To com um tecladinho aqui

    Autor Mensagem
    Villts
    Veterano
    # fev/07


    ... bem zuadinho mesmo... dae eu comecei a pegar umas musiquinhas e peguei gosto pela coisa...

    Entao, dae eu to tirando holy land do Angra, e tem partes que é muito cordenação pra fazer... tipo, uma mão faz uma melodia entre oitavas, alternando elas numa parte rítmica totalmente diferente que o solinho que a mão direita faz!

    Tipo, deve ser coisa besta, eu nem sei tocar direito, não tenho pratica, faço até as notinhas e tal, falta pratica mesmo...

    E então, alguem tem alguns exercicios sei la, em GP ou em PDF ou sei lá, pra me passar ae?

    Valeu ae =D

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Villts
    Eu acho que o melhor é usar a "busca" do fórum para isso.
    Mas de qualquer maneira, meu conselho é sempre o mesmo: procurar uma escola de música. Não adianta ter trocentas apostilas e métodos se não tiver um professor para lhe orientar e tirar suas dúvidas. Anote o que eu estou dizendo...

    Villts
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    mano_a_mano
    Eu acho que o melhor é usar a "busca" do fórum para isso.
    Mas de qualquer maneira, meu conselho é sempre o mesmo: procurar uma escola de música. Não adianta ter trocentas apostilas e métodos se não tiver um professor para lhe orientar e tirar suas dúvidas. Anote o que eu estou dizendo...


    Não tenho dinheiro pra isso não... tenho um amigo que nunca fez um aula, toca pra cacete...

    Além disso, vou gastar ainda em canto...

    Quero exercíciozinhos só pra pegar uma cordenação legalzinha...

    Kobberminer
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Villts
    Quero exercíciozinhos só pra pegar uma cordenação legalzinha...

    Existe um exercício ótimo para as mãos, parecido com halterofilismo forçado, que além de dar força e resistência pode desenvolver seu lado psicológico, nas partes de criatividade, imaginação e prazer...

    Sabe qual é?

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Villts
    Não tenho dinheiro pra isso não...
    Além disso, vou gastar ainda em canto...
    Depende de onde você vai fazer as aulas. Claro, se for pegar um Souza Lima ou um IT&T, vai pagar caríssimo, mas veja: tem tantos professores particulares por aí, que cobram muito menos, e dão boas aulas.

    Quero exercíciozinhos só pra pegar uma cordenação legalzinha...
    É... Isso não existe. Teclado e piano são instrumentos que requerem prática regular (de preferência diária), estudo, dedicação, disponibilidade de tempo e, acima de tudo, persistência. Não dá para querer aprender rápido demais, pois não funciona. Eu, por exemplo, ainda tenho muito o que aprender, mesmo depois de quase 20 anos tocando (sendo 11 profissionalmente).
    Resumindo: ou a pessoa se dedica mesmo ao instrumento, estuda regularmente, ou vai fazer outras coisas e esquece a música.

    Villts
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    mano_a_mano
    Dar uma pegada no teclado todo dia aproximadamente gera prática.

    Não preciso fazer escola... eu aprendi a tocar guitarra pela tablatura por exemplo, nunca fiz aula e toco bem... não sou um malmsteen da vida... mas tenho uma noção que não toco mal.

    O jeito é pegar as partituras e treinando... prejudicado não sairei mesmo....

    Villts
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Kobberminer
    ¬¬

    Diga!

    overmatik
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Empinar pipa? acho que é isso...

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Villts
    Dar uma pegada no teclado todo dia aproximadamente gera prática.
    Pode ajudar, mas tem que ser regular, por exemplo, uma hora por dia. Não adianta tocar 3 horas num dia, 20 min no outro.

    eu aprendi a tocar guitarra pela tablatura por exemplo
    São metodologias diferentes. Guitarra e violão são relativamente mais fáceis de aprender do que piano e teclado, pois você lida com 6 cordas e 20 trastes em vez de 61, 76 ou 88 teclas.

    nunca fiz aula e toco bem...
    Mas quando o assunto é piano ou teclado, não é a mesma coisa. Mesmo os que tocam as músicas mais populares devem ter, senão feito aula, pelo menos treinado regularmente. Mas uma aula é sempre uma aula, e isso nunca vai mudar.

    O jeito é pegar as partituras e treinando
    Você até pode pegar o básico de notação musical, fórmulas de compasso e etc., mas algumas vezes vão surgir detalhes que não há como saber sozinho.

    Blackus
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    nunca fiz aula e toco bem...
    Mas quando o assunto é piano ou teclado, não é a mesma coisa.

    Não, claro que não é, o piano e o teclado são instrumentos sagrados, só sendo iluminado. Nem o cara que inventou o primeiro instrumento de teclas conseguia tocá-lo.

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Blackus
    Também não vamos chegar a esse extremo, né? hehe :-P
    Que piano e teclado requerem estudo, isso é fato. Mas também não são instrumentos impossíveis de se aprender a tocar.

    Blackus
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    mano_a_mano
    Não são então... Ele pode aprender sozinho, eu acho pelo menos, é só pesquisar, treinar e ficar descobrindo sozinho o que da pra fazer com aquilo.

    Kobberminer
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Não, claro que não é, o piano e o teclado são instrumentos sagrados, só sendo iluminado. Nem o cara que inventou o primeiro instrumento de teclas conseguia tocá-lo. (2)

    Ouça Rachmaninoff é verá o quão impossível é para se tocar sozinho ou pelo menos, perfeitamente...

    João Júnior
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: João Júnior
    · votar


    Villts

    Cara, eu concordo com tudo que o mano_a_mano disse: pra aprender a tocar MESMO, você vai precisar, indiscutivelmente de um professor...

    Tentar aprender a tocar piano ou teclado sozinho é como tentar reinventar a matemática: você rala muito pra "descobrir" uma coisa e acha o máximo, quando você vai ver seria uma das primeiras coisas que você aprenderia com um professor.


    Bom, mas pra você não dizer que a galera aqui tá com má vontade de te ajudar, faz o seguinte:

    - Compre a revista Teclado e Áudio regularmente.
    Tem várias pessoas aqui no fórum que criticam muito essa revista, mas eu particularmente gosto. Tem sempre muita coisa legal e muitas vezes exercícios bem interessantes.
    Tente achar a desse mês (fev/2007 edição 124). Vem uma matéria com explicações sobre os músculos e tendões usados para se tocar teclado, além de exercícos de relaxamento, alongamento e de prevenção de lesões por esforço repetitivo.

    - Estude teoria musical.
    A teoria musical é uma só pra todos os instrumentos, e aprendê-la é essencial! Você lê tablatura....legal.....mas vai ser inútil pra tocar teclado. Caso você ainda não saiba, aprenda a ler PARTITURA. Isso é muito importante pra que tá tentado aprender a tocar sozinho porquê os exercícios vem quase sempre escritos em partituras.
    Eu recomento o livro "Princípios básicos da música para a juventude" de Maria Luisa Priolli.

    - Estude os métodos básicos de forma correta.
    Não queira adiantar as coisas: estude passo a passo os exercícios de cada método seguindo a orientação de cada um. Outra coisa muito importante: USE O METRÔNOMO.
    Estude HARMONIA a fundo! Pra mim o tecladista tem que ser o cara que enteda mais de harmonia numa banda, afinal de contas ele tem 10 dedos pra montar os acordes.
    Tente ganhar independência nas mãos: cada mão fazer uma coisa. Estudar erudito é muito bom pra isso, pois você trabalha fazendo harmonia, melodia e ritmo ao mesmo tempo.

    Você vai perceber que galera aqui é muito legal, mas não tem muita paciência com iniciantes.

    Me passa aí o teu e-mail que eu vou te passar o HANON; HANON JAZZ e o HANON BLUES que eu tenho aqui. Eles são métodos muito interessantes, mas comece pelo HANON "normal" antes de ir para os outros. Também tenho alguma coisa aqui em papel que eu posso escanear e te passar.

    Tem esse e muitos outros métodos na net, no eMule você acha rapidinho, mas eu tô bonzinho hoje, vou te passar pra você não ter trabalho procurando.

    PS.: Caso mais alguém queira esse material coloquem os e-mails aí que eu envio pra todo mundo de uma vez só.

    João Júnior
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: João Júnior
    · votar


    Sim, tem isso aqui também:
    http://www.cifraclub.com.br/aprenda/todas/9-teclado/sh-curso-de-tecl ado-p1.html


    PS.: Use sempre a busca entes de criar um tópico novo.

    Villts
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    João Júnior
    Tá aqui... só quero aprender teclado pra brincar tocar bem... não quero me fissurar até tocar o terceiro movimento de moonlight sonata.

    Só pra tocar legalzinho...

    Vini_Rpx@hotmail.com

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Villts
    Só pra tocar legalzinho...
    Mesmo assim você vai pelo menos precisar treinar bastante. Uma hora por dia, bem aproveitada, ajuda muito.

    Villts
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    mano_a_mano
    Tenho esse tempo. =D

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eu toco a 17 anos, comecei a tocar em bandas a uns 9 anos atrás, nunca fiz aula, sempre toquei de ouvido, e posso dizer uma coisa: técnica faz falta sim! Se eu não tivesse a cabeça tão dura, hoje em dia eu estaria tocando muito mais do que toco hoje. Se você quer tocar para seus amigos, em casa, no domingo a tarde depois de tomar umas cervejinhas, tudo bem, mas se quer investir nessa coisa complicadíssima que é a música, melhor começar direito, do que perder tempo achando que tudo vai dar certo porque você quer. O esforço é absolutamente necessário, nada cai do céu.
    Não estou sendo pessimista, apenas quero dar uma dica que é apoiada na minha, apenas minha, experiência: quer fazer alguma coisa, faça direito, vai atrás, dá para aprender sozinho mas você vai levar 10 anos para aprender o que em um ano você aprende fazendo aula...isso em relação a técnica.
    Falei muito, mas é porque se alguém tivesse falado isso para mim antes, eu teria percorrido um caminho menos desgastante...


    Abraços.
    Mauro.

    Villts
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Mauro Lacerda
    Se você quer tocar para seus amigos, em casa, no domingo a tarde depois de tomar umas cervejinhas, tudo bem,

    Exato.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Mauro Lacerda
    · votar


    Então, bota a carne pra assar e mete bala... A primeira música que eu aprendi a tocar foi Let It Be, dos Beatles. Quando eu escutei os acordes saindo da minha mão, pirei. É bem simples, mas é Beatles, sabe com é, a mãe elogia e tal...
    Muita sorte, e bote fé, a coisa é muito legal, você é artista...

    Pena que eu não tenho nada de teoria para te passar, mas tem umas revistinhas que vendem em banca que tem os acordes para teclado. Eu aprendi assim...

    Carruagens de Fogo também é legal, bem simples, mas você vai tendo noção de tempo, sequência de acordes, essas coisas...


    Abraços.
    Mauro.

    bluenote
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    manda ae mano cordeiroalex2006@ig.com.br...valeu!

    Nasch
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    mano_a_mano
    Eu, por exemplo, ainda tenho muito o que aprender, mesmo depois de quase 20 anos tocando (sendo 11 profissionalmente)

    Boa tarde, meu caro...

    Já ví criança pianista com 5 ou 6 anos...mas 3!!!!!

    hauahauheuahu....

    Um abraço.....

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Nasch
    Como eu falei, são QUASE 20 anos, não EXATOS 20 anos... Faz 17 anos que eu tive a minha primeira aula.

    xara
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Pois e amigos, eu vejo a musica como uma mulher, vc precisa ter tempo e dedicacao, se nao fica uma relacao capenga...
    E este tem sido meu problema, sem falar que aprendi alguns acordes sozinho, toco algumas musicas, porem chega num ponto onde a gente nao desenvolve mais se nao tiver a presenca de um professor ou um amigo pra nos auxiliar. Mas de qualquer forma, se alguem tiver um material legal, que queir passar pra mim, eu agradeco de coracao.
    Abraco a todos e muito obrigado

    Lord fafe
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Tá aqui... só quero aprender teclado pra brincar tocar bem... não quero me fissurar até tocar o terceiro movimento de moonlight sonata.

    Só pra tocar legalzinho...



    Cara... se vc quer tocar sóh pra vc e alguns amigos... naum se mate de estudar... vai ser perda de tempo... ou vc se decide de uma vez que quer ser tecladista, ou vc cai fora logo...

    Aff...

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Lord fafe
    Eu já falei várias vezes ali em cima para ele estudar, treinar, mas não adiantou.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    se vc quer tocar sóh pra vc e alguns amigos... naum se mate de estudar...
    deixa o homi estudá

    as vezes o aprendizado de algum instrumento é mais espiritual (independente de religião) do que financeiro

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a To com um tecladinho aqui