Crise de identidade

Autor Mensagem
JeanCarlo
Veterano
# ago/06


O pianista toca piano.
O organista toca órgão.
O sanfoneiro toca sanfona.
O cravista toca cravo.
Mas, qual é o instrumento oficial do tecladista? Piano? Ou Lead? Eu estou sofrendo uma pequena crise de identidade para com meu instrumento, não consigo saber qual é o meu instrumento oficial, e queria repartir essa doideira com vocês. Eu acho que isso é excesso de tocar bateria baixo, guit. flauta, etc. no teclado. Me dêem uma mão, isso c vcs não ficarem doidos também..

asda
Veterano
# ago/06
· votar


Pra que ter um instrumento oficial?

Rachmaninoff
Veterano
# ago/06
· votar


Tecladista toca... aham... teclado?

Peik
Veterano
# ago/06
· votar


Ué tecladista toca teclado, ué.heheheheh

Blue Jazz
Veterano
# ago/06
· votar


Tecladista é tecladista, mas se for BOM muito provavelmente é um pianista - tocando um teclado.

eeevee
Veterano
# ago/06
· votar


Blue Jazz
mas se for BOM muito provavelmente é um pianista - tocando um teclado.
rolou um certo preconceito nessa frase, rolou não?

emanuel macedo
Veterano
# ago/06
· votar


JeanCarlo
acho que tecladista se dá ao fato de teclar o teclado(qualquer tipo de teclas)
tocar teclando.
o grande problema é que todos esses instrumentos tem teclas daí vem a confusão.
mas a verdade é uma só :
o pianista deveria somente tocar pianos mas a tecnologia obriga os músicos a ter novas opções pelo fato de ter trimbragens de pianos,organs e etc...
daí ele deixa de ser um pianista para ser tecladista(só pode ser considerado pianista o músico que estar tocando o piano no piano) .

Blue Jazz
Veterano
# ago/06
· votar


Me desculpem, não aguentei... você tem razão Eeevee, mas não foi minha intenção ser preconceituoso, detesto qualquer forma de preconceito, qualquer que seja, foi apenas uma piada pra "fazer pensar". Soou mesmo preconceituoso, DESCULPEM-ME.

É que, nessa crise toda de identidade, o Jean Carlo se esqueceu de que um teclado reúne em si o piano, o órgão... porque na verdade o tecladista sequer teria um instrumento em si, na verdade tem todos, BASEADO NA MECÂNICA DO PIANO... o negócio ficou meio que mal formulado, porque o que acontece na verdade é uma adequação, o pianista tem seus maneirismos, o organista também, eles se adaptam ao "teclado" enquanto que, um cara que já "nasce" tocando teclado também estará sempre tentando se adaptar às simulações ali existentes como também aos novos sons que cria, expressos sempre pelas teclas, que no final das contas são as mesmas utilizadas por todos... a cada som proposto muda-se um pouco a maneira de executar, os ataques, o próprio sustain, isso tudo influencia. Então existe um mecanismo tão somente, se a guitarra sintetizada chegar a um bom nível tecnológico também será assim.

Mas, no final das contas, como um teclado é baseado na mecânica do piano (e não na do órgão) um pianista provavelmente dominará essa mecânica melhor, principalmente se tiver estudao erudito, terá muito mais articulação, etc - não desfazendo do mérito da simplicidade de alguns tecladistas que tocam um show inteiro usando apenas uma mão. Explicando então a piada, eu diria que um pianista com formação musical sólida terá maior domínio técnico-expressivo do que o restante, seja no piano ou no workstation ou no synth ou nessa imensa variedade que chamam de "teclado". A propósito, não estou falando de poder criativo, ok?

SANDRO PIETRO
Veterano
# ago/06
· votar


Tecladista é tecladista, mas se for BOM muito provavelmente é um pianista - tocando um teclado.

Tecladista é a pessoa que toca qualquer instrumento de teclas, inclusive piano, mas não significa que ele seja um pianista.
O pianista só toca piano mesmo, piano tem técnicas que o teclado não tem, mas não significa que ele não toque teclado.
Pianista não tem nada a ver com tecladista, há muita diferença

Blue Jazz
Veterano
# ago/06 · Editado por: Blue Jazz
· votar


Eu não disse que pianista é = a tecladista.

Eu disse que um pianista com sólida formação é MUITO melhor do que um "tecladista" tecnicamente, e agora digo MAIS: um bom pianista certamente tocará muito bem teclado, terá no mínimo uma adaptação muito rápida; mas um bom tecladista que não toque piano... não vai se sair tão bem se tentar tocar um.

Avid
Veterano
# ago/06
· votar


concordo contigo!!! mais um tecladista ele e mais versatio na parte de tibres!!! mais contudo o pianista tem uma formação melhor

emanuel macedo
Veterano
# ago/06
· votar


só queria saber como um cara faz um show inteiro usando apenas uma mão?

Blue Jazz
Veterano
# ago/06
· votar


O do Skank faz pelo menos metade... noves fora quando ele levanta as duas mãos pra bater palminha e o teclado continua tocando sozinho... só pra citar um dos "famosos"...

SANDRO PIETRO
Veterano
# ago/06
· votar


só queria saber como um cara faz um show inteiro usando apenas uma mão?

?

Hammond B3
Veterano
# ago/06
· votar


Não não!!
Estão todos equivocados hahahahah

Pianista é o kra que toca somente piano, organista é o kra que toca somente orgão, correto?

Então, TECLADISTA é o kra que toca e domina todos os intrumentos de teclas!

Eu sou parente do kra! hahaha
Desvendei mais um misterio hahaha
puts

fernando tecladista
Veterano
# ago/06
· votar


esse assunto vai cair no mesmo dilema de quem toca um toca +/- outro ou quem toca um toca todos etc etc... e que pianista é melhor que tecladista mas pianista não conhece sintese e etc etc....

pra ordem dos músicos não existe tecladista já que teclado é uma parte de algum instrumento de piano a sanfona tem teclado
então pra eles ou é piano ou orgão

eu vi em uma revista portuguesa que lá é chamado te "teclista"
aqui se vê sempre como tecladista
mas era mania lá pelos anos 80 também de chamar de sintetista que é o cara que toca sintetizador .....mas é sintetizador mesmo.... moog, d-50, dx7 ...

Ken Himura
Veterano
# ago/06
· votar


Então, TECLADISTA é o kra que toca e domina todos os intrumentos de teclas!
Não, porque cada instrumento de teclado tem uma peculiariade obrigatória de se seguir. Quem acha que toca cravo no teclado, se engana feio. O mesmo para órgão e piano. Cada instrumento de teclas tem, além das possibilidades e técnicas timbrísticas, peculiaridades.

O fraseado no cravo muda de país para país. E você têm que seguí-los.
O órgão é parecido com o cravo, mas tem milhões de registros. E ainda rola o baixo (contínuo ou não) nos pedais.
O piano tem a expressividade, além de conter quase toda a tessitura utilizada musicalmente hoje em dia.

O fraseado utilizado em cada instrumento é diferente, e não tem como mudar isto. Piano não vai soar como piano, cravo não vai soar como cravo nem órgão vai soar como órgão se cada peculiaridade não for seguida. O mesmo pros outros instrumentos, principalmente cordas e madeiras, que são extremamente versáteis.

Depois de muito estudo, afirmo que o instrumento de teclas mais difícil que existe é, sem sombra nenhuma de dúvida, o cravo solo.

O tecladista que quer ser "verdadeiro" em expressividade deve, no mínimo, ter noção de como se toca um piano. Este é o primeiro passo. Depois, vem muito, mas muito mesmo, estudo, principalmente de fraseados.

Hammond B3
Veterano
# ago/06
· votar


Ken Himura

Repare, o que eu disse é um resumo do seu post!

O tecladista que quer ser "verdadeiro" em expressividade deve, no mínimo, ter noção de como se toca um piano. Este é o primeiro passo. Depois, vem muito, mas muito mesmo, estudo, principalmente de fraseados

Resumindo, o Tecladista é o kra que toca e domina "TODOS" os instrumentos de teclas!
ele saberá as técnicas pra ser usada no piano, no cravo, nos orgãos!

Não conheço ninguem assim não, mais esse seria o tecladista de verdade

SANDRO PIETRO
Veterano
# ago/06
· votar


O tecladista é o kra que toca e tenta dominar quase todos os instrumentos de teclas. Já o pianista ele só toca piano(ele até pode tocar um teclado) estudou pra isso, fez anos e anos em algum conservatório, e não para de estudar.
Ser tecladista é uma coisa, ser pianista já é outra coisa mais técnica e mais complexa. Nunca se deve comparar um tecladista com um pianista

Jonathas Lacerda
Veterano
# ago/06
· votar


Eu concordo que não se deve comparar um tecladista a um pianista... mas:

Tecladista merece respeito! Ele também estuda e entra em uma área que pianista nenhum encara através da formação normal de Piano... estou falando da síntese de som, do MIDI, do HomeStudio... tecladista geralmente anda por estes caminhos, e um pianista não.

mas também concordo que devamos nos aprofundar mais nas técnicas relativas ao Piano, Cravo, Orgão e afins, para podermos dominar mais e podermos nos autodenominar Tecladistas. Não precisamos ser 100% em todas as técnicas "tecladisticas" mas é importante ser aprofundado em pelo menos uma e a que eu recomendo é a técnica pianística.

Ken Himura
Veterano
# ago/06
· votar


Resumindo, o Tecladista é o kra que toca e domina "TODOS" os instrumentos de teclas!
Se ele realmente dominasse todos, não usaria teclado. Há coisas que só é possível fazer em cada instrumento, por mais que existam samplers e recursos quase infinitos hoje.

Além do mais, é impossível dominar cravo sem estudar num cravo, órgão sem estudar num órgão e piano sem estudar num piano.

ele saberá as técnicas pra ser usada no piano, no cravo, nos orgãos!
Acho muito difícil de acontecer... Quem toca cravo, por exemplo, não troca o bichinho por nada. Mesmo sendo o instrumento mais fresco com afinação que existe.


Jesus, Cravo é um inferno... é o instrumento de teclado mais difícil que existe, pqp! ¬¬'

RafaelValeira
Veterano
# ago/06
· votar


Ken Himura

Ele não disse que o tecladista toca teclado, e sim qualquer teclado...

Ahmmm, entendeu? Não? Ok, ele disse que o tecladista toca todos os instrumentos, em seu instrumento original!

Acho que deu pra entender, né? Até eu tô ficando meio confuso nessa história toda!

storrecilha
Veterano
# ago/06 · Editado por: storrecilha
· votar


essa eh uma discussão profunda... tão profunda que não consigo ver o fim, pq está fica muito subjetivo

massss, só para incentivar a polêmica, teve gente que disse que só se aprende piano num piano, masss e os pianos digitais? eles oferecem as mesmas qualidades de teclas, e portanto, de tecnica, que um piano acustico, e alias, tem piano digital novo, com teclas muito melhores que alguns pianos acusticos antigos!!!

sendo assim, quem toca um piano digital não é pianista? ou para ser um pianista o musico tem que levar seu Fritz Dobbert de cauda para todos os barzinhos?!?!? ou ainda, pianista é só o cara que toca Bach, Beethoven, Lizt, Mozart, ou Blues e Jazz, Fusion, Rock tb se enquadram?

SANDRO PIETRO
Veterano
# ago/06
· votar


é o instrumento de teclado mais difícil que existe, pqp! ¬¬'

Quem vê você falar, dá a impressão que estamos falando com um GRAN maestro e o cara dono da verdade, discordo de várias coisa por você citado

Ken Himura
Veterano
# ago/06 · Editado por: Ken Himura
· votar


eles oferecem as mesmas qualidades de teclas, e portanto, de tecnica, que um piano acustico, e alias, tem piano digital novo, com teclas muito melhores que alguns pianos acusticos antigos!!!
Eu discordo, os digitais só são melhores que pianos fudidos. Nada se compara ao acústico...nada mesmo. Principalmente o de cauda, aquilo é uma maravilha.

Quem vê você falar, dá a impressão que estamos falando com um GRAN maestro e o cara dono da verdade, discordo de várias coisa por você citado
Não fui eu quem disse isso, foram meus professores de música antiga. E gran maestro eu não sou, mas acredito ter uma vivência com música antiga um pouco maior que a de meus companheiros de fórum, então falo com convicção o que eu sei que é verdade. Acredita quem quiser...
Não acredita na minha vivência?? Procura aí por Alessandro Santoro, Paulo Bosísio, Hindemburgo Pereira, Ivanildo Guilherme, Sérgio Dias, Luís Otávio Santos, Israel Menezes etc. Tive (e com alguns ainda tenho) e/ou assisti master class com essas pessoas.

ele disse que o tecladista toca todos os instrumentos, em seu instrumento original!
Ele não toca todos, ele tem um timbre de todos. Mas tocar são outros 500...

sendo assim, quem toca um piano digital não é pianista? ou para ser um pianista o musico tem que levar seu Fritz Dobbert de cauda para todos os barzinhos?!?!?
Pianista é quem estuda piano. Infelizmente, em casa eu tenho que estudar num teclado, o que está me atrapalhando horrores. Mas sempre roubo uma sala no conservatório pra estudar, tá foda.
Mas quando se vai tocar piano em bares, não se leva equipamento. Normalmente o bar quando te chama libera um piano pra você. E, em todos os que eu fui até agora, tinham pianos acústicos de quarto de cauda muito bons (Os melhores que eu vi foram um Yamaha e um Essenfelder)

Hammond B3
Veterano
# ago/06
· votar


Karaca!!!!!!!!!!!

Deixa eu por legenda:

O TECLADISTA é o kra que estudou piano, que estudou em cravo, que estudou em orgão, ou seja, ao longo de sua vida estudou em detalhes todos os instrumentos e por isso domina todos!!

Não disse que o tecladista domina todos os timbres do teclado, não não!!

Acho que tá explicado neh??

ufa!

SANDRO PIETRO
Veterano
# ago/06
· votar


[i] Um TECLADISTA estudou piano, que estudou em cravo, que estudou em orgão, ou seja, ao longo de sua vida estudou em detalhes todos os instrumentos e por isso domina todos!! (2)

O Tecladista é um cara que só toca teclado, e tbém alguns instrumentos de teclas, e pode tbém tocar vários instrumentos que quiser( violão, guitarra, gaita, pandeiro, sax, acordeon, cavaco, viola caipira, clarinete, e outros afins

storrecilha
Veterano
# ago/06
· votar


discussão boba...

acho que o instrumento mais dificil de tocar é a tampa de garrafa pet pois a única pessoa que eu já vi tocando é o Hermeto Paschoal e ainda sai som de trompete!!!

SANDRO PIETRO
Veterano
# ago/06
· votar


é a tampa de garrafa pet

Ahhahahaha Eu já vi o Hermeto Paschoal tocar foi com a boca da garrafa.
Com a tampa, eu nunca vi

Hammond B3
Veterano
# ago/06
· votar


E aquele lance que ele matou um porco no palco e foi fazendo a harmonia no piano em cima dos gritos do porco!!! uhauhauahuahuah

Esse kra é louco!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Crise de identidade