Tocando tecla com os dedos: 3,2,1,3,2,1

    Autor Mensagem
    A. Leão
    Veterano
    # abr/07


    Sempre que vejo partituras eruditas que já tem as posições dos dedos, quando uma nota é tocada repetidamente, os dedos variam dessa forma - dedo: 3,2,1,3,2,1..., me parece que assim fica um pouco mais difícil, mas qual a vantagem de trocar os dedos dessa forma?

    (Um exemplo é a partitura da Für Elise de Beethoven no http://www.sheetmusicarchive.net/ - quando o a nota lá é tocada repetidamente com a mão esquerda)

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    os dedos variam dessa forma - dedo: 3,2,1,3,2,1..., me parece que assim fica um pouco mais difícil, mas qual a vantagem de trocar os dedos dessa forma?

    você está falando daquela parte dos trocentos LÁs na mão esquerda?

    a vantagem é que você não sobrecarrega um dedo só, coloca todo mundo pra trabalhar
    e ajuda na acentuação, vez sim vez não, o dedo 3 cai no tempo forte

    deve te dar uma vontade enorme de tocar tudo com o mesmo dedo,
    mas se olhar outros instrumentos vai ver que tem a mesma ideia
    um baxista não toca a mesma corda com o mesmo dedo quando você tem notas iguais, ele alterna, igual um baterista que toca um 16 beat, ele usa as 2 baquetas no chimbal


    me parece que assim fica um pouco mais difícil
    as vezes o mais dificil no inicio se torna o mais facil e prático no futuro, pequeno gafanhoto

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    A. Leão, a primeiro momento parece ser mais difícil, mas se for feita como se estivesse passando os dedos na mesma tecla (batendo a ponta de cada dedo na tecla, puxando pra baixo e fazendo o mesmo em seguida com os outros dedos) lhe dá uma velocidade bem grande com mais praticidade do que usar um dedo só. Como o Fernando tecladista disse, na Fur Elise tem uma parte que fica uns trocentos lás e imagina só tocar aquilo tudo batendo só com um dedo... Ai minha mão hehe

    Se quiser pode conferir a versão Metal de Für Elise hehe
    http://www.gprotab.net/search_tabs.php?act=search_tabs&t_tab=fur+elise &page=1&=Go#100774

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocando tecla com os dedos: 3,2,1,3,2,1