vamos criar um tópico tutorial pra quem quer o seu primeiro teclado?

    Autor Mensagem
    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: fernando tecladista


    tem trocentos tópicos com titulos no estilo:

    me ajudem: compra de teclado
    qual teclado comprar
    estou em duvida juno-d ou MM6 ou ......
    qual o teclado ideal
    o que faço?????

    ---------------------------------------------------------------

    e o texto sempre igual
    estou procurando um teclado que tenha bons pianos, metais e leads.... mas que seja barato.....

    possuo um PSR 550 e pretendo comprar outro teclado qual me indicam.... até na faixa de 2.000

    qual o melhor teclado para iniciante PSR 303 juno-d ou sp76

    olá sou guitarrista e não tenho a minima ideia de qual teclado usar pra rodar alguns midis na banda... posso gastar até 3000

    ----------------------------------------------------------
    poderiamos usar esse tópico de "rascunho" e depois alguem monta o oficial no ctrl+C ctrl+V
    então o pessoal que sempre está dando dicas nestes tópicos poderia fazer uma analise curta, já que quem vai comprar nem sabe (e nem precisa saber) o que é RPS, arpegiador e outras traquinagens por exemplo, destacando alguns recursos mais importantes e outros pros e contras

    pra ficar mais facil acho que seria interessante dividir em categorias tipo:
    primeiro synth
    juno-d, mm6, s03, x-50....

    primeiro synth mais moderninho
    korg tr, juno-g. MO....

    piano digital:
    privia, sp 76, sei lá qual da yamaha: DGX....

    pra iniciação:
    já que o cara vai sair dando tiro pra todo lado e nem sabe direito a praia dele, ou vai ter que tocar balada para adeline ou titanic pras tia veia, ou é só pra aquele menino de 10 anos que não vai entrar por enquanto na cabeça dele o que é ADSR, filtros, cutoff..
    alguns PSRs interessantes

    ----------------------

    e ai povo do fórum 8, topas?

    Diino
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ta, agora fala portugues por favor...
    iauehieuahieuhae

    eu quero um teclado mais alem, ai eu vou voltar aki p ver qual um legalzinho q reprodiza sons de guitar pro

    =P

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    e ai povo do fórum 8, topas?

    tá topado!

    vamos começar!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Kurzweil SP 76.


    Piano de palco (Stage Piano).

    Teclas:
    Possui 76 teclas semi-pesadas, ou seja, não tem ação de martelo que é característico de pianos, e também não são teclas leves, de synths. Entre as teclas semi-pesadas que já toquei, as do SP são as que mais me agradaram. Uma das vantagens em se ter teclas semi-pesadas é que além de ficar mais real do que teclas leves para tocar piano, ainda ajuda na hora de tocar órgãos e synths, o que seria praticamente inviável com teclas pesadas de piano.

    Sons Internos:
    O grande trunfo desse teclado é o som de piano acústico dele, que óbviamente não é o melhor mas segura muito bem em apresentações ao vivo, o som dele "chega" junto com a banda. A desvantagem é que o sustain do sampler da nota é um pouco curto, mas nada que dê para aparecer em uma apresentação.
    Os strings são legais, os pianos elétricos são mais fraquinhos mas dá para enganar. Eu não gosto dos órgãos, são muito artificiais, mas também dá para segurar a barra na hora da necessidade.

    Controlador:
    Ele é muito ágil enquanto possibilidade de endereçamentos de informações MIDI, mas tem poucos controles para tempo real: dois controles "de fita", ou seja, não há as rodinhas de modulação e pitch bend, no lugar há uma linha na qual você passa o dedo e funciona como as rodinhas. A vantagem é que você pode mandar qualquer comando MIDI para elas, e a fita de modulação pode ser dividida em duas partes, a metade de cima controla um parâmentro MIDI e a parte de baixo controla outro. Tem o controle de volume que também pode enviar qualquer evento MIDI. Dá para colocar três pedais: um de expressão, e mais dois, com um cabo Y na entrada do pedal de sustain, e também podem enviar qualquer evento MIDI.

    Aspectos gerais:
    Ele tem 32 timbres internos, que não podem ser sobrepostos (layer) e nem divididos (split) pelo teclado. O pitch bend não funciona com os timbres internos, ele serve apenas para uso com módulos e computadores. Os presents 7, 8 e 20 são pianos com strings de fundo. Com a fita da modulação é possível aumentar ou diminuir sensivelmente a intensidade dos strings.
    Ele funciona em dois modos: Internal e Setup. No modo internal somente se reproduz os sons dele. No modo setup você tem possibilidade de armazenar, sem perder os dados, 32 registrações, que incluem todos comandos MIDI, Split e Layer quando estiver com módulos, etc...
    As conexões são: fone de ouvido, duas saídas estéreo para amplificação externa (ele não possui alto falantes) midi In, Out, duas entradas para pedais ( expressão e sustain, sendo que o de sustain dá para ligar dois pedais se tiver um cabo Y ), entrada da fonte.

    Considerações pessoais:
    Eu considero ele um teclado profissional, com teclas "inteligentes" (que seguram tanto a onda com piano quanto órgãos e synths), o som de piano dele dá para ser usado em qualquer lugar, shows de grande porte, pois embora não seja um dos "grandes sons de piano da atualidade" é muito convincente e segura a barra tranquilo. É resistente pra caramba, é de ferro com as laterais em plástico, é pesado (acho que 13 quilos) mas eu gosto porque dá confiança na hora de tocar. É limitado em controles em tempo real, mas em compensação tem uma ótima integração midi. Uso ele para shows e também ligado no PC, para fazer gravações com VSTs (com um cabo MIDI/USB), enfim é um teclado que cumpre bem seu papel. Hoje se acha ele novo em média por uns 1800,00 , ás vezes até menos...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Vou propor outra categoria:

    Synth "vovôs", que já têm algum tempo de vida.



    Casio CZ 5000.

    Sintetizador fabricado mais ou menos até 1985, ou seja, tem mais de 20 anos de estrada.
    Sua geração de som é analógica, ou seja, não dispara samples pré-gravados. Ele é controlado digitalmente. Tem 8 formas de ondas, dois osciladores que podem reproduzir até duas formas de onda cada. Polifonia de 8 vozes no máximo.

    Ele possui um sequencer ridículo se comparado aos atuais, nunca usei e nem sei como se faz.

    Possui portamento e glide ajustáveis.

    Tem 32 programas de fábrica + 32 memórias para o usuário.

    Funciona em quatro modos: normal, Mix (juntado 2 timbres em Layer), Split (dividindo o teclado em dois timbres) e sequencer.

    Possui o recurso SOLO, ou seja, monofônico, para reproduzir os tão aclamados timbres analógicos de LEADS.

    Possui entrada para cartucho (parecido com os cartuchos do "atari" hehehe).

    Tem portamento com ajuste, ajuste também da roda de pitch bend e da roda de modulação.

    Os timbres podem ser montados da seguinte maneira: Apenas o OSC 1, apenas o OSC 2, juntando o OSC 1 + o OSC 2, e sobrepondo o OSC 1 com o próprio OSC 1, para dar peso.

    Tem Ring Modulation e Noise Generator.

    Possui edição de vibrato e oitavas.

    Tem Detune, que você pode ajustar diferenças entre os Osciladores quando esses estão sobrepostos.

    O filtro e os osciladores são controlados digitalmente.



    Algumas considerações:

    Ao invés de ter apenas ADSR como pontos de envelope, existem oito pontos (o dobro) e que podem ser usados de qualquer forma. Isso tanto para o oscilador quanto para o filtro e para o amplificador. Ele tem uma estrutura fixa: OSC, Filtro e AMP. De efeito, possui apenas um chorus analógico, não possui reverb ou delay. Mas através dos envelopes dá para simular reverbs bem originais, não naturais. Possui entrada e saída midi, mas o sistema midi dele é limitadíssimo. As teclas não tem sensibilidade ou aftertouch.

    Para mim, é um sintetizador que não tem o valor reconhecido. Apesar dos timbres de fábrica serem horríveis, se você tiver paciência e gostar de programação é muito recompensador. O som dele é grosso, consistente, tem uma pegada que sintetizadores digitais não conseguem reproduzir. Tem uma "sujeira" no som, que faz com que timbres de Leads soem bem parecidos com os Minimoogs, embora o filtro não seja analógico. E não há controles em tempo real (o grande defeito dele), a não ser a modulation e o pitch bend.
    Os Pads que dá para fazer com ele são incríveis, pois os envelopes com oito pontos permitem uma gama infinita de possibilidades. Eu uso ele com um pedal de guitarra Zoom 505 II, para inserir reverbs e delays apenas.

    Hoje em dia se acha ele por 500, até 400 reais para vender (para mim é muito pouco pelo grande sintetizador que ele é).

    Enfim, é um teclado para ser o segundo de um setup, não dá para tocar apenas com ele, pois não há sons de piano, órgãos, etc...

    jessica_...
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Teclado vovô é o meu Casio CTK-480!

    storrecilha
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    fernando tecladista

    e como fariamos esse tutorial? Cada um pega uma categoria e faz um release?

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Acho q não precisa um post enorme não.

    Melhor colocar apenas a lista de teclados de cada categoria, tipo INICIANTE, PRIMEIRO ARRANJADOR, PRIMEIRO SYNTH, PIANO DIGITAL... e assim por diante... se algum teclado em questão tiver algum tópico do tipo review, poe o link pra ele e fim de papo. Funcionaria mais como um Index do fórum.

    o que acham?

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ou então fazer um tópico com os reviews já feitos. Eu acho que seria muito interessante. Tem um monte de reviews espalhados pelo fórum, se juntasse tudo em um só lugar ficaria muito mais fácil para quem quer informações, e somente acrescentar aos reviews se é iniciante, arranjador, etc...

    johnny_floripa
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pessoal, gostei muito da estrutura do post do Mauro Lacerda sobre o SP-76... ficou bem característico de ficha-técnica. Acredito que poderíamos fazer reviews sobre nossos teclados nessa estrutura e colocar em um tópico só.

    O que acham?

    Artref
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Não sei não, eu por exemplo tenho uma opinião bem diferente do nosso amigo sobre o SP-76. Seria legal fazer um link para cada modelo, com várias opiniões, e não só uma.

    Algo assim, por exemplo: o cara entra nesse tópico, aí tem os links divididos por categorias:

    Pianos Elétricos:
    -Privia XXXXX
    -SP 76

    Synth
    -Juno G
    -X50

    Assim por diante. Clicando no instrumento, apareceria uma sessão com várias opiniões sobre o instrumento. Acho que assim poderia ser legal. Só não pode ter uma pessoa só escrevendo sobre um instrumento, já que podemos ter várias divergências, rs rs

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Mas pra keem éh pobre igual a meu vizinhuh, num tem jeituh...

    tem que ir de E-403 mermuh...

    kkkkkkkkkkk...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    storrecilha
    e como fariamos esse tutorial? Cada um pega uma categoria e faz um release?
    é uma das ipóteses, já que geralmente cada usuario tem um modelo desses mais indicados

    ou como disse o
    Jonathas Lacerda
    se algum teclado em questão tiver algum tópico do tipo review, poe o link pra ele e fim de papo. Funcionaria mais como um Index do fórum.


    faz um tópico mais enxuto com os links mais interessantes onde rolou uma conversa ou tem uma analise boa

    que pode ter essa coisa do "use a busca" mas a ideia é criar alguma coisa para os membros novatos, que se perdem nos recursos do fórum e entram em desespero quando digitam Juno-d na busca e aparece 3950 resultados

    e a ideia é essa, fazer algo no coletivo, quem tem os modelos que citei acima (ou outro interessante) já se recorda de uns topicos que servem, eu como tenho minhas velharias aqui, não entro muito nesses tópicos, pra saber qual é melhor

    storrecilha
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    fernando tecladista

    bom, então que tal se fizessemos alguns topicos, cada um sobre um tipo de teclado (arranjadores, sintetizadores, workstations, stage pianos) e dentro deles, dividiriamos em 3 tipos, iniciantes, medianos e avançados. Ai por fim fariamos um topico resumo com os links para os outros topicos...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    bom, então que tal se fizessemos alguns topicos, cada um sobre um tipo de teclado (arranjadores, sintetizadores, workstations, stage pianos) e dentro deles, dividiriamos em 3 tipos, iniciantes, medianos e avançados. Ai por fim fariamos um topico resumo com os links para os outros topicos...

    haja Stick ein?!? se o objetivo é fazer bons tópicos, para serem "pinados", imagina como fica a página inicial do fórum de teclado!

    storrecilha
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jonathas Lacerda

    na verdade, só precisaria por em stick o topico resumo, os outros seriam linkados neste resumo

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ah, entendi :P

    pronto! "regras" decididas, vamos começar!

    storrecilha
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jonathas Lacerda
    fernando tecladista

    bom, eu posso ajudar nos stage pianos, na pesquisa e nos modelos

    tolho
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Tutorial?! Perda de tempo. Esculhambar zé ruelas que não usam google é mais divertido.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Tutorial?! Perda de tempo. Esculhambar zé ruelas que não usam google é mais divertido.

    se você é daqueles sanguessugas que só vem ao fórum pra pegar conteudo e não gerar nenhum, é melhor a gente começar a lhe esculhambar gente como você que não sabe o que é Web colaborativa.

    enfim...

    Voltando ao tópico

    Acho melhor a gente conversar pelo MSN do que ficar alimentando um tópico como se fosse um Chat. A gente discute lá e cria os tópicos em seguida

    o meu: jonathassl AT hotmail DOT com

    _____________________________
    editado para corrigir meu endereço eletrônico

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jonathas Lacerda

    COncordo...

    tolho
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: tolho
    · votar


    Jonathas Lacerda
    [i]se você é daqueles sanguessugas que só vem ao fórum pra pegar conteudo e não gerar nenhum, é melhor a gente começar a lhe esculhambar gente como você que não sabe o que é Web colaborativa.

    enfim...

    Ah ah... Web colaborativa.. Piada do ano.. Como diz um amigo meu:'O que não tem no Google, não ecziste' ahaha..

    Abraço..

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    tolho


    O que não tem no Google, não ecziste...

    Nada avê...

    tolho
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    É uma piada, caso não notou. Porém não deixa de ser relevante em se tratando do nosso mundo.

    Abraço.

    Boogio
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Bom dia amigos. Gostaria muito de sua ajuda.
    Tenho como objetivo principal a produção musical e necessito adquirir um controlador com pads para samples e criação de bateria.
    Tenho um orçamento de até 900 para comprar novo em loja fisica, mas Seria preferencial investir menos que isso.
    PRoduzo fundamentalmente Rap mas gosto de explorar musicalidades diversas.
    Algumas dúvidas:
    Um controlador com 25 teclas seria suficiente ou me limitaria muito na agilidade para ciração de arranjos?
    Um de 25 teclas seria suficiente ou seria muito melhor me aventurar emn um de 49 teclas?
    Qual a diferença fundamental entre os modelos da M-Audio Axiom 49 e o Oxygen 49 MK IV e qual me atenderia melhor?
    O M-Audio Axiom 25 serviria?
    O Alesis V49 é bom? O V25 me atenderia bem?
    Qual melhor custo benefício e qual atende melhor minhas necessidades entre os modelos da M-Audio Axiom 49 e Oxygen 49 MK IV e o Alesis V49?
    Tem algum outro controlador que me atenderia melhor em relação custo benefício?
    E os waldman, essa marca é confiável?
    Muito obrigado, aguardo respostas.
    Outras dúvidas:
    Necessito de placa de áudio externa além do controlador para ter um bom resultado ou posso conectar direto no note e produzir com qualidade?
    Estou pensando em começar com o FL Studio 12. Já tive contato com Fl de versão mais antiga, com logic e reasom. Não tenho mac, portanto o logic não rola. Faz tempo que não os vejo, mas lembro que o reasom é mais completo porém mais complexo.

    Boogio
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Bom dia amigos. Gostaria muito de sua ajuda.
    Tenho como objetivo principal a produção musical e necessito adquirir um controlador com pads para samples e criação de bateria.
    Tenho um orçamento de até 900 para comprar novo em loja fisica, mas Seria preferencial investir menos que isso.
    PRoduzo fundamentalmente Rap mas gosto de explorar musicalidades diversas.
    Algumas dúvidas:
    Um controlador com 25 teclas seria suficiente ou me limitaria muito na agilidade para ciração de arranjos?
    Um de 25 teclas seria suficiente ou seria muito melhor me aventurar emn um de 49 teclas?
    Qual a diferença fundamental entre os modelos da M-Audio Axiom 49 e o Oxygen 49 MK IV e qual me atenderia melhor?
    O M-Audio Axiom 25 serviria?
    O Alesis V49 é bom? O V25 me atenderia bem?
    Qual melhor custo benefício e qual atende melhor minhas necessidades entre os modelos da M-Audio Axiom 49 e Oxygen 49 MK IV e o Alesis V49?
    Tem algum outro controlador que me atenderia melhor em relação custo benefício?
    E os waldman, essa marca é confiável?
    Muito obrigado, aguardo respostas.
    Outras dúvidas:
    Necessito de placa de áudio externa além do controlador para ter um bom resultado ou posso conectar direto no note e produzir com qualidade?
    Estou pensando em começar com o FL Studio 12. Já tive contato com Fl de versão mais antiga, com logic e reasom. Não tenho mac, portanto o logic não rola. Faz tempo que não os vejo, mas lembro que o reasom é mais completo porém mais complexo.

    welves _keys
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    galera falando em sp76.... tenho um sp2 e uso junto com xsp10 e acho o som de rhodes e pianos do sp2 muito bom, e teclas tbm

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a vamos criar um tópico tutorial pra quem quer o seu primeiro teclado?