Diferença entre Teclado e seu Rack+Controlador

    Autor Mensagem
    JSPX - Pellz Explosion
    Veterano
    # abr/07


    Seguinte, eu toco numa banda de rock faz um certo tempo, viajamos, gravamos e tudo mais, mas meu teclado é um psr, hehehe.
    Faz tempo quero trocar (e vou) por um Nord Lead 2x, mas agora tenho pensado se vale a pena pegar um Rack do 2x, e ligar talvez no próprio PSR... Faz algum sentido?
    Sai mais barato, pelo menos, hehe.
    O som fica igual?

    Se não, valeria a pena comprar o rack + um controlador invés do próprio Nord Lead 2x?

    o Nord eu compro por 4.300 (foz do iguaçu)
    o Rack por 2.100 (usado mercado livre) + um controlador bom de 1000 ?
    ...
    Não sei, o que acham?

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bem, acredito que a maioria das pessoas recomendaria você pegar o teclado ao invés do rack + controlador, realmente é mais fácil para transportar, não tem aquele tanto de cabos, etc, mas é mais caro.
    No meu caso específicamente, eu pegaria o controlador e o rack. Porque? Porque o controlador te daria outras possibilidades que o Nord não daria, por exemplo ligar ao pc/notebook, controlar outros módulos (derrepente você pega um JV 1010 para timbres que não tenham no Nord Rack, etc...
    Eu não sei qual é a possibilidade de controles MIDI do teclado Nord, mas um controlador é dedicado a isso, te daria mais opções.
    Lógico, é mais fácil e prático pegar o Nord teclado, mas se você teria utilidade e necessidade em utilizar as especificações de um controlador, vá de controlador + rack.
    OBS: Com o preço do Nord, se você der umas pechinchadas, vocÊ pega o Nord Rack, um controlador e o JV 1010, um setup lindo...


    Abraços.

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    JSPX - Pellz Explosion
    Já pensou na possibilidade Kurzweil SP-76 + Roland XV-2020?

    Scoth_Pr
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    mano_a_mano

    Qual seria a razão do cara deixar de pegar um Nord pra pegar um XV-2020??? Que que isso tem a ver??

    JSPX

    Concordo com o Mauro Lacerda, eu também iria de controlador + módulo. Se eu não me engano, o Nord Rack tem todos os controles (knobs etc...) nele mesmo, então você só iria usar mesmo as teclas do controlador.

    Você só usa timbres analógicos? Nada de pianos, órgãos etc..? Seria bom você usar um controlador, e mais pra frente comprar um outro módulo barato pra completar a gama de timbres do setup. O Jv-1010 é uma boa pedida, mas dependendo da sua necessidade tem vários outros nessa faixa de preço.

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Scoth_Pr
    Nada, é só uma hipótese... Existem várias. O Nord é uma; essa combinação que eu sugeri é outra; a idéia do Mauro Lacerda é mais outra; e assim vai.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    mano_a_mano

    Eu sei cara, mas se ele tá querendo comprar um Nord Lead, supõe-se que ele precisa exclusivamente de timbres analógicos, não é? Daí não tem nada a ver sugerir um módulo genérico da Roland com uma segunda opção. Ainda se fosse um outro módulo V.A. tudo bem, mas o xv-2020, nada a ver né... É que nem sugerir pra um guitarrista de blues comprar um banjo.

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    JSPX - Pellz Explosion
    E o E-MU Proteus 2000?

    AC_TEC
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Scoth_Pr:
    "Eu sei cara, mas se ele tá querendo comprar um Nord Lead, supõe-se que ele precisa exclusivamente de timbres analógicos, não é? Daí não tem nada a ver sugerir um módulo genérico da Roland com uma segunda opção."

    Olá, amigo. Possuo um JV-1010, que possibilita uma síntese analógica mais que básica, através do soft Change It, por exemplo. Mas faltam controles em tempo real. Considerando que o XV-2020 utiliza uma síntese mais moderna, e supera com certeza os controles em tempo real da linha JV, a combinação controlador + xv-2020 resulta num setup poderoso, sendo SIM possível e viável, ainda que a idéia fosse basicamente timbres analógicos! E ainda por cima seria desnecessário adquirir um módulo adicional com timbres acústicos como o JV-1010...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    AC_TEC

    Na minha opnião, o Xv-2020 é para tecladista de banda que precisa de tudo-em-um, assim como o Jv-1010 e 1080. Já para tecladistas de bandas dedicadas que precisam do timbre mais fiel possível, falta muita, muita coisa pra se chegar no nível profissional.

    Seria a mesma coisa do cara dizer: Preciso de timbres de órgão, mas em vez de comprar um Tokai Tx-5 vou usar os órgãos do meu Jv-1010 que quebram o galho e ainda tenho mais alguns de brinde.

    Há uma enorme diferença entre "ter bons timbres" e ter O timbre, entende?

    Aliás, Nord é Nord né...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Sem contar também que com um SP76 + Xv-2020 vai faltar uma porrada de controles em tempo real, que são vitais pra uma boa performance com V.A.'s né....

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu vendi o meu PSR2100, e pedi para um amigo meu trazer dos EUA um MOTIF Rack ES por US$1150.

    Eu estou indeciso entre dois teclados controladores MIDI para este rack:

    - O M-Audio Keystation 88es - R$1095
    Tem 88 teclas semi pesadas, mas poucos controles (1 botão e 1 slide).

    - O Behringer UMX-61 - R$700
    Só tem 61 teclas, mas tem (8 botões e 8 knobs), vem com placa de som externa UCA200.

    O que seria melhor para o MOTIF Rack ES (o que vocês comprariam na minha situação) ???

    A. Cordeiro
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    El_Cabong

    O que seria melhor para o MOTIF Rack ES (o que vocês comprariam na minha situação) ???

    Olha cara, tb achei o O M-Audio Keystation 88es bem interessante, principalmente pelo preço e extensão, assim como tb as teclas (semi-pesadas se não me engano), que judam até mesmo em qualquer tipo de performace, como num órgão. Agora usaria apenas pra piano, cordas sintetizadas, e raros órgãos, nada além disso. Pra quem quer usar tudo que um Montif Rack Es pode oferecer, como uma gama de sons e efeitos que precisam de controles em tempo real pra uma boa performace, acho que o Behringer UMX-61 seria mais em conta, uma vez que a versatilidade é bem maior. Agora se quer juntar um básico controle (e bem básico mesmo) e uma boa extensão, nessa faixa de preço, acho que um Roland A-33 poderia ser uma opção.. Mas vê aí, talvez aguém tenha uma outra opinião, de qualquer forma, espero ter ajudado...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    O Behringer é melhor pelos controles em tempo real (bem necessários em alguns estilos) e as teclas, leves, tipo sintetizador. Teclas semi-pesadas é uma opção intermediária, para quem usa além de synths, pianos e órgãos. Teclas pesadas são para piano mesmo, nem órgão nem Synth ficam com boa dinâmica. Se você pretende usar preferencialmente Synth, o Behringer é melhor. Se você utiliza muito piano e órgão, o de 88 teclas é melhor, além do que, como eu disse, ele é intermediário, pode ser usado tanto para um quanto para outro instrumento, embora não seja específico para nenhum dos dois...
    Difícil, depende exclusivamente do que você quer fazer com ele...
    Só Synth - Behringer
    Synth mais piano mais órgão - M-Audio.

    Minha principal dica: pega o Behringer para o Rack, que você terá um equipamento dedicado para Sytnhs. Se for o caso, depois você pega algum piano digital, talvez um SP 76, um Privia, um ES4...
    Aí sim, você terá tudo "no jeito": Synth, com teclas específicas e controles, e um piano digital, também com teclas específicas.


    Abraços.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    El_Cabong

    No seu caso eu iria procurar um intermediário de 76 teclas. Pense bem: 61 teclas é muito pouco, e 88 semipesadas podem prejudicar. Apesar de todos os problemas, ainda acho que o CME UF7 é a melhor opção nesse caso. Tem 76 teclas semipesadas (não como as do SP, são leves com um "pesinho"), muitos, muitos controles em tempo real e é bem bonitão. O problema é o acesso sequencial aos timbres que vc pode resolver organizando-os no banco USER do Motif rack. Você terá boas teclas pra execução com piano e ao mesmo tempo não perde jeito nos órgãos e synths. Eu ficaria com o UF7 no seu caso...

    Caso você opte por um de 61 teclas, o Evolution MK-461c parece ser muito bom também, dê uma pesquisada sobre ele.

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Scoth_Pr
    ...61 teclas é muito pouco...

    Pois é. O ideal seria se a Behringer fizesse um UMX-76 !! Aí daria para quebrar o galho do piano, apesar das teclas leves.

    Por causa do preço e dos controles eu estou mais inclinado ao Behringer, porque se eu conseguia tocar piano nas miseras 61 teclas leves do PSR2100, eu não vou estranhar muito. He He !!!!

    Eu achei o CME UF7 meio caro !!

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Retiro o que eu disse: Eu achei o CME UF7 meio caro !!

    Na teclacenter eu achei o CME-UF7 por R$1199,00.
    Acho que está bom o preço !!

    Só uma dúvida. No CME-UF7 tem 9 controles deslizantes para simular os controles de órgãos Hammond.
    No Motif Rack ES tem órgãos que aceitam estes controles, ou só tem órgãos prontos ??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre Teclado e seu Rack+Controlador