Meu primeiro sinth, tenho duvidas

    Autor Mensagem
    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # dez/07


    e ai galera...

    sou um novo proprietario dessa maquininha da Korg....e apesar de alguns comentarios nogativos acerca dele, testei incansavelmente o Juno-G e o X50, e optei pelo X50...

    então...

    as coisas mais basicas como efeitos, o EQmaster ja deu pra sacar...
    quanto a sintese ainda tenho q aprender muito pra começar a mexer, ja q esse é o meu primeiro sintetizador....

    primeiramente vou ter q imprimir o topico do jeferson sobre sintese, muito bom...

    e assim...

    quem conhece os korgs e possa me ajudar, eis algumas duvidas de como fazer...

    estão em ordem de necessidade...hehehhe:

    1- acesso rapido aos timbres, como fazer?
    2- usar layer??
    3- COMBI??? como realmente funciona e sua utilidade?
    4 e o modo multi???

    galera, e isso ai....pouca coisa...heheheheh

    quam poder me ajudar??

    vlw.

    storrecilha
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    PHILLIPE_SENNA

    cara, tem um topico do korgman sobre esse teclado, faz uma busca que vc encontra boa parte das suas duvidas

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    e apesar de alguns comentarios nogativos acerca dele,
    todos tem...

    2- usar layer??
    3- COMBI??? como realmente funciona e sua utilidade?

    tem esses dois topicuzinhos que respondi que é mais voltado pro 01/w e x5 mas deve ter muita coisa igual nos parametros:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/115523/ - modo combi

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/116254/ - efeitos

    4 e o modo multi???
    pelo que li é usado pra quando tu vai rodar algum midi via sequenciador (pc ou externo), então deixa no modo multi que ele passa a ter 16 canais midi

    pra ir começando eu deixaria a parte de edição de timbre pra aprender por ultimo, aprenderia primeiro a fazer combinações (layers e splits) no combi, colocar os efeitos.... pra depois começar a entender a edição propriamente dita

    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    fernando tecladista

    vlw cara.....mas uma coisa nao vi .....como fazer tipo acesso rápido de timbres nele????

    é no modo COMBI ou no PROG mesmo da pra fazer???

    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    como fazer tipo acesso rápido de timbres nele????


    e ai galera, quem podeira me ajudar.....

    deve ser parecido com o triton....

    Artref
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Olá, amigo!

    Primeiramente, cuidado com essa frase "Efeitos e EQ já deu pra sacar". Quando você diz isso, acaba assumindo no subconsciente que já sabe tudo e fez todos os testes possíveis.

    Cara, tem muita coisa pra você descobrir ainda nesta parte, tenho certeza! Teste TODOS os efeitos, combine-os, experimente-os, tente mudar as frequências do equalizador master, mude rotas, inverta a ordem do sinal, experimente! Nunca diga "deu pra sacar", eu tenho meu Korg aqui faz dois anos e até agora não deu pra sacar nada, rs rs rs

    1-acesso rapido aos timbres, como fazer?

    Sugiro 4 opções, amigo:

    a) Não lembro se o X50 tem banco "vazio", mas uma boa idéia é apagar um banco inteiro e deixar os timbres que você vai usar na sequência das músicas. Não se preocupe em fazer isso pois o preset de fábrica pode ser restaurado a qualquer momento. Só não apague sons que possam lhe servir de inspiração ou de molde ou que você possa usar preset mesmo.

    b) Utilize a função de copiar o program ou o Combi para o modo sequencer (acho que é o Multi no seu caso). Faça isso para cada música. Por exemplo, gostou de um piano elétrico que vai usar na música "Atoladinha" (rá, sacaneei), utilize o "Copy from program", vá até o modo sequencer, escreva "Atoladinha" no nome da música e salve. Na música seguinte, mesma coisa, assim você coloca uma música atrás da outra e na hora do show é só carregar o arquivo SNG (ou o outro arquivo) com todas as suas músicas na sequência, com os sons que você escolheu. Aí você troca de uma para a outra com um botão (à escolha)

    c) Faça uma lista com seu repertório e coloque o banco e o número do som, para você lembrar na hora.

    d) Você pode deixar um som no modo program e outro no modo Combi, trocando rapidamente entre eles ao apertar os modos correspondentes.

    ---

    2-usar layer??

    SSSSSSSIMMMMMMM!!!! Pense nisso: O que vai ter mais peso, presença e poder; 8 osciladores soando junto ou 64 deles? Utilize o máximo que você puder sem prejudicar a polifonia, seus sons ficarão mais ricos, gordos, com mais peso e presença. Por exemplo, um Strings que seja em modo Double, quando você toca 4 notas, usa 8 osciladores. Se você fizer, por exemplo, um layer com 4 strings , cada 4 notas que você tocar fará soar 32 osciladores ao mesmo tempo.

    Você realmente deve usar este recurso, na minha opinião. Para enriquecer seus sons e para criar resultados únicos. Nesses dias eu consegui um piano elétrico maravilhoso combinando dois programs que eu gostava. Até o pessoal da banda elogiou o som. E aquilo não estava em preset e eu não conseguiria usando só um som de cada vez.

    Entretanto, é necessário ter bom senso ao fazer layers, para não estourar a polifonia e para não exagerar e empastelar tudo. Lembre-se que tudo em excesso é prejudicial.
    ---

    3-3- COMBI??? como realmente funciona e sua utilidade?

    COMBI!!! Esse é o modo que dá poder aos Korgs. Indo do básico, no Korg, o elemento mais básico do som é um SAMPLE. É uma amostra tirada de um instrumento qualquer, seja ele piano, flauta, pad, enfim. Se você tirar uma nota (um sample) de um piano e aplicar esta mesma amostra para todas as notas, entretanto, o som ficará uma bósta.

    Por isso a Korg usa vários SAMPLES, para fazer um MULTISAMPLE. Um multisample consiste em vários samples de um mesmo instrumento, dividido por notas ou por regiões. Você pode ter um multisample com samples para cada nota em um piano. Ou então um multisample que usa o mesmo sample para todas as notas, como por exemplo em uma percussão.

    Os Multisamples são o que conferem ao teclado a qualidade do som, e cada MS consome memória. Seu X50 tem 64 Mbytes de memória para isso, ou seja, todo os MS somandos dão 64Mbytes quando convertidos para o formato 16 bit linear.

    Em posse do MultiSample (MS), você pode criar um PROGRAM. Este PROGRAM utiliza o MS e os recursos do teclado, como filtros, Envelopes e etc. Você pode aumentar a duração da nota, o "ataque", o "Decaimento", etc. E pode alterar a sequência dos filtros, etc. Convém você saber bem o famoso "Atack Decay Sustain Release" (ADSR).

    Você pode também usar DOIS MultiSAmples, o que dá ao som o caratér de "Double". Nesse caso você está usando dois osciladores.

    O resultado de tudo isso é um PROGRAM, ou seja, um som pronto que utiliza dois osciladores (dois multisamples).

    Chegando (ufa) ao modo COMBI, é onde você pode unir até 8 PROGRAMS simultâneos. O modo COMBI é a arma da Korg, é o que me fascina tanto nessa marca. Saiba que nem o Top de linha da Yamaha (O Motif XS) tem o poder do seu X50 para combis, pois no XS só é possível usar 4 sons simultâneos nesse modo, enquanto você dispõe de 8.

    Neste modo COMBI você pode fazer layers, splits, dividir por zonas, fazer crossfades de região, de velocidade e etc. Vou citar uma combinação que tenho aqui e gosto muito para você entender melhor o poder desse modo:

    Do começo do teclado até o dó 3 (C3) eu tenho 2 pianos elétricos juntos em layer. Um deles está com chorus, Overdrive e reverb, e o outro está só com reverb. Mais pra frente no teclado tenho um lead com reverb, em layer com um "Orchestra Hit" que só aparece se eu apertar a teclado com força máxima (Velocity 127), muito show. O "HIT" tem overdrive e reverb. Na outr região tenho dois sons de metais em layer, com reverb. E junto com tudo isso tenho um som que só aparece se eu ligar o arpejador, e ele acompanha o que estou tocando na região dos pianos elétricos. Além de tudo isso, eu poderia usar o OUTRO arpejador para disparar um loop de bateria.

    Tudo isso soando ao mesmo tempo, com o toque de um botão. As possibilidades são infinitas, o modo COMBI é o mais usado pelos profissionais. O limite é sua criatividade. Esse modo permite que você faça tudo que precisa usando apenas um teclado, desde que você programe tudo antes.

    É pelo modo COMBI que eu sou tão fã da Korg. Apesar de eu gostar das outras também, ninguém tem um modo COMBI igual ao da Korg. Pra arrebentarem de vez, o M3 novo permite agora 16 timbres simultâneos.

    4-Não sei te responder pois esse é um feature do X50, que não tenho.

    --

    Enfim, amigo, espero ter ajudado. Se eu fui técnico demais ou se fui boçal demais, por favor avise. Terei prazer em responder outras dúvidas suas. Saiba que você tem uma púta maquina na mão e saiba que se você explorar bem o modo COMBI do seu teclado, com certeza conseguirá resultados fascinantes.

    Abraço!

    Artref
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Meu Deus, agora que vi o tamanhão da minha mensagem. Bom, mas se você quer aprender sobre synths, pode ir se preparando para ler muito, principalmente em inglês.

    Espero ter ajudado, qualquer coisa pergunte aí (se você tiver paciência de ler tudo, rs rs)

    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Artref

    vlw mesmo.....brigadão pela ajuda....arrebentou na explicação...

    tava precisando dessas informações...realmente tenho que sentar mais vezes com o teclado pra explorar mais esses recursos....

    um pergunta:

    quando eu copio um program pra uma combi ele vai com os mesmos efeitos, soa do mesmo jeito o timbre???


    e...

    não tinha pensado na opção de apagar um banco....ou então poderia apagar 10 combis e por os timbres mais usados e usar o recurso 10 hold's pra acesso rapido ...

    \o/

    Artref
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Olá, Phillipe, fico feliz em ajudar.

    Quando você copia um program para um combination os efeitos NÃO vão junto, assim como o ajuste do Equalizador Master (Master EQ); então, seu som vai soar diferente. Mas tem uma função para você copiar o efeito de inserção (IFX) ou os Masters, com os parâmetros também copiados do program. Essa função está no menu "utility" da sessão de efeitos da COMB, acho que é "Copy IFX from program".

    Na hora de fazer uma comb, eu gosto de primeiro fazer layers/splits e só depois de tudo certo, aplicar os efeitos. Acho mais interessante, pois depois de ter todos os timbres na combi fica mais fácil definir o que é prioridade para a escolha do IFX. E depois de tudo pronto você usa o Master EQ, aí sim faz os ajustes finos.

    Tava pensando aqui, uma outra boa opção para acessar rapidamente os timbres é dar uma passeada pelas combs (ou programs) e apagar aqueles que você nunca vai usar. No lugar desses sons 'inúteis' você coloca uma combinação inicial, pra você fazer as suas depois. E coloca todas elas na mesma categoria, aí fica fácil acessar.

    Eu vi o manual aqui e no seu X50 tem uma categoria chamada "USER", coloque suas combis todas lá. Para acessar depois é só chamar o botão "Category", deixar na "User" e depois ir com o dial, ou com o INC +, ou com o 10´s hold, ou com as setas....fica bem fácil e rápido.

    Abraços, qualquer coisa dá um toque aí.

    PHILLIPE_SENNA
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu vi o manual aqui e no seu X50 tem uma categoria chamada "USER

    tem mesmo, mas nao entendi direito....pois é como se ela não existisse, só da pra gravar nela quando se subscreve outra combi...entendeu???

    é.....as combis vem em 3 bancos: A, B e C. o banco D não da pra acessar, sei la , pensava que haveria combis vazias pra iniciar um propria...

    mas eu fiz assim: inicializei umas combis que pra mim não serviria e pus uns timbres em ordem q mais uso...e ai sim, ele os salva em no banco USER.

    nos PROGRAM são da mesma forma tb.

    ah...

    tem como eu adicionar um timbre num knob, tipo , eu tocando com o piano e com o knob1 adicionar um string em layer em tempo real???

    quando eu tiver explorando demais dá um tok ai....hehehehehe

    Artref
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    em como eu adicionar um timbre num knob, tipo , eu tocando com o piano e com o knob1 adicionar um string em layer em tempo real???


    Tem sim...é só programar o Knob para alterar o Volume (CC #10) ou o Expression (CC #Sei lá). Aí vocÊ vai no comando MIDI da combi e escolhe quais programs vão ser afetados pelo knob que você escolheu.

    Abraço!

    felipe_001
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Galera comprei um s03 a pouco tempo,ainda ñ sei mexer nele direito.Em relação aos multis: preciso tocar uma musica em q divide o teclado em piano e violino,piano:G3 e inferiores e violino:A3 e superiores! será q tem jeito???
    espero respostas
    Um grande a braço a todos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu primeiro sinth, tenho duvidas