Autor |
Mensagem |
edu. Veterano |
# abr/07
Falai pessoal, estou com algumas dúvidas em relação ao modelo PSR e403 da Yamaha, qualquer pergunta respondida já vai ajudar bastante, lá vai:
Por enquanto achei o teclado pelo preço de +-1050 reais, sei que daria para achar mais barato na internet, mas é que eu quero comprar em loja física. Esse preço está decente, ou nem vale a pena?
Outra pergunta, ainda não consegui entender muito bem sobre a memória interna dele. Dizem que tem memoria interna flash de 373kB, mas me lembro de ter visto em algum lugar que se você corta a energia ele perde os dados gravados por você. É verdade? Gostaria de saber mais sobre isso, já que se for assim, realmente é uma grande desvantagem para o teclado.
O cabo USB que é necessário usar para conectar no PC, parece ser o mesmo usado por algumas câmeras de foto(como a minha, hehe), ou seja, daria para aproveitar o cabo, ou é algum cabo um pouco mais especial?
Depois de conectado o cabo USB, daria para usar algum programa e tocar direto pelo próprio computador, usando os auto-falantes conectados no PC e talvez até poder mexer em configurações de sons, timbres, etc? Quais seriam as possibilidades?
Pessoal, obrigado pela atenção.
|
mano_a_mano Veterano |
# abr/07
· votar
edu.
se você corta a energia ele perde os dados gravados por você. É verdade?
FALSO. A memória Flash mantém todo o conteúdo mesmo em queda de energia. Você só perde os dados se estiver transferindo conteúdo do computador para a memória e a luz é cortada durante o processo. Se o conteúdo já está na memória, não há problema.
|
edu. Veterano |
# abr/07
· votar
mano_a_mano
Opa, valeu pela resposta.
Realmente não faria sentido não gravar pelo motivo da memória interna ser flash. Mesmo assim eu tinha ficado na dúvida.
Para o pessoal aqui, alguém sabe quais são as possibilidades de conectar esse teclado ao PC com o cabo USB? O que quero dizer é se é possivel tocar pelo próprio PC, usando o teclado apenas como um 'dispositivo' com teclas.
Ou não da para fazer nada além de passar músicas?
|
riceira Veterano |
# abr/07
· votar
edu.
"O cabo USB (...)"
O cabo é daqueles comuns que se encontram em qualquer loja de informática em torno de 7 Reais.
"Depois de conectado o cabo USB, daria para (...)"
A função do cabo USB neste modelo é muito limitada: você pode transferir algumas songs do computador para o teclado unicamente através do programa da Yamaha, ou seja, não pode "usar algum programa e tocar direto pelo próprio computador, usando os auto-falantes conectados no PC" e muito menos "poder mexer em configurações de sons, timbres, etc" Como você pode perceber, as "possibilidades" do USB são bem restritas neste modelo. Os pontos fortes do E-403 estariam nos 2 knobs que afetam os timbres em tempo real. a função arpeggio e os bons timbres (o Piano Acústico e o Sax, por exemplo).
Use a busca aqui no fórum e encontrará alguns tópicos sobre o E-403 incluindo links para obter o manual.
|
dberg_242 Veterano |
# abr/07
· votar
Olá Edu,
o preço de 1050 reais é justo pelo teclado sim, em se falando de loja física, no qual você leva ele na hora. Tenho esse E-403 e acho ele ótimo para iniciantes.
O cabo USB facilita na hora de carregar MIDIS e transferir conteúdo. Tenho o Encore instalado no meu computador e quando executo uma música no software, ele executa no teclado também, usando os timbres dele. Esse é apenas um software no qual você pode interligá-lo e testar. Acredito que outros softwares também seja possível tal interação.
|
edu. Veterano |
# abr/07
· votar
riceira
dberg_242
Obrigado pelas respostas.
dberg_242
Já vi muitos falando sobre esse encore, também já ví alguns arquivos com a extensão .enc. Qual exatamente seria sua função, e como seria o uso desses arquivos?
---
Uma pergunta que me surgiu agora, se é preciso comprar uma nova fonte para esse teclado, ou daria para usar sem problema a mesma fonte que uso num PSR bem antigo, já que a entrada parece ser similar. Não sei se daria, mas provavelmente vou comprar uma nova por questão de segurança mesmo.
Obrigado.
|
dberg_242 Veterano |
# abr/07
· votar
edu.
Eu compraria uma fonte nova sim. Provavelmente a voltagem de saída das fontes antigas é diferente das novas. Você vai evitar grande dor de cabeça se pegar uma fonte nova.
Quanto ao encore, ele possibilita você a escrever partituras e executá-las no seu computador ou teclado. Arquivos .ENC contém as partituras do encore. Aqui no fórum em algum lugar tem um post que dá o link para baixar mais de 1500 músicas .ENC. Bastante interessante. Talvez mais pessoas aqui no fórum que usam mais o programa possam dar umas dicas melhores.
|
alexandrespa Veterano |
# abr/07
· votar
Tenho um Roland E-60 e adquiri um E-403 pra não precisar levar o Roland(mais caro, né) pra todo lugar.
Uso o E-403 basicamente pra tocar piano. Mas é um excelente teclado. Paguei 1.000,00 por ele. Excelentes aqueles knobs de ajuste em tempo real. E tem uma boa quantidade de timbres, que, ajustados, podem ficar ate legais para um PSR.
Ainda não vi melhor teclado pra iniciante.
|
edu. Veterano |
# abr/07
· votar
dberg_242
alexandrespa
Obrigado pelas respostas!
dberg_242
Realmente acho que não faz muito sentido eu ficar com uma fonte velha, mas era mais por questão de curiosidade, no final eu iria acabar comprando uma nova.
A única dúvida que resta é se faz diferença entre uma 'genérica' ou oficial da Yamaha, e qual seria a variação de preço.
alexandrespa
Opa, isso aí me incentiva ainda mais a comprar o e403. Valeu pelo comentário.
|
edu. Veterano |
# abr/07
· votar
Fui em uma loja hoje para dar uma olhada, testar os teclados, e me deparei com o DGX220, o preço é um pouco mais caro, mas mesmo assim me interessei por ele por ter mais teclas e continua com conexão USB. Parece que no total tem uma oitava a mais que as 5 do e403, vale a pena pagar mais por uma oitava a mais? Sentirei falta dela no futuro?
O que gostaria de saber mesmo é sobre o que ele tem e o que não tem a mais em relação ao e403, já que o vendedor deixou meio vago isso.
Baixei o manual do dgx220 e vou começar a ler daqui a pouco, mesmo assim opinem.
Obrigado
|