PSR como teclado controlador

    Autor Mensagem
    Scherrer
    Veterano
    # mar/07


    Caro pessoal do fórum

    Estou começando a mexer com synths virtuais, e procuro um teclado controlador para conseguir tocar alguma coisa com os timbres que eu faço.

    Acontece que estou tendo muita dificuldade de encontrar controladores à preços acessíveis. Os que encontrei foram:

    - Edirol PC-50, 49 teclas, por R$700;
    - M-audio Radium-49, por R$1000;

    O único dos dois que eu cheguei a tocar foi o m-audio, que me pareceu extremamente frágil.

    A idéia que me surgiu então foi comprar um PSR (ou outro teclado de baixo custo), e usá-lo como controlador MIDI. Ví que alguns deles têm até interface USB, além de terem 5 oitavas (contra 4 dos controladores).

    As dúvidas que ficam na minha cabeça são:

    A qualidade mecânica das teclas do PSR é decente ?
    Existe algo que impede o PSR de servir como um bom controlador MIDI para synths virtuais?
    O pessoal mais experiente concorda comigo na fragilidade dos controladores m-audio?
    Eu poderia ligar uma "knob box" entre o teclado e o PC para obter controles em tempo real?
    Alguém tem alguma outra idéia?

    Forte abraço a todos!

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Scherrer
    A qualidade mecânica das teclas do PSR é decente ?
    São teclas leves e de plástico. Alguns modelos mais antigos, como o PSR-500, têm uma mecânica sofrível, mas os mais novos já melhoraram nesse aspecto.

    Existe algo que impede o PSR de servir como um bom controlador MIDI para synths virtuais?
    A grosso modo, não. Se você tem um teclado, qualquer que seja, e ele tiver MIDI OUT ou USB TO HOST, já serve como controlador de VSTi's.

    O pessoal mais experiente concorda comigo na fragilidade dos controladores m-audio?
    Em parte, eu não concordo, pois o M-Audio Axiom é de uma robustez impressionante...

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Existe algo que impede o PSR de servir como um bom controlador MIDI para synths virtuais?

    no PSR você vai ter o basico de comandos (prog ch, notas, volume, bend)
    todos aqueles knobs, potenciometros, memorias que tem nestes controladores não vai ter no PSR

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    M-audio Radium-49, por R$1000

    Esqueça esse Radium, com esse dinheiro você compra um CME UF-7 que é muito melhor. São 76 teclas, vários Knobs e faders, controle pra sequenciador, tudo ali na mão. E é bem bonitão também.

    Scherrer
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Uhm, esse CME UF-X parece ser realmente muito interessante!!! Têm até aftertouch!

    Como eu faço pra encontrar o danado? Eu moro em Porto Alegre, e por aqui a maioria dos lojistas parece que não sabe nem o que é um controlador...

    Agradeço a ajuda do pessoal do fórum!

    PS: Alguém conheçe algum outro controlador no estilo (e faixa de preço) do CME UF-X?

    Taian
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Olá
    estou com dificuldades em configurar os slides,button e knobs do meu pcr-500 junto ao reason ...por exemplo queria modula o botao de frequencia do NN-XT pelo controlador,alguem pode me ajudar??

    expedifer
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Não gosto muito de PSR's mas os últimos Yamahas, ficaram imbatíveis em materia controladores, falando sobre arranjadores que são os PSR's. Teclados como o s900 ou s700 (além dos Tyros), são NESTE aspecto muito superiores a outros arranjadores em matéria de controlar módulos ou outros teclados . Suas funções midi (in-out, receiv-transmit-bass-chord) são extremamente avançadas, com uma lista grande de canais/pistas na edição (liga/desliga, muda pra outra pista, efeitos, etc, e isso pra style, song, R1,R2,L1, Pads, etc. Mas o melhor é que outras marcas detectam bem funções, efeitos, edições e timbres enviados pelos PSR's, coisa que ao contrário não funciona muito bem. Pelo menos nisso (controlador), os PSR's são "Reis".

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Pelo menos nisso (controlador), os PSR's são "Reis".
    Garanto que não é SÓ nisso rsrs... Palavra de quem tem um há 5 anos.

    E sim, as opções pra controlador deles são monstruosas, cada parte do teclado pode ser endereçada pra um canal, isso escolhendo o que enviar ou não. Como são 32 partes, sobra um pouco rsrs... Se esses teclados tivessem uma superficie de controle decente, seriam os controladores perfeitos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a PSR como teclado controlador