Korg X50 , Roland Juno G ou Triton Le Qual devo comprar?

Autor Mensagem
Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/07
· votar


O Juno G também aceita samples patch, com uma memória bem maior e mais rápida 516MB DIMM contra 64MB EDO do Trinton/TR e com armazenamento por meio de CF/SM de até 2GB... Fora a expansão SRX... Hoje eu posso dizer q o JunoG cromatiza... Eu tenho o JG e uso o Fantom-X7... Os principais recursos para performance do Juno-G são identicos ao do Fantom, aliás, o Juno-G está dentro do Fantom, com recursos, timbres, engine e processador...

Abraços...

JeffersonX
Veterano
# mai/07
· votar


Jeferson, o Juno G já vem com leitor de cartão ou tem que instalar alguma coisa nele?

JeffersonX
Veterano
# mai/07 · Editado por: JeffersonX
· votar


Bom, depois de muita pesquisa e reflexão, acho que me decidi pelo Juno G mesmo. Os seguintes pontos pesaram para esta decisão:

- Polofonia de 128 vozes contra 62 do Triton Le
- Conexão via USB do Juno G
- Juno G já vem com a entrada de som de fábrica
- Mixers de entrada de som no painel frontal do Juno G
- Posso usar cartão CF no Juno G que é mais fácil de achar e tem capacidade muito maior que o SM, que é um padrão antigo e, pelo que li, morto. Só encontrei cartão SM usado e muito caro. Um de 64MB usado achei mais caro que um de 256CF.
- Memória DIMM no Juno G ao invés de EDO do Triton LE.
- Software de edição e configuração do Juno G (não encontrei nenhuma referência de algum software para o Triton LE). Um software para edição no PC é muito prático e agilizar a visualização/confituração da máquina.
- Possibilidade de utilizar placas de expansão SRX, que tem a ultimate keys que é simplesmente maravilhosa!! Tem cada timbre que dá até água na boca!! E é timbre de mais que tem!!
- O Juno G tem muitos recursos do Fantom, que dispensa comentários.
- O valor que estou conseguindo o Triton LE usado (em ótimas condições, praticamente novo), consigo um Juno G e sobra. E inteirando um pouco mais do que pagaria o Korg, pego uma Ultimate keys.
- O Juno G eu conseguiria com nota fiscal e novo,
- O Juno G é mais novo (2006) e o Triton LE é de 2002. Por isso é mais atualizado em termos de recursos e opções.
- Pianos... O piano do Juno me agrada mais.

Deixo claro que não estou falando que o Triton LE é um teclado ruim, pior que o Juno G, nem quero fazer a cabeça da galera não pegar este Korg. Sempre sonhei ter um Korg e vou me esforçar pra ter um Korg um dia. Porém o que está pesando muito para essa decisão é que o Roland está se encaixando melhor com as minhas necessidades.

Pelos vídeos e feedback que encontrei, o Triton LE parece ser um ótimo workstation para sua categoria. Mas como o Juno G foi lançado a pouco tempo, veio com mais recursos. É a assim como o Korg X50 (lançado em 2006) veio com mais recursos em relação do Juno D (lançado em 2004).

Jeferson Fernandes

Para utilizar o cartão no Juno G, preciso de instalar alguma placa, ou já posso usar direto na PC Card Slot?

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/07
· votar


JeffersonX
O Juno G já vem com um slot no padrão PC Card para uso de cartão CF ou CM via adaptador PC Card.

Veja uma foto com todos os detalhes do Juno-G...
http://www.woodbrass.com/images/woodbrass/ROLAND+JUNO+G.JPG

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


Caro JeffersonX,

O carregamento de samplers do Triton Le, Korg TR e Tritons Classic Stúdio e Extreme, se faz automaticamente e da mesma maneira, basta voce dar dois comandos e esperar o carregamento.

Toda vêz que for tocar irá precisar efetuar esta operação que dura em média de 3 a quatro minutos, dependendo do volume de memória que for carregar.

O sistema de edição de combs é simples basta apertar o botão MENU e acessar cada parâmetro por pasta.

o Triton Le utilizar cartão SM e requer um leitor de cartões SM para conectar na porta USB do PC para transferir dados, o Korg TT também mas utiliza cartões SD.

Configurar o release no program é fácil, basta apertar MENU.. selecinar a opção AMP, e acesar o ADSR.

Existe um botão de controle de tempo real no painél frontal, que faz edita o release "ao vivo" se quiser.

No aguardo de mais dúviddas

Abraços do amigo

Áureo Galli

JeffersonX
Veterano
# mai/07 · Editado por: JeffersonX
· votar


Jeferson Fernandes

Onde consigo o adaptador PC Card? Custa quanto?

Korgman

Mais uma vez obrigado pela aula. Tô aprendendo muito sobre teclados da Korg. Valeu!

Só me tira uma dúvida: no Triton Le tem algum software pra configurar o teclado? Tipo, pra editar Combis, Programs e por aí vai... Se tem é da própria Korg?

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/07
· votar


JeffersonX
Cara... normalmente em lojas de informática especializadas em Notebook (pois o PC Card é um cartão PCMCIA). Você encontra em lojas especializadas tem teclados (revendedores Roland). O pessoal do Fórum e a maioria dos usuários do Juno-G e Fantom-X costuma comprar de um vendedor do ML que eu não posso mencionar aqui, mas o custo pelo adaptador neste vendedor é de R$ 45,00...

korgman
O Juno G possui comandos mais complicados para se criar Sample Pacths ao contrário do Fantom-X que faz a leitura do pacote sampler (ex: tipo AKAI), no Juno-G é necessário samplear arquivo por arquivo por região, dinâmica/harmônicos... Com relação ao carregamento dos samples ele é automático se assim estiver definido o system. Basta está o cartão no leitor do próprio teclado...
Obrigado pelos esclarecimentos a cerca dos Tritons. Um teclado que me interessa muito da korg, mas nunca o vi no Brasil é o Micro-X... Vc tem idéia de quando aparece por aqui???

JeffersonX
Veterano
# mai/07 · Editado por: JeffersonX
· votar


Jeferson Fernandes

Maravilha Jeferson! Eu ontem, depois de algumas pesquisas achei no wikipedia sobre isso. O PCCARD nada mais é que o PCMCIA mesmo.

Bom, poderia então me informar por e-mail onde posso encontrar? jeffersonhenrique arroba gmail ponto com.
Valeu cara!

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/07
· votar


JeffersonX
Chará... Já mandei o e-mail... Qq coisa me dá um toque...

Abraços...

JeffersonX
Veterano
# mai/07
· votar


Valeu cara! Recebi lá. Ah, o que mais dá pra usar no PC Card Slot? E pra instalar a Ultimate Keys e outras placas SRX tem que abrir o garoto? Se tiver, será que isso anularia a garantia?
Até mais

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


Caro JeffersonX,

As séries Triton Le e Tr não possuem software editor para PC, apenas o X50 possui software editor.

valeu

Scoth_Pr
Veterano
# mai/07
· votar


Jeferson Fernandes

Um teclado que me interessa muito da korg, mas nunca o vi no Brasil é o Micro-X... Vc tem idéia de quando aparece por aqui???


Aqui

tecladomax
Veterano
# mai/07
· votar


Muito melhor vc pegar um Triton Le ou TR, não tem nem comparação.

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/07
· votar


JeffersonX
Existe um compartimento preso por 2 parafusos e uma trava que não tem lacre de violação. Não é necessário abrir o teclado, é um compartimento pequeno como se fosse um lugar para as pilhas... Dentro desse compartimento existe um slot SRX e um slot DIMM... Não incorre na perca de garantia... Pode ficar sossegado...

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/07
· votar


Scoth_Pr
Obrigado cara.. Mas lá não tinha preço, porém acabei lamentávelmente achando um lugar com preço... MICRO-X 25, precinho camarada!!!


tecladomax
Bacana amigo... Respeito sua opnião, mas só para termos mais embasamento... Quanto você conhece o Juno-G ou o Fantom-X??? Tenho um amigo, Vagner, que tem um Triton LE 76... Hehehhe... Várias vezes ele me quiz vendê-lo por R$ 5.500,00 (bateu a cabeça coitado)... hehehehe... Eu até tinha dito isso aqui uma vez... No natal de 2005 fizemos uma peça musical com 3 bandas, e por causa da dinâmica da peça e limitações de espaço/mapa de palco todos utilizamos esse teclado... É bem bacana, mas pra mim ele é complementar e não um principal... Tem orgãos animais... Na época eu usava um RS-5 com SP-76 e pirava demais nos metais do LE também... Ensaiamos 6 meses... Foram 6 meses de contato com o teclado. Criava combis com meu amigo... Editava... Realmente, era uma diversão muito grade... Depois com o XP-80 eu comecei a vê-lo com outros olhos... Não me facinava tanto... Agora com o Juno-G, antes de comprar brinquei com MO6, TR61, X-50 eu já não acho que o Triton LE valha tão apena... primeiro... Ele é muito diferente de teclados Roland... Seria legal pra complemente, tanto que gostaria de ter um Micro-X pra carregar dentro de uma mochila e completar meu set... hehehhehee... Mas não tem pianos, os strings são fracos perto da Roland, hoje os metais do Juno-G e Fantom-X estão mais a frente que os metais do Triton LE e TR, e com a possibilidades de expansão e edição (vide tópico a respeito do B4 Real 8.0), não podemos mais condenar a Roland pelos seus orgãos... Essa é a minha opnião a nível de comparação entre os dois... Sem falar em números e apelações...

Abraços..

JeffersonX
Veterano
# mai/07 · Editado por: JeffersonX
· votar


Jeferson Fernandes

Valeu mesmo pela explicação. To empolgado demais pra pegar meu Juno G hehe. Esse slot DIMM aceita memória DIMM de computador ou tem que ser uma memória própria? Onde consigo essa memória? Se for o caso, pode mandar no meu e-mail lá pra evitarmos problemas hehe

tecladomax

É relativo isso. No meu caso, para minha necessidade o TR e LE não atenderiam. Estou optando pelo Roland por, além de estar mais acostumado com a marca, ter os requisitos que estou procurando, como leitor de cartão CF, suporte a diversos tipos de placas de expansão (SRX), memória maior e com entrada de som. No caso do TR e LE, eu teria que ainda procurar a placa de expansão, memórias EDO que são um padrão bem antigo e lento se comparando com DIMM e pagaria caro por um cartão SM que é um padrão abandonado. E ainda não teria um software de edição e configuração. O TR vi que tem leitor de SD e USB, mas também não tem software de edição, polifonia menor que o Juno G (128 do Juno contra 62 do TR e LE). Sem contar contar que conseguiria esses recursos adicionais do Juno por um preço inferior ao Triton LE e Korg TR.

Mas tem características interessantes no TR e LE que podem atender melhor outras pessoas.

O TR e LE possui Aftertouch? Se possuir, é um recurso que poderia ser mais interessante, já que o Juno não tem. O TR e LE tem teclas no tamanho normal. As do Juno são menores. Isso não agrada todo mundo. O Korg tem suporte a mais User Combis ao se comparar com o número de Perfomances do Juno. O joystic do Korg tem uma opção a mais, que é pra baixo. Não sei a função exata se é pra distorção, ou outro recurso, mas é uma coisa mais do que o joystick da Roland. Vai da necessidade de cada um.

Uns se sentem melhor com carros da FIAT, outros Volkswagen, Chevrolet, Ford... hehe

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/07
· votar


JeffersonX
Qualquer pente DIMM PC100 ou PC133 até 512MB... Lembrando que o JG vem com 4MB RAM in-built.

JeffersonX
Veterano
# mai/07 · Editado por: JeffersonX
· votar


Sério?? Um pente normal de PC PC133 de 512MB? hehehe
Fala sério!! Que praticidade!! Ainda mais que trabalho com informática. Tenho alguns canais e arrumo isso fácil hehe
Roland Juno G, é tu mesmo!!!

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/07
· votar


JeffersonX
Exato... O meu eu consegui com um camarada que trampa com informática... Troquei em uma Micro SD de 512 que tinha em casa e não usava... Tinha pago 70 contos na Santa Ifigênia... Já eras...Só falta o PC CARD com a compact flash que ainda não comprei... Cara... Todo mundo onde eu vou paga pau no JG... ainda mais que viajo e carrego ele pra lá e pra cá... Esse ano estou em um esquema, que fez um espetáculo no dia 15 de abril e vou tocar com papa agora dia 10 de maio no Pacaembú... O outro tecladista chega lá se arrastando com o Fantom-X7 dele em um case, com mais uma mala com acessórios... Suado, todo torto... E de repente chega eu de "mochila" da Roland com um JunoG de 6Kg nas costas, que cabe no porta-malas de qualquer KA...hehehehe... Muito bom isso... Sem falar que a hora que eu ligo e faço frente com ele no X7 ele não acredita... A gente compara os timbres... configurações... realmente o pequeno é muito feroz... No carnaval em Presidente Prudente um monte de gente me perguntou... Todo aquele som vem desse negocinho aê... heheheh... Pior que em alguns palcos ele chega a sumir... Pouca presença...É pequeno e preto ainda... Apesar de eu pirar no visual dele... Mas o som é um estrondo... Mesmo esquema que o nosso amigo comentou a respeito do X50... Realmente hoje em dia não existe ligação entre tamanho e qualidade...hehehehhe... Sem falar a capacidade que ele me dá de compor, produzir de inventar... Tenho idéias para arranjos de músicas que vou ensaiar uma outra hora, ou um outro dia... Coloco o teclado em qualquer mesinha de centro ou canto, ligo o sequenciador com uma performance GM e mando ver minha idéia... Com poucos comandos salvo... Depois dou uma incrementada nos timbres, chego no ensaio e não perco tempo... Pessoal... A idéia é essa... Já teve vez que mandei o MIDI pro micro e já imprimi as partituras no Encore 4.5 ou Sibelius... Levei já a partitura de instrumento por instrumento pro ensaio, sem muito esforço... Cara... só quem tem um pode dizer o que é!!! Não porque é o melhor, o mais fantastico... Se o Juno-G é bom, um FAntom X é um sonho, pois tem muitos mais recursos ainda, porém ele é muito pequeno, leve, versátil, barato e a mão pra fazer o que faz, oferecer o que oferece e falar o que fala...

Estou muito contente com ele...

Couto
Veterano
# mai/07
· votar


JeffersonX

O TR tem aftertouch e o -Y do Joystick pode ser configurado pra várias funcões do teclado, assim como o +Y, os knobs, SWs e o próprio aftertouch.

Existem alguns editores pro PC, mas todos pagos. O da Soundtower (TR-Edit Pro) parece ser bem legal.

Eu tava num dilema parecido com o teu até eu comprar o TR. Vi uns posts muito negativos qto ao Juno-G no Orkut e no Fantomized. Teve aquele problema com o sustein q mesmo depois da atualização parece q continuou... mas oq mais me chamou a atenção foi o lance do Made in Japan colado sobre o Made in China, ai foi demais.

korgman
Veterano
# mai/07
· votar


KORG MICRO X

Olá Jeferson Fernandes,

desculpe, só fui ver sua questão agora, o Korg MicroX já está sendo importado, os que chegaram parece que já foram vendidos, uma procura grande para este produto.

Que possui o mesmo sistema do X50, só que possui mais amostras sonoras, e incriveis padrõess de arpeggio, no modo COMB, e também possui editor para PC de fábrica.

Korg MicroX

FOTO - http://www.pridemusic.com.br/produtos/korg/korg8258.jpg

ESPECICAÇÕES - http://www.korg.com.br/lista/lista.asp?codigo=8258#

Valeu,

Korgman

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/07
· votar


Couto
Antes de atualizar o problema do sustain ocorreu pouquissimas vezes... 2 ou 3... Após atualização nunca mais tive problemas com o sustain... Está perfeito...

O teclado é made in japan... Inclusive quando se abre o teclado pra colocar as expansões está gravado nas placas Made in Japan, como qualquer produto Roland. Tive essa dúvida e o Zé Osório explicou pra mim. Desde o início todo o hardware do teclado foi fabricado no Japan, porém as carcaças plásticas eram injetadas na china, bem como toda o silk screen da carcaça... Por isso as primeiras unidades vinham com uma etiqueta colada, Made in Japan... Agora o serviço de Injeção e Impressão é feito no Japão e já não existe mais a etiqueta... Também isso nunca foi e nunca seria motivos pra não pegar um teclado... Exemplo... Tenho vontade de ter um TR-76 pra usar com o Juno-G... Se eu descobrisse que ele fosse fabricado em Taiwan não perderia a vontade de ter um... Só o fato do país que se fabrica um equipamento como um teclado não quer dizer nada... Os teclados sempre usaram e usaram processos de produção em série, ao contrário de instrumentos acústicos que são melhores quando esmerados a mão... Aí sim uma grande diferença...

mayconcvel
Veterano
# mai/07
· votar


Pessoal, desculpa fugir dos modelos citados, mas estou numa procura e gostaria da opinião de alguém que já testou.
Estou em dúvida entre o X50, o Juno-G e o QS6.2. O juno e o X50 eu encontro pelo mesmo preço, o QS6.2 tá um pouquinho mais barato. Ouvi falar bem desses Alesis, me disseram q na faixa de preços dele tem os melhores timbres (de fábrica). Gostaria de saber se alguém já o testou e saber a opinião de alguém, se vale a pena pagar cerca de R$250,00 a menos, ou os outros dois dão um banho nele?

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/07
· votar


korgman
Obrigado Korgman...

Achei a venda em uma loja virtual baiana muito conhecida, por cerca de 3.100,00 reais... É tentador, mas ainda não está no meu target... hehehe... Mas pelo que li, vi e ouvi dele achei muito bacana... Sem falar que é muito versátil...

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/07
· votar


mayconcvel
A linha QS da Alesis é bem mais antiga... Dizem que a geração X.1 é a melhor de todas... Meu primeiro synth foi um QS6... Na época não manjava nada de sintetizadores apenas alguns filtros e ajustes que eu aplicava pelo som que ouvia, sem saber ao certo o que estava fazendo... Curtia demais os metais, saxfones, orgãos e etc... Detestava os pianos (timbre que mais uso)... Pra vc ter noção de como os detestava eu comprei um RS-5 pra compor meu SET... Antes tinha um E-280B que não me ajudava em muita coisa, apesar de ser bem bacana... Aí curti tanto o RS-5 em relação a pianos que acabei vendendo o QS6 por 1.200, colocando + 1.100,00 e comprando um SP76 pra usar com o RS-5...Depois a medida que fui aprendendo a mexer mais em sintetizadores descobri que o RS-5 era fraco e até achei que o QS6 era mais jogo pra eu usar com o SP76 do que o RS-5... Mandei o RS-5 pro mercado de usados e peguei um JV-1080... Aí sim peguei gosto pela coisa... Nesse tempo passou XP-80 na minha mão também (ainda está lá pra quando eu precisar, hehehehe)... Mas... Nas minhas necessidades e no meu gosto tanto o QS e o X50 seria ótimos complementares para meu SET... Mas vai de gosto... Pra falar a verdade toda marca tem a sua especialidade... Sempre achei a Korg uma marca mais vintage e a Roland uma marca mais contemporanea... Vejo nos teclados da Korg um grande potencial em Orgãos (Korg K+ORG "Keyboard Organ") e um grande potencial de edição pra música eletrônica, timbres analógicos, synths em geral... Já a Roland está mais no meu perfil por eu achar ela ótima em timbres acústicos, reais ou clássicos... Pianos muito bons e com nuancias entre realístico e harmonicos "embelezados", orquestrais fora de série, cordas perfeitas, simulações muito reais tanto para instrumento clássicos como populares, sopragem sempre com amostras realística com poucas sintetizações, no caso dessa nova geração é incrível demais a variedade que se tem na sopragem "sem falar na EXB Brass Essemble", baixos, baterias, Leads, Pads... Pra mim nessa área, que é a área que mais uso a Roland me satisfaz mais com seus equipamentos que as outras... Antigamente achava os orgãos da Korg na proporção 100:10 melhores que a Roland. No XP-80 é impossível simular uma Leslei descente, ou usar um drive nos orgãos... Os orgãos não tem médio... era horrível... Agora na nova geração existe muitos recursos para melhorar os orgãos... A começar por usar 3 inserts MFX por patch ou part... Agora existe um módulo do VK-Rotary além do Rotary MFX... A leslei funciona muito bem e pode ser controlada de inúmeras maneiras... Pra criar um orgão com algum crunch ou drive tá fácil e funcional... Tem as expansões com waveforms de orgãos com a mesma qualidade da korg... E com o conhecimento de alguns experts é possível criar orgãos por comandos MIDIs fora de série, como é o caso do B4 Real 8.0, amplamente discutido nos fóruns atualmente... Por isso a minha opção por Roland no momento... Pode ser que mude... Sim, não tenho rabo preso com nenhuma marca... Aquilo que melhor me atender no momento inclusive financeiramente é o que eu vou ter... Por isso já expliquei muitas vezes aqui nesse tópico porque o Juno-G é tão bom para mim... E através disso posso ajudar outras pessoas conhecer os pontos bons deste teclado...

Couto
Veterano
# mai/07
· votar


Jeferson Fernandes

Opa, valeu a explicação, mas oq me incomodou não foi o fato do teclado ser produzido na China, mas sim a atitude da Roland em colar um adesivo sobre o Made in China, mó gambiarra. Que tipo de linha de produçao q eles tem la q nao foram capazes de prever isso? Não achei uma atitude transparente da Roland.

Scoth_Pr
Veterano
# mai/07
· votar


Mayconcvel

A linha QS é muito boa, mas está muito atrás de teclados como o X50 e Juno-G. Pra vc ter uma idéia, o QS6.2 não tem nada a mais e nada melhorado em relação ao QS6.1. Ao contrário, ele tem 1 slot de QCard a menos e um ou outro detalhezinho a menos. São os mesmos timbres, mesmos efeitos, mesmo visor, só muda a estética e alguns atributos a menos.

É um bom teclado, mas não pode ser compara do ao X50 e Juno-G. Ele está na linha do Juno-D e X5D.

JeffersonX
Veterano
# mai/07
· votar


Couto
Valeu quanto a explicação!

E só completando o que também poderia ser um ponto a se optar pelo TR e LE é a posição dos Knobs de parâmetro, como Release, Delay, Ressonance, Cutoff. Fica do lado esquerdo que é bem mais acessível do que o Juno que é do lado direito. Mas mesmo assim ainda continuo optando pelo Juno haha. Já estou imaginando o meu com 512MB de Ram instalada e um cartão de 1GB, além da placa SRX Ultimate Keys hehehe. Acho que com esse tanto de memória e timbres vou tocar tanto como o Lex Luthor na sério Smallville, que tocou tanto até sair sangue das mãos hahahahahaha

mayconcvel
Veterano
# mai/07
· votar


Opa, valeu pela explicação, essa aula me tirou o brilho do QS6.2. Além disso, esse Alesis novo tá em torno de R$2800,00 e já o Juno-G e X50 eu já consegui (chorando bastante), por R$3000,00. A relação custo-benefício são incomparáveis vendo pela questão de preço. Minha dúvida continua entreo Juno-G e o X50.
Valeu Jeferson Fernandes
Scoth_Pr!
Um abraço a todos!

JeffersonX
Veterano
# mai/07 · Editado por: JeffersonX
· votar


mayconcvel

Leve em consideração que o Juno G é uma workstation e o X50 é um synth. Se os recursos de workstation do Juno G forem necessários pra você, talvez seja o que você quer pelo mesmo custo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Korg X50 , Roland Juno G ou Triton Le Qual devo comprar?