Disposição do palco

    Autor Mensagem
    Leo Corrêa
    Veterano
    # jan/07


    Bom galera, eu andei procurando videos na internet, indo em shows de bandas, mas as conclusões não foram concretas...

    Qual é a formação padrãao do palco? Exemplo, vocalista no meio, guitarra solo direita, teclado esquerda, essas coisas. Será que isso influencia no som quando os alto falantes seguem essa formação?

    Eu toco em uma fanfarra/banda e os instrumentros graves sempre ficão a direita do palco, enquanto os outros, exemplo trompetes ficam a esquerda. (de quem assiste a peça)

    Abraços

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eu toco em uma fanfarra/banda e os instrumentros graves sempre ficão a direita do palco, enquanto os outros, exemplo trompetes ficam a esquerda. (de quem assiste a peça)

    o esquerda e direita deve ser o gosto do maestro já vi mapa de orquestra sinfonica onde o 1º violino ficava a esquerda e o 2º violino a direita o mais usal é o 2º atras do primeiro

    o que é de costume é colocar os com mais volume pra tras, percussão, instrumentos graves de metais... e os mais fracos mais a frente: violino, oboé...

    --------------------------------------------------

    pra banda pop não tem muito isso não
    eu fico do lado esquerdo devido a forma como uso os teclados, caso eu fique pra direita tem músicas onde iria tocar de costas pro resto da banda
    já toquei em um esquema de 2 tecladistas visualmente fica legal um de cada lado do palco, na pratica fica melhor um ao lado do outro pra caso precise trocar uma ideia

    do resto o que se vê é vê é bateria e cantor no centro
    mas se você ver o ELP - emerson lake e palmer o teclado é a esquerda e a bateria a direita o cantor ao centro
    um video do guilherme arante acustico que eu tenho aqui embora ele cante ele está a direita devido ao piano e acho que a bateria está a direita ao "centro a frente" não tem ninguem os músicos vão formando uma meia lua

    abirex
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Olá amgio, eu acho que não tem nada desse de colocar em um lado e no outro eu por exemplo uso os teclados no lado direito do palco, e na frente, porque sou vocal tbm e eles em L, pois acho melhor pra tocar e pra público e tals.
    Acho que vai de preferência de cada um mesmo.

    um abraço

    AUTOBOT
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    1) batera
    guitarra - baixo -- vocal----guitarra---teclado

    ou

    2) batera
    baixo--guitarra---vocal---guitarra----teclado


    uma vez também tocamos assim:

    teclado--------batera
    guitarra-baixo--vocal---guitarra


    A opção 1 sempre foi a minha preferida, porque gosto de tocar de perfil (de lado para o público) e o meu lado esquerdo é o menos feio! ;-)

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Deêm uma olhada nesse mapa de palco.

    Mapa de Palco Banda Dominus

    Na minha banda temos 2 mapas de palco, um com palco para o teclado, outro sem palco. Nem sempre montam o padrão, mas deêm uma olhada...


    Sem Palco para Teclado



    Com Palco para Teclado

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Será que matei o tópico??? Foi só eu responder e ele morreu....rs

    harofloww
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    :P pra não deixar o Jeferson Fernandes triste...

    eu nunca toquei com banda ao vivo... então... não saberia opinar direito... mas se eu tocasse... escolheria no lado... de perfil pro público como o AUTOBOT disse...

    flww
    haroflow

    João Gilberto
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Depende do lugar a se tocar.

    Num evento de porte da pra escolher, agora num aniversário numa casa é mais complexo.

    Eu tneho preferência pelo baixo próximo a bateria, e eu (no caso de estar no teclado) não muito perto da bateria se o baterista for grosso.

    SaintFerio
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Acho que vai do gosto e do esquema que vc e sua banda estão acostumados...

    Aqui por exemplo, somos em 6, sendo Batera, Baixo, Voz, Teclado e 2 Guitarras...

    Um dos guitarristas faz backing vocais e eu tb faço, então fica um de cada lado do palco, o vocalista no meio, o baixista do lado do mesmo guitarrista que faz backing e o outro guitarrista fica do meu lado, geralmente fico à direita dos palcos, geralmente, pq as vezes onde vamos tocar já tem esquema montado aí nem compensa mudar e eu me adapto fácil a isso, então sem problemas...

    keyboardjones
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Também acho que pra banda de pop/rock não tem muito esquema pra organizar, mesmo porque às vezes o palco não permite muitas opções.

    No entanto, minha formação favorita é a batera o teclado atrás (tanto faz o lado) e guitarra, voz e baixo na frente, já que eles permitem maior liberdade pra caminhar, correr ou interagir com a galera.

    Falou!!

    liliane.coimbra
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Desculpe desenterrar o tópico, mas...

    E numa igreja... qual seria a melhor forma de organizar isso.
    Na minha tem o vocalista e um backing vocal, alem de guita(2), baixo, teclado(2), bateria, percussão e sax(2).
    obs.: Ja viu que com tantos instrumentos as vezes fica muito dificil.. rsrs

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    liliane.coimbra

    pra tentar dar um visual interessante

    fazendo um semi circulo
    da esquerda pra direita (ou vice-versa)
    os 2 sax na ponta
    depois o backing vocal
    1 tecladista
    o baixista
    o baterista (já ao centro)
    o percussionista
    outro tecladista
    os 2 guitarristas

    cantor ao centro

    visualmente eu teria
    os 2 teclados em lados opostos dando um contra peso no palco
    os 2 sax equilibrando com as 2 guitarras

    músicalmente eu teria:
    a cozinha toda proxima: (baixo bateria e percussão)
    os 2 sax pra se ouvirem e trocarem informações
    e os 2 guitarristas proximos pra falarem mal dos tecladistas :)

    ou como é pra igreja e o palco não é só da banda
    colocaria todo mundo em um dos cantos tipo big band
    bateria percussão atras com o baixo de um lado e uma guitarra do outro
    teclados no meio e outra guitarra ao lado (mesmo lado da outra guitarra)
    a frente o cantor o backing vocal de um lado e os 2 sax do outro

    tecladoprofusao
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Tem alguma norma ou dicas pra criar mapas de palco? A minha banda sofre com os palcos.... Principalmente quando a gente toca em palco pequeno. Geralmente um escolhe um canto e os outros depois vão se encaixando igual um jogo de tetris. Mas o baterista lá no fundo é regra.

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    o esquerda e direita deve ser o gosto do maestro já vi mapa de orquestra sinfonica onde o 1º violino ficava a esquerda e o 2º violino a direita o mais usal é o 2º atras do primeiro
    Depende também da peça. Tem peça que soa melhor colocando as violas do lado de fora e o cello pra dentro (o contrário do usual), inverter a posição dos sopros, trocar oboé de lugar com clarineta e essas coisas.

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Na minha banda eu sempre busco ficar a esquerda da bateria, não necessariamente de lado..

    liliane.coimbra
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Bom, por enquanto estamos assim:

    A bateria no meio e atras.
    Do lado direito e mais a frente da bateria, o pulpito e ao lado do pulpito o backing vocal alinhado junto ao vocalista do dia.
    Do lado esquerdo do baterista tem a percursão e o baixo a frente da percursão.
    Ao lado do baixo e mais a frente, tem os 2 teclados lado a lado.
    Atras dos teclados a guitarra.
    Ao lado esquerdo dos teclados um sax e o outro sax fica junto aos vocalistas.

    Será que ta muito embolado?

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Ao lado esquerdo dos teclados um sax e o outro sax fica junto aos vocalistas.

    o resto tá aceitavel, já que é igreja e não palco pra show e tem que dividir espaço com pastor, obrero, pulpito e outros trecos pra usar no culto

    mas eu colocaria os dois sax juntos, pra ficar mais pratico a comunicação entre eles e para os dois se ouvirem melhor, se tem arranjo em que tem vozes diferentes para os sax, vai soar melhor se os dois se ouvirem juntos

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Aproveitando o topico, para quem usa 2 teclados, qual a disposição q vcs usam? E pra quem usa 2 em L, qual a disposição?

    Tem gente q prefere usar o principal embaixo pelo melhor acesso, outros encima pra dar mais moral..... e vcs?

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Aleciano Fuckin Roses
    Eu sempre usei um em cima do outro, mas ontem a minha banda foi tocar e esqueceu o suporte. Eu coloquei em L em cima de um caixote e gostei do visual, ficou muito "Jota Quest". Ficou o teclado bom de frente e o que eu uso como controlador à minha esquerda, um pouco mais abaixo. No bom eu fazia os solos e no outro as bases e efeitos.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    eu uso 2 de frente, o que fica em baixo é mais pra base em geral, pianos... não deixo ele muito baixo porque fica com o pulso torto, deixo proximo a altura dos cotovelos, pra ficar aproximado da altura de piano quando sentado, o de cima é mais para solos, alguma timbre diferente de base em refão, pra tocar varias músicas seguidas só com o de cima não vira

    com o segundo teclado em cima tem também um lance de estética, guitarra e baixo ficam mais altos em relação ao corpo de quem toca, com um teclado só de frente me sinto pelado no palco

    as vezes levo um terceiro e este fica de lado, além de timbres extras fica algo mais "performatico" já que se muda um pouco de posição no palco, só que as vezes tenho que brigar em palco pequeno pra não ficar com esse terceiro teclado virado pra parede do palco e tocar de costas pra banda

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    E no caso de um "keytar", o que é que rola?

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    No caso de 2 teclados é mais interessante usar embaixo aquele q vc toca na maior parte do show não é?

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Aleciano Fuckin Roses
    Até pq geralmente é o maior, e, por questão de estética, fica mais coerente.

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Eh realmente, já toquei um pouco aqui em casa com o teclado meio alto(altura) e meus braços ficaram doendo..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Disposição do palco