Distorção nos Hammonds

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: El_Cabong


    Eu estava ouvindo uma música do Santana - "Samba Pa Ti", e se eu não me engano alí tem um Hammond com distorção. Só que aquela distorção é bem diferente de qualquer tipo de distorção encontrada em processadores de efeitos, pedais, etc.
    Ela é um pouco "suja" e dá um efeito muito legal de "zumbido e/ou chiado" (Sei lá !! Não sei dizer com palavras) que é notado principalmente nos graves.

    Este efeito de distorção já vem nos Hammonds ou é algo adicionado ??
    É possível se conseguir algo parecido com aquela distorção, regulando os parâmetros de distorção de um processador de efeitos ??

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    El_Cabong

    Saturação de valvulas da leslie. Só assim pra conseguir algo igual.

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eu sou um pouco leigo !!
    No caso a Leslie além de fazer o rotary speaker, também faz a distorção valvulada ??
    Um amplificador valvulado não faria uma distorção parecida ??

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    El_Cabong

    A leslie é um amplificador valvulado também. A distorção q vc ouve ali é feita antes do som "girar", antes dele passar pelas cornetas q causam esse efeito, entende??

    Se vc usar um teclado comum com simulação de rotary speaker ligado em um amp valvulado, o som vai girar, e só depois passar pela distorçãõ do amp. O resultado é uma maçaroca sonora e distorcida girando.

    O segredo é esse, nao inverter a ordem das coisas, e claro, ter um hammond e uma leslie na mão... hehehe

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Mr_Mojo_Rising

    É !!
    Eu já ouvi muitos falarem este negócio sobre o efeito "distorção", em que: a ordem dos fatores altera o produto
    Certa vez um amigo meu disse que iria tentar samplear nota por nota de uma guitarra distorcida pra fazer solos etc., e eu falei p/ ele que não iria dar certo, porque, por exemplo, tocar 3 samples de notas distorcidas de guitarra dá um resultado diferente do que distorcer um acorde de 3 notas de uma guitarra.

    No caso destes novos Hammonds XK2 , XK3, ... em que eles tem o rotary speaker dentro do teclado.
    Eles possuem esta distorção?? E ela é também antes do rotary speaker ??
    Valeu.

    Theo22
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Theo22
    · votar


    Mr_Mojo_Rising

    "A distorção q vc ouve ali é feita antes do som "girar""
    Então já tem um falante pra sair esse som

    "antes dele passar pelas cornetas q causam esse efeito, entende??"
    as cornetas só recebem som limpo? É isso ou eu fiz confusão?

    El_Cabong
    É caro amigo, vejo que realmente um hammond + leslie é muito complexo, por melhores que sejam os samples, acho que o hardware é único. Lógico.

    B4 II ainda se salva, é o mais perfeitinho, por ter bons samples, simular legal os controles, efeitos, e uma simulação muito boa de válvulas, overdrives. Vc já ouviu algo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Distorção nos Hammonds