Inversão de Acordes O retorno

Autor Mensagem
João Júnior
Veterano
# out/07 · Editado por: João Júnior
· votar


victorio
É isso aí cara!

Como eu havia dito, essa notação foi criada pra poder representar acordes mais complexos com uma escrita mais simples.
Uma vez que no blues, por exemplo, quase todos os acordes têm sétima, eles saem omitindo pra deixar a escrita mais "limpinha".

Mas cá pra nós: prefiro o jeito brazuca.
A cifragem brasileira é muito mais clara, mais lógica, mais precisa... você sabe exatamente o que tocar.
Esse negócio de ficar abreviando tudo é coisa de americano mesmo (que meu professor de inglês não leia isso). hehe

Um abraço.
Até mais.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# dez/07
· votar


galera, por favor

me ajudem ae:
http://www.violaomandriao.mus.br/harm10.htm

--------------------------

no segundo exemplo com partitura, o segundo acorde (si, sol, re, sol) ele classifica como IV6 (primeira inversão), mas não consigo entender...

Pra mim, inversão é apenas aquele primeiro desenho! Em que a distancia entre as notas é apenas de 3ª, 4ª ou 6ª! Agora, no outro exemplo tem saltos de mais de uma oitava... fora que a construção dele é de -si, sol, re, sol- como ele chegou a essa inversão?

----------------------

Resumo:

Pode-se classificar a inversão do acorde vendo simplismente qual nota (1ª, 3ª, 5ª, 7ª) é que está no baixo? (é lógico, tendo noção de como é o estado fundamental do acorde)

Obrigado

victorio
Veterano
# dez/07 · Editado por: victorio
· votar


Não confia nesse site não.

O cara confundiu toda a lógica de inversão. Ele disse que um acorde na 1a inversão é o acorde com 6a. Isso é uma inverdade grossa!

Segundo o que ele disse:

G/B - si - sol - ré (um exemplo de como fazer)
Bm(b13) - si - sol - ré (detalhe: b13 = b6)

Parecem iguais, mas tem funções diferentes e esse acorde (m(b6)) nem é um acorde muito bonito nem comum de se usar. Na verdade, quando você usa a sexta, voce NÃO PODE simplesmente anular a quinta. Se vc tocar a quinta e a sexta e ficar feio, pode ter certeza, esse não é um acorde com 6a.

Bem, msm que vc não tenha entendido nada, faça três coisas:

1 - Esquece o que dizem nesse site.
2 - Pega um bom livro de harmona.
3 - Estude inversão como inversão, esquecendo esse lance de 6as e 7as. Estude inversões só com tríades primeiro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Inversão de Acordes O retorno