Yamaha "PSRack" 520 Dev.

Autor Mensagem
Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07


A Saga continua. Resolvi criar um tópico com o LOG do que tenho feito e pedindo sugestões pra galera. É o seguinte. Tenho um PSR 520 enconstado aqui e resolvi fazer um módulo dele... blz? leiam a seguir...

Episódios anteriores:

5/ago/07 11:15

eu acho o painel do 520 muito grande... estou pensando em fazer um "módulo" com meu PSR 520 também... ele tem umas 2 ou 3 teclas falhando, mas a carcaça dele que tá horrivel. Não prende mais nenhum parafuso. Como eu acho o painel do 520 grande demais, eu vou fazer um novo! isso mesmo! vai ficar doidera!!! no momento, estou mapeando os botões do painel para a saida do mesmo. Existem 2 flats que vão do painel pra placa mãe. Imagino que cada botão seja a combinação de dois "terminais" de cada flat. Já mapeei 23 botões. falta mapear o restante. Estou apanhando um pouco pq comecei a mapear com um multimetro. Mas o circuito do painel tem uns diodos zener que atrapalham um pouco o serviço de mapeamento. Então, estou fazendo o mapeamento no olho mesmo. Ao fim do mesmo, eu testo com o multimetro.

tive a ideia depois que vi que a placa do painel não tem nenhum CI pra atrapalhar. Tem alguns resistores, diodos zener's e os leds.


Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


6/ago/07 11:58

Mapeei 10 botões... perdi muito tempo, porque tinha um LED que estava em curto, fazendo com que eu errasse o destino de cada trilha. Tive que recomeçar do Zero. Substituí o led e voltei a fazer o mapeamento.

A seguir, apenas a legenda e os correspondentes dos botões, ok?

Botões do Painel do PSR 520

SW = Switch = botão. Estou usando a mesma nomenclatura da placa.

SONG

SW802 - DEMO
SW801 - REC
SW803 - PLAY/STOP
SW804 - REPEAT PLAY
SW808 - MINUS ONE

AUTO ACCOMPANIMENT

SW805 - SYNC START/STOP
SW806 - START/STOP
SW807 - INTRO
SW860 - MAIN AUTO FILL A
SW857 - MAIN AUTO FILL B
SW861 - -->| (ENDING)

DIGITAL EFFECT

SW809 - CHORUS
SW810 - REVERB
SW811 - DSP VARIATION
SW812 - DSP

CURSOR

SW813 - UP
SW814 - RIGHT
SW815 - DOWN
SW816 - LEFT

TEMPO

SW858 - UP
SW859 - DOWN

FUNCTION

SW817 - UP
SW818 - DOWN

DISPLAY BUTTONS - SEQUENCER

SW819 - ACCOMP LARGE/SMALL
SW820 - ACCOMP TRACK 02
SW821 - ACCOMP TRACK 01
SW822 - ACCOMP TRACK 03
SW823 - ACCOMP TRACK 04
SW824 - ACCOMP TRACK 05

MULTIPADS

SW825 - PAD 1
SW826 - PAD 2
SW827 - PAD 3
SW828 - REC/END/TERMINATE
SW831 - PAD 4

MODE

SW830 - MODE

OTS

SW832 - ONE TOUCHING SETTINGS

KEYBOARD

SW835 - SUSTAIN
SW836 - HARMONY/ECHO
SW837 - DUAL VOICE
SW838 - TOUCH RESPONSE

NUMERIC BUTTONS

SW841 - -/NO
SW842 - 5
SW843 - 8
SW844 - 2
SW845 - 3
SW846 - 6
SW847 - 9
SW848 - +/YES
SW849 - 0
SW850 - 4
SW851 - 7
SW852 - 1

FDD PANEL (ONLY PSR-620)

SW853 - NO BUTTON
SW854 - NO BUTTON
SW829 - NO BUTTON

PANEL STYLE AND VOICE

SW855 - STYLE
SW856 - VOICE

REGISTRATION MEMORY

SW862 - MEM. REG. 2
SW863 - MEM. REG. 1
SW864 - MEMORIZE
SW833 - MEM. REG. 3
SW834 - MEM. REG. 4
SW839 - ACCOMP. FREEZE


Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


6/ago/07 14:29

Todos os botões do lado esquerdo do teclado (ao lado do display) estão mapeados. Vou terminar de mapear os botões abaixo do display (são os mais difíceis). Ainda hoje termino de mapear os botões e os leds. Amanhã ficarão faltando apenas os 4 resistores. Vou trocar os leds do painel, visto que Leds assim são dificeis de encontrar... tem um com defeito. Então, se eu trocar um, vou trocar todos. Por qual cor eu troco? O display vai ficar azul. Que tal os leds azuis também?? ou verde?


6/ago/07 17:55

Não deu pra mapear todos os botões. Mas mapeei 35 botões. Então não estou muito longe não. Acho q de 21:00 eu termino o mapeamento dos botões.

Problemas no mapeamento. Existem botões com 2 Diodos. Como não sou Expert em eletronica, estou apanhando um pouco pra eles...

Mapeei os botões de 2 diodos


6/ago/07 23:43

terminei de mapear todos os botões.

Amanhã a tarde, eu mapeio os leds e resistores. Além do Dial e Pitch Bend. Acabando isso, vou pra parte prática, q é a confecção da nova placa.


Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


7/ago/07 18:24

Mapeei todos os Leds e o Pitch Bend. Faltam o Dial e os resistores. Peço ajuda ai pra quem já consertou o PSR520. Pra que servem os Resistores da placa XW-500 1/4 (placa principal do painel) (PSR-520, PSR-620). Eles servem pra q, e estão ligados em qual conector e qual contato?

alexandrespa
Veterano
# ago/07
· votar


cuidado pra nao explodir nada aí, prof pardal dos teclados. Huahuahuahau

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


alexandrespa
cuidado pra nao explodir nada aí, prof pardal dos teclados. Huahuahuahau

HASUAHSUASHuaS... tem perigo não... eu mesmo me certifiquei de testar todos os botões na Mainboard. Cada mapa q fiz, testei na placa mãe e me certifiquei que estava tudo certo. Tem perigo não! hehehehehe... só faltam mesmo os resistores. o Dial foi fácil demais mapear...

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


nas minhas andanças pelo google/Mercado Livre, descobri um produto similar ao que eu quero fazer...

PSR-520

Se assemelha quase em tudo que o ThyagoAmaral quer fazer com o dele... exceto o acabamento, hehehehe... Neste Tópico

É similar ao q vou fazer também, mas o meu, terá um painel diferente. visualmente não terá nada do 520...

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


7/ago/07 22:11

Sim pessoal,

Descobri como os Resistores funcionam. Já mapeei eles. A nivel de informação, eles estão ligados a 5 diodos. Vem de um mesmo lugar (os 5) e cada um vai pra um diodo diferente. O Dial tb tá mapeado...

O Painel está todo mapeado! Agora vou para a parte prática... aguardem os proximos capítulos!

Jeferson Fernandes
Veterano
# ago/07
· votar


Jonathas Lacerda
Quase um McGiver... Se ele achar um chiquete velho e um clip o PSR-520R vai ter até sampler... hehehehheheheh...

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Jeferson Fernandes

AHSuaSHauSHAUhaUShaUshaUShaUSh... quem sabe? hehehehe

emanuel macedo
Veterano
# ago/07
· votar


Jonathas Lacerda
Se não der certo você me vende o visor?

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


emanuel macedo
Se não der certo você me vende o visor?

já tá querendo azarar meu projeto é??? AShAUShASUHASUHAS... não tem como não dar certo, pq eu já testei... DEU CERTO...

desculpa dizer, mas... vc vai ter q procurar outro display...

Mas falando sério... o pessoal da FGTEC tem displays pra vender. Pq vc não entra em contato com eles? o MSN deles é msn@fgtec.com e o site é www.fgtec.com

emanuel macedo
Veterano
# ago/07
· votar


desculpa dizer, mas... vc vai ter q procurar outro display...

É verdade .

Jonathas Lacerda
Sucesso no seu projeto.

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


emanuel macedo

valew!

Ultimos testes realizados com o painel antigo ligado. Vou fazer um circuito novo apenas para a iluminação do display com leds azuis de alto brilho, visto que a iluminação original usa 9 volts, com corrente de 150 mA, vou ter q fazer um circuito pra 6 leds de 2 V. Amanhã mostro o projeto dos leds. Enquanto isso, vão torcendo ai pra tudo dar certo...

mano_a_mano
Veterano
# ago/07
· votar


Eu ainda quero ver uma foto desse "PSRack-520" pronto. Tem previsão?

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


mano_a_mano

em 15 dias, eu acho... a parte mais dificil é a confecção do painel em aço. Como já expliquei no início do post, acho o painel do 520 muito grande, e estou fazendo um novo (placa e botões). Por isso, achei por bem fazer este "módulo" todo em aço.

ThyagoAmaral
Veterano
# ago/07
· votar


Jonathas Lacerda
Pega o doido!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A idéia foi minha!!! vou cobrar depois...
digamos q o meu era um PSRack-520I o teu eh a versao lambida! PSRack 520II

Oia... depois fala cmg tenho um negocio pra te propor!!! vou deixar o meu ai em jampa pra tu cortar tb!!! kkkkkkkkkkkk vamos produzir!!!

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


ThyagoAmaral

AHSuAShaUShaUShaSUhasu... tah blz!

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Hoje começa a nova fase do desenvolvimento. Vou desenhar a PCI (placa de circuito impresso) do painel que eu mapeei.

Estou pensando em duas formas. Fazer pequenas placas, cada uma pra cada grupo de funções, ou uma placa grande, normal.

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


comprei ontem leds azuis de alto brilho para refazer a iluminação do display. Os leds vermelhos, usados na sinalização de funções no painel serão substituidos por leds de Luz Negra, que ficam roxos qdo acionados.

fábio_soul
Veterano
# ago/07
· votar


Jonathas Lacerda

Só uma pergunta: de todo esse trabalho aí, vai sair apenas o som de um PSR-520?!

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Só uma pergunta: de todo esse trabalho aí, vai sair apenas o som de um PSR-520?!

HASuAHSUhAsuAHSuAHSAUSHAUSHaU... pior q é... mas cara... é mais por hobby em eletronica do que pra uso pessoal, sabe? é pela aventura... pelo trabalho e desafio... se eu conseguir, bem... se não conseguir, não vou perder muita coisa, jah q ou ele viraria módulo ou lixo de vez...

fábio_soul
Veterano
# ago/07
· votar


É... se for ver por este lado...

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


fábio_soul
hehehheeh... pois é...

log do projeto:

Hoje decidi não fazer uma nova placa. Ficaria muito caro, pois teria que comprar em torno de 60 switchs "tact", placa de fenolite, percloreto de ferro, diodos, resistores, e essa brincadeira sairia mais de 100 reais... Então, vou fazer como vi uma pessoa vendendo no mercado livre. Cortei o painel hoje e fiz uma doidera... fiz um buraco pra encaixar o pitch bend... Recortei a parte do pitch bend... fiz um buraco no painel... lixei tudo, e colei com massa epoxi. Amanhã, qdo o epoxi estiver duro, vou lixar, pra deixar o acabamento legal...

Sim... fiz o circuito da iluminação azul para o display. Qdo estiver instalado tudo, eu posto umas fotos com ele ligado...

riceira
Veterano
# ago/07
· votar


Jonathas Lacerda

A escolha pela cor azul do display e leds roxo foi perfeita! Há muitos teclados e módulos de ponta com display verde cocô-de-neném ou amarelo xixi-de-neném, que mau gosto!!!

Brincadeiras à parte, parabéns pelo belo projeto! Uma pergunta: ao terminá-lo, pretende leiloar o módulo???

E, aproveitando o espírito de aventura e desafio em eletrônica, quando puder, poderia me dar umas digas em como adaptar um par de caixas torre Sony amplificadas (sistema infravermelho) em meu Triton Le? Abraços.

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


riceira

cara... provavelmente não vou leiloar por vários fatores... O primeiro é o preço... Um 520 em bom funcionamento é encontrado aqui na PB por 500 reais... como esse tá sem teclas, não valeria nem 300... Além disso, eu tow com um SP76... tem lugares onde eu toco que são distantes da minha casa. Toco na igreja e me locomovo a pé basicamente... Pra vc ter uma ideia, meu SP76 é o melhor teclado daqui dos grupos. O resto é PSR-240, 260, 200... e por ai vai... Então qdo eu tiver com preguiça (ou cansado) pra carregar o SP-76, eu levo o módulo, ligo nos PSR via midi... ai tenho ao menos timbres melhores q o PSR citados...

Quanto às caixas de som Sony, eu não conheço... Se tiver como vc me mandar algum link do modelo, talvez eu possa ajudar.

riceira
Veterano
# ago/07
· votar


Jonathas Lacerda

Imaginei que não fosse leiloar mesmo, mas acredito que depois de pronto seu projeto fará sucesso!
As caixas Sony são de um Home Theater DAV-SR4W. Segue o link abaixo:

http://www.sony.com.br/homeaudio?page=producto_details&id=39661&accid= #

O par que quero usar no Triton são surround sem fio e se comunicam com o módulo DVD/amplificador por infra-vermelho, sendo que a caixa da esquerda possui um amplificador interno e se interliga à caixa da direita por fio.
Vou deixar meu e-mail: riceira@oi.com.br e se puder me ajudar na adaptação para ligar no teclado, então eu envio fotos com detalhes do interior da caixa. Não parece ser muito difícil, mas não quero arriscar, pois não tenho muito conhecimento técnico. Obrigado.

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


Mas você quer integrar o sistema sem fio ao seu Triton ou apenas ligar as caixas no Triton?

me add ai... jonathassl arroba hotmail ponto com

riceira
Veterano
# ago/07
· votar


Jonathas Lacerda

Queria apenas ligar o par de caixas ao Triton para usar no quarto, aproveitando que o par está sobrando e é amplificado. Queria saber quais as possibilidades que tenho para cortar o fio interno que vem da plaquinha do infravermelho, soldando em um plug do tipo RCA por exemplo. Tenho várias fotos que tirei do interior da caixa para mostrar. Já te adicionei e lá também sou riceira. Abraços e obrigado.

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/07
· votar


LOG do projeto

descobri que apenas 4 leds de alto brilho não são suficientes para iluminar o display, visto q as lâmpadas originais de fábrica são luminosas demais... outra coisa q atrapalha é um "filme" adesivo verde q fica por trás do display do 520, impedindo q ele assuma totalmente a cor azul da iluminação. Talvez eu resolva isso se eu conseguir tirar esse tal adesivo de trás...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Yamaha "PSRack" 520 Dev.