Falando sobre o S30

    Autor Mensagem
    Música de Preto
    Veterano
    # abr/07


    Galera, lá na minha igreja tem um S30. Eu to chegando lá agora e o tecladista de lá tava me mostrando ele. Dentre as coisas que reparei, notei que os timbres dele não são - ou não me pareceram - tão espetaculares assim. Tem alguns sons que ficam devendo um bocado pro que eu ouvi falar dele. Outra coisa é que achei ele um teclado um pouco complicado pra se tocar ao vivo. Talvez seja porque sou acostumado com meu PSR-510 que tem um monte de botões e funções bem discretas, ao contrário do S30. Eu também queria saber que grande poder de síntese é esse que ele tem. No painel dele está escrito "Modular Synthesis Plug-in System". É isso mesmo? Ele funciona como um synth modular? Galera, postem umas informações legais aí sobre esse teclado porque o tecladista de lá conhece menos de tecnologia em teclados do que eu. Se eu estou assim, imagina ele...

    keyboardjones
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    DaÊ

    Bom, também tenho um S30, só que faz pouco tempo que o adquiri de modo que ainda estou na fase do manual de instruções e então não sei se vou poder ajudar muito, mas vamos lá.

    À primeira vista, eu também não achei ele o bicho, mas quanto mais vou mexendo nele, mais vou me maravilhando com o que o brinquedo é capaz de fazer. Acredite, o teclado é muito bom. Vale lembrar que equalizar direitinho o bicho dá uma grande diferença no resultado final do som, sem falar que a edição de timbres dele é bem fácil. Se tu puderes passar um tempo maior com ele, tenho certeza de que tua opinião vai mudar.

    Sobre tocar ao vivo, todo sintetizador que conheço é meio complicado. O lance é programar em casa direitinho e levar pro show já com os layers e splits prontos na memória interna (ou no cartão). Eu também tenho um PSR 510 (semi encostado) e sei o quanto o lance de orquestração (L1/L2/R1/R2) deixam o cara mal acostumado, huauhauhahuaahu... Parece palhaçada, mas fica tudo alí a mão sem mistério nenhum e super fácil de mexer. Ah, se em todo sintetizador fosse assim...

    Sobre o Modular Syntesis Plug-in System, é verdade. Mas repare que tem um "Plug-in" alí no meio do nome. Pelo que eu entendi do manual, significa que você pode plugar a maioria das placas de expansão da Yamaha para o S30/S80 que estão no mercado, aumentando com isso a capacidade do teclado em alguns aspectos... Isso porque quem gera o som é a própria placa e não o teclado. Ela possui um chip independente do teclado para gerar o som... Dá uma olhada no site da Yamaha. Talvez tu consigas uma explicação melhor sobre isso por lá.

    Bom, ainda estou meio verde no aparelho, mas espero ter ajudado um pouco.

    Falou

    Música de Preto
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu não consigo pensar na idéia de ter um synth por isso. Apesar de não ter tanta editabilidade, teclado pra mim, só arranjador. A não ser quando eu realizar o meu sonho de construir meu próprio synth analógico. Eu gosto de teclado com muitos botões. Quem tem um PSR-510 sabe bem o que é isso. Um colega meu quando viu o teclado pela primeira vez perguntou - zuando: Caramba, é uma mesa de som???!!!!

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Um synth dá um trabalho mesmo pra configurar, mas é como o keyboardjones disse, é configurar em casa ou no estúdio primeiro antes de ir pro "bicho pegar". Ainda mais com os teclados de hoje que vêm acompanhados de ótimos softwares de edição. Você pluga no PC e configura ele todo. Já vai com os timbres todos pré selecionados, efeitos, splits, layers, etc. Ao invés de discar o número do timbre, é só apertar um botão e está pronto, já com tudo configurado. Eu também estranhei quando sai de um arranjador da Yamaha pra um sintetizador Roland. Mas depois que fui descobrindo os recursos da máquina fui cada vez mais me apaixonando pelos sintetizadores. Ainda mais podendo criar novos timbres. Imagina só aquele timbre que você escuta e fala, tá parecido, mas tá faltando alguma coisa. Isso que acho apaixonante.

    Aqui, e se o seu colega visse um teclado com nem tantos botões fazendo aquela sonzera toda? hehe

    Música de Preto
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Ressuscitando tópico: acho que vou ficar com esse teclado em casa!!! Vou ver se pego ele pra dar uma explorada! Conforme for eu conto aqui.

    Música de Preto
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Ressuscitando tópico parte 2: Esse teclado é incrível!!!!! Para sons acúsitcos as vezes ele vacila um pouco, mas pros sons eletrônicos é o bicho!!!! O que eu mais curto é ficar reproduzindo sons de vintages nele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falando sobre o S30