Dúvida cruel VII, o confronto final

    Autor Mensagem
    sergiobruder
    Veterano
    # set/06


    Estou com uma dúvida cruelíssima:

    Estou juntando dinheiro (a um bom tempo) no intuíto de "montar" uma entrada para um RD700SX (esse pelo menos era o alvo, montar uma entrada e financiar a perder de vista o resto em parcelas suportáveis)..

    Mas estou olhando com cada vez mais cuidado para o TX5, algo absolutamente nada-a-ver com um piano digital, mas que certamente faz parte do meu sonhado setup perfeito, algo dedicado à orgão.

    Então, TX5, satisfação imediata & teclado (órgão!!) novo na mão *agora* ou continuo na minha longa peregrinação rumo ao piano digital dos sonhos?

    AIaiAI!!

    Carlos Sesti
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Cara, como você disse, são dois teclados para aplicações totalmente distintas. São ótimos equipamentos, tive a oportunidade de testar os dois por um curto período de tempo, mas deu pra sentir o "poder" e a fidelidade sonora de cada um.
    Deixando de lado o lance da grana, suponhamos que você tenha o dinheiro em mãos, qual você compraria? Porque pelo que entendi o problema é que você iria demorar muito tempo pra quitar o RD, então surgiu a idéia de que já com a grana em mãos para comprar o TX5, tê-lo sem dor de cabeça com dívidas e tudo mais, e com um baita de um simulador de hammond nas mãos.

    Pra que nós possamos opinar mais diretamente, diga no você pretende "usa-los"? Que estilo musical? Estudos? Palco, shows? Tem outros teclados para os demais timbres, caso opte pelo TX5?

    Por enquanto posso te dar minha opinião, com base no que eu preciso. Eu escolheria o RD, caso depusesse de condições para adquiri-lo. Ele também é meu teclado dos sonhos, teclas maravilhosas, timbres perfeitos e realísticos, visual robusto e imponente, lindo, controles simples e alterações em tempo real. Claro que você sabe de tudo isso.

    Então, diga pra quais finalidades necessita "dos teclados" pra saber se não estou falando besteira, né... hahaha

    Faça uma busca pelos tópicos mais antigos pra ter mais informações enquanto não tem mais opiniões.

    sergiobruder
    Veterano
    # set/06 · Editado por: sergiobruder
    · votar


    Vamos lá, principal uso: igreja, grupo de louvor.

    O que na verdade não é limitador de estilos, muito pelo contrário: preciso de órgãos, pianos elétricos, pads, pianos, um pouco de strings, etc (passamos por blues, rock, reagge(?), balada, etc).

    Eu sou particular fã dos mais variados timbres de um bom & velho Hammond e todos os seus filhotes & imitadores.

    Hoje eu uso um único & simples JV-30 para atender todas essas demandas (uso a mistura de 2 timbres de órgão do jv30 para conseguir um timbre + 'cheio' e 'sujo' do que os timbres originais e uso o vibrato como poor man's leslie).

    Eu gostava do piano do JV30. Até passar 1h30 com um RD700SX..

    Ah, e tem o segundo uso: Estudo (daí com certeza as teclas pesadas fazem falta), voltei a estudar piano depois de 15 anos parados depois da última aula (sempre toquei mas nunca estudei metodicamente nesse período). Hoje estudo em casa com as teclas leves do JV30 e tenho aula em piano, definitivamente não é uma situação da qual eu goste.

    Hammond B3
    Veterano
    # set/06
    · votar


    RD700 SX

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Teoricamente, meu impulso seria falar "espere e guarde mais grana para o RD700SX, ja que precisa de outros timbres e de teclas pesadas para estudo".

    Mas relendo teu tópico, dá pra perceber muito claramente que o bichinho do TX5 também te mordeu e que timbres de orgão tambem são prioridade. Aí vem a pergunta: vc precisa realmente dos timbres de piano e etc de primeira linha do RD ou é mais o lance das teclas pesadas para estudo que te atrai?? Um piano digital mais simples nao te resolveria este problema de estudo e de som de piano e etc (no caso um Privia ou SP88)?? Se sim, pega o TX5 mais um desses pianos mais entry level.

    sergiobruder
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Minha idéia de mirar tão alto assim (justo um topo-de-linha como o RD700-SX) foi a seguinte:

    Quando eu comprei o JV30, eu era *estagiário*, com pouco tempo de trabalho, ainda fazendo faculdade. Comprei um teclado (lançamento na época) de US$ 1500,00 dólares. Claro, foi um caso de "fazer das tripas coração". Mas consegui.

    Praticamente 15 anos depois o "bichinho do upgrade" me atacou.

    Não é justo que eu faça um investimento tão ou melhor que esse, já que historicamente não sou de ficar trocando teclado com frequência?

    (e ainda considerando que não sou mais estagiário...)

    O outro aspecto é que ando "claustrofóbico" com 5 oitavas, principalmente ao usar pianos & assemelhados, logo procurei agora algo com mais do que 5 oitavas...

    Já o TX5 apareceu como dúvida pela paixão pelo órgão. O RD700SX tem ótimos orgãos (para um piano digital), inclusive com drawbars em tempo real (4) e com simulação tanto de leslie quanto overdrive. Mas daí as teclas pesadas viram defeito e nao recurso...

    mano_a_mano
    Veterano
    # set/06
    · votar


    sergiobruder
    Eu concordo com o Mr_Mojo_Rising: se o que você quer são teclas pesadas, não precisa necessariamente investir o dinheiro de uma vida toda no Roland RD-700SX, além do que ele é pesadíssimo e ruim de transportar. Procure um instrumento mais básico e portátil, mas que tenha bons timbres de piano e 88 teclas pesadas, aí sobra dinheiro também para o TX-5.

    gustavorino
    Veterano
    # set/06
    · votar


    sergiobruder

    compra um Yamaha da sério P, p90, P120 ou P140... e compra o tokai.. na minha opniao tu vai ter o melhor dos dois lados.

    sergiobruder
    Veterano
    # set/06
    · votar


    mas os Yamaha P(90|120|140) tem pouquissimos timbres. tem bons pads? os RD (mesmo o 300 SX) tem pelo menos um banco GM2 além dos ótimos pianos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida cruel VII, o confronto final