Guia rápido para aprender a tocar teclado para iniciantes

    Autor Mensagem
    alemaopolaco
    Veterano
    # jun/05


    Este tópico é um guia não um método de teclado. Ele vai meramente dizer o que vc deve estudar, com a ajuda de um professor ou um método.

    Primeiro passo: comprando o teclado

    Não queira comprar o teclado mais caro para estudar. Vc deve ter um instrumento à sua altura e explorar as possibilidades dele. Quando vc tirar tudo que este instrumento te oferecer, pode trocar de teclado.
    Seguindo esta linha de raciocínio, um casio CA 110, que custa em média R$ 145,00 no mercado livre, serve muito bem(sei que tô chutando pau da barraca, mas conheço um músico fenomenal que começou a estudar com ele, hoje tem um kurzweil sp-88x, mas começou com o casio)

    Caso vc queira algo um pouco melhor, é interessante que o teclado tenha cinco oitavas, seja sensitivo e tenha entrada para pedal de sustain para vc ficar mais tempo com ele. Um psr-510 ou psr-240 da yamaha podem ajudar (R$ 500,00). O psr b-20 tem entrada para pedal mas não é sensitivo (R$ 400,00).

    Mas tudo bem, se vc quer torrar dinheiro num teclado caro, o dinheiro é seu e o problema também rs

    Segundo passo: Estudando

    Esqueça tocar com ritmo, só a sua tia e a sua vó vão achar bonito. Talvez a turma do buteco. Se vc quer tocar na sua igreja ou na sua banda aprenda desta maneira:

    FASE 1 - HARMONIA
    Aprenda a montar os acordes, existem maneiras simples de montá-los sem precisar saber fórmulas ou decorar o dicionário de acordes. Uma delas é o famoso contar 4 e depois 3 que se alguém quiser explico melhor. Aprenda adições, acordes dissonantes, baixo alterado, etc. Aprenda a ler cifras e executar no teclado trocando no momento exato. Use o som de strings ou órgão e pronto, já pode ser o 2o tecladista de uma banda, ou dizendo chique "camerista"(ou stringueiro para os menos chiques hehehe). Se a banda não tiver tecladista, mas tiver guitarrista também dá(ele e o baterista cuidam do ritmo e vc faz só a cama)
    Muito cuidado para usar os dedos corretos para cada acorde e a posição correta do pulso

    FASE 2 - RITMO
    Agora chegou a hora de ser o primeiro tecladista, ou poder fazer acompanhamentos sozinho, usar o som de piano do seu teclado. Aprenda a relação que existe entre a fórmula de compasso da partitura e o ritmo que você toca no acompanhamento. se for evangélico vai ter que aprender ritmos arcaicos como valsa, marcha(para quem usa HC). Para evangélicos e não-evangélicos um livro que recomendo é o técnicas de acompanhamento da keyboard editora que ensina desde os mais fáceis, rock, balada, até os mais difíceis, samba, etc.


    FASE 3 - MELODIA
    É hora de tocar solos, improvisos, arpejos etc., aprenda as escalas, decore-as de trás da pra frente da frente pra trás. Ee comece a tocar as músicas cifradas com a melodia. Dica: geralmente a música começa com a terça do acorde principal.

    FASE 4 - INDO ALÉM
    Que tal estudar harmonização(para tocar de ouvido - se vc for evangélico vai precisar MUUUUITO disto) ? Ou partitura (técnica de piano) ? A música é um infinito. Não há limites. Por mais que estude, sempre haverá uma nova técnica, ou algo a descobrir.

    Espero que ajude aos iniciantes que não sabem por onde começar.

    PS: um professor pode ajudar bastante. ;-)

    FabioSalgado
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Muito bom o tópico, parabéns pela iniciativa. Um abraço!

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ALEMAOPOLACO

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    alemaopolaco


    Parabéns,muito bom mesmo!Agora o que seria no acordes:contar 4 e depois 3,Abraços

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    TECLADISTAS DE PLANTÃO

    Póstem aqui suas idéias,dicas,regras,macetes,exemplos,métodos,táticas,

    Sei que já existem tópicos como esses,mas não custa nada alguém tiver

    outras fórmulas de ACORDES/ESCALAS/CAMPO HARMONICOS/MODOS GREGORIANOS/ACORDES INVERTIDOS.

    alemaopolaco
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    contar quatro e depois contar três é o macete para montar acordes maiores: exemplo: acorde de mi maior:

    Mi + 4 teclas = Mi + Sol #
    Mi + Sol # + 3 teclas = Mi + Sol # + Si

    É o acorde na posição fundamental

    Para montar o acorde de lá menor por exemplo:

    achar o acorde maior:
    lá + 4 = lá + dó#
    + 3 = lá + dó# + mi

    esse é o acorde de lá maior mas como quero o acorde menor desço o dedo do meio uma tecla(nada mais que diminuir a terça)

    lá + dó# + mi
    desce uma tecla o dedo do meio
    lá + dó + mi

    acorde de lá menor

    Rod 67
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    alemaopolaco
    Dá pra vc me explicar como que eu tiro uma musica no teclado por meio de cifras? To quebrando a cabeça aqui cara. Eu não to entendendo o que eu tenho que tocar com a mão esquerda e o que eu tenho que tocar com a mão direita. To travadão sem conseguir seguir adiante.
    Obrigado
    Rodrigo

    Mr Madruga
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    vc pode segurar a fundamental na esquerda (a tônica do acorde) e fazer o dedilhado em cima do acorde, ñ saindo do tom da musica, a ñ ser q vc esteja tocando blues, bossa nova, jazz, etc
    eu no caso gosto de fazer com a mão esquerda a tonica + a 5ª do acorde e na mão direita faço o dedilhado, escalas, estripulias, etc

    PedroAlbuquerque
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Escolhi um PSR-E333 da Yamaha como presente de aniversário. Vocês acham que foi uma boa escolha?

    J.Dionatan
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    como presente de aniversário. Vocês acham que foi uma boa escolha?

    Só o fato de ser um teclado já é um ótimo presente. Bem vindo ao grupo. Aproveita para aprender bastante nele, explore tudo o que puder para quando for fazer a evolução para um novo teclado já esteja certo do que precisa e o que vai querer. Mas por enquanto o barato é curtir e muito seu presente.

    Gus79
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    PedroAlbuquerque
    Ótima escolha! Parabéns! :D

    LucasBM
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    UP

    Pessoal, gostei bastante desse mini-tuto que ele montou aí e meu irmão me deu o teclado dele (Só falta trazer). É um teclado provavelmente ruim (Só sei que é da CASIO) mas vou usar apenas para aprender, não pretendo (por enquanto) tocar pra valer.

    Ouvi falar que teclado ajuda um pouco a entender intervalos (Inclusive em outros instrumentos), isso é verdade ?

    Que músicas me recomendam para começar nessa ''Jornada'' ?

    J.Dionatan
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    O campo visual do teclado facilita bastante na hora de "enxergar" os intervalos.

    feh_l.j
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    aee alguém conhece algum livro bom sobre teoria musical?
    eu tô vendo uns do Ian Guest... Métodos Práticos... Métodos Rápidos... algo do tipo.... são bons?

    LucasBM
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    UP

    siannylust
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    amei o post

    5ribeiro
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Olá Malta.
    Gostaria de aprender a tocar teclado,mas não tenho dinheiro para gastar com professores.professores. Alguém me ajuda a encontrar algum curso grátis para que eu possa aprender em casa!.Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guia rápido para aprender a tocar teclado para iniciantes