MIDI E Grand. será possível?

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Hammond B3
Veterano
# out/06 · Editado por: Hammond B3


Pra quem conhece os teclados XP30/50/60 e 80, com certeza já usaram esse timbre, ou mesmo, escutaram em algumas gravações.

Todos sabem que editar PIANO e ORGÃO não é facil, principalmente quando os recursos de edição do sintetizador são limitados.

To tentando chegar a esse timbre desde quando comprei meu Juno D, e estou bastante satisfeito com o resultado, embora ainda não consegui o verdadeiro MIDI E. Grand, que só vi nos XPs citados acima até hoje!

Esse é o verdadeiro:
http://rapidshare.de/files/36723391/XP80_MIDI_EGrand.mp3.html
a gravação não da pra sentir o tesão do timbre, mais ta valendo.

Esse é o do Juno D que eu editei heheheheh
http://rapidshare.de/files/36721350/MIDI_E_Piano.mp3.html
bom, por ser o Juno D, to bastante feliz hehehe

deem uma olhada ae
Valeu

R Santiago
Veterano
# out/06 · Editado por: R Santiago
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Ficou melhor que a amostra do XP-80


No JV-90 tinha tb e usava bastante. No X5D também tem esse timbre, mas não uso.

Hammond B3
Veterano
# out/06
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olhaaaaaaa rsr
mais no XP80 é melhor! a ação das teclas ajuda muito na pegada rsr

tecladomax
Veterano
# out/06
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Hammond B3

ficou muito legal

Eu tenho um Modulo JV-1010 que tem esse mesmo timbre

e é um timbre muito bom

eu uso ele em algumas musicas com a minha banda

Realmente com as teclas do Juno-D ele perde um pouco do tesão

eu uso ele no SP76 e fica muito legau

abraços!

Ricardo_Adorador
Veterano
# out/06
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Hammond B3

Pode me passar a configuração do pacht? Também tenho um Juno-D.

To editando um piano aqui e ta ficando muito show, quando terminar eu vou postar aqui.

kevinmoore
Veterano
# out/06
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caaaaaaaaaarrie, caaaaaaaaarrie... may be we''ll meet, againnn!

diminua ae o rate um poko do chorus, e coloque um poko mais de brightness no timbre ( nos roland é cutoff filter né? )... se tiver eq no chorus ou no reverb, aumente um pouco o treble...
dá pra chegar um poko mais perto eu acho

Hammond B3
Veterano
# out/06
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kevinmoore

Opa!!!
Kra,
Editei os parametros como vc disse, e ficou bem mais parecido

da uma olhada agora
http://rapidshare.de/files/36786421/MIDI_E_Piano.mp3.html

Valeu!!!

Ricardo_Adorador
Eu to terminando, fazendo uns ajustes finais nele, assim que terminar, já posto!
To pensando em re-abrir um tópico de configurações e patches bem antigão, vamos ver...

kevinmoore
Veterano
# out/06
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Hammond B3

tá bem massa, eu só tiraria um poko de médio e um poko mais de grave, e o que tá mais diferente: o sustain, tá mto grande...
vc sabe mexer no envelope né? deixa o sustain mais curto...
vc pode ouvir os clipes, o som no xp80 morre logo, no teu ele fica soando mto tempo ( não de release, de sustain ) e talvez vc deva aumentar um poko mais o volume do piano elétrico e abaixar do piano acústico ( se é que vc misturou essas duas ondas )
e vc tem que deixar o piano elétrico mais bright, o piano acústico não precisa ser mto bright não...

Ricardo_Adorador
Veterano
# out/06
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Hammond B3

Ficou muito bom o som, ta muito parecido com o XP-80, se o Juno-D tive umas teclas mais decentes ia ficar muito show

Logo vou postar aqui o piano acústico que editei no Juno-D, ficou muito show, o pessoal que ouve o som tem elogiado bastante, até um cara que tem o Juno me perguntou como consegui fazer aquilo... hehehe

Ae vai uma dica... editei ele no modo Performance.

ROTTA
Veterano
# out/06 · Editado por: ROTTA
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Hammond B3

Talvez isto lhe ajude. Estava dando uma "estudada" no timbre "MIDIed Grand" (tenho um XP-80) e ele é feito de três amostras (waveforms):

1. AC Piano 1A: piano acústico mesmo, limpo e brilhante.
2. E.Piano 2A: piano elétrico mais "aveludado", quase como um pad.
3. E.Piano 1A: piano elétrico mais brilhante.

Todas as amostras estão com parâmetros de volume e de filtros parecidos, ainda que não sejam iguais. O filtro está como LPF (low pass filter) em torno de 70-75, de um total de 127, para todas elas. No entanto, notei que as amostras dos E.Pianos estão um tanto "desafinadas" (ajustadas no fine tune), uma delas para -6 e outra para +4.

Ouvindo suas amostras, com certeza é a amostra 2 acima que está dando a "encorpada" que falta no seu timbre. Tente colocar (se der) uma amostra a mais de piano elétrico mais "aveludado", ou mesmo um pad, que deve melhorar.

Abraços.

Hammond B3
Veterano
# out/06
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Marco Alan Rotta

Kra, até daria se o Juno D não fosse tão limitado na edição.
não dá pra misturar mais de 2 timbres.

Aí eu peguei um piano acústico (Dance Piano com bastante brilho) e um E Piano e fiz os ajustes.

Devo ta querendo demais tb né? hahahaha

Ricardo_Adorador

Ta aí a configuração!
É só copiar e tocar heheeh

Name: MIDI E.Grand
Key Mode: Dual
Tone Balance: +7
Split Point: G6

Patch Tone Upper: 0045 Stack EPiano
Fine Tune: -2
Velo Sens Depth: -5
Velo Sens Ofs: +3
Cutoff Freq: +3
Resonance: +7
Decay Time: -17


Patch Tone Lower: 0015 Dance Piano
Fine Tune: +2
Velo Sens Depth: -5
Velo Sens Ofs: +3
Cutoff Freq: -6
Resonance: +7
Decay Time: +3


Efects

Patch MFX 01 Stereo Eq
Low Freq: 200
Low Gain: -2 db
Hight Freq: 8000
Hight Gain: +12 db
Mid1 Freq: 1000
Mid1 Gain: +1
Mid2 freq: 200
Mid2 Q: 8.0
Mid2 Gain: +1 db
Level: 127
Send Level to Cho: 127
Send Level to Rev: 100

Patch: Chorus
Type: Chorus3
Pre-LPF: 7
Level: 37
Feedback: 10
delay: 80
Rate: 0
Depth: 19
Send Level to Rev:0

Patch Reverb
Type: Hall 2
Character: 3
Pre-LPF: 0
Level: 64
Time: 80
Delay Feedback: 0


é isso ae, aproveitem!

ROTTA
Veterano
# out/06 · Editado por: ROTTA
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Hammond B3
Kra, até daria se o Juno D não fosse tão limitado na edição.
não dá pra misturar mais de 2 timbres.


No XP-80, o timbre (que a Roland chama de patch) é um só, composto por até quatro amostras ou formas de onda (waveforms). Neste timbre, estão sendo usadas apenas três. Daí você pode combinar até 16 patches (timbres prontos) em uma performance, que imagino ser a lógica que você está usando no Juno D.

Como são formados os timbres no Juno D? Têm este mesmo esquema?

Enfim, se você consegue só combinar dois sons, então vai ficar faltando aquele EP mais "macio" que dá o preenchimento do timbre, penso eu.

Abraços.

Hammond B3
Veterano
# out/06
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Marco Alan Rotta

é o mesmo esquema, porém no Juno D, não da pra por mais de 2 amostras em um patch.

keys_all
Veterano
# out/06
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Hammond B3

Poxa, gostei do timbre, mas não achei nada no meu XA rsrsrs

fernando tecladista
Veterano
# out/06 · Editado por: fernando tecladista
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Kra, até daria se o Juno D não fosse tão limitado na edição.

eu baixei o manual por curiosidade e vi que tem mais parametros do que o da lista que você pasou

está na pag 46 (manual em ingles)

-------------------------------
No. Original Tone Number 0001–0640
Tone Pan L64–63R
MFX Switch Multi-Effects Switch BYPASS, ON
Chorus Send Lvl Chorus Send Level 0–127
Reverb Send Lvl Reverb Send Level 0–127
Coarse Tune -48– +48
Fine Tune -50– +50
Portamento Sw Portamento Switch OFF, ON
Portamento Time 0–127
Velo Sens Depth Velocity Sensitivity Depth -64– +63
Velo Sens Ofs Velocity Sensitivity Offset -64– +63
Pitch Bend Range 0–24
Filter LFO Filter LFO Switch OFF(PCH), ON(FLT)
LFO Rate -64– +63
LFO Depth -64– +63
LFO Delay -64– +63
Cutoff Freq Cutoff Frequency -64– +63
Resonance -64– +63
Attack Time -64– +63
Decay Time -64– +63
Release Time -64– +63
--------------------------------

chegou a mexer em alguma coisa disso?

Ricardo_Adorador
Veterano
# out/06
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Hammond B3

Cara... muito massa, programei aqui no meu, tava procurando isso faz muito tempo. valeu mesmo, não sabes a minha felicidade em postar esse tópico... heuaheuhaua

ae vai uma dica pra misturar mais de 2 sons. Coloca eles no modo performance e coloca todas as partes no mesmo canal midi, assim todos os sons vão tocar ao mesmo tempo.

Eu fiz um piano acústico aqui que mistura 4 sons, to dando uns últimos ajustes nele, final de semana devo estar postando as configs completas

FLW!!!

Hammond B3
Veterano
# out/06 · Editado por: Hammond B3
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fernando tecladista

Então, realmente, tem tudo isso, mais os parametros que eu não alterei, eu não coloquei

tentei mexer em tudo kra, e nada
o mais proximo que consegui foi isso, e com a ajuda do Kevinmoore, que me deu umas dicas legais pra caramba

keys_all

Eis aí o problema, preciso pegar o manual e ler, pq não consigo fazer nada no modo performance

Vou tentar fazer o mesmo no performance, daí eu consigo misturar as 3 amostras e fazer ficar igual ao XP80, ou até melhor, sei lá, acho mei dificil rsr
Que legal que vc gostou heheheh
Kra, c c pegar pra editar esse no XA, fica loko hein? se no Juno D ta dando resultado hehehe...

Ricardo_Adorador

keys_all
Veterano
# out/06 · Editado por: keys_all
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Hammond B3
Cara... parece musica dos anos 70~80 ehhehe
Vou tentar... valew.. entra no msn ehhe

Ricardo_Adorador
Veterano
# out/06
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Hammond B3

É simples colocar mais de 2 sons juntos no Juno-D. Primeiro você precisa acessar o modo Performance, vá até os users performances pra começar a programar o novo som. Depois você aperta Part Select e escolhe a primeira parte, pra escolher a segunda aperto nos botão das categorias de sons (piano, kbd, guitar, etc), cada parte fica em uma categoria.
Ok, depois de colocar um pacht na primeira parte (categoria piano) aperte o botão da categoria de kbd e organ, ele vai aparecer os sons disponíveis dessa categoria pra vc endereçar a segunda parte. Você não precisa necessariamente colocar o som da própria categoria na parte, vc pode colocar qualquer outro som de qualquer outra categoria, basta apertar shift e os < > para escolher a categoria....
Feito isso com a segunda parte escolhida aperte PARAM, la tem uma opçao de escolher o canal midi de recepção, escolha 1. Pronto seu som vai tocar junto com a part 1.
Dae é só repetir os mesmos procedimentos para adicionar mais sons...

Fiz um hammond e um piano bem legal utilizando esse método...

Ricardo_Adorador
Veterano
# out/06
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Lembrando que o Juno-D é capaz de gerar 64 vozes, então não exagerem em colocar muitos pachtes no mesmo canal midi.
Eu utilizo no máximo 8 sons, assim consigo tocar 8 teclas ao mesmo tempo, no entanto, as notas que ainda estão soando pelo efeito de sustain também contam. Portanto uma medida legal é colocar até 4 sons no mesmo canal, assim nunca vão surgir os efeitos indesejáveis de sons falhando por causa da polifonia estourada.

Hammond B3
Veterano
# out/06
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Ricardo_Adorador

mais e os efeitos?
é possível criar uma nova amostra através do performance?

Ricardo_Adorador
Veterano
# out/06 · Editado por: Ricardo_Adorador
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Hammond B3

Só é possivel 1 insert de efeitos pra toda a performance. Se vc quiser pode usar os pachtes já criados para montar a performance, ele "carrega" junto as configurações como cutoff, resonance e etc, menos os effects. (Não tem jeito, tem que programar denovo)

Para criar uma nova performance vc tem que avançar até as "init perform" (são 8 disponíveis).
Depois é só montar as parts e escolher o canal de recepção delas.
Depois de editar tudo adicione os effects e salve...

PS: pelo seu nick vc deve gostar muito de hammond, pois é.. agora da pra montar... eu montei uma aqui que usa 4 tipos de orgãos diferentes.
Ficou show.

ROTTA
Veterano
# out/06 · Editado por: ROTTA
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Hammond B3

Conforme discutiram acima, acredito que a melhor forma é unir o timbre que você criou com outro EP mais "suave" em uma performance, que no Juno D também "deve" permitir até 16 partes. A polifonia de 64 vozes deve ser suficiente para tocar tranquilamente com esta combinação.

Abraços.

Hammond B3
Veterano
# out/06
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Marco Alan Rotta

é isso que vou tentar fazer agora rsr

Ricardo_Adorador
Veterano
# out/06
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Até 4 tones da pra tocar tranquilamente, 8 também da, mas se as notas soarem por muito tempo a polifonia pode ser estourada facilmente.
Fiz o teu Midi E Grand aqui no modo Performance e coloquei um pad bem baixinho com bastante brilho nele... ficou show de bola
estou até agora com 6 tones... melhor para...rsrsrs

Ricardo_Adorador
Veterano
# out/06
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Marco Alan Rotta

Você mora em Blumenau por acaso?

Hammond B3
Veterano
# out/06
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Gente, naum adianta, eu naum consigo melhorar isso

Ricardo_Adorador

tenta fazer o que o Marco Alan Rotta disse nesse timbre
Não tem nenhum e piano que se encaixe aí, fica embolado, estranho

deve ser pela minha falta de paciencia hoje rsrs

keys_all
Veterano
# out/06
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Hammond B3
TPM

Ricardo_Adorador
Veterano
# out/06
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Hammond B3

Joga fora esse Juno-D e compra um XP-30 então.. heuaheuaheuaehau

keys_all
Veterano
# out/06
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Ricardo_Adorador

Ou Melhor.. o 80 pq ele eh enjoado ahahahahha

Zuera heiN! cara

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