Programa gratuito que eu criei para tocar música (Piano Eletrônico)

Autor Mensagem
pianoeletronico
Veterano
# ago/07


Saudações !

Sou programador e há um tempo atrás eu criei um programa gratuito chamado Piano Eletrônico 2.5 que permite que o usuário toque notas musicais, acordes e sons de bateria pelo teclado do computador.

O programa tem recebido boas críticas, já foram registrados mais de 35.000 downloads, e acredito que o mesmo possa ser interessante para vocês. Os principais recursos são :
- 128 instrumentos musicais (padrão General MIDI)
- 47 sons de bateria
- Toque de 12 tipos de acorde pressionando uma única tecla
- Toque de acordes simulando as 6 cordas de um violão
- Combinação do som de até 7 diferentes instrumentos musicais
- Seleção de oitava e volume da melodia e dos acordes
- Inclui versão simplificada com Código-Fonte aberto

É uma boa para quem não tem teclado ou para quem gosta de tocar música quando não se tem um teclado por perto.

Mais informações sobre o programa (e o link para o download gratuito) vocês encontram em :
http://www.pianoeletronico.com.br

Espero que gostem do programa, fiquem a vontade para postar comentários, críticas e sugestões.

Valeu !

Maurício PINGUIM Oliveira
Piano Eletrônico 2.5

Pianist
Veterano
# ago/07
· votar


pianoeletronico
Vamos ver...

Seria legal se você começasse a tentar colocar junto um sintetizador virtual, acho que serial o primeiro, assim poderiamos usar o seu programa para tocar com os nossos teclados.

Falou!

OSB: Boa iniciativa.

nyurig3
Veterano
# ago/07
· votar


pianoeletronico
esse seu programa da para usar como um controlador MIDI para gravaçoes?

gatoper
Veterano
# ago/07
· votar


Muito legal a iniciativa!
coincidentemente eu baixei por curiosidade a uns dias atrás e uma coisa que acredito que faltou foi a falta da opção pra customizar as teclas
não mexi muito mas foi a coisa que senti que faltou a primeira vista
Fica aí a sugestão

pianoeletronico
Veterano
# ago/07
· votar


Pianist e nyurig3 : Na próxima versão espero finalmente fazer com que o programa salve as músicas tocadas, e preferencialmente em formato ".MID". Vocês poderiam dar um exemplo melhor do que vocês sugeriram ?

gatoper : Realmente não há a possibilidade de customizar as teclas, boa sugestão ! Você encontrou a relação das teclas de atalho padrão apertando F1 ?

gatoper
Veterano
# ago/07
· votar


Na próxima versão espero finalmente fazer com que o programa salve as músicas tocadas, e preferencialmente em formato ".MID"
Ia ficar show!

Você encontrou a relação das teclas de atalho padrão apertando F1 ?
Encontrei sim, tá bem facinho de achar, mas acho que ia ajudar muito poder mudar a posição das teclas!
flw!

nyurig3
Veterano
# ago/07
· votar


pianoeletronico
Vocês poderiam dar um exemplo melhor do que vocês sugeriram ?

entao cara vc poderia colocar uma opçao para esse seu teclado se tornar tambem um controlador MIDI virtual, tipo para usar ele em plugins VST (korg legacy, akoustic piano, hypersonic)
vai ficar muito bom ne? usar seu teclado em MIDI com o som desses plugins :)

ROTTA
Veterano
# ago/07
· votar


pianoeletronico

Foi você mesmo quem desenvolveu? Que linguagem/arquitetura você usou para programar?

Abraços.

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Visual Basic eu acho...

pianoeletronico
Veterano
# ago/07
· votar


Marco Alan Rotta : Fui eu mesmo que desenvolvi o programa.

O programa principal foi feito em Visual Basic 3.0 (pré-histórico, da época do windows 3.1 !) e o MiniPiano (versão simplificada open-source que vem junto) foi feito em VB 6.0

Se você é programador, dá uma olhada no MiniPiano, você vai ver que é bem simples fazer um programa semelhante a esse.

Falou !

gustavorino
Veterano
# ago/07
· votar


pianoeletronico

Interessante.. no meu trabalho de conclusao eu fiz um software parecido com guitar hero mas para piano.. ficou bem interessante, eu ligava o teclado no computador , selecionava um arquivo midi e tinha que acertar as notas na partitura.. mas o meu fiz em Java

gatoper
Veterano
# ago/07
· votar


gustavorino
uai! compartilhe ai com a gente pra darmos uma olhada!
eu me lembro de um tópico seu falando sobre isso

ROTTA
Veterano
# ago/07
· votar


pianoeletronico
Se você é programador, dá uma olhada no MiniPiano, você vai ver que é bem simples fazer um programa semelhante a esse.

Vou sim. Parabéns pelo empenho.
Abraços.

eronslap
Veterano
# ago/07 · Editado por: eronslap
· votar


pianoeletronico


QL LINGIAGEM DE PROGRAMAÇÃO VC USOU ? eh software livre ? ou semi livre ?

CheshireCat
Veterano
# ago/07
· votar


pianoeletronico
olá! sou programadora também, inclusive estou no trampo agora... vou baixar chegando em casa e dar uma olhada! =)
(mas nunca consegui me dar bem com vb hauhahhahah)

gustavorino
uai! compartilhe ai com a gente pra darmos uma olhada!(2)

Teccláudio
Veterano
# ago/07
· votar


CheshireCat
Q linguagem?

CheshireCat
Veterano
# ago/07
· votar


Teccláudio
Q linguagem?
Linguagens de programação Java, J2ME, J2EE, C/C++, Pascal, Visual Basic, Perl, HTML, JavaScript, PHP
(dei um ctrl+c ctrl+v do meu currículo =D)
(na verdade não sei se J2ME e J2EE são consideradas linguagens ou uma subdivisão de java...)
C e C++ eu não aprendi direito... na facu eu aprendo(sou estagiária técnica)
também deveria ter aprendido assembly porque o professor teoricamente ensinou, mas eu não sei como tirei 5 na prova se nem sabia compilar hauhahahah seria mentir demais colocar que eu sei isso <O>
aqui eu trampo com java...
você programa também?

Teccláudio
Veterano
# ago/07
· votar


CheshireCat
Linguagens de programação Java, J2ME, J2EE, C/C++, Pascal, Visual Basic, Perl, HTML, JavaScript, PHP
(dei um ctrl+c ctrl+v do meu currículo =D)
(na verdade não sei se J2ME e J2EE são consideradas linguagens ou uma subdivisão de java...)
C e C++ eu não aprendi direito... na facu eu aprendo(sou estagiária técnica)
também deveria ter aprendido assembly porque o professor teoricamente ensinou, mas eu não sei como tirei 5 na prova se nem sabia compilar hauhahahah seria mentir demais colocar que eu sei isso <O>
aqui eu trampo com java...

Nerd.

você programa também?
No meu emprego atual não, mas sou um amante de DELPHI, trabalhei com ele há alguns anos atrás.

gustavorino
Veterano
# ago/07 · Editado por: gustavorino
· votar


CheshireCat

só uma pequeno comentário.. se você enviasse um curriculo para alguma empresa dizendo que programa nas liguagens, Java,C++,ect...,HTML,javascript já valeria uns pontos a menos, HTML nem é linguagem de programação e javascript não conta como linguagem.. Obviamente você deve saber disso.. mas já fiz algumas seleções e é horrivel ter que ouvir gente dizendo que programa em HTML

CheshireCat
Veterano
# ago/07
· votar


Teccláudio
No meu emprego atual não, mas sou um amante de DELPHI, trabalhei com ele há alguns anos atrás.

programando em pascal?

gustavorino
opa, valeu o toque! você sabe como eu posso "classificar" HTML e javascript então? No meu currículo mesmo(que eu mando pra empresas), tem uma parte de "conhecimentos técnicos", se não me engano, pra não ter erro... Mas é que a empresa aqui fala pra gente fazer um currículo seguindo um padrão, que tem subdivisões e eu não sei onde encaixar... =\
(mas eles nem olham, como eu fiz por cima do modelo que era do chefão aqui, eu não percebi que não tinha mudado o cargo e fiquei como "diretor executivo" no currículo até atualizá-lo hauahhaha)

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


você sabe como eu posso "classificar" HTML e javascript então?

coloca em Desenvolvimento WEB

gustavorino
Veterano
# ago/07
· votar


CheshireCat

se for Conhecimento Técnico tudo bem.. você pode dizer que domina Html e Javascript..

o que tu não pode fazer é algo desse gênero

Bancos de Dados : Postgres, Mysql, Mssql etc..
Linguagens de Programação : Html, Javascript, XML

ROTTA
Veterano
# ago/07
· votar


O HTML é algo que alguns classificariam como linguagem de marcação (a própria sigla significa isto), embora haja uma pequena controvérsia. Não podemos chamá-la de linguagem de programação porque ela não se adequa a nenhum paradigma e nem apresenta elementos mínimos e comuns a todas as linguagens (atribuição, repetição, etc).

Concordo que, em um currículo, pode ir em "desenvolvimento WEB", como sugere o Jonathas Lacerda.

Abraços.

CheshireCat
Veterano
# ago/07
· votar


Jonathas Lacerda
gustavorino
Marco Alan Rotta
valeu, pessoas! o/

O HTML é algo que alguns classificariam como linguagem de marcação (a própria sigla significa isto), embora haja uma pequena controvérsia. Não podemos chamá-la de linguagem de programação porque ela não se adequa a nenhum paradigma e nem apresenta elementos mínimos e comuns a todas as linguagens (atribuição, repetição, etc).

dúvida, o javascript tem atribuição e repetições... mesmo assim ele não é uma linguagem? e o php? ah, e j2ee e j2me são considerados linguagens?

ps: percebi que tem bastante tecladista/pianista na informática... (contando comigo, aqui na empresa tem 4 pianistas) será alguma atração por teclas? =D

gustavorino
Veterano
# ago/07
· votar


CheshireCat
javascript é script.. como o próprio nome diz

pianoeletronico
Veterano
# ago/07
· votar


Já que se falou bastante em linguagem de programação, vou falar um pouco mais sobre esse aspecto no desenvolvimento do Piano Eletrônico :

Ao baixar o Piano Eletrônico 2.5 no site (www.pianoeletronico.com.br), o arquivo contém um Setup que irá instalar o programa principal e o MiniPiano.

O programa principal foi feito em Visual Basic 3.0, o que está ultrapassado há décadas ! Um programa feito nele roda até no finado Windows 3.1 !

O que me levou a fazer no VB 3.0 foi o fato de que o arquivo executável + DLLs necessárias ocupa pouco espaço em disco, permitindo um download rápido em qualquer situação.

O que é instalado é somente o executável, não vem com o código-fonte. Mas se viesse, acho que nem adiantaria, afinal ninguém mais usa VB 3.0

Ao instalar o Piano Eletrônico 2.5, será criada uma pasta chamada MiniPiano. Esse MiniPiano é uma versão bem simples (mas funcional) do programa principal do Piano Eletrônico. Esse foi feito no Visual Basic 6.0, e o código-fonte vem junto, qualquer um pode ver, copiar, alterar, etc.

Tanto o Piano Eletrônico 2.5 como o MiniPiano são Freeware, o que significa que qualquer pessoa pode baixar, copiar e instalar sem precisar pagar nem registrar, e o programa não expira nunca.

Na próxima versão, o mais provável é que eu faça o programa principal em C# e disponibilize uma versão simplificada com código-fonte aberto também em C#

Falou !

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


php é linguagem de programação...

CheshireCat
Veterano
# ago/07
· votar


gustavorino
Jonathas Lacerda
obrigada =)

pianoeletronico
só hoje arranjei um tempinho pra baixar aqui em casa e dar uma olhada... achei bem legal! parabéns, man!! \o/ me diverti bastante com a parte de bateria hauhahaha vou fuçar com mais calma!
ah, uma coisa que eu reparei foi que no MiniPiano, tem umas teclas que você aperta e que dão Run-time Error... por exemplo, '~'... (eu fiquei uns meses na área de qualidade, tentar quebrar os programas é quase um hobbie heheh)

pianoeletronico
Veterano
# ago/07
· votar


CheshireCat

Opa, valeu pela dica, vou consertar assim que possível !

Abraço

pianoeletronico
Veterano
# jan/08
· votar


Pessoal, recentemente eu coloquei um vídeo no YouTube demonstrando as principais funcionalidades do programa.




Falou, abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Programa gratuito que eu criei para tocar música (Piano Eletrônico)