Como começar a dar "aula"?

    Autor Mensagem
    Eduardo 336
    Veterano
    # abr/07


    É o seguinte pessoal:

    Minha irmã de nove anos começou a se interessar pelo teclado, volta e meia ela pega e começa a tocar, até tirou Rebelde de ouvido... melhor do que nada né?

    Eu queria ensinar ela, passar pra ela só as noções básicas pra depois ela começar a ter aulas sabendo melhor o que está fazendo. Eu tenho aula de piano faz um ano já, acho que tenho qualificação pra passar o básico pra ela, o problema é que eu não sei por onde começar(qual "matéria").

    Alguém pode me ajudar?


    Eduardo C. Aquino

    sliderX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    escolha um campo harmonico maior (normalmente escolhem o de Dó pq eh mais facil) e começa a passar exercicios para agilidade motora dela dentro desse campo harmonico

    assim ela vai ser acostumando com o som redondinho do campo harmonico maior

    bom, eu faria assim =]
    o que vc acha eduardo?

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    (talvez) seja bom vc prokurar algum método pra piano

    Mas acho q o mais básico mesmo é ensiná-la a ler partituras (se ainda não souber...)

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Só posso dizer....não sei!

    Eu nunca fiz aula, mas sei como montar todos acordes, sei o que é uma 13, mas nunca consegui passar isso pra ninguém. Meu irmão toca violão: pensei, vou passar tudo que eu sei para ele. Não consegui que ele me entendesse, porque também não fiz aula, não sei como passar o que eu sei... É foda, mas é isso, a maldita técnica não aprendida sempre bate à porta e diz: Viu qué qui dá não me estudar, espertinho!!!!!!!!!

    Abraços.

    krydes
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eduardo 336
    escolha um campo harmonico maior (normalmente escolhem o de Dó pq eh mais facil) e começa a passar exercicios para agilidade motora dela dentro desse campo harmonico

    assim ela vai ser acostumando com o som redondinho do campo harmonico maior

    faça isso com partituras aí ela já treina o campo harmonico,agilidade,e leitura de partituras ok? um abraço...

    leandro rodrigues
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mauro Lacerda
    Só posso dizer....não sei!

    Boa ajuda


    Eduardo 336

    Eu ira dando tudo que eu aprendi, campo harmônico, e alguns exercícios que eu tenh aprendido.

    Come por formação de Acorde depois Escalas, Intervalos, e outros

    gustavorino
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eduardo 336
    tente ensinar já com partituras.. pega uma música bem simples do tipo atirei o pau no gato, e vá ensinando as notas devagar .. tenho um irmao de 7 anos que está fazendo aula de teclado, e quando vou visitar ele sempre tento passar alguns licks de blues

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu acho legal fazer isso mesmo que o gustavorino disse. Ensina ler partituras, sim bolos, posicionamento correto das mãos, dedos e corpo, termos técnicos básicos como timbre, patch, sequencer, performance, sampler. Também sobre categorias de timbres, como strings, pianos, pads, leads, e por aí vai.

    E prática! Começa devagar e a medida que for avançando, vai dificultando.

    Eduardo 336
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Primeiramente obrigado a todos.

    sliderX
    krydes

    Os exercícios seria tipo Czerny, Hanon essas coisas??
    Se for isso... não acho uma boa idéia. Eu já dei uma estudada nesses exercícios e acho que se eu passasse isso logo de cara, ela ia ficar achando que música é uma coisa chata... pq esses exercícios são bons, mas também são bem chatinhos, isso é coisa pra mais adiante.

    leandro rodrigues
    gustavorino

    Ótima dica, vou passar umas partituras de música clássica com uns arranjos bem simplificados pra ela, ela vai gostar. Depois começo a passar umas coisas mais populares (popular pra minha irmã é Deep Purple... essas coisas... influência minha :P)


    JeffersonX

    Ótima dica, mostrar a classificação dos timbres, como fazer combinações de timbres, funções synth... ela vai se "amarrar" nisso!

    fábio_soul
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu acho que a primeira coisa que se deve aprender são os modos gregorianos, pois assim, ela já aprende a identificar o som do modo jônio, dório, frígio, lídio, mixolídio, eólio, e, principalmente, o lócrio, que é muito utilizado atualmente. Depois, você pode ensinar os modos da menor harmônica. Depois que ela aprender tudo isso, você ensina todas as leis de harmonia. Em seguida, ensina ela a improvisar em todas as escalas possíveis, bem como a montar acordes com os dez dedos da mão ao mesmo tempo... e depois de tudo isso, quando ela tiver uns 70 anos, ensina ela a ler partituras!

    hauahauheuaeauehaehauehaheuhauhauehha

    Foi mal aí, mas é que eu não pude resistir.

    fábio_soul
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    (ou "modos gregos", como quiserem...)

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Cara, lendo os comentários, e (re)lembrando da minha experiencia pessoal, se ela não tiver mto interesse (ainda) em ver mta coisa teórica, não pense duas vezes: NÃO TORNE A COISA TORTURANTE!!

    Se for ensinar, NÂO a faça perder o interesse, NÃO torne as coisas chatas...

    Faça o mais básico: ensine-a a ler partituras e a não fazer coisas "erradas" com o posicionamento das mãos.

    De resto, passe um monte de músicas pra ela!

    leandro rodrigues
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu acho que a primeira coisa que se deve aprender são os modos gregorianos

    Hahaha...No início do aprendizado de algum instrumento( todos ) o CERTO é começar logo na 1ª aula, saber a Formação dos Acordes, depois Escalas, depois Intervalos, depois MODOS, depois Harmonização, depois...

    krydes
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eduardo 336
    Cara, lendo os comentários, e (re)lembrando da minha experiencia pessoal, se ela não tiver mto interesse (ainda) em ver mta coisa teórica, não pense duas vezes: NÃO TORNE A COISA TORTURANTE!!

    Se for ensinar, NÂO a faça perder o interesse, NÃO torne as coisas chatas...

    Faça o mais básico: ensine-a a ler partituras e a não fazer coisas "erradas" com o posicionamento das mãos.

    De resto, passe um monte de músicas pra ela!
    No início do aprendizado de algum instrumento( todos ) o CERTO é começar logo na 1ª aula, saber a Formação dos Acordes, depois Escalas, depois Intervalos, depois MODOS, depois Harmonização, depois

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Krydes está certo. Como dizem, a primeira impressão é que fica. Se logo na primeira aula ser algo maçante e torturoso, ela irá ficar desmotivada na hora. Porém se for algo que mostre que na verdade aquilo que parece complexo, na verdade é simples amanhã, ela irá gostar.

    Mostre por exemplo, como trabalhar com cada timbre. Pois às vezes um timbre parece ser ruim, mas tocando o estilo de música correta com o timbre, é muito legal e empolgante. Por exemplo, um piano é bem versátil e pode ser usado para vários tipos de música. Já um harpsichord, por ser um instrumento com o timbre mais rápido e agudo, precisa ser tocado mais rápido. O English Horn lembra algumas músicas meio egípcia, e notei que neste tipo de toque possui alguns semitons no fim de um acorde ou no meio. Por exemplo, começando em ré maior, pegaria sol#. E também notei que no meio ou no final de um solo com esse timbre, faria um arpejo rápido com duas ou três notas, finalizando na nota inicial do arpejo.
    Já strings é bacana para preencher o som e fazer aqueles arranjos como se fosse orquestrados. O vocal/choir para por tipo um suspense na música. Um órgão, como o Pipe Organ coloca também aquele suspense, tipo Phantom Of The Opera hehe. Um Lead é bacana para solos rápidos... E por aí vai.

    Falei mais dos timbres que estou acostumado a utilizar quando toco. Eu toco metal e uso bastante esses timbres. Procuro sempre ao tirar uma música de uma banda, observo bem como o patch é utilizado para saber trabalhar melhor com ele. Isso é super empolgante. hehe

    Eduardo 336
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    fábio_soul
    TG Aoshi
    leandro rodrigues
    krydes
    JeffersonX

    Valeu pelas dicas pessoal.


    Vou fazer como me disseram mesmo, vou mostrar pra ela umas coisas básicas sobre timbres, funções synth, funções do teclado, postura correta, como o teclado é, a organização das notas, passar músicas simplificadas, coisas básicas de partitura(pq eu também não sei muita coisa), formação de acordes, escalas, intervalos, formação de arpejos, harmonização, exercícios para agilidade e etc... isso já da um bom tempo de aula e quando ela começar a ter aula com um professor de verdade já terá uma boa noção de como o teclado é.

    abraços



    Eduardo C. Aquino

    Eduardo 336
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Aahhhh!
    só mais uma coisa...
    alguém pode me indicar um método pra piano(livro) que seja fácil de encontrar e em português?

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Minha irmã de nove anos

    formação de acordes, escalas, intervalos, formação de arpejos, harmonização

    eu acho que isso vai fundir a cuca da menina
    não pode esquecer que ela tem 9 anos, instrumento musical nessa idade ainda aparenta ser algum brinquedo pra criança
    nessa idade criança quer saber mais de tocar, fazer barulho

    e não de teorias dizendo que um acorde maior é formado por uma terça maior e uma quinta partindo da tonica e que não existe quarta maior e sim quarta justa e que a escala maior é formada de tom tom semitom....

    passa varios exercicios com cara de música e músiquinhas faceis, pode até passar escala de DÓ e SOL pra ela tocar mas não precisa comentar sobre tons e semitons ainda

    se você ver que ela vai pra frente, então começa a aplicar essas teorias (mais da area harmonica) conforme ela desenvolve a parte pratica

    quanto a parte funcional do teclado
    aos poucos também vai comentando, não precisa no começo ficar comentando sobre hammond e drawbars e overdrive, nem sobre a amplitude do cutoff do timbre do moog, nem fundamentos do cravo, pra criança o som do cravo está mais para uma mosca varejeira dentro de um pote de doce do que a beleza que é para o ouvido de um adulto

    deixe elar tocar alguma musica e colocar alguma bateria pra ficar bonitinho, não esqueça tem 9 anos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como começar a dar "aula"?