e o mais importante... eu naum era obrigado a treinar... eu ia por que e quando eu queria...

    Depende da "sede e da fome" dele...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eu aprendi a tocar em ¨6 meses...

    Em 6 meses você já toca qualquer peça de piano que colocarem à sua frente? Acho meio prepotente (tá bom, pode não ter sido sua intenção) você dizer que APRENDEU a tocar em 6 meses.

    Acho que todo dia se aprende algo novo. Quando uma pessoa se dá conta que aprendeu tudo, é porque não aprendeu nada. Principalmente na música, onde a cada dia se aprimora a técnica, a criatividade e se ganha experiência. Ninguém aprende tudo em seis meses. A não ser que você seja um super dotado.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ken Himura
    Talento = esforço + paixão + dedicação.

    gostei da comparação. Perfeita

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jonathas Lacerda

    E em um ano alguém aki sabia???????

    EUu toW falandhu de algumas tecnicas e cifras.......

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu aprendi a tocar em 4 minutos e meio, pois sou como o cara do Matrix, coloquei um programa na minha cabeça que ensina a tocar tudo. Quatro minutos e meio porque minha ram está curta.

    Eu toco desde os nove anos de idade, desde os quinze que toco mais ou menos entre 4 a 6 horas por dia, e atualmente posso dizer que toco razoavelmente bem.

    Para tocar em uma banda de pop rock básico, por exemplo, acredito que um pouco mais de um ano de estudo intensivo (pelo menos seis horas por dia) já é suficiente para ler as cifras e tocar músicas básicas.

    mazza
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu toco desde os nove anos de idade
    dois.
    E acho que agora que já faz uns 06 anos que eu toco profissionalmente, em média de seis a sete horas diárias, acho que tô começando a aprender, acredito que em mais uns dois ou cinco anos já tô tocando legal.
    Minha meta, claro, achava a mesma coisa a dois anos atrás, e nem cheguei perto ainda do que eu quero. Mas cada um é cada um.

    Grimc
    Veterano
    # jan/08
    · votar



    Teclado é um instrumento na minha opinião, relativamente mais fácil pra começar a aprender do que Guitarra ou Violão,

    Eu acho vioão mais facil, mas estou estudando teclado tb

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Teclado é um instrumento na minha opinião, relativamente mais fácil pra começar a aprender do que Guitarra ou Violão,

    quando chega a um certo ponto de aprendizado em que a música fica séria acho que todos empatam e são complexos iguais

    mas pra inicio acho mais facil, violão: se aprende três acordes na mão esquerda uma batida "cha com pão" na direita e já da pra tocar la bamba e mais trocentas musiquinhas de 3 acordes, o que no teclado 3 acordes não se faz nada

    riceira
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Comecei a olhar para um teclado depois dos 40 anos; há um ano pulei de um psr-550 (que na época julguei estar fazendo a loucura de pagar 1 MIL Reais em um teclado) para um Alesis Fusion, passando por 2 Korg Tritons. Em um ano, ainda não aprendi a tocar o básico dos básicos (nem a me matricular em uma escola, meu grande erro).
    ...Mas não me imagino mais longe de um teclado, para o resto da minha vida...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    (que na época julguei estar fazendo a loucura de pagar 1 MIL Reais em um teclado)


    Depois só piora hehehehehehehe
    Eu, por exemplo, não tomo mais banho, estou economizando até sabonete para trocar de teclado hehehehehehehehe

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu, por exemplo, não tomo mais banho, estou economizando até sabonete para trocar de teclado

    ainda bem que internet é só som e visual, não transmite cheiro

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    hehehehe


    É de centavo em centavo que junta 35 mil reais para comprar um Oasys ( o teclado, não a banda) hehehehehe


    Isso que dá ficar em casa sábado á noite, só despejando besteiras hehehehe

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Tem nego tocando Chopin e Beethoven com 1-2 anos de piano - desnecessário dizer que está uma merda.

    Uma coisa é se esfalfar de qualquer jeito pra poder tocar e dizer "Toquei" e outra é estudar sério muitos anos e ter domínio suficiente pra tocar decentemente algo.

    Por causa de vídeos e relatos desses (a primeira opção) que nós vemos muita gente (principalmente crianças) assassinando Chopins, Beethovens, Liszts, Rachmaninoffs, Bachs etc.

    O estudo musical deve ser algo progressivo e contínuo, há níveis de dificuldade pra tudo e isso não deve ser ignorado.

    E as pessoas sempre optam o pior caminho - o mais rápido e menos "musical".

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu sei que o conselho geral é o mesmo: Entre numa aula!! Procure um professor!! (Juro que eu faria isso se tivesse tempo e $$).

    Mas alguem tem uma grade curricular pra servir de guia no caso de estudar sozinha?

    Tipo:

    - Teoria Musical (estou estudando Maria L. Prioli)
    - Formação de acordes...
    - Harmonia

    Isso é só um exemplo ralo... alguem tem algo mais orientador??
    rrs

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Teoria Musical (estou estudando Maria L. Prioli)

    excelente livro de teoria musical. É o bê-a-bá! muito bom e didático

    Formação de acordes está dentro de harmonia...

    eu recomendo o seguinte:

    1. Técnicas de Digitação + Postura + Teoria Musical
    2. Escalas (os mais variados tipos)
    3. Harmonia
    4. Estilos musicais: Estudar harmonia e escalas ligadas ao(s) estilos que pretende tocar. Ajuda bastante a desenvolver a capacidade de improviso.

    Foi mais ou menos o que segui. Isso para estilos de música popular. Para Erudita nem me atrevo a falar :)

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jonathas Lacerda
    1. Técnicas de Digitação + Postura + Teoria Musical

    Quando vc diz, Técnicas de digitação, quer dizer tocar a tecla certa com o dedo correto, nao é? Isso a gente aprende quando toca as escalas tb. No entando existem algumas coisas que os pianistas/tecladistas fazem que ninguem ensina... como aquelas corridas pelas teclas, nao digo com um só dedo (simples) mas trocando os dedos corretamente (nao é a escala, embora creio que dentro da escala). Como aprender a fazer essas coisas? Isso é improviso ou existe alguma tecnica pra isso?

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    Mas alguem tem uma grade curricular pra servir de guia no caso de
    estudar sozinha?

    -Teoria
    -Solfejo
    -Harmonia
    -Algum método pro instrumento (Czerny, por exemplo)
    -Repertório

    Tirando a parte de aquecimento, alongamento, escalas e arpejos.

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Tirando a parte de aquecimento, alongamento

    Acho que preciso disso...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprender a tocar razoavelmente bem