Autor |
Mensagem |
Rato Veterano |
# ago/07
orra!
o q mais tem é alguém dos teclados e na maioria é forró por exemplo: cãozinho dos teclados, robério dos teclados, Artur dos teclados, aviões do teclado, Almir do teclado; etc etc
=/
|
fábio_soul Veterano |
# ago/07
· votar
E...?
|
RafaelValeira Veterano |
# ago/07
· votar
Eeeeeeeeesse é o mano Rato!
|
emanuel macedo Veterano |
# ago/07
· votar
Rato aqui o pessoal só toca pianos. nada de forró blz.
|
ROTTA Veterano |
# ago/07
· votar
Rato
De onde eu venho não existe isso... =) Abraços.
|
Mauro Lacerda Veterano |
# ago/07
· votar
Vi o Bourbon Street Fest hoje :) De grátis no ibirapuera :)
Vi a Japa dos Teclados hahahaha Uma japonesa mandando nos pianos elétricos, clavs, e um Hammond em cima, muito bom...
Ass: Maurão dos Teclados, para agitar a sua festa legal...
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# ago/07
· votar
o q mais tem é alguém dos teclados e na maioria é forró por exemplo: cãozinho dos teclados, robério dos teclados, Artur dos teclados, aviões do teclado, Almir do teclado; etc etc
ezzto non ekziste! eh creacion de tu subconsienteeeee...o teeeecradu non debe ser uzadooo para la musiiika dol capetah.
Até pq, os caras que mandam bem no fórró (Sivuca, Dominguinhos... e por ai vai) não se rebaixariam a tanto. Forró deve ser tocado com Sanfona, Triângulo e Zabumba. Toques de outros estilos devem ter. Por exemplo, o Sivuca fazia arranjos show de bola em suas composições. Harmonias simples e bonitas, contratempos bem distribuidos. Diferente dos "forrós de plastico" que fazem por ai... isso sem nem chegar do "forró de teclado". As bandas de hoje, q deveriam levar a cultura, só levam pornografia, letras de duplo (ou triplo, hehehe) sentido. Qdo resolvem fazer músicas com "alguma letra", fazem versões de sucessos internacionais, com letras melosas, repetitivas que só falam em "anjo azul"... Já repararam q qdo o "forró" é versão de música internacional, tem que falar de "anjo azul"?? Será q é código do capeta?!?! ASHUAShAUShAUS... Music From Hell! AHshAUShAUShAUSh... Os "forrozeiros" de teclado acabam fazendo a mesma coisa das bandas grandes de "Plastic For All". Ai fazem isso usaando um PSR 500, 510 e 520, fazendo algo pior com algo q não tinha como piorar.
|
riceira Veterano |
# ago/07
· votar
Outro dia estava jantando com a família em um restaurante com música ao vivo e a banda era do tipo cover "que toca de tudo um pouco" e atende a pedidos. Lá pelas tantas quando chegou a vez do forró, quase caí para trás quando entrou o solo de sanfona... olhava pra direita, pra esquerda, pro fundo do palco, esticava o pescoço; acabei me levantando da mesa, pois queria ver o instrumento... mas o solo era de teclado eletrônico!... Não há nada mais insípido, deprimente e sem graça do que um solo de sanfona executado por um teclado eletrônico num palco... que vergonha! Nota ZERO. Tecladista francês Jean Michel Jarre concertando em Pequim, por um momento abandona sua parafernália de teclados e tira de um acordeão uma melodia chorosa... NOTA 10!
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# ago/07
· votar
isso ai... mas o cara que tocou sanfona no teclado tocava bem?
|
riceira Veterano |
# ago/07 · Editado por: riceira
· votar
Jonathas Lacerda
Tocar bem, tocava, amigo... mas como você mesmo falou: fica um "forró de plástico". A banda tinha bateria, baixo, guitarra e teclado. Como foram vários números de forró, então não custava nada levar uma sanfona para o palco. Acredito que forró em teclado eletrônico só em festinhas ou barzinho pequeno. Banda com 4 músicos subir ao placo para tocar solo de acordeão... de saxofone etc usando teclado eletrônico soa ridículo. Outro dia fui a uma Lona Cultural no meu bairro aqui no Rio para ver a Banda Cover Celebrare que já conhecia pelo DVD. A apresentação deles é bacana e tal, tocam Hits dos anos 70/80 e atraem um público bem família. Mas, ao contrário do DVD, no palco não havia a banda de metais, só um saxofone... e mesmo a tecladista com seus SP-76, X5D e XP-80 a banda deixou a sensação de que faltava algo, ou seja: para o DVD contrataram os metais, mas para os shows do dia-a-dia não consideram necessário.
|
expedifer Veterano |
# ago/07
· votar
riceira
Depende: qual teclado usava? Se vc falar disso, terá que apontar o mesmo para os demais instrumento (metais, cordas e ate piano).
Ocore que não existe teclado com som próprio de algun intrumento musical(eu disse instrumentos), fora sons eletrônicos/sintetizadores.
Alias, teclado foi feito ora imitar todos os instrumentos (e os tops o fazem muito bem). Criticar só sanfona/acordeon e não os demais......ai....
Parece que vc tem um Triton Le não? E ai, os demais instrumentos "prestam" nesse teclado?
Abç
|
riceira Veterano |
# ago/07
· votar
expedifer
"Depende: qual teclado usava?"
Não é a questão de qual teclado, mas o tipo de instrumento que uma banda que se preze com 4, 5 músicos no palco, não tem por que usar metais, cordas e sopros no teclado. Vou dar muito mais valor a um show com saxofone, acordeão etc do que um tecladista fazendo tudo isso. Para compor em casa ou no estúdio o teclado adquire diversas funções, substituindo vários instrumentos, o que considero o grande lance dos teclados eletrônicos e é por isso que tenho um, para entender e estudar um pouco de todo o processo de criação musical que acho belíssimo enquanto mero ouvinte e apaixonado pela música. Mas fora isto, é muito comum me decepcionar em shows vendo bandas que sobem ao palco para solar com teclado eletrônico sons de acordeão, saxofone etc. "Parece que vc tem um Triton Le não? E ai, os demais instrumentos "prestam" nesse teclado?"
Não é uma questão de prestar, posso até dizer que um Yamaha DGX tem timbre de Sax Soprano muito melhor do que o do Triton Le. Você seria capaz de imaginar uma banda Cover de Pink Floyd tocando "US AND THEM" e na hora do solo de Sax é o tecladista da banda quem executa nos teclados? E por que será que JMJ não utilizou sua parafernália eletrônica para concertar com a chinezinha em Pequim, mas, pelo contrário, foi lá na frente com o velho acordeão e com toda a simplicidade deu um espetáculo de emocionar qualquer amante da música, incluindo uma imensa platéia de orientais???
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# ago/07 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar
riceira
cara... ai já é meio relativo... Quanto a tocar sanfona no teclado, depende do tecladista... Não é todo tecladista q toca acordeon não. Eu mesmo não toco... Lembre da "baixaria" neh? (Alguns sanfoneiros chamam a região dos baixos, q são aquelas bolinhas, de baixaria)
E por que será que JMJ não utilizou sua parafernália eletrônica para concertar com a chinezinha em Pequim, mas, pelo contrário, foi lá na frente com o velho acordeão e com toda a simplicidade deu um espetáculo de emocionar qualquer amante da música, incluindo uma imensa platéia de orientais???
Será que é pq ele TOCA acordeon?
|
riceira Veterano |
# ago/07
· votar
Jonathas Lacerda
"cara... ai já é meio relativo..."
Concordo que seja algo relativo e quem sou eu para dizer verdades absolutas... Lembro quando comprei um PSR-550 e o camarada trouxe aqui para mim e ao testá-lo, descascou um forró, cantando e tudo com muita empolgação, usando disquetes de ritmos comprados prontos. Achei bonito o camarada totalmente envolvido no ritmo e tal. O ritmo do forró é algo contagiante e aqui ninguém quer proibir nenhum tecladista de tocar forró e solar à vontade no seu teclado.
|
yurikat Veterano |
# ago/07
· votar
riceira
Pq vc não contrata a Orquestra Sinfonica do Estado de São Paulo quando precisar usar cordas, clarinetes, flautas... Outra opção é contratar a BIG BAND UFRJazz Ensemble quando precisar de metais em suas musicas.
Falando sério, o teclado é versátil exatamente por poder simular outros instrumentos. Um certo dia o baixista do coral não pode ir a uma apresentação, a única solução foi usar um bom timbre de contra baixo e tocar no teclado mesmo. É claro q sempre prefiro ter o baixista, saxofonista, violinista e tudo mais ao meu lado; tmbm concordo q visualmente é muito bonito poder ver uma banda completa no palco com grande variedade de instrumentos, mas nem sempre isso é possivel e nem sempre é viavel. É muito mais barato ter um tecladista q faz som de cordas e metais do q ter um músico para cada instrumento. O importante para o tecladista é saber simular não só o timbre, mas tmbm as particularidades de cada instrumento. Na ocasião q o baixista não pode comparecer, tive q treinar bastante para tocar o "baixo" no teclado como o baixista tocaria em seu instrumento. Mérito meu, pq não foi fácil! Na minha opinião vc não pode dar nota zero para um tecladista q teve o trabalho de ouvir, aprender e reproduzir a sanfona (ou qualquer outro instrumento) com perfeição!
|
Teccláudio Veterano |
# ago/07
· votar
riceira Mas fora isto, é muito comum me decepcionar em shows vendo bandas que sobem ao palco para solar com teclado eletrônico sons de acordeão, saxofone etc.
Acho que se for bem feito, e com um teclado que te dê qualidade, para acordeão não me decepcionaria não, até mesmo tem muito gente que toca acordeão que nem chega nós pés de uns solando com o teclado. E ter só para ter não adianta.
|
emanuel macedo Veterano |
# ago/07
· votar
Como tinha o colega aqui do fórum que dizia. ""não procurem cabelo em ovo''
ser for por esse lado ,ninguem vai querer tocar pianos em teclados..
hahaha...cada uma.
|
riceira Veterano |
# ago/07
· votar
Não conhecia esse lado dos tecladistas enquanto instituição social: defender com unhas e dentes todas as atribuições possíveis! Afinal, estamos falando em atividade profissional, cachê e o pão nosso onde Deus der!... Pois que se toque de tudo na teclas, ao vivo e a cores, e como sou do Rio já fico imaginando o próximo desfile das Escolas de Samba na Sapucaí e a bateria da Mangueira, tão tradicional, descendo a passarela com Motifs para repiques, Fantons para os surdos e caixas, Extremes para os tamborins, Fusion para os naipes de agogôs etc etc...
|
Ken Himura Veterano |
# ago/07
· votar
Pq vc não contrata a Orquestra Sinfonica do Estado de São Paulo quando precisar usar cordas, clarinetes, flautas... Porque o John Neschling vai cobrar 1 milhão de dólares! Hahaahaha
Outra opção é contratar a BIG BAND UFRJazz Ensemble quando precisar de metais em suas musicas. Pior que é até viável. Depende do projeto.
Pro acordeon, bandoneon e família, usar teclado é até aceitável, desde que a pessoa saiba particularidades do instrumento. Até porque esta família tem dois teclados (um normal e botões pros baixos). Mas tocar bem Piazzolla no piano é pra poucos, por exemplo.
Agora metais (sax, trumpetes e trompas principalmente), madeiras e cordas não tem jeito. Vai soar como falso. E, se for instrumento de arco ou palheta dupla (leia-se oboé e fagote), vai sair muito feio.
Até hoje, eu não vi ninguém tocando algo bem no teclado com timbre de arcos e madeiras. Ninguém mesmo. Mas quando não der pra chamar um violinista ou oboísta, o que se pode fazer? Tocar no teclado.
|
ROTTA Veterano |
# ago/07
· votar
riceira
Completando seu raciocínio, não podemos deixar de considerar que existe um número significativo de tecladistas (meu caso) que não vivem disso, e enxergam no teclado como um hobby. Para estes, o assunto "mercado musical" não é uma pauta relevante. Questão de ponto de vista...
Abraços.
|
Teccláudio Veterano |
# ago/07
· votar
riceira ico imaginando o próximo desfile das Escolas de Samba na Sapucaí e a bateria da Mangueira, tão tradicional, descendo a passarela com Motifs para repiques, Fantons para os surdos e caixas, Extremes para os tamborins, Fusion para os naipes de agogôs etc etc...
Vc esta generalizando as coisas, como o Emanuel Macedo disse, quer dizer então que tecladistas não podem tocar piano no teclado? ou então fazer algumas coisas com o strings? ou então usar um piano elétrico para enfeitar a musica? sendo dessa forma, não era para existir teclados?
|
yurikat Veterano |
# ago/07 · Editado por: yurikat
· votar
riceira
Conheço uns caras como vc Coloco um timbre de piano, bells, rhodes, hammond e eles acham a melhor coisa do mundo, mas quando coloco um timbre de cordas é cara feia pra todo lado. Não fico nervoso mas sim imaginando o quando o ser humano é ignorante, será q eles se esquecem q tanto o piano, o hammond e as cordas são instrumentos simulados pelo teclado?
ser for por esse lado, ninguém vai querer tocar pianos em teclados
Exatamente, se for assim pego meu teclado de seis mil reais e jogo no lixo pq ele ñ serve pra nada. Já disse, não abro mão de ter metais e tudo mais ao meu lado, mas se não tiver posso dar conta do recado tranquilamente. Ainda mais pq com os motifs e tritons da vida é muito dificil de diferenciar os teclados dos instrumentos reais (é claro que existem exceções) Ainda mais temos q levar em conta q existem grupos q utilizam metais de teclado em suas músicas como o Hezekiah Walker, nesta caso ñ adianta por "metaleira de verdade" pq o resultado vai ser diferente do original.
Temos q entender q tudo é uma questão de CustoxBeneficio. Na maioria das vezes é muito mais viavel ter um "tecladista faz tudo" com um ótimo equipamento do que ter um músico para cada instrumento (salvo exceções, não da pra tirar o batera e por um cara com um teclado). Mesmo q com isso ocorra uma pequena perda de qualidade.
Faz assim Riceira Vende seu triton le e compra: Um piano steinway Fender rhodes hammond b3 minimoog sax tenor, soprano, alto, trumpet, trombone, clarinete... fretless bass baixo acustico, guitarras, bateria eletrônica... violino, oboé, flautas, violoncelo ...
Aproveita e compra um salão pra guardar tudo isso Ah, compra tmbm uma carreta pra poder transportar estes instrumentos para seus shows ou similares. Outra coisa, espero q vc saiba tocar tudo isto pq contratar um exercito de musicos vai sair um pouco caro.
Falou
|
storrecilha Veterano |
# ago/07
· votar
o mais engraçado desta discussão é como cada um vai para um lado e sempre ao EXTREMO...
não é à toa que existe a figura de MODERADOR!
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# ago/07
· votar
storrecilha
concordo... principalmente esse ultimo comentário foi totalmente sem noção...
|
emanuel macedo Veterano |
# ago/07
· votar
yurikat Faltou a pedaleira ,porque guitarras se elas não prestam.
hehhehe.
Ao meu ver o teclado parece que é o único instrumentro que incomoda muitos músicos.
|
yurikat Veterano |
# ago/07
· votar
Faltou a pedaleira ,porque guitarras se elas não prestam huahuahuahuahuhua
Graças a Deus alguém concorda comigo
Não tive a intenção de ser rude em meu comentário, mas tmbm não posso aceitar alguém vir me dar ZERO só pq usei strings em uma música e não contratei um quarteto de cordas.
Mas uma vez esclareço: Seria muito bom ter um quarteto de cordas tocando comigo, mas não é viavel, ainda mais pq no coral onde toco e na igreja uso cordas em poucas musicas. (Esta é a minha realidade, opinião pessoal) Acho estranho um comentario como o do Riceira partir de um tecladista, poxa ele tem um triton le, sei q não é um teclado top mas é um ótimo teclado. Não seria legal se ele utilizasse o arpegiador do teclado e disparasse junto com o batera uma sequência de percussão, controlada pelos knobs para ñ parecer artificial. Aí vem um cara e da nota zero só pq não é o instrumento real!!!! Tem instrumentos q eu particulamente não atrevo simular no teclado, como o sax, não consigo simular as particularidades do instrumentos. Quando ocorre uma ocasião na qual tenho q fazer um solo do mesmo, procuro sempre substituir por outro timbre, pegar a ideia do solo e adequar para o timbre q estou usando. Mas se um dia ver um cara no teclado usar o timbre de sax com perfeição vou dar nota 10 para ele.
Jonathas Lacerda Concordo q meu comentario foi rude, inclusive peço desculpa ao Riceira, porém só respondi a altura do comentário dele:
Não conhecia esse lado dos tecladistas enquanto instituição social: defender com unhas e dentes todas as atribuições possíveis! Afinal, estamos falando em atividade profissional, cachê e o pão nosso onde Deus der!... Pois que se toque de tudo na teclas, ao vivo e a cores, e como sou do Rio já fico imaginando o próximo desfile das Escolas de Samba na Sapucaí e a bateria da Mangueira, tão tradicional, descendo a passarela com Motifs para repiques, Fantons para os surdos e caixas, Extremes para os tamborins, Fusion para os naipes de agogôs etc etc...
|
ROTTA Veterano |
# ago/07
· votar
storrecilha não é à toa que existe a figura de MODERADOR!
Moderador também pode ir para os extremos... hehehehe Abraços.
|
storrecilha Veterano |
# ago/07
· votar
Marco Alan Rotta
pô ... ái tamos na roça hehehe
abraços
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# ago/07
· votar
yurikat
fica frio mano... foi só pra descontrair... até pq eu mesmo uso cordas também... Eu só observei o fato de alguns fazer de um jeito que fique tosco... tipo... Caras que tocam com timbre de sanfona no teclado sem ter a "pegada" do instrumento real... Nâo sou contra simulações de instrumentos nos teclados, sou contra a falta de "pegada"...
|
ROTTA Veterano |
# ago/07
· votar
storrecilha pô ... ái tamos na roça hehehe
Opinião é opinião. A moderação não deve ser juíz de opiniões (aliás, em fóruns como este acho que ninguém deve). Respeitadas as regras, claro.
Abraços.
|