Adicionando peso às teclas

    Autor Mensagem
    Couto
    Veterano
    # jun/07


    Achei um site com uma experiência interessante dum cara q colou pesos de baixo das teclas de um Nord Lead 2, como nuns modelos da Roland. Pra quem tiver afim de se aventurar, não parece ser uma tarefa muito complicada, tai:

    http://www.butoba.net/nordlead/nl2weight.html

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    q legal! quem se aventura?

    fábio_soul
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Como não sei ler inglês, não entendi nada, mas... olhando as fotos, cheguei a uma conclusão:

    Amo as teclas do TR61!

    vmanzoni
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    eu li,...

    o problema é alguem ter coragem pra fazer isto em um teclado!
    se eu tivesse um synt velho eu faria, mas no PSR510 não dá heeh (meu único teclado velho)

    eu não sou nem doido de fazer isto no Va-3 e no Juno-G
    hehe

    Hammond B3
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Se mudasse bastante a qualidade tas teclas do Juno G eu faria!

    O problema é que não tá no peso, e sim no tamanho das teclas dele

    Mais é uma boa ideia

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    eu só não entendo no que isso resolve
    se o peso está do mesmo lado que a tecla abaixa, a tecla fica mais leve

    vmanzoni
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    fernando tecladista

    não sei se vc percebeu mas no final o cara comenta isto!

    ele simplesmente "copiou" a tecla do Roland q ele gostava, que possui pesos nessa posição.

    ele ainda comenta q deveria ter trocado as molas para melhorar a resposta das teclas!

    se vc realmente pensar direito, é uma alavanca.
    De um lado tem uma mola puxando e do outro o seu dedo apertando.
    Se vc simplesmente mudar a mola a tecla fica MAIS DURA para apertar.

    Para se mudar o peso das teclas, vc realmente tem q ter teclas mais pesadas e um mecanismo puxando (no caso de molas) com mais força!

    [Uma aulinha da física em off'z]

    Força da mola sobre a extremidade da tecla: F=k*z,
    onde k é a constante elástica da mola (depende do material, e da forma física da mola) e z é o deslocamente da extremindade onde a mola está presa.

    Esta força realiza um torque sobre a tecla, que "força" ela a girar em torno do ponto na qual é apoiada, a tornando mais "pesada".

    Agora existe um porém.
    Se vc simplesmente colocar uma mola que exerça uma força maior na extremidade (superior, onde a tecla está presa ao teclado) da tecla, vc não sentirá o peso da tecla mudando.
    Simplesmente pq aí vem uma questão bem importante: As Teclas do teclado, são de plástico (um material extremamente leve).
    agora vamos ver a diferença exercida pelo peso:

    A tecla é oq chamamos na física de "corpo-rígido", que difere dos materiais estudados usualmente em segundo grau (corpos pontuais).

    a tecla possui uma massa pequena (consequentemente peso pequeno,p=m*g).
    Seu centro de massa é localizado mais ou menos no centro da tecla (vc medindo, aproximadamente à meia distância entre a extremidade superior (onde é presa) e inferior (onde vc toca)).
    daí que vem a grande questão.

    Os pesos das teclas servem nada mais nada menos que para mudar o centro de massa das teclas. Mudando completamente a sensação que a pessoa tem qd toca.

    agora o porém é, se vc muda o centro de massa e a massa, consequentemente vc estará mudando o torque exercido na tecla em torno do ponto onde ela está presa. Desta forma é de extrema importância mudar as molas das teclas tb!

    RESUMIDAMENTE:
    se vc simplesmente mudar as molas para molas mais "duras", vc não vai sentir a senção de mudança no peso, a sensação ao tocar será estranha, pois vc simplesmente está mudando o torque em uma extremidade da tecla!
    agora qd vc adiciona o peso, vc compensa o fato de ter colocado uma mola "mais dura", mas vc sentirá uma senção diferente, mais será semelhante a vc apertar um botão, onde TODO peso estará logo à baixo do seu dedo e a resposta é obtida por um mecanismo que faz a tecla voltar à sua posição original localizado na outra extremidade da tecla!
    Este mecanismo explicado no final, é um mecanismo que torna as teclas semelhantes às de um piano! (De uma maneira mais simplificada).
    [Fim da aulinha de Física]


    heheh
    um abraço,... qqr dúvia, se o texto ficou confuso em algo, é só perguntar.

    (Eu me baseei para fazer o texto, no que vi nas fotos de como são presas as teclas e os pesos)
    o mecanismo para fazer teclas "pesadas" na realidade deve ser algo mais compicado que isto. Eu nunca vi um teclado deste aberto!

    mas pelo que observei em fotos, este é o efeito final causado qd se coloca este tipo de macanismo!

    Vinícius Manzoni Viera (Msc. em Física) :P

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    vmanzoni
    Falou um quase Pós-doutor em Física... hehehehehe...

    Música de Preto
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ele disse que abrir o Nord lead 2 não é muito difícil. Aliás, essa parece ser a parte mais fácil, embora abrir um teclado seja um saco. Hoje mesmo abri meu PSR-185 para uma experiência maluca que estou planejando. Pois é, 27 parafusos!!!!! Passei mais tempo abrindo ele do que testando o que queria. Claro que só voltaram 6 parafusos ao teclado...

    Hammond B3
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    vmanzoni

    Afff
    Fica queto!
    Shiiiit
    chato

    vmanzoni
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ahaha
    foi só a título de informação mesmo!
    caso algum curioso quizesse saber!
    :P
    huhuhuhuhahuahah
    falo mais de física não,... não se preocupe :P

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ele ainda comenta q deveria ter trocado as molas para melhorar a resposta das teclas!

    eis o porque do meu comentario

    gatoper
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    eu só dei umas olhadas nas imagens mas é bem interessante o esquema que o cara fez hein!

    has4
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: has4
    · votar


    Pô... sei não, mas o que importa para a MAIORIA mesmo é se o cara toca e se sai 'som na caixa aí, gente'... o povo quer ver e ouvir isso... o resto... é muita frescura demais com alguns músicos! Tem muito músico cheio de corda tal, palheta tal (sopro ou corda), pele tal, marca tal, tal e tal... mas na hora do 'vamu ver'... porra nenhuma!

    [já vou logo avisando: eu toco porra nenhuma, mas também não tenho porra de frescura nenhuma hehehehe então, tanto faz mesmo! Agora... que eu já vi muito cara cheio de frescuragem com muita coisa pra pouco som... ah.. isso eu vi d+]

    Hammond B3
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    has4

    Ooo amigão, que belo desabafo o seu,
    Mas as teclas comprometem a pegada sim.

    Um musico pode ser O kra!
    Da um Yamaha S03 e manda ele tocar.

    Depois, manda ele tocar a mesma coisa em um S90ES...

    Pro som sair na caixa como manda o figurino, é necessário observar detalhes como esse das teclas por exemplo

    has4
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: has4
    · votar


    Hammond B3
    Ooo amigão, que belo desabafo o seu,
    Mas as teclas comprometem a pegada sim.


    Tá aí... palavras de um HAMMOND B3... o que é que EU quero dar o MEU pitaco aqui de tocador de teclado com mãos-de-pés-de-galinha? (indicador + médio + anular pra fazer um DÓ MAIOR no teclado, enfim, brinco sem a menor técnica) rsrsrs

    Sim, foi de fato um DESABAFO! Mas pelo ao menos se o som sair na CAIXA, já tá beleza pra todo mundo! rsrsrs QUEM 'toca de verdade' realmente sabe DE FATO o que é uma 'PEGADA' e que tais recursos o auxilia na execução! Eu havia falado aquilo como um LEIGO que sou e na ótica de muitos destes leigos que exatamente por não entender cobram a PRÁTICA!

    Agora, fazer uma alteração destas nas teclas de um bom teclado, deve ser para quem realmente tem a certeza de que não as estragará e que com a manobra alcançará com êxito uma postiva e melhorada execução. É no mínimo curioso mesmo pra mim, pois, ouço muito falarem sobre teclados com teclas leves e pesadas, mas não sabia que influenciava tanto, só percebia que na diferença entre um PIANO e um TECLADO, aparentemente pelo peso da tecla, pelo ao menos pra mim parece ser mais difícil, mas quando vejo PIANISTAS executarem músicas ao piano com tamanha agilidade e leveza, isto me intriga rsrsrsrs!

    Desculpem-me se generalizei demais no meu comentário inicial! Adoro acompanhar o tópico de teclado e sempre encontro algo muito curioso e até desconhecido pra mim!

    vmanzoni
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    [off topic]
    has4

    só um comentário....
    é questão de costume mesmo...
    eu estudei piano clássico. E te digo, não é coisa de outro mundo vc executar uma escala com "tamanha agilidade e leveza".

    É estudo e mais estudo!

    do mesmo jeito q uma pessoa q não toca absolutamente nada, tem a necessidade de estudar para executar uma escala, seja num teclado de teclas bem leves (como PSR's, heheh não resisti), uma pessoa sem o costume de tocar em teclas pesadas vai ter dificuldade de executar a escala num piano. A tendência será "bater" nas teclas. eu já vi muito disso.
    Eu mesmo antes de estudar piano propriamente dito, enquanto estudava Harmonium (um pequeno órgão de sala com foles) em Maringá-PR, fui tentar estudar uma peça em um piano: NOSSA FOI UM DESASTRE, Coitado do piano!
    huhuhu

    mas tudo isso nada que um bom estudo de escalas não resolva.
    [End off topic]

    Voltando ao tópico:
    Vc fzaendo a alteração somente colocando o peso, sem alterar as molas, as teclas provavelemnte vão tender a baixar com o tempo!

    eu não recomendo fazerem isto não!

    Couto
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Esse cara fez um procedimento parecido num Triton Le.
    http://picasaweb.google.com/davidscottweaver/TritonLEKeyboardUpgrade

    Dá até pra fazer sem desmontar o teclado, pq ele colou na ponta da tecla, e só nas brancas. Ele disse q melhorou bastante a ação delas e só desmontou o Le pq ele curti desmontar as coisas, hehe.

    Até deu vontade de fazer no meu TR. O cara usou pesos de 7gr, será q aqueles pesos q põe na roda dos carros rola?

    vmanzoni
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    vou fazer uma perguta...

    vcs não acham que se o problema fosse unicamente uns pesinhos nas pontas das teclas, eles não fariam os TR's, Juno-G's, MO's com teclas de teclados TOP's?

    simplesmente colocar os pesos, não vai influenciar muito não.

    a questào etá tb nas molas!
    só os pesos nas pontas deve é piorar, pois ficaria semelante ha vc tocar as teclas om pesos em cima delas!

    façam o teste... coloquem os pesinhos em cima das teclas e apertem para ver oq vc acham!

    :o

    Hammond B3
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Hammond B3
    · votar


    vmanzoni

    Na verdade esses pesos ae nao vão deixar a tecla mais pesada, e sim, mais confortável pra tocar.

    Vc toca e ela desce mais rápido que o normal
    Pra quem toca e gosta de tecoas de piano, não é uma boa não, mais pra sintetizador, e principalmente orgão, onde a resposta tem que ser precisa, é uma ótima ideia!

    vmanzoni
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    justamente,... vc vai mudar principalmente a intensidade padrào das teclas....

    eu acho besteira fazer isto!

    se eu realmente fosse mudar algo, tentaria aumentar o peso realmente das teclas, através de molas ou algo do gênero!

    vmanzoni
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    uma Pergunta...
    EXISTE algum técnico q frequenta o fórum?

    eu gostaria de saber....

    e perguntar (caso exista), se é possível trocar as molas? se muda muito de um teclado para outro...

    ROTTA
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Tenho um XP-80, que possui os benditos pesos embaixo das teclas, e realmente isto deixa as teclas mais firmes para tocar. Mas de forma alguma se aproxima do peso ou da resposta que teclas pesadas (com hammer action) possuem.

    Abraços.

    Couto
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Será q esses pesos diminuem a durabilidade da tecla e das molas?

    gustavorino
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Couto

    eu acho que muito pouco.. pq as molas que são usadas nas teclas são muito fortes.. nao acho que um peso desses chega a atrapalhar..


    Alguem sabe onde se compra esses pesos e qual o preço? fiquei com vontade de colocar no meu Alesis qs7 pra ver como fica ...

    Couto
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    gustavorino
    Pensei naqueles pesos usados nas rodas de carro, em balanceamento. Mas o cara q colou no Le usou pesos de aeromodelismo.

    ROTTA
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Couto
    Será q esses pesos diminuem a durabilidade da tecla e das molas?

    Acho que não influencia muito, porque o que comprime as molas são seus dedos, e não os pesos. Na posição, descansada, por outro lado, o que limite a expansão das molas é o próprio posicionamento das teclas, que ficam niveladas. Enfim, as forças que atuam com ou sem pesos são praticamente as mesmas...

    Abraços.

    vmanzoni
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    "Enfim, as forças que atuam com ou sem pesos são praticamente as mesmas..."

    discordo... hehehe
    já expliquei lá em cima!
    faça o seguinte teste:

    pegue 6 moedas de 1 centavo e cole uma nas outras com durex.
    depois coloque essas 6 moedas em cima de uma tecla!
    depois aperte esta tecla!

    pressione depois uma tecla sem moeda em cima!
    a diferença q vc vai notar é grande!
    o que chamamos de "peso das teclas" diminui qd acrescentamos as moedas!

    na realidade, é ncessário além do peso, colocar molas mais rígidas!
    os pesos, são para contrabalancear a força q a mola vai exercer nas teclas!. Molas mais "duras" junto com pesos nas teclas, dá a sensação de teclas mais firmes! acidionando!

    has4
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: has4
    · votar


    Estou só acompanhando... achei o assunto muito interessante, então, depois do meu 'pitaco' rsrsrs e depois de ler outros pontos de vistas aqui, tal qual o do vmanzoni que, embora não tenha eu realizado os propostos testes, em especial os do vmanzoni, que os achei bastante 'técnico, prático, físico e experimental...' daí, gostaria de saber se realmente alguém fez os testes sugeridos aqui no tópico para comentar sobre eles, incluindo o principal sugerido no topo do tópico?

    Enfim, só pondo em prática alguém poderá afirmar realmente se vale a pena, pois, realmente a indagação de que os frabricantes não teriam visto isto, é realmente intrigante! Por exemplo, o kurzweil, há sp 88 e o sp 88x, conheço o sp 88 e sobre este, sei que as teclas pesam, quanto ao X, não sei bem, mas alguns dizem que as teclas pesam mais! Nem vou comentar sobre o meu psr 730 heheheheh (tadim, foi o meu primeiro, tão bacaninha, bicho!)

    ROTTA
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    vmanzoni

    Agora que eu li bem seu argumento lá em cima. Concordo que a colocação de pesos somente não vai alterar muito o feeling do teclado.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Adicionando peso às teclas