Teclado de 4GB de memoria! Pode?

Autor Mensagem
kseven
Veterano
# ago/06 · Editado por: kseven


Cada vez me surprendo mais com a tecnologia desse teclado (apesar de ter timbres discutiveis): acabei de comprar um cartao SD de 4GB (R$250)e nao é que funcionou no "misero" PSR3000??? Nao acreditava que detectasse mais o incrive é que detectou e salva e puxa arquivos tranquilamente!! E mais, como comprei junto um leitor universal de cartoes (33 tipos) c/Usb, aproveitei pra por nele 4 tipos de cartoes que tenho (SD, SM, XD, MC) e nao é que na tela abriu ao mesmo tempo 4 Usb alem do proprio cartao e da propria memoria ( 6 discos virtuais nele)!! Ai hoje, precisando de um HD para transferir uns videos q tenho do notebook para o PC (q nao tem gravador de DVD), comprei um miniHD de 5GB (R$300) redondinho de plastico (do tamanho de uma biscoito de chocolate tipo recheado de 5cm) com Usb, testei nesse teclado atravez de um multi usb e nao é que tambem detectou??? Ficou 7 discos virtuais nele!! Só faltou testar nele um gravador de CD (ou DVD) externo mas nao consegui achar aqui em SP (será q existe com só Usb de cabo?).
Que mais falta testar nesse teclado? O que mais falta nele? Alias eu sei: TIMBRES!!!
Mas de tecnologia deixa MUITOS atras, inclusive os que testei hoje tb nas lojas: PA1X (18mil) e G70(12mil) de lindissimos timbres mas de acessorias sao uma m..... e limitados. Alias o G70 tem uma tela descomunal de acessos, absurdo seus efeitos e seu pessadissimos piano alem dos drawbars. No demais...
É por isso q fico AINDA nesse 3000 pois vale um terço dos outros mas ainda nao foi passado por NENHUM na tecnologia. E posso dizer q tenho um teclado de 4GB, alias 5GB, alias somado tudo, 10GB. Quer mais???null
[url=null]null[/url]

gustavorino
Veterano
# ago/06
· votar


agora .. dá pra ti por as amostras de 2 giga do The Grand no psr-3000!!!!!!!!!!!!

auhauhauha...

Starllan
Veterano
# ago/06
· votar


Rapaz, não sei se procede..........Ouvi falar de um cara que tem influencias de estúdio aqui onde moro ( NATAL RN ) o mesmo mexe muito com teclados da YAMAHA, ele me falou que o PSR3000 tem uns detalhes q/ a gente não conhece, só aparece quando conectamos algo nele, ou seja, abre uma tela tipo essas dos drives q/ vc testou... este cara falou q/ a gente pode fazer tipo um sample de instrumentos originais, só que tem que ser gravados no estúdio e transferir o sample p/ um certo tipo de extensão que eu desconnheço p/ fazer funcionar nele. ( continuo achando que essa informação não procede pois o mesmo não tem sample... não sou burro p/ me iludir com isso ) porém depois desse teste q/ vc fez e deu certo, fiquei na curiosidade de realmente saber que tipos de telas na real ele tem a mais como funções escondidas.

Espero q/ os leitores do fórun não entenda o que eu digitei com uma forma ilária por q/ falei de sample....não estou ligando o formato sample wav no PSR3000, mas será q/ podemos fazer um sample derrepente em wav em estudio e depois transferir p/ um um tipo de arquivo compacto e transferir como mega voice? Não sei... posso estar falando bobagens...

kseven
Veterano
# ago/06
· votar


Starllan

Tambem nao é assim: ele tem sim um banco de usuario para timbres. Ou seja, ele aceita timbres novos mas especificos da yamaha. Nao deixa de ser amostras de som, condorda? Se esses timbres sao sampleados ou nao (devem ser pois TODOS os bons timbres de qualquer marca sao)...
Esse timbres novos podem ser baixados no site da marca. Eu já baixei muitos do Tyros (e nao gostes, alias a yamaha em timbres é uma.....). E o Tyros tem sampler: vai ver que este os sampleou, transformou e passaram para o 3000. Quantos cabem? Quem manda é a memoria. Tai uma grande vantagem que AGORA tem. Se quizer ver algumas funçoes dele, tai:

http://www.geocities.com/engesoft1/drawbar3000.zip
http://www.geocities.com/engesoft3/funcoes-psr3000.zip
http://www.geocities.com/engesoft4/xsoundcreatpsr.zip
http://www.geocities.com/engesoft5/editando_psr3000.zip
http://www.geocities.com/engesoft4/lyric.jpg

Teccláudio
Veterano
# ago/06
· votar


Vc tem nenhum demo ai não kseven ? posta ai pra gente

Bob Wilson
Veterano
# ago/06
· votar


Sei que os timbres dele não são lá aquelas coisas (apesar de saber que tem gente neste fórum que te mata se vc falar mal deste teclado...), mas isso da conectvidade é muito legal mesmo.

E este multileitor eu estava para comprar um tbem, só que não conhecia ninguem que tivesse. É bom?

kseven
Veterano
# ago/06
· votar


Teccláudio
Demo do que?


Bob Wilson
É excelente mas roda em usb 2.0 e no 1.o fica absurdamente lento. Cabe ate 4 cartoes ao mesmo tempo.

Starllan
Veterano
# ago/06
· votar


No caso, estas funções q/ vc adicionou ao post eu já conhecia, mesmo assim fico agradecido.


Sobre a questão da extensão e novos timbres, estou pensando em interligar o pensamento de um memória grande devido a capacidade de leitura de cartões dele como vc mesmo mostrou, e descobrir um tipo de extensão a qual eu possa 1 gravar em sample wav e depois converter para a extensão de leitura compativel. Será q/ foi isso q/ o cara aqui descobriu? ainda não sei.. Futuramente se eu souber de algo venho a informar... até por q/ como todos sabem ele permite atualização e a YAMAHA ainda não fez nenhuma atualização de futuro realmente ( Fora a última que ainda não vi muita necessidade ), de repente um pouco mais a frente poderemos ter novidades em relação a isso... assim eu espero.

fernando tecladista
Veterano
# ago/06
· votar


quando comecei ler o tópico achei interessante porque pensei que o psr 3000 tinha algum samplerzinho... depois de tanta coisa que li aqui sobre ele... nem sei mais direito o que tem de verdade e o que é lenda

mas independente do que daria pra fazer mesmo que estivesse escondido no teclado tem uma diferença de tipos de memoria
uma é a memoria de amarzenamento em midia que conseguiu 4GB (ou 10gb?)
o outro é a memoria RAM do teclado de nada vai adantar ter 4GB fisicos e uma memoria igual ao de uma calculadora pra trabalhar

eu queria achar alguma coisa sobre isso mas só achei dos styles que é 120 KB e do sequencer 300kb, dos timbres achei 64mb mas é ROM

kseven
Veterano
# ago/06
· votar


fernando tecladista
Veja bem: NENHUM teclado novo possui mais (ou aumenta) sua memoria interna Ram pois torna-se desnecessaria face ao absurdo crescimento (e barateamento) do cartoes de memoria. Eu mesmo tenho a memoria interna vazia e sem uso, nao coloco nada lá. Do que adianta um novo teclado sair com "100Mb" de Ram se um mes depois lançam um cartao de 20Gb por R$50??? Outra desvantagem de se usar a memoria Ram é que vc tem que gravar arquivo por arquivo lá (Midi, Style, efeitos, Pads, programaçoes, etc) que é muito demorado enquanto no cartao basta gravar em 30S ou menos TUDO que estiver guardado no teu Pc, transferindo para o teclado rapidamente!!! Entao o lance é o seguinte: cada performance que vc criar no teclado, digamos uma por dia, regrave np Pc e vai acumulando tudo ate um dia ter um belo banco disponivel sem precisar retornar ao Ram. É o q eu faço. Portanto Ram siginifica para mi: INUTILIDADE.
Sabia que os teclados da Roland (VA7 e G70) que sao os ultimos tem uma UNICA memoria Ram para styles? Como o teclado só consegue tocar um unico ritmo por vez (e nem poderia mais), só tem essa memoria para carregar e sem parar de tocar (inclusive o teu G1000 que tb só tem 1 unica memoria para tudo, arranjos, midi, programaçoes, etc, nao é verdade? Faz falta mais? Nao!). O importante é "puxar" do DD, card, Zip, etc) quando precisar.

kevinmoore
Veterano
# ago/06
· votar


Veja bem: NENHUM teclado novo possui mais (ou aumenta) sua memoria interna Ram pois torna-se desnecessaria face ao absurdo crescimento (e barateamento) do cartoes de memoria. Eu mesmo tenho a memoria interna vazia e sem uso, nao coloco nada lá. Do que adianta um novo teclado sair com "100Mb" de Ram se um mes depois lançam um cartao de 20Gb por R$50???

não fale bobagem... até hj não vi um sampler que lê diretamente os samples de cartão... se tiver, me apresente, pois nào conheço

kevinmoore
Veterano
# ago/06
· votar


posta ae umas demos dos hammonds dele...

fernando tecladista
Veterano
# ago/06 · Editado por: fernando tecladista
· votar


kseven
talvez eu não me expressei bem no que eu quis dizer então você deve ter entendido algo diferente
ex:
em teclados com ritmo tem algum tipo de midia (ex: diqeute) onde se armazena varios estilos
ai eu faço um load pra usar esse ritmo, esse ritmo vai ficar na memoria RAM, posso até retirar o disquete do teclado que esse ritmo continua tocado
-----------------------------------------------------

(inclusive o teu G1000 que tb só tem 1 unica memoria para tudo, arranjos, midi, programaçoes, etc, nao é verdade? Faz falta mais? Nao!). O importante é "puxar" do DD, card, Zip, etc) quando precisar.

aqui esta o que comentei tem 1 unica memoria que cabe XXX bytes, teve uma vez que fiz alguns ritmos usando o "style works" como eu precisava de alguns ritmos pra tocar no g-1000 mas também precisava dos mesmos pra usar no ensaio usando o E-480-b do cantor da banda fiz no formato do E-480-b (já que o g-1000 le todos) alguns ritmos (mais simples) funcionaram nos dois outros que tinham mais detalhes, arranjos.. não rodaram no E-480-b na hora de carregar dava algo como "memory full"

mesmo que o E-480-b tivesse alguma forma de aumentar o armazenamento com hd, zip drive, smart... o ritmo continuaria dando "memory full" já que a memoria do e-480-b é do tamanho de uma azeitona e a do G-1000 é uma melancia


---------------------------------------------------------------------- ----------

quanto a novos timbres no psr 3000 pelo o que vi no manual todos os parametros que tem de edição de timbres (não considerando o processador de efeitos) são identicos ao do G-1000 (em tone F4-edit) e os mesmos de edição GM


vibrato rate:...CC99 = 1.... CC98 = 8.... CC6= **valor a escolha
vibrato depth:..CC99 = 1.... CC98 = 9.... CC6 = **
vibrato delay:..CC99 = 1.... CC98 = 10 ... CC6 **

tvf cutoff .....CC99 = 1.... CC98 = 32 ... CC6 **
tvf resonance...CC99 = 1.... CC98 = 33 ... CC6 **
tva/tva attack..CC99 = 1.... CC98 = 99 ... CC6 **
tva/tvf decay...CC99 = 1.... CC98 = 100 .. CC6 **
tva/tvf release.CC99 = 1.... CC98 = 102... CC6 **



isso me passou a ideia de que o editor de timbres do 3000 é apenas uma mascara para esses comandos então você usando o editor do 3000 ele gera esses comandos midi em cima do timbre normal, diferente de um synth dedicado que mexe direto no oscilador, mas ainda vou procurar algo mais sobre isso

se for só isso um timbre novo baixado da internet é só um conjunto de comandos de midi CC 99 e 98 e não uma amostra nova de timbres

kseven
Veterano
# ago/06 · Editado por: kseven
· votar


kevinmoore
Já vi q vc nunca teve um teclado com sampler: praticamente a maioria (Triton, Fantom, PA80/PA1X, etc) possuem EXPANSOES de memoria para seus samplers, ou seja, nao há interesse de se ter grandissima memoria interna para eles. O que um teclado deve ter sim é MEMORIA ROM (Random Only Memory) que é só de leitura onde o processador (e só ele) a acessa para ordenar seu processo, ou seja, é onde o som é tocado mesmo em linguagem simples. essa deve ser da CAPACIDADE do processador, ou seja, nao adianta ter um ROM de 500Mb se o processador só consegue ler de 256Kb a 2Mb por vez que é o normal dos teclados de mercado. É como um funil que só passa isso por vez e vai-se recolhendo pouco a pouco amostras do banco da memora Ram que essa pode ser enorme ou mesmo diretamente dos cartoes que é o que acontece nos novos teclados. Agora, para quê comprar expansoes (como da korg que custam um fortuna) se os cartoes esta absurdamente mais baratos? É verdade que ainda nao vi samplers gravados em cartoes (o unico Roland q trabalha com cartoes é o G70 mas nao tem sampler, pode? nao sei do PA1X mas sei q grava no HD e CD). Mas já o Karma possui TUDO pra expansao de memoria pra tudo que imagina (e carissimo pois é mem Dim) ate 2Gb. Mas é questao de tempo pra chegar nos cartoes. Aguarde e mudará de ideia.

kseven
Veterano
# ago/06 · Editado por: kseven
· votar


fernando tecladista
Nao é bem assim: vou explicar o que é sampler ou mesmo o que é um gravador de voz digital (Cd) ou fotografia digital.
Vc sabe que a verdadeira fotografia é feita por filme fotografico mesmo e nao nessa cameras digitais pois ela nao armazenam luz ou os efeitos de luz, mas o filme sim, sendo reaçao quimica direta da luz. Ou seja guarda a impressao digital do que a luz fez no filme, saindo uma imagem real e absurdamente nitida com cores verdadeiras. Acontece que uma tela de monitor possui mais de 64milhoes de cores e mais de 1 milhao de pixels. Dai que nessa cozinha ou laboratorio (isso vale pro CCD da camera digital), "tenta" com essas ferramentas que possui "na mao" imitar o que tentou-se fotografar. Atualmente a imitaçao consegue chegar perto da realidade em 99,99999999%. Isso é muito bom (processos fotoeletricos de conversao de bits em imagem e vice-versa) mas NUNCA será a realidade e nem chegará perto de uma verdadeira foto. Tanto é que parece tao real que atualmente os estudios de cinema via Pc conseguem transmitir uma "realidade" com dinosauros (Jurasic Park) que parecem realmente filmados mas nao passam de bits digitais iguais a de fotos (copiaram o que a foto digital faz e usaram na computaçao grafica).
O mesmo ocorre na gravaçao de CD. Se possui bilhoes se nao trilhoes de amostradas criadas por bits em termos de som e os mais proximos a uma voz, instrumentos, etc, q sao gravados no Cd (Wav) mas NUNCA será uma verdadeira voz ou instrumento apesar da proximidade de 99,9999999..%.
E por ultimo, é o que ocorre com o sampler: cria-se amostras ou separasse algumas em trilhoes possiveis pelos bits que dao a exata combinaçao daquele som. Se eu sei que um conjunto de bits de som dá aquele instrumento entre quatrilhoes de bits, porquê vou gravar os quatrilhoes se apenas 20mil bits (20kb) dao esse exato som que quero? Ou mesmo que seja um sampler wav de 2Mb? Deduzimos que um teclado yamaha possa processar (chip de timbres) qualquer um desses quatrilhoes de bits e entao para quê uma memoria gigante (wav) para apenas os bits escolhidos (falo em bits mas na verdade sao amostras probabilisticas geradas em bits de sons que determinam matematicamente um certo efeito ou resultado no processador de som com frequencia, tempo e todos os parametros possiveis de um certo gerador de som de certa marca de processador) entre tantos? Por isso que um novo timbre baixado possui apenas 20 ou 50kb. Sao os bits escolhidos "a dedo" por um sampler ("comparador" ou diferenciador de som real com o som digital resultando probabilisticamente na amostra mais proxima) para definir digitalmente esse som (ou qual o mais proximo). E a perfeiçao é tanta que o ouvido humano, salvo raridades, nao consegue diferenciar. Parabens a tecnologia e ponto a menos para nossos ouvidos (e olhos tb).

mano_a_mano
Veterano
# ago/06
· votar


kseven
Vc sabe que a verdadeira fotografia é feita por filme fotografico mesmo
Concordo em gênero, número e grau, tanto que tenho a minha velha Canon até hoje...

fernando tecladista
Veterano
# ago/06
· votar


o que eu quis dizer foi somente isso:

ex: o Tyros2 tem 4 MB de sample RAM expansivel até 1 GB

digamos que coloque 1 GB no Tyros 2
e se eu conseguir da mesma forma no Tyros 2 os 4GB que você conseguiu no 3000, eu não tenho como colocar um timbre de piano com amostras de 2 giga do The Grand como o
gustavorino brincou

o que daria seria 4 timbres diferentes de 1 GB cada cada um carregado de uma vez como você já comentou

mas eu não consigo ter um "unico timbre" acima da capacidade da memoria RAM mesmo que os dispositivos de midia tenham espaço fisico de sobra pra isso

kevinmoore
Veterano
# ago/06 · Editado por: kevinmoore
· votar


kseven

sampler não funciona em cartão, portanto a RAM importa mais do que o cartão, dei um contra exemplo pro que vc falou, e vc não entendeu...

vc disse:

Do que adianta um novo teclado sair com "100Mb" de Ram se um mes depois lançam um cartao de 20Gb por R$50???

entendeu?

e sim, já tive teclado com sampler... aliás eu tenho

qdo mudarem de usar memória RAM pra samples, e conseguirem fazer ler de cartão aí sim, mas a memória RAM ainda é usada... tem alguma implicação técnica aí pra não usar cartões

kseven
Veterano
# ago/06 · Editado por: kseven
· votar


kevinmoore
Eu que nao entendi ou vc nao leu?
a maioria (Triton, Fantom, PA80/PA1X, etc) possuem EXPANSOES de memoria para seus samplers.
obs: expansoes sao placas e NAO É CARTOES de memoria!!! :

Tanto é q afirmei:
Agora, para quê comprar expansoes (como da korg que custam um fortuna) se os cartoes esta absurdamente mais baratos? É verdade que ainda nao vi samplers gravados em cartoes

Expansao ou cartao de memoria sao sim memorias RAM porem de usos diferentes (por enquanto). Um PC usa ambos como RAM sim só que a memoria Dim ou DDR sao 1 milhao de vezes mais veloz e seu chip nao pode ficar esperando a lentidao de um cartao de memoria que acaba "travando"!! Ainda pende a baixisima velocidade a ele por USB e placa mae. Mas é questao de tempo. Por isso por enquanto o cartao de memoria só é usado como "armazem" pessoal (e nao do chip) para guardar arquivos como um HD. Na verdade o "quintal" do processador pra fazer suas tarefas é a memoria RAM (DDR ou Dim) pois a "enche" e esvazia milhoes de vezes por segundo (um Pentium 4 por exemplo). E isso hoje é impossivel num cartao de memoria ou HD. Falando em HD o PA1X carrega sim seus sampler (amostras) no HD mas ja pra a usar a transfere entao para sua memoria RAM. E a podia "guardar" tranquilamente num cartao de memoria (SD por exemplo). A armazenar eu disse e nao pra usar. É isso q estou tentando explicar.

mano_a_mano
Veterano
# ago/06
· votar


Eu já vi colocarem um HD em um teclado, acho até que era um Roland bem básico. Foi uma "gambiarra" e tanto, uma coisa de louco mesmo. Mas funcionou. Pena que eu não lembro qual o site que mostra isso...

kseven
Veterano
# ago/06
· votar


mano_a_mano
Nao é qualquer teclado que aceita HD, nos da Roland o unico é o G1000 e tem saida pra isso (SCSI). Nem o VA7 tem conexao (a nao ser q se elimine o Zipdrive). Os outros sao da Korg (i30, PA80, Triton, PA1X) e Yamaha (psr3000, Tyros) alem de outras marcas. Mas veja bem, fora esses ai, os demais dessa marcas nao detectam (reconhecem) e nem tem cabos, conectores pra isso. E mesmo q se adaptasse seus sistema (bios) nao reconheceria e nem administraria (comandos pra acessar, gravar, etc). É o caso de alguem ter perguntado uma vez se num psr630 tinha como ligar!! Por ultimo esses teclados nem possuem carga pra isso (no psr3000 se a carga do usb nao der, devesse ligar externamente e o mesmo vale pro g1000 q nao tem carga pra isso -fonte fraca).

kevinmoore
Veterano
# ago/06
· votar


kseven

é, isso que vc falou é verdade em partes...

Expansao ou cartao de memoria sao sim memorias RAM porem de usos diferentes (por enquanto).

cartão não é memória RAM, pq vc "desliga" ele e a coisa continua lá, é SRAM, static RAM

o fusion da alesis usa um puta hd de 80gb mas tem 64 de ram, aí de sampler vc só pode usar 64, mas dá pra expandir pra 192...

o que eu tava tentando explicar pra vc é que enquanto houver essa limitação de samples em RAM e não cartão, ainda vai compensar o que vc tinha dito:

Do que adianta um novo teclado sair com "100Mb" de Ram se um mes depois lançam um cartao de 20Gb por R$50???

certo?

jaldors
Veterano
# ago/06
· votar


Fala galera,

kseven vê só, eu tenho o PSR 3000 e vi que tenho muito a aprender sobre ele para poder tirar proveito de muitas de suas funcionalidades.
E falando da entrada USB, eu tenho um MP3 Player com USB e resolvi conectá-lo no PSR que reconheceu o dispositivo de imediato porém apresenta uma mensagem dizendo para formatar o dispositivo. Bom, tirei tudo que era importante do MP3 e formatei pelo PSR 3000. Fui até o micro conectei o MP3 e passei alguns sty pra ele. Conectei no PSR 3000 e ele apresentou a mesma mensagem dizendo que eu tinha que formatar o dispositivo USB. Apartir dai tentei de tudo, formatar pelo micro, conectar o teclado no micro e apatir do micro acessar o dispositivo USB para passar dados.... Nada disto esta funcionando.
Faz idéia doque pode estar acontecendo ??? Preciso atualizar o Firmware do teclado ou será que tô fazendo besteira mesmo ....

Abração e valeu ....
e-mail : jaldors@gmail.com

RafaelValeira
Veterano
# ago/06
· votar


Bom, a limitação, pelo que eu saiba, de se utilizar memória RAM pra ler sampler é simplesmente a velocidade. Memória RAM continua sendo muito mais rápida de se ler do que qualquer outro tipo de memória.

kseven
Veterano
# ago/06
· votar


jaldors
O Psr3000 só lê cartoes de memoria em qualquer aparelhos de aceso livre via usb. Se seu ipod for daqueles de memoria interna fixa e nao aceitar cartoes esqueça. Eu por exemplo antes de ter o leitor de memoria, usava uma camara digital para transferir os dados para esse cartao. Ate tenho um palm, isto é um ipaq com cartao, mas vc acredita que nao lê o cartao pois o ipaq impede esse acesso direto? Veja se seu ipod é daqueles que tem q se instalar CD no Pc para ler e transferir. Se for esqueça.

jaldors
Veterano
# ago/06
· votar


Valeu kseven, comprei um leitor/gravador de memória de 33x1 igual ao que vc mencionou e peguei o cartão CompactFlash que tenho no meu gravador digital D4 Korg (Que é muito excelente tb) e... tchan, tchan, tchan, tchan !!! foi só alegria. E pra não dizer que não testei com outro tipo de memória, peguei o cartãozinho de memória do meu celular (Nokia 6600) e coloquei no leitor tb e reconheceu normalmente. Sinceramente estou muito contente em todos os aspéctos com este teclado. ÔH MININU BAUM !!!

Abraço irmão, valeu mesmo ...

jaldors

El_Cabong
Veterano
# set/06
· votar


kseven
Eu gostaria de saber como é este programa "Software" que acompanha o PSR3000 que coloca os efeitos, ruídos, nuances, etc. nos instrumentos MEGA VOICES.
No caso se grava um arquivo MIDI com um instrumento comum, por ex: Clean Guitar e depois se roda este MIDI neste programa para transformá-lo em MEGA VOICE ??

kseven
Veterano
# set/06
· votar


Programa software q o acompanha? Nao sabia q vem algum programa junto e nem q editava algum timbre!!! Explique melhor.

El_Cabong
Veterano
# set/06 · Editado por: El_Cabong
· votar


Na página da Yamaha www.yamaha.com , nas características do PSR3000 fala de um programa que acompanha o teclado, e roda no PC modificando os arquivos MIDI.

El_Cabong
Veterano
# set/06 · Editado por: El_Cabong
· votar


O nome do soft é Mega Enhancer

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teclado de 4GB de memoria! Pode?