STAY 1100/1 - Adicionando 2º teclado

    Autor Mensagem
    JeffersonX
    Veterano
    # nov/13


    Boa tarde pessoal!

    Depois de alguns anos afastado das teclas, estou voltando. É impossível ficar sem rsrsrs
    Eu tenho uma STAY 1100/1 Aluminium e vou adicionar um 2º teclado à ela, um Korg Kross 61. Finalmente sonho antigo de ter um Korg realizado :-)
    Porém vi que há opção de adicionar uma base inclinada em 10º. Fiquei na dúvida. A princípio pensei na base reta. Eu tenho 1,85m de altura e colocando o suporte do teclado de cima no topo da torre, achei bem confortável, formando quase que um ângulo reto o meu braço.

    Qual seria a vantagem de ter uma base inclinada em 10º? Seria para pessoas mais baixas? Alguém aí +/- da minha altura usa as duas bases retas?

    Até mais!

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Amigo, a angulada seria mais pra tecladistas menores... A melhor opção pra vc não seria a 1300??

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    JeffersonX
    eu tenho 1,82 e só deu certo comigo a 1300, isso pra tocar em pé
    a base reta do teclado de baixo fica em 1,05 (medindo a parte de cima da base, o ponto onde começa o teclado)
    a segunda base fica em 1,25, só fantando 5 cm pra acabar a estante, uso esses 5 cm que faltam pra apoiar o segundo teclado porque já acho que ele fica muito reto somente com essa inclinação de 10º


    já usei tocando sentado e quase o mesmo conceito, e pra dar a mesma inclinação no segundo teclado eu uso mais uma base acima junta da outra (sem as longarinas) pra dar o angulo que eu quero

    --------------------------------------------
    no geral acho que o lance da inclinação não tem nada a ver com o tamanho do tecladista
    desenhar aqui é complicado, mas acho que vai entender
    porque na posição de pianista você tem isso:

    imagine a linha em pé como o seu braço, a deitada como seu antebraço e a menor deitada sua mão


    ..........|
    ..........|
    ..........|
    __.______.|


    aqui o mesmo conceito para o segundo teclado com base reta, você fica com o pulso muito curvado

    ..........|
    ... __... |
    .......\..|
    ........\.|
    .........V


    com esse angulo você suaviza essa quebra do pulso



    faz um teste básico na sua casa
    coloque a que você tem no ponto que você quer usar a segunda, toque por um bom tempo... uma hora.....
    depois coloque alguma coisa entre a base e o teclado para te dar a inclinação: pedaço de madeira, fonte do teclado, mouse, benjamin... algo que te de o angulo, mas cuidado pra não derrubar tudo
    toque também por um bom tempo e veja se é mais confortavel

    JeffersonX
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Fala Fernando!
    Cara, seu desenho ficou muito claro! Deu pra entender muito bem. Muito obrigado.

    Eu vou fazer o pedido da base e longarinas retas mesmo e ver como me sinto. Se eu achar o segundo teclado mais baixo, troco minha Stay pela 1300/1 e aproveito a base e logarina que já possuo.
    Só estou esperando o korg chegar pra testar. Ansiedade está há mil rsrs

    JeffersonX
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Chegaram as peças para o meu segundo teclado e gostaria de compartilhar a minha experiência. Peguei outra base reta junto com um par de longarinas retas de 450mm. A base superior eu coloquei no máximo, com a parte superior dela no mesmo nível da torre. A segunda eu coloquei de forma que o teclado ficasse bem rente às longarinas superiores, mas sem impedir que eu mexa nos controles como knobs e botões. O teclado superior ficou numa posição em que meus braços formam praticamente um ângulo reto. O inferior não ficou tão baixo de forma que os braços apesar de baixos, ainda sim senti conforto. De imediato senti muito bem, principalmente com as novas possibilidades de se tocar com 2 teclados. Me senti muito mais à vontade e confortável. Deixei o Korg Kross em cima para utilizar como o principal e o Roland Juno D em baixo para usar mais bases e alguns timbres que editei.
    No início estranhei um pouco o posicionamento dos pedais, pois estou com 2 de sustain, um para cada teclado. Mas depois de alguns minutos achei uma posição confortável.
    Como vou usar o teclado de baixo como secundário, a 1100/2 pode atender. Mas acho que se fosse o contrário, talvez a 1300/2 com base inclinada em 10 graus fosse melhor.

    Fica aí minha experiência.

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Olá, tentando contribuir com a discussão para futuras pesquisas.

    Tenho a Stay Aluminium 1300 com uma base reta e uma base de 10º que veio junto dela. Eu acho perfeita pois não fica alta e reta, o que seria estranho pra minha altura. Pela imagem que vou postar, vocês vão ver que não fica tão estranho se fosse reta também, mas como eu ensaio sentado em casa, a de 10º acabou sendo a melhor solução.

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/16292723/stay_reta_10graus.jpg

    JeffersonX
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Eu estava um pouco afastado... Agora que tive tempo para retornar ao fórum é que eu vi a resposta rsrs

    Acabei comprando a base reta mesmo. A altura ficou ótima! O teclado inferior deixei bem próximo ao de cima, mas sem comprometer o acesso aos controles principais.

    Valeu Aleciano Fuckin Roses pela ótima contribuição!

    kokada
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    Depois de 5 anos, eu estou com essa dúvida! Rsrsrsrs Estou com a 1300/2, mas perdi a base pras longarinas de cima - agora estou na dúvida se compro a base inclinada ou a reta... acho que pra tocar sentado, melhor a inclinada. Mas se for tocar de pé, será que não fica ruim?

    M.André
    Membro Novato
    # jun/19 · Editado por: M.André
    · votar


    kokada
    A base é pra dois teclados, né? Independente de tocar sentado ou de pé, prefiro base inclinada. O acesso aos controles do teclado de baixo fica meio ruim na base reta.

    kokada
    Veterano
    # set/19 · Editado por: kokada
    · votar


    M.André
    a base é pra dois teclados. Acabei comprando a longarina inclinada de cima. Só que como gosto de tocar sentado, achei ruim a posição pra tocar o teclado de cima, mesmo com a longarina inclinada. O cotovelo fica levantando pra tocar, cansa rápido... Já pra tocar em pé, fica de boa. Ou como um teclado de apoio, só pra usar de vez em quando deve atender.

    Acabei comprando outro suporte, só que um em X duplo da marca Saty (http://www.saty.com.br/portfolio/2040/) - achei muito bom, o encaixe é diferente, não precisa ficar girando a manopla e encaixar o parafuso... é tipo engate(lock memory), você puxa e solta, muito prático, além de resistente e leve.

    Acho que vou fazer tipo uma ilha de teclado tipo o Vangelis ou Jean Michel Jarre rsrsrs porque tocar com cotovelo levantado não dá não....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a STAY 1100/1 - Adicionando 2º teclado