Partituras de Música Medieval

Autor Mensagem
Trollhorn
Veterano
# out/06
· votar


po vei muito bom os videos!
akela banda Corvus Corax é muito boa... ñ conhecia

Asmatico
Veterano
# ago/07
· votar


gostava de ter acesso a partituras de música medieval

renatoarau@gmail.com

Ken Himura
Veterano
# ago/07 · Editado por: Ken Himura
· votar


ZXC
Procura esses grupos, daqui do Rio mesmo: Música Antiga da UFF, Quarteto Ars Plena, Quintaessentia (é de SP, mas se apresenta bastante aqui).

Também tem o Quadro Cervantes, que eu acho que é daqui também! =]

CheshireCat
Veterano
# ago/07
· votar


Ken Himura
Aproveitando que você falou em grupos, por acaso conhece um chamado Terra Celta? Não tenho certeza se é música medieval, mas tinha um carinha tocando bandolim... Tinha um vídeo de uma música deles no youtube, Piratas e Rum, mas tiraram e eu nunca mais consegui encontrar nada deles... =\

riceira
Veterano
# ago/07 · Editado por: riceira
· votar


ZXC
<br>
<br>Sou professor de Literatura e, no período medieval ao qual você se refere, a poesia era cantada com acompanhamento de instrumentos musicais (cordas, sopros e percussão) pelos trovadores (trova = canção) consistindo no primeiro movimento literário do mundo ocidental: o Trovadorismo. As letras eram ainda escritas no Português arcaico com melodias simples estruturadas basicamente em refrões e paralelismo. A produção da poesia trovadoresca foi largamente registrada em cancioneiros, mas infelizmente não aconteceu o mesmo com a pauta musical destas cantigas de registro raríssimo (há somente 7 cantigas atribuídas ao jogral Martim Codax com notações musicais).
<br>Já que você é do Rio, siga a sugestão do ken himura e procure o CD Cânticos de Amor e Louvor do grupo Música Antiga da UFF. Não é exatamente "um ótimo exercício para agilidade", como quer, mas talvez um excelente exercício de conhecimento e valorização das nossas raízes culturais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Partituras de Música Medieval