Roland Juno G controlando JV-1010!

Autor Mensagem
claudio garcia
Veterano
# out/06 · Editado por: claudio garcia


Olá pessoal!!!
Tudo bem?
Estou com uma curiosidade...
Tenho um Juno G. Gostaria de saber se tem como configurar o teclado pra chamar um timbre do módulo sem sair o som do teclado.
Tipo assim: você chama o patche user 02. esse patche, chama o timbre 10 do módulo, mas sem sair som do teclado, e sim sai o som do módulo.
Deu pra entender?
Me disseram aqui no forum que o korg 01/w faz isso.
Sera que o Juno G faz?

Ah!!! Um comentário!!!
Os timbres do Juno G são muito bons mesmo.
A fidelidade dos pianos acusticos são melhores que dos XP-30 na minha opinião.
Recomendo. São não gostei dos acordeons dele, mas acho que os acordeons da placa SRX-09 World Collection, são bons.
Aliás, se alguém sabe uma configuração boa de accordeon pra ele, por favor me indiquem.

Obrigado!!!

Um abraço!!!

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06
· votar


Quanto ao sair som do módulo...

Quando você cria um MIDI PROGRAM pra controlar um módulo você está enviando as intrução musicais por meio de CANAL MIDI que está alinhado com o módulo e tocando um preset selecionado pelo PROGRAM MIDI. Todos os teclados podem fazer o que vc quer. Não conheço o Juno-G, mas conheço GM que é universal. No caso vá no modo de edição do MIDI PROGRAM que você está usando para tocar o módulo... Verifique se tem uma opção semelhante à Internal Waves, ou Internal Sounds On/Off... Caso você não ache, você pode trocar o canal MIDI, pois você está usando um canal MIDI que toca os timbres do seu JUNO também... Altere por exemplo para CANAL MIDI 2, vá no modo de edição do módulo e altere para 2 também... Seu problema estará resolvido...

Controlar um JV-1010... Você tem um JUNO-G onde você pode carregar todos os timbres que vc queria escolher no JV-1010 via SysEX no seu JUNO-G...

Acordeon... A onda fundamental do Acorde é o Harmonico A no seu banco de Internal Waves. Para criar o Factory Preset o engenheiro da Roland mistura essa onda com a onda Saw Mass que fica horrível... Eles querem mesmo é montar uma gaita escocesa... hehehehe... Entre no modo edit do PACTH (não é o performance) e trabalhe com as 4 ou 8 ondas disponíveis (8 fantom trabalho com 8, não sei se o Juno também). Anule troque os canais com Saw Mass por Harmonico A, B ou C, da maneira que mais te agradar... Se usar 4 canais, deixe dois em OCT=0, um em OCT=-12 e outro em OCT=+12... Deixei a part wave com mais 12 com um volume mais baixo e com o TVA Filter cortando agudos na região do UP KEY (5 oitava)... Pronto... Vc vai ter uma sanfona ou gaita de 8 baixos no seu teclado... hehehehhee...

Abraços..

claudio garcia
Veterano
# out/06
· votar


Olá Jeferson!!! Tudo bem?
Então se eu mudar o canal midi do meu teclado para 2 e no modulo para 2 tb ele sairá só o timbre do módulo? É isso mesmo?
Sou novo no ramo de programação midi.

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06
· votar


Exato... Veja só... Sua máquina tem memória ROM, E2PROM e RAM onde estão as waveforms, formas de ondas fundamentais do TONE.

Quando você toca, a informação musical contida no MIDI é enviada para os precessadores de audio via um canal MIDI... Para esse som tocar é necessário que esse canal esteja linhado nas duas pontas... No caso imagine o Juno G como um contrlador musical e um processador de audio... Se você conecta o módulo no OUT do Juno, os sinais que saem no MIDI OUT são enviados em um canal conforme setado... No caso pode ser o 1 ... Ou seja... Tá todo mundo recebendo no 1 e preparado pra receber o 1, logo todo mundo toca... Entaum, crie um Program MIDI diferente... Selecione um CANAL diferente do canal que vc está usando (pois esse toca o processador do JUNOG) e faça o alinhamento do módulo com o mesmo canal... Crie um MIDI program que é o cara que vai selecionar o banco do módulo que vc quer tocar, via teclado de acesso do JUNO -G... E pronto... Vc vai estar mandando informações no CANAL 2 por exemplo, o módulo vai estar escutando e tocando, e seu JUNO G não vai estar recebendo essas informações, pois o endereço de envio do controlador musical é diferente do endereço de recepção dele...

Como eu disse em alguns teclados como o Kurzweil esse controle é mais intuitivo... Não precisa jogar com canais, existe um parametro chamado Internal Sound, que vc pode optar por on ou off independente do canal usado... Não conheço a interface do JUNO G, mas como já disse, GM é igual pra todo mundo... Se não for tão intuitivo como o Kurzweil, troque o canal e já eras...

claudio garcia
Veterano
# out/06
· votar


Jeferson.
Na realidade, eu só queria chamar o timbre de acordeon do módulo pq é mto bom, e o restante dos timbres, quero usar do teclado mesmo!!!
Aí seria tipo assim: quando eu chamasse o timbre de acordeon do módulo, o teclado entraria em "local off", e quando eu chamasse os timbres do teclado mesmo, ele voltaria ao normal automaticamente...
Então se entendi bem, seria fazer um programa midi em que eu chamasse o patche 02 no teclado, configurado para o canal 2 midi, chamando o canal 2 midi do modulo?

Obrigado pela atenção!!!

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06
· votar


Deixe eu explicar melhor como montar um bom acordeon no seu Juno-G...

Misture 4 waves de Harmonico A... Provavelmente esteja no banco INT-A...

Use 2 bancos com volume 127 em OCT=0.
Use um banco com colume 127 em OCT=-12.
Use um banco com volume 100 em OCT=+12.

Para a onda +12 use o FINE TUNE em -4
Para a onda -12 use o FINE TUNE em +4
Para as outras ondas use o FINE TUNE em +2
Os ajustes de FINE TUNE te dará um efeito melhor de fole...

Faça os ajustes de EFX que te agradar...

Vai ficar muito melhor que o FACTORY PRESET!!!

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


Jeferson.
Na realidade, eu só queria chamar o timbre de acordeon do módulo pq é mto bom, e o restante dos timbres, quero usar do teclado mesmo!!!
Aí seria tipo assim: quando eu chamasse o timbre de acordeon do módulo, o teclado entraria em "local off", e quando eu chamasse os timbres do teclado mesmo, ele voltaria ao normal automaticamente...
Então se entendi bem, seria fazer um programa midi em que eu chamasse o patche 02 no teclado, configurado para o canal 2 midi, chamando o canal 2 midi do modulo?


Isso... Vc reservaria um memory user do teclado com a configuração diferenciada para atender essa situação.. Os outros memory users tocariam patchs do JUNO G...

Vou te dar uma dica... É meio trabalhoso usar um módulo apenas por causa de um timbre... Lige seu módulo no PC e exporte o timbre via SYX para o PC... Depois importe o timbre via SYX para seu JUNO G... Se você tiver dificuldades para fazer o transporte de configurações via SYX, apenas copies em uma uma folha o seu timbre de acordeon e passe na unha para seu Juno G...

Abraços..

Obrigado pela atenção!!!

claudio garcia
Veterano
# out/06
· votar


Ok Jeferson!!!
Vou tentar fazer...
Por enquanto, muito obrigado pelas explicações e por sua atenção.
Se vc precisar saber de algo sobre informática, estou à sua disposição.
Sou tecnico em informática tb.
Ok?

Um abraço e mto obrigado

Claudio

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


claudio garcia

Cara... voce ja tocou em um Fantom XA ou ja ouviu os pianos?? voce ja que s~~ao parecidos realmente ou nem?

Abraços

claudio garcia
Veterano
# out/06 · Editado por: claudio garcia
· votar


Cara...Blz?
Olha...num toquei num fantom ainda, mas meu amigo testou um fantom e me disse que é igual!!!
O que me impressionou no Juno G foram os harmônicos das notas agudas do piano. Muito fiel!!!

Um abraço!!!

Hammond B3
Veterano
# out/06
· votar


claudio garcia

e as teclas? são boas?
da pra comparar com as do XP60/80?

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


claudio garcia

Sim... logo imaginei pois vem da mesma sinteze e processadores...

Quanto as teclas... espero que nao seje iguais as do Juno-D neh galera...

Mas me disseram que não tem contra peso... ainda eh tipo Juno-D

claudio garcia
Veterano
# out/06
· votar


Jeferson. Blz?
Fiz o que vc me indicou do timbre.
Ficou mto bom. Lógico que tenho que lapidá-lo com tempo pra ficar beleza o timbre mas já ficou melhor do qe eu esperava...agora do SYX, acho que o sistema não aceitaria por ser diferente. Talvez sim. Num testei ainda. Mas o acordeon do meu módulo, é sampler da placa session.É bem melhor do que o normal. Mas o do Juno ficou mto joia.
Obrigado pelas dicas...

Um abraço!!!

claudio garcia
Veterano
# out/06
· votar


Olha!!!
Segundo um amigo meu que tem XP-30, as do Juno G são melhores do que as teclas do XP.
Eu toquei num Juno D e não gostei. Pra mim as do Juno G comparo com as do XP eu TS-10, que já toquei.
Resumindo, eu gostei do sistema de teclas!!! tem 3 tipos de sensibilidade: light. medium, hard.

Um abraço!

keys_all
Veterano
# out/06
· votar


claudio garcia

Cara pega o Software Fantom X Librarian (ou outro que o juno tenha) q eu te passo o arquivo contendo 256 Sons do banco Users da linha JV/XP/XV... que sao animais...

Pq se voce reparar creio eu que os sons atuais do user do seu Juno são iguais aos Prests do mesmo... correto?

Qq coisa estamos ai..

abraços

claudio garcia
Veterano
# out/06
· votar


beleza Keys_all!!!
Como vc poderia me passar os bancos?

Hammond B3
Veterano
# out/06
· votar


keys_all

grava uns pianos desse banco ae e manda pra eu escutar

Hammond B3
Veterano
# out/06
· votar


Ow, tive ouvindo os timbres desse teclado, sei lá, mais não compensa largar do Juno D e ir pra ele
pelo menos os pianos são iguais!

Não sei o resto

Mitilico
Veterano
# out/06
· votar


Ow, tive ouvindo os timbres desse teclado, sei lá, mais não compensa largar do Juno D e ir pra ele
pelo menos os pianos são iguais!

Hammond B3

testei os 2 e comprei o Juno-D pela diferença da grana mesmo...as teclas do G é mais consistência...menos leve eu diria.....mas nada de semi-pesadas ou contra peso...

qto a timbres não comparei muito não...no G fiquei uns 10 min...15 min no máximo....e os pianos são bem parecidos mesmo..não posso afirmar se são iguais....

Hammond B3
Veterano
# out/06
· votar


Mitilico
é o que vc disse, iguais é modo de dizer, mais é muito parecido!!
Um XP80 com a Session instalada faiz muito mais barulho do que ele

Escuta isso: http://www.las.ic.unicamp.br/~ruppert/xp30/XP-30_Session_demo1.mp3

Não é aquele timbre de piano "plástico" do Juno G!

Pianão e é da Session rsrsr

Hammond B3
Veterano
# out/06 · Editado por: Hammond B3
· votar


to citando o XP80 por ser uma puta workstation, ter teclas simplesmente incomparáveis, além de ser 76, e custar o mesmo preço do Juno G

Hammond B3
Veterano
# out/06
· votar


[ MODO INFECTADO PELO XP80 ON]

http://www.las.ic.unicamp.br/~ruppert/xp30/XP-30-Song_Session.mp3
Esse tb!

O Juno G tem mais efeitos, milhões de coisas diferentes, inovações e tudo mais.

Ta, pode expandir ele com uma SRX-02 e ter os melhores pianos do mundo! sim!

Mais de que adianta isso tudo em um teclado de 61 teclas leves? naum rola!

Kra, desvirtuei totalmente o tópico, saí do assunto heheh

é que eu to com um XP80 aqui em casa e to curtindo muito ele rsrsr
pra ter ideia, meu Juno D ta jogado no canto do meu quarto, naum quero nem olhar pra ele hehehe

To muito viciado nesse teclado, me desculpem ae rsr

[ MODE INFECTADO PELO XP80 OFF]

Mais vou ter um Fantom X7 ainda heheh

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06
· votar


XP80 é lendário neh mano!!!

Vale apena pegar um por 4000,00 gastar mais 1200,00 pra trocar todas as teclas, botões e limpeza... Aí ele vai ficar zero e com garantia...

Jeferson Fernandes
Veterano
# out/06 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


Hammond B3
As demos são animais!!!
Esses timbres de violão, piano, string, sax, guitarra, bateria são da Session?

Mitilico
Veterano
# out/06
· votar


mas eu fiquei louco pra comprar o Juno-G....só não comprei pq eu respirei fundo, vi o qto eu ia me apertar com $$$ e fiquei com o Juno-D mesmo hehehehe

Hammond B3
Veterano
# out/06
· votar


[ MODO INFECTADO PELO XP80 ON]

A, é que fico pasmo na hora de comparar os timbres!

o XP80, que é de 1996 acho, tem muito mais qualidade nos timbres que o Juno D que é de 2004!
sei lá se isso tem a ver, mais o Juno D não chega nem nos pés

se alguem quiser audio demos, eu gravo e mostro heheheheheheh

[ MODO INFECTADO PELO XP80 OFF]

Hammond B3
Veterano
# out/06
· votar


Jeferson Fernandes

Tudo da Session
c viu a qualidade disso?
não adianta, fico com um pé atrás mesmo na hora de partir pros novos.

Um kra no orkut tava dizendo que a Roland parou de investir em teclas depois do XP30 pra baratear os equipamentos, e é verdade!

To batendo nessa tecla porque estou com trauma.
O Juno D não dá! não da pegada, tudo que vc tenta fazer naum sai!

Faz um ano que to com ele e não me acostumo com as teclas.
Os timbres são demais, mais as teclas, são pequenas, não dá!

Mitilico
Veterano
# out/06
· votar


mais as teclas, são pequenas,

até a agora, foi o único defeito que eu achei no Juno-D
mas com certeza meu grau de exigência é bem menor do que o do amigo Hammond B3

Hammond B3
Veterano
# out/06
· votar


Mitilico

Kra, eu tava gostando das teclas do Juno D até pegar o XP60, depois peguei o 80, ambos tem a mesma pegada.

Kra, é a mesma sensação de vc andar a vida toda em um Golf GTI 2.0, e do nada, entrar num fusca.

Por mais que vc pisa, o carro não anda, além de desconfortável hehehe

claudio garcia
Veterano
# out/06
· votar


Olá Galera!!!
Posso falar algo sobre o Juno G.
O sstema de teclas dele pode num ser o mesmo do XP30, mas chega perto. Bem melhor do que q do Juno D.
Em termos de timbre, os timbres podem ser para nossos ouvidos, bem parecidos, mas na qualidade de sampler de cada som é que tá a jogada.
São coisas que a gente tem que parar com tempo pra prestar atenção e perceber. Os pianos achei parecidos com os da Session do XP30, mas com qualidade maior.
Mas estou contente, pq testei o Juno D e quase comprei pelo preço dele, mas resolvi esperar. Juntei uma grana e comprei o Juno G no escuro na verdade. Mas num me arrependi. E é bem intuitiva a interface dele.
Só com as dicas do Jeferson, cheguei no teclado e fiz rapidinho.
Quem estiver afim de comprar um, eu recomendo.

Um abraço!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland Juno G controlando JV-1010!