Autor |
Mensagem |
Scherrer Veterano |
# mar/07
Caro pessoal do fórum
Estou começando a mexer com synths virtuais, e procuro um teclado controlador para conseguir tocar alguma coisa com os timbres que eu faço.
Acontece que estou tendo muita dificuldade de encontrar controladores à preços acessíveis. Os que encontrei foram:
- Edirol PC-50, 49 teclas, por R$700;
- M-audio Radium-49, por R$1000;
O único dos dois que eu cheguei a tocar foi o m-audio, que me pareceu extremamente frágil.
A idéia que me surgiu então foi comprar um PSR (ou outro teclado de baixo custo), e usá-lo como controlador MIDI. Ví que alguns deles têm até interface USB, além de terem 5 oitavas (contra 4 dos controladores).
As dúvidas que ficam na minha cabeça são:
A qualidade mecânica das teclas do PSR é decente ?
Existe algo que impede o PSR de servir como um bom controlador MIDI para synths virtuais?
O pessoal mais experiente concorda comigo na fragilidade dos controladores m-audio?
Eu poderia ligar uma "knob box" entre o teclado e o PC para obter controles em tempo real?
Alguém tem alguma outra idéia?
Forte abraço a todos!
|
mano_a_mano Veterano |
# mar/07
· votar
Scherrer
A qualidade mecânica das teclas do PSR é decente ?
São teclas leves e de plástico. Alguns modelos mais antigos, como o PSR-500, têm uma mecânica sofrível, mas os mais novos já melhoraram nesse aspecto.
Existe algo que impede o PSR de servir como um bom controlador MIDI para synths virtuais?
A grosso modo, não. Se você tem um teclado, qualquer que seja, e ele tiver MIDI OUT ou USB TO HOST, já serve como controlador de VSTi's.
O pessoal mais experiente concorda comigo na fragilidade dos controladores m-audio?
Em parte, eu não concordo, pois o M-Audio Axiom é de uma robustez impressionante...
|
fernando tecladista Veterano |
# mar/07
· votar
no PSR você vai ter o basico de comandos (prog ch, notas, volume, bend)
todos aqueles knobs, potenciometros, memorias que tem nestes controladores não vai ter no PSR
|
Scoth_Pr Veterano |
# mar/07
· votar
M-audio Radium-49, por R$1000
Esqueça esse Radium, com esse dinheiro você compra um CME UF-7 que é muito melhor. São 76 teclas, vários Knobs e faders, controle pra sequenciador, tudo ali na mão. E é bem bonitão também.
|
Scherrer Veterano |
# mar/07
· votar
Uhm, esse CME UF-X parece ser realmente muito interessante!!! Têm até aftertouch!
Como eu faço pra encontrar o danado? Eu moro em Porto Alegre, e por aqui a maioria dos lojistas parece que não sabe nem o que é um controlador...
Agradeço a ajuda do pessoal do fórum!
PS: Alguém conheçe algum outro controlador no estilo (e faixa de preço) do CME UF-X?
|
Taian Veterano |
# mar/09
· votar
Olá estou com dificuldades em configurar os slides,button e knobs do meu pcr-500 junto ao reason ...por exemplo queria modula o botao de frequencia do NN-XT pelo controlador,alguem pode me ajudar??
|
expedifer Veterano |
# mar/09
· votar
Não gosto muito de PSR's mas os últimos Yamahas, ficaram imbatíveis em materia controladores, falando sobre arranjadores que são os PSR's. Teclados como o s900 ou s700 (além dos Tyros), são NESTE aspecto muito superiores a outros arranjadores em matéria de controlar módulos ou outros teclados . Suas funções midi (in-out, receiv-transmit-bass-chord) são extremamente avançadas, com uma lista grande de canais/pistas na edição (liga/desliga, muda pra outra pista, efeitos, etc, e isso pra style, song, R1,R2,L1, Pads, etc. Mas o melhor é que outras marcas detectam bem funções, efeitos, edições e timbres enviados pelos PSR's, coisa que ao contrário não funciona muito bem. Pelo menos nisso (controlador), os PSR's são "Reis".
|
tecladoprofusao Veterano |
# mar/09
· votar
Pelo menos nisso (controlador), os PSR's são "Reis". Garanto que não é SÓ nisso rsrs... Palavra de quem tem um há 5 anos.
E sim, as opções pra controlador deles são monstruosas, cada parte do teclado pode ser endereçada pra um canal, isso escolhendo o que enviar ou não. Como são 32 partes, sobra um pouco rsrs... Se esses teclados tivessem uma superficie de controle decente, seriam os controladores perfeitos.
|