Teoria de partitura

    Autor Mensagem
    Bruh_figura
    Veterano
    # jan/07


    Td bm povo???na paz...

    Então como percebi que tem muita gente no forum que não entende muito de partituras e teoria....resolvi criar esse topico a pedidos de ajuda sobre figuras musicais....então vou faze o seguinte repostar o que já postei no outro topico que realemnte não tinha nada a ver com partituras hahah e postar aqui (é apenas um post não me mate administrador por favor)hhehehe....

    espero que ajude....

    Bruh_figura
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Sobre as claves de Fa e SOL


    vamos dizer que existem 5 linhas e 4 espaços...(primeiramente vou lhe ensinar apenas isso ok???)

    Nas linhas....

    5----------------------0---------------------------------
    4-------------------0------------------------------------
    3---------------0----------------------------------------
    2-----------0--------------------------------------------
    1-------0------------------------------------------------


    Vamos supor que essas notas aih estão dentro de uma clave de SOL ok???(Eu sei vc está aprendndo ela mais só para darmos uma relembrada....)

    Na linha onde temos o numero:

    1=MI
    2=SOL
    3=SI
    4=RE
    5=FA

    Nos espaços:

    Entre 1 e 2 = FA
    Entre 2 e 3= LA
    Entre 3 e 4 =DO
    E entre 4 e 5 = MI


    Todo isso na clave de SOL!

    Agora enquanto isso na clave de Fá teremos:


    5--------------0----------------------------------------
    4-----------0-------------------------------------------
    3--------0----------------------------------------------
    2-----0-------------------------------------------------
    1--0----------------------------------------------------

    Nas linhas:

    1=SOL
    2=SI
    3=RE
    4=FA
    5=LA

    E nos espaços...

    Entre 1 e 2 = LA
    Entre 2 e 3 = DO
    Entre 3 e 4 = MI
    Entre 4 e 5 = Sol



    algumas dicas....


    Ok...quando eu tinha +/- uns 6 anos de idade e comecei a fazer piano e flauta....a minha professora me ensino algumas dicas para decorar as notas das claves...


    São elas...

    Para as linhas da de sol....


    Milagre SOLdado Silencioso REsolveu FAla......


    Para os espaços da clave de sol....

    FA LA D(O) MI
    FALA DE MIM!

    hehehe


    Dicas para a clave de Fa...

    Para se achar nela...

    Lembre-se a nota FA da clave está localizada entre aqueles dos pontinhos do simbolo da clave de FA...

    Eu digo que a clave de FA começa onde a clave de Sol termina porque se nos formos ver...a ultima linha de clave de Sol tem a nota FA e a primeira linha da clave de Fa tem a nota SOL hahahaha




    Campeão espero ter ajudado vc e todos aqueles que tem duvidas sobre isso....

    Qualquer duvida e/ou pergunta...

    Pode falar cumigo por msn(ta adicionado)mas para quem quiser:escrevaparabruna@hotmail.com

    Ou se preferir pelo forum....


    Desculpe qualquer coisa....


    c cuidem...

    leandro rodrigues
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bruh_figura

    Só pra não dizer que eu não colaborei com seu tópico, vou colocar um SUPER link sobre TUDÃO de teoria e outros afins.

    http://www.vidanovamusic.com/tmusical.asp?codmat=9&nomemat=AULAS%20DE% 20TEORIA%20MUSICAL%20GERAL

    Abração Bruna!!!

    Bruh_figura
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Sobre a notação musical(simbolos)

    Então vamos sair do principio de que a musica esta seguindo uma linha de tempo....as figuras musicais ajudam o musico a entender o que e em que hora cada nota deverá ser tocada juntamente com a sua duração....


    O compasso da musica

    Bom os compassos podem ser...

    Compasso simples
    Compasso composto
    Compasso binário
    Compasso ternário
    Compasso quaternário
    Compasso alternado
    Compassos correspondentes

    sendo que pode ocorrer em uma musica termos um compasso quarternario e depois mudarmos para o binario...

    Figuras musicais....

    Finalmente chegando ao ponto do topico....

    Semibreve


    Bom a semibreve é a nota com maior duração(com exeção da breve que não é nem um pouco utilizada atualmente)

    vamos supor que temos a figura semi breve em um compasso ela é sustentada por todo o compasso....

    Ela não é muito utilizada em musicas POP e MPB....mas é muito importante que o musico a conheça....


    Minima

    Ok a minima vale metade da semibreve o que significa que por exemplo se usavamos uma semibreve para cobrir o compasso inteiro aora usamos duas minimas....

    A minima apresenta uma certa dificuldade de escrita para alguns musicos...isso acontece orque seu desenho é uma bolinha vazia com uma haste virada para a direita e para cima até a terceira linha da pauta quando está acima da terceira linha a haste fica virada para a esquerda da nota e virada para baixo...

    Seminima

    Bom a seminima é equivalente a metade da minima ou a semibreve divida em quatro vzs....
    quando o compasso utilizar um denominador 4(exemplo... 2/4 4/4)ela é a unidade de tempo....
    Bom a escrita dela é no msmo esquema do que a minima a unica diferente é que o buraco da bolinha e fechado(preto)

    Colcheia

    Bom a colcheia é equivalente a 1/8 de uma semibreve ou metade de uma seminima...
    A escrita da colcheia leva a mesma regra das outras citadas ali em cima...a unica diferença é seu desenho(imagem no final do topico)...quando na partitura ouver varias seguidas elas são ligadas...(imagem tbm anexada)....
    Quando houver agrupamento de notas a haste puxa para cima e para baixo dependendo da posição das notas....

    Semi colcheia

    Semicolcheia é o nome da Nota musical cuja duração é de 1/16 de uma semibreve ou metade de uma colcheia.
    E segue o mesmo agrupamento da colcheia só que com duas linhas....

    Fusa

    Bom Fusa é o nome da Nota musical cuja duração é de 1/32 de uma semibreve ou metade de uma semicolcheia....
    A fusa é representada por um círculo preenchido com haste e três bandeirolas. Quando a nota é escrita até a terceira linha da pauta a haste fica à direita da nota e virada para cima. Quando a nota está acima da terceira linha, a haste fica à esquerda da nota e virada para baixo. As bandeirolas sempre ficam à direita da haste....
    Quando há mais de uma fusa na seqüência elas são agrupadas para facilitar a leitura. O agrupamento é feito mantendo a figura e sua haste e substituindo as bandeirolas por três linhas de união entre as hastes. Quando a maior parte das notas do grupo está abaixo da terceira linha, o agrupamento é feito acima da nota. Quando a maior parte está acima da terceira linha o agrupamento é feito abaixo das notas....

    Semifusa

    Semifusa é o nome da Nota musical cuja duração é de 1/64 de uma semibreve ou metade de uma fusa.
    A semifusa é representada por um círculo preenchido com haste e quatro bandeirolas. Quando a nota é escrita até a terceira linha da pauta a haste fica à direita da nota e virada para cima. Quando a nota está acima da terceira linha, a haste fica à esquerda da nota e virada para baixo. As bandeirolas sempre ficam à direita da haste A pausa com duração de semifusa é uma linha curta na diagonal, com quatro bandeirolas.
    Quando a mais de uma segue a mesma ordem da fusa e colcheia....

    Revisando temos:

    Semibreve Vale 1
    Minima vale 1/2
    Seminima vale 1/4
    colcheia vale 1/8
    semicolcheia vale 1/16
    Fusa vale 1/32
    semifusa vale 1/64



    Notas e intervalos

    agrupamento de colcheias


    agrupamento de semicolcheia

    agrupamento de fusa


    agrupamento de semi fusa

    Acho que é isso qualquer duvida...é so mandar...
    c cuidem...

    Bruh_figura
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    leandro rodrigues
    Vlww haha curti o link =Dbrigado aihhh....
    c cuida campeão...

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Unidade de Tempo (UT) - nota que sozinha preenche o espaço de 1 tempo.
    Unidade de Compasso (UC) - nota que sozinha preenche o espaço de 1 compasso.

    Quanto ao número de tempos: Os compassos só podem ser binários (2 tempos), ternários (3 tempos) ou quaternários (4 tempos). SEMPRE, nem mais nem menos.

    fábio_soul
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ken Himura

    "Quanto ao número de tempos: Os compassos só podem ser binários (2 tempos), ternários (3 tempos) ou quaternários (4 tempos). SEMPRE, nem mais nem menos."


    Não são só estes não! Existem, ainda, outros tipos de compasso que são, relativamente, comuns, como o compasso quinário (5 tempos) e o setenário (7 tempos). Vou te dar dois exemplos de músicas em compasso quinário: 1- "Conference of the birds", de Dave Halland (by Real Book)
    2- (Aquela música do filme "Missão Impossível")

    fábio_soul
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Bruh_figura

    "Semibreve Vale 1
    Minima vale 1/2
    Seminima vale 1/4
    colcheia vale 1/8
    semicolcheia vale 1/16
    Fusa vale 1/32
    semifusa vale 1/64"


    Cara, desse jeito fica confuso. Utilize a semínima como unidade de tempo, pois é mais comum a todos nós. Deste modo:

    (Breve: 8 tempos)
    Semibreve: 4 tempos
    Mínima: 2 Tempos
    Semínima: 1 tempo
    Colcheia: 1/2 de tempo
    Semicolcheia: 1/4 de tempo
    Fusa: 1/8 de tempo
    Semifusa: 1/16 de tempo

    OK?

    leandro rodrigues
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fábio_soul


    Cara, desse jeito fica confuso

    Calma!! O nome dela é Bruna, pra mim Bruninha, ehehehehehe...

    Sejamos mais humildes

    OK

    fábio_soul
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    leandro rodrigues

    Ué, como que eu poderia imaginar que Bruh_figura é "Bruninha"?
    Pra mim é Bruno e pronto, é mais prático, embora tenha gente que usa "cara" para falar com mulheres também. E depois, minha colocação não foi para desqualificar ninguém!

    fábio_soul
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    leandro rodrigues

    Mas tudo bem, agora eu sei que o criador do tópico, é, na verdade, a ciradora do tópico.

    fábio_soul
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mas, bem que ela poderia ter escolhido um apelido menos... confuso.

    Bruh_figura
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ken Himura
    Ok tecnicamente o tempo dos compassos só podem ser esse 3 mais...existem as variaçoes como alternado que é como quando estamos em um compasso 4/4 e mudamos para 2/4 e depois retornamos para o 4/4...concorda??
    msmo assim obrigada pela atenção...
    leandro rodrigues
    hahahah figura...;)c cuida campeão...
    fábio_soul
    Eih é verdade nunca tinha pensado desse modo...e quanto ao negocio de desqualificar bom....ahhaha da nd!c cuida....e vlw pela atenção...e correção hahaha....
    E mals pelo meu apelido é que nem o meu e-mail tem uma longaaa historia hahahaha....ta longa não é mais é bem chatinha auhuhaauh =D...c cuida...

    fábio_soul
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Se bem que Bruno, com apelido de Bruh_figura fica bem mais... digamos, estranho...

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Não são só estes não! Existem, ainda, outros tipos de compasso que são, relativamente, comuns, como o compasso quinário (5 tempos) e o setenário (7 tempos). Vou te dar dois exemplos de músicas em compasso quinário: 1- "Conference of the birds", de Dave Halland (by Real Book)
    2- (Aquela música do filme "Missão Impossível")


    5 tempos - um compasso de 2 + um compasso de 3
    7 tempos - um compasso de 4 + um compasso de 3

    Isto é compasso misto.

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Cara, desse jeito fica confuso. Utilize a semínima como unidade de tempo, pois é mais comum a todos nós. Deste modo:

    (Breve: 8 tempos)
    Semibreve: 4 tempos
    Mínima: 2 Tempos
    Semínima: 1 tempo
    Colcheia: 1/2 de tempo
    Semicolcheia: 1/4 de tempo
    Fusa: 1/8 de tempo
    Semifusa: 1/16 de tempo

    OK?

    É errado pensar dessa maneira, porque quando aparecem compassos bizarros você se perde. O jeito certo é sempre pensar que uma figura vale a metade da anterior e o dobro da próxima.

    Senão, bate aí 29/16.

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ok tecnicamente o tempo dos compassos só podem ser esse 3 mais...existem as variaçoes como alternado que é como quando estamos em um compasso 4/4 e mudamos para 2/4 e depois retornamos para o 4/4...concorda??
    É uma mudança simples de métrica. Tem muito disso em rock progressivo.

    Gabriel Messias
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    to fazendo video aula disso

    leandro rodrigues
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Gabriel Messias
    to fazendo video aula disso

    Eu tô sabendo, mas é prá quando?

    Rockeira_2015
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    pessoal, a colchea, semicolchea, fusa e a semifusa, nao aparecem sozinhas mas sempre agrupadas? como eu toco uma colchea? repito ela 2 vezes num puso?

    Ismah
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Não necessariamente ela aparece agrupada, mas geralmente se agrupa as notas, para facilitar a contagem dos tempos e a leitura destes.

    Acho que estás BASTANTE perdida, recomenda-se fortemente um professor para tirar estas duvidas e te instruir...

    Dê uma olhada, acho que isso responde parte da tua pergunta

    proascg3.pbworks.com/f/1164395448/tabela.jpg

    A segunda parte, é que uma colcheia se toca como uma colcheia, por metade de uma semínima... Repete, se ela aparecer duas vezes.

    Rockeira_2015
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    mas no caso da colchea aparecer sozinha eu vou ter q tocar a respectiva nota 2 vezes num tempo? ou toko ela na metade do tempo e espero o proximo tempo para proseguir a musica?

    makumbator
    Moderador
    # out/17
    · votar


    Rockeira_2015
    mas no caso da colchea aparecer sozinha eu vou ter q tocar a respectiva nota 2 vezes num tempo?

    Lógico que não! Se é apenas uma nota qual o motivo de se tocar duas vezes? Figuras rítmicas (sejam notas ou pausas) são representações fracionárias de um todo (o compasso). Cada um dos valores corresponde a uma parte desse todo.

    Como já foi explicado pelo Ismah, elas vem agrupadas de maneira a facilitar a leitura e representar melhor a métrica envolvida (mas era praxe até boa parte do séc XX na escrita vocal manter as notas todas desagrupadas nas partes de canto).

    Recomendo que procure um professor de teoria e leitura musical, pois é bem difícil explicar esse tipo de dúvida por texto à distância.

    Rockeira_2015
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Okay, a duvida surgiu pq vi um video onde falaram q essas notas nao apareciam sozinhas... mas obg, vou procurar algum professor ^^

    Ismah
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Realmente, tu estás bastante confusa...
    Se tocar uma colcheia, o que se toca na sequência depende unicamente do contexto. A colcheia vale metade (½) do tempo da semínima, então tendo duas colcheias, elas duram o tempo equivalente a uma semínima... Mas posso ter por exemplo, uma colcheia e duas semi-colcheias, ou uma colcheia e quatro fusas - tudo durando a mesma coisa: uma semínima... Ou ainda, uma colcheia e uma semínima pontuada, durando duas semínimas, ou uma mínima...

    Lá em cima o link não saiu...

    http://proascg3.pbworks.com/f/1164395448/tabela.jpg

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teoria de partitura