Um teclado "top" vale o que custa?

Autor Mensagem
storrecilha
Veterano
# out/07


Pessoal,

Inaugurando minha nova condição de veterano gostaria de apresentar uma discussão que seria a seguinte:

Um teclado top de linha de cada marca realmente vale o preço que custa, no sentido de ser uma FERRAMENTA DE TRABALHO e também DE EXPRESSÃO ARTISTICA?

Vou usar meu caso como exemplo, apesar de não ser top:

Eu comprei faz pouco tempo um Juno-G, por $3.200. Toco em uma banda recém montada com o objetivo de se apresentar em bares. Se nós tocarmos 1X/semana, e o cache for $200/pessoa, vou "recuperar" meu investimento em (3200/200 = 16) 16 semanas, ou seja, 4 meses, claro que nem estou contando o valor pago em aulas, material e acessórios.

E se fosse um teclado top?

E se o cache fosse maior?

A média dos cachês vale o investimento?

O teclado que cada um de vcs tem já se pagou?

Isso tem importancia?



Para subsidio vai alguns preços coletados em sites

Roland Fanton X6 = 6700

Yamaha Motif ES7 = 7000

Kurzweil K2661 = 6500

Korg Triton Extreme = 9000

Nord Electro 73 = 7000

Ta ai...

Scoth_Pr
Veterano
# out/07
· votar


Eu acho que vai de cada pessoa. O cara que trabalhou uns dois anos guardando cada centavo pra comprar um Motif ES6 vai falar que valeu cada centavo. Tenho certeza de que o gustavorino também acha que o Electro dele valeu tudo o que ele pagou.

Eu nunca gastaria R$9.000,00 pra comprar um X8, mas acho que gastaria 6 pilas pra pegar um k2600, vai muito da pessoa.

Agora que eu tô partindo pros VST's tenho cada dia mais certeza de que os TOP's não são lá aquelas coisas.

tolho
Veterano
# out/07
· votar


storrecilha
Um teclado top de linha de cada marca realmente vale o preço que custa, no sentido de ser uma FERRAMENTA DE TRABALHO e também DE EXPRESSÃO ARTISTICA?

Esse é o ponto. Se o cara produz jingles, trilhas, utiliza boa parte dos recursos do synth pra trabalhar e fazer algo com criatividade, vale sim cada centavo. Na produtora onde trabalho, por exemplo, o "músico oficial" daqui utiliza só um Jv 2080 com todas as placas e mais um A33 pra controlar. E isso já tem uns 6 anos esse setup, e sai umas 8 trilhas e jingles por semana daqui. Quanto custa um 2080 completão? 3.500? Quantas vezes esse valor já foi ultrapassado no retorno?

Por outro lado, se comprar apenas pra usar meia dúzia de pianos e órgãos e ainda sair falando mal sem nem mexer nos tones, é jogar grana no lixo.

ROTTA
Veterano
# out/07
· votar


Um teclado top de linha de cada marca realmente vale o preço que custa, no sentido de ser uma FERRAMENTA DE TRABALHO e também DE EXPRESSÃO ARTISTICA?

Acho que a resposta muda se isolarmos cada uma das expressões acima (em maiúsculas).

Como ferramenta de trabalho, você vai ter que calcular (e calculou!) o retorno sobre o investimento e, não menos importante, a depreciação. A pergunta chave é: um equipamento melhor (e mais caro) irá lhe proporcionar um aumento de ganho/público/demanda? Falando de apresentações ao vivo (público de shows, por exemplo), pessoalmente, acho que isto só acontece se o equipamento atual é muito ruim, ou seja, se a diferença entre o atual e o futuro for gritante.

A outra questão, expressão e "qualidade" artística, é muito mais direta. Penso que um equipamento melhor agregará mais qualidade aos seus trabalhos imediatamente. É difícil discordar disto, e basta fazer uma analogia a outras ferramentas de trabalho que a hipótese se confirma (equipamentos de estúdio, por exemplo).

Abraços.

gustavorino
Veterano
# out/07
· votar


poutz.. até agora acho que meus teclados me retornaram uns .. 30 reais..

tolho
Veterano
# out/07
· votar


Marco Alan Rotta
Um teclado top de linha de cada marca realmente vale o preço que custa, no sentido de ser uma FERRAMENTA DE TRABALHO e também DE EXPRESSÃO ARTISTICA?

Acho que a resposta muda se isolarmos cada uma das expressões acima (em maiúsculas).


Claro, mas só um adendo: Eu considero 'ferramenta de trabalho' bem usada, uma forma de 'expressão artística'. Não costumo classificar um jingle ou trilha bem feito apenas como peça publicitária. Principalmente se for para curtas, eheheheheheh..........

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/07
· votar


Um teclado top de linha de cada marca realmente vale o preço que custa, no sentido de ser uma FERRAMENTA DE TRABALHO e também DE EXPRESSÃO ARTISTICA?

Eu não posso dizer nada com relação ao trabalho, pois toco em duas bandas com propostas semelhantes dentro da igreja. E na igreja dinheiro é algo incerto, até porque não é um fim e sim uma consequencia às vezes em forma de ajuda de custo, doações e não renumeração... Ah não ser caso de trabalhos com CDs, DVDs, Produções... Mas não é uma unanimidade entre os tecladistas... A grande maioria toca sem ambicionar dinheiro... Mas nessa campo o trecho EXPRESSÃO ARTÍSTICA é muito relevante... Quem toca na igreja sabe do que falo... No todo, generalizando é legal ver como que os músicos investem em seus instrumentos... Sempre vemos bons instrumentos bons equipamentos... É simples confrontar que na troca do meu Juno-G por um Fantom XR + UF7 além de timbres eu ganhei mais teclas e teclas bem melhores o que me dá muito mais meios de expressão artística... A música religiosa no todo deve ser uma música efusiva então é muito importante pro músico ter equipamentos que não limitem sua expressão artística, mas que dê a ele condições de atingir resultados maiores naquilo que é preterido... O valor não retorna, mas dentro daqui que se quer atingir é compensável sim...

Obs.: Quando digo que músico religioso não trabalha por grana não quer dizer que ele não a receba e às vezes não prospere através da música, o que quero dizer que esse não é o ponto de partida nem o intuíto principal, mas muitas vezes os resultados são melhores e mais rápidos do que os do meios seculares...

Abraços

expedifer
Veterano
# out/07
· votar


Acredito que SÓ UM teclado ate agora vale o que se paga a cada cm do seu tamanho. E ainda é muito barato para tudo o que ele faz. É o teu teclado mesmo, o Juno G, pelo pouco que ví. Depois de o conhecer, acho que pagaria ate mais de R$ 1mil (ou 800) a mais do que custou pois é uma P... máquina onde vc nunca conseguira (ou terá tempo) de usar tudo o que ele tem.

Já os que vc citou, é muita grana pra "não tanta coisa assim" que eles fazem, principalmente o Triton Extreme, com muita coisa ultrapassada, dai a não condizer com seu preço atual mesmo pra usados. O mesmo vale para o yamaha e kurzweil que citou.

Alias, pouquissimos teclados condizem (suas funções, timbres e capacidades) com seu preço. Um exemplo sobre arranjadores é o caso do E50, apesar de não ser top e nem ter o melhor da linha, é baratissimo (na faixa dos 3200) pro que faz em timbres e funções. Se o PA50 chegasse nesse preço seria o melhor custo-beneficio do mundo. O mesmo para o Tyros 2 a 5mil ou G70 a 6500 (ou TR61 a 3200 ou Fantom X6 a 4mil). É por ai.

Jonathas Lacerda
Veterano
# out/07
· votar


Um teclado top de linha de cada marca realmente vale o preço que custa, no sentido de ser uma FERRAMENTA DE TRABALHO e também DE EXPRESSÃO ARTISTICA?

Considerando que nenhum teclado no Brasil vale o preço que custa (altos impostos), avalio o seguinte:

Os teclados no preço oficial (em U$) valem o preço q custam.

e tenho dito.

não acho e NUNCA acharei justo um valor de 6 mil num teclado que OFICIALMENTE vale 2 mil.

johnny_floripa
Veterano
# out/07 · Editado por: johnny_floripa
· votar


Se a Tokai fosse fazer um workstation top (o que eu acho plenamente possível, eles tem know-how para isso), quanto sairia aqui no Brasil?

Hammond B3
Veterano
# out/07
· votar


Pode juntar tudo e computar todos os custos: Um Triton Extreme não vale mais do que 2 mil reais!

É um absurdo um teclado custar mais do que 4 mil, an ão ser um Oasys da vida, e o que mais me intriga, é que o meu nível de burrice vem aumentando drasticamente nos ultimos meses, a ponto de pagar mais de 5 mil num FANTOM S!!!

AI MEU DEUS!!!!!!!!!!!

Scoth_Pr
Veterano
# out/07
· votar


Hammond B3

Calma fio... compra o notebook e o controlador e vamo dá Adeus à esse mundo de Triton/Fantom/Motif hahaha. Afinal, nós, veteranos temos que zelar pelo nosso título né. :p

mano_a_mano
Veterano
# out/07 · Editado por: mano_a_mano
· votar


Meu atual set: Kurzweil SP-76 + Roland GW-7. Está ótimo para mim, pois já me rendeu uns bons shows. É um set leve e muito prático. Posso dizer que valeu cada centavo e até um pouco mais.
Eu não sei se valeria a pena investir num top de linha, no meu caso.

Scoth_Pr
compra o notebook
e vamo dá Adeus à esse mundo de Triton/Fantom/Motif
É... Eu também cogitei isso no ano passado, mas como o meu trabalho não envolve muito sintetizador propriamente dito, e sim mais piano, alguma coisa de órgão e timbres mais "orquestrais" (tipo Synth Strings e outros), desisti da idéia. Então, em vez de notebook, vou ver se coloco no meu set um Tokai TX-5 (seria o Classic, mas como ele é muito pesado - e eu tenho problemas de coluna - vou ver se consigo o DS Plus mesmo).

gustavorino
Veterano
# out/07
· votar


(o que eu acho plenamente possível, eles tem know-how para isso

desculpem pelo comentario.. mas eu acho que a Tokai não tem o Know-How.. voces já ouviram os timbres dos orgaos de movel deles ( MD10 eu acho ) ? São tao ruins quanto os timbres de um casio de 10 anos atras.

storrecilha
Veterano
# out/07
· votar


pessoal, muito legais os comentários...

o objetivo do tópico não é responder alguma dúvida mas exercitar nossa crítica mesmo

eu, particularmente, tenho muita vontade de ter um fanton, porque eu gosto de fuçar em equipamentos de ponta, mas sei que hoje, para mim não vale o investimento! meu junog já me dá um trabalho danado, pq eu nem sei usar direito, até aprender tudo vai um bom tempo...

mas, é interessante o comentário do Marco Alan Rotta

um equipamento melhor agregará mais qualidade aos seus trabalhos imediatamente

será? por ter mais recursos? ou será que só a engine de geração de som do junog já não me ofereceria uma infinidade de timbres que eu preciso? tal como o tolho citou:

o "músico oficial" daqui utiliza só um Jv 2080 com todas as placas e mais um A33 pra controlar. E isso já tem uns 6 anos esse setup, e sai umas 8 trilhas e jingles por semana daqui

precisamos de timbres "melhores" que os da geração anterior? claro que mais polifonia, mais memoria, etc, é melhor, mas os timbres não são os mesmos?...

storrecilha
Veterano
# out/07
· votar


outra questão que gostaria de inserir na discussão, sobre os vst's

ok, são softwares que produzem/geram um determinado som...

mas, esses softwares não são pagos? são todos gratuitos?

se eu fosse comprar os softwares, quanto eu iria gastar? mais ou menos que um teclado top?

mano_a_mano
Veterano
# out/07
· votar


storrecilha
quanto eu iria gastar? mais ou menos que um teclado top?
Tem excelentes VSTi's que custam até menos de R$ 1.000,00.

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/07 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


mano_a_mano
Tem excelentes VSTi's que custam até menos de R$ 1.000,00.

Cada??? E pra montar um set que renda que um workstation renda... Leia-se Sequenciador, Sampler... Uma licença do Sonar por exemplo custa 499,00 dólares...

PessoALL

Tá certo... Música virtual em termos de qualidade devolve resultados melhores que equipamentos prontos porém em detrimento de alguns aspectos convecionais... Verstilidade, praticidade e etc.. Analisando bem essa questão acho que pra MIM os VSTs ainda são úteis em home studio... Imagina eu viajando de ônibus pro interiorzão de minas gerais, paraná, são paulo e etc... Tocando em lugares com ruído de energia elétrica... e tem um lance... Nunca se sabe uma hora que vc vai ligar o laptop e pã... E na hora que cai a energia em um show... HD é uma coisa de da pau muito fácil... Então não confio muito... Eu já vi gente passando apuro no palco com computadores portáteis Bearbones como o Anjo de Resgate que o playback parou ou pulou pra trilha errada...

Agora quanto aos valores, realmente não valem mesmo... Mas temos que entrar no mérito de falar... Quanto vale um Laptop... Vcs acham que pagam um valor justo...?? Quanto está um HP NC6400 em Miami e quanto está no Brasil?? Quanto a HP tem de custo pra produzir uma unidade... E Softwares??? Windows, Mac, Antivirus... Tudo tem um valor... Então até concordo que é caro e teclado é overpriced... Mas VSTis na ponta do lapis também são Overpriced...

A gente paga caro porque o mercado nos impõe sem dar muitas alternativas...

Abraços...

Hammond B3
Veterano
# out/07
· votar


storrecilha

se eu fosse comprar os softwares, quanto eu iria gastar? mais ou menos que um teclado top?

Vc gastaria uns 7 mil reais pra ter nas mãos, o que um Oasys sonha em fazer e não da conta!

Porém, não se desespere, pra tudo na vida existe um plano b hehehehehe

Scoth_Pr

Somos veteranos, precisamos aplicar influências positivas na macacada nova do fórum!

VST Now!

O proximo passo agora, é a interface de áudio com 0 de latencia, talvez por frescura, mais vai ser lindo!

Só vai dar Roland, Korg, Kurzweil, Yamaha, todo mundo fabricando teclados controladores com milhares de funções, e talvez daqui uns 3 anos, teclados totalmente expansíveis via software, aceitando VSTs, fazendo café expresso, nescau, pingado...

Quando a tecnologia estiver a esse ponto, eu quero ter o velho e lendário Hammond B3, com a sua companheira Leslie 122, gozando os anos dourados e VIVA OS VINTAGES!!!

tecladomax
Veterano
# out/07
· votar


Realmente os valores que os teclados são vendidos aqui no Brasil são um absurdo

Principalmente os preços do importador da Korg Pride

um teclado por mais que seja top, não devia custar mais de R$ 2.000,00

mais como não tem outro jeito, temos de pagar esses valores altos para estar sempre atualizados e com bons timbres

em Relação ao Oasys, eu acho o maior roubo o preço dele

como é que um instrumento musical pode custar mais que um Carro zero?

em relação a VTS, eu acho que ainda não vale a pena

tenho vários testemunhos de tecladistas que conheço que sederam muito mal por que venderam seus teclados pra tocar com VST e o laptop travou na hora do arranjo

inclusive um amigo tecladista que estava se apresentando ao vivo na TV e o laptop travou e não fez os arranjos

e ele se queimou

agora pra usar em Studios e uma mão na roda

abraços!

Hammond B3
Veterano
# out/07
· votar


tecladomax

Hoje, com um MacBook Pro rodando somente VSTs, ou até mesmo um Asus G1S, Sony Vaio, HP, Toshiba, com bons processadores Core 2 Duo, ou Quad Core, com 2 a 4 Gb de RAM e uma boa interface de audio externa, RODANDO SOMENTE VSTs Originais, a possibilidade de travar é ZERO!

Disse VSTs Originais, pq as vezes vc pega uma versão crackeada na net e vem com virus junto, bugs e outros, o que acontece com 80% dos softwares distribuídos na internet.

Um laptop nesse nível custa menos da metade de um Motif XS8!

tecladomax
Veterano
# out/07
· votar


Hammond B3

a ta certo

com um MacBook Pro até pode não travar

mais PC eu não confio de maneira alguma

vc sabe quanto custa um MacBook Pro aqui no Brasil?

abraços!

Hammond B3
Veterano
# out/07
· votar


tecladomax

Com processador Core 2 Duo de 2 Ghz, a rolando por 4.700 no ML, porém é aquela velha historia: Vai comprar pra usar Windows XP nele?

Não vale a pena, pois o SISTEMA OPERACIONAL é instavel, e não o Hardware.

Se vc tiver grana pra investir no Macbook Pro, com o MAC OSX, e comprar todos os VSTs originais ( pirata só tem pra Windows rsrs), faça de olho fechado, pois vale cada centavo!

Eu prefiro comprar um Sony Vaio e dedica-lo somente a VSTs.

Não precisa net, não precisa arquivos extras, videos, musicas, porcarias, naum precisa Officie, e blá blá blá.

Vc não instala essas coisas o seu teclado neh?

É só se habituar.

Se o desejo de carregar todas as coisas dentro do Note em viagens e tudo mais, assistir um filme enquanto a galera da banda discute sobre a comida ruim da mãe do baterista, enfim, Compra um ACER pra essa finalidade rsrs

fernando tecladista
Veterano
# out/07
· votar


eu encaro teclado não como um bem de consumo somente "usavel"

comprar um teclado novo me dá mais tesão do que um carro novo, se você compraria um carro novo de mais de 60.000 somente porque ele vai te dar prazer, porque não isso com o teclado já que você é um músico e não é piloto

Pode juntar tudo e computar todos os custos: Um Triton Extreme não vale mais do que 2 mil reais!
como é que um instrumento musical pode custar mais que um Carro zero?

sim se somar somente o material plastico e metal, placas e botões... mas quando tu compra um teclado paga todo o serviço daquele engenheiro nerd que ficou 2 anos projetando esse teclado e financia o proximo engenheiro nerd que está projetando lançamentos futuros
além do projeto de software os teclados top tem um projeto pra aguentar pancada, meu 01/w já sobreviveu a acidente de carro deu P.T. no golzinho que eu tinha e o 01/w sobreviveu, lá dentro, se eu tivesse pago "2 conto" nestes teclados PSR de casca de ovo tinha ido também pro saco

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/07
· votar


fernando tecladista

Concordo com vc cara...

Não podemos ser tão extremistas... Td tem seu pró e seu contra...

Acho legal falar dos VSTis quanto a qualidade, quanto a partilhar as experiências usando...

Agora nessa questão que estamos discutindo aqui, tem como provar por A+B que VSTis, Laptops, Sistemas Operacionais, Manutenção é TÃO OVERPRICED QUANTO À TECLADOS...

ROTTA
Veterano
# out/07
· votar


storrecilha
será? por ter mais recursos? ou será que só a engine de geração de som do junog já não me ofereceria uma infinidade de timbres que eu preciso?

Como se trata de um excelente teclado (Juno G) a diferença não deve ser gritante para um teclado melhor. Além disso, ela pode advir de recursos adicionais, como a mecânica das teclas, diversidade de timbres, interface, recursos de edição de timbres e sampleamento, etc.

Abraços.

donagilda
Veterano
# out/07
· votar


Galera...concordo em relaçao aos preços altos aqui...outra coisa isso é muito pessoal mesmo, normalmente nos compramos não por necessidade e sim por que somos viciados em teclado coisas novas hehe, porque na sua banda ex: se vc toca pop/rock um xp e um fanton não vai fazer diferença pro ouvido dos outros, mas vc sabe que existe diferença...mas a diferença de preço é muito maior que a de resultado, a menos que vc precise de um recurso que não possui e tenha grana pra isso, o juno G realmente tem custo beneficio, mas não pra todos, quem usa muito sampler vai preferir outro, mas por motivos de recursos especificos não por ser muito melhor, e por ai vai...

eu hoje uso o sp76 pra controlar o modulo do trinity, os timbres pro que eu toco são muito satisfatorios, mas ai vem aquele pensamento: o juno g tem timbres tão bons quanto os que eu uso hoje muitos recursos num key leve de 61 teclas, e o preço ta quase ali com meu set!!! acho que vou trocar...opa mas as teclas caramba fiquei na duvida denovo....isso é foda viu!!!

Galara e apesar dos preços altos o pessoal compra assim mesmo, então isso não vai mudar mesmo...

Daniel.m
Veterano
# out/07 · Editado por: Daniel.m
· votar


Nesse Brasil nada vale o que custa.

Um Fantom não vale o que custa, nem um Triton, nem um Motif, qualquer que seja, ainda não vale aqueles todos os anos de trabalho, e todo exforço que se fez. Ainda mais um Korg, por causa da nojenta da PRIDE. Um X50, um teclado simples por 3.200 real, sendo que lá fora ele tá 700 dóla? Isso é um absurdo. Por isso que a música nacional não chega nem aos pés da música estrangeira. É MUITO DINHEIRO! Não é possível que alguma coisa custe 2.000 dólares custe 6.700, sendo que o dólar ta lá em baixo!

El_Cabong
Veterano
# out/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


Aqui na ""América Latrina"" é tudo mais difícil.
Apesar do dólar estar em baixa, tem os altos impostos, e ainda os importadores querendo tirar altos lucros.
Só nos resta dar o jeitinho brasileiro.

Eu queria um MOTIF ES7, mas como é caro, eu comprei um MOTIF Rack ES e um CME-UF7.
Ficou um MOTIF ES7 montado em casa !! He He.

* Sendo que este MOTIF Rack ES, um amigo meu, americano que mora em Pasadina - CA, trouxe pra mim por US$ 1048. Barbada !!

Hammond B3
Veterano
# out/07
· votar


El_Cabong

tem um ae pra cima que fez a mesma coisa heheh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um teclado "top" vale o que custa?