Dúvidas diversas sobre QS7

    Autor Mensagem
    Bob Wilson
    Veterano
    # jun/06


    Antes de mais nada, deixa eu me apresentar :) Sou músico profissional, toco teclado e piano desde 1993, já fui especialista de produtos-teclados (em geral, da Korg) numa loja do ramo. Costumo frequentar o forum do *********** mas agora resolvi dar uma passa aqui pq o lance aqui é mais técnico.

    Agora gostaria de postar umas dúvidas, que eu li muitos tópicos antes de perguntar para ver se sanava as minhas dúvidas. Algumas foram sanadas, outras não. Na época que eu trabalhei com teclados, o QS tinha acabado de sair, mas eu nunca dei muita bola pra ele pq eu achava o piano muito magrinho e a operação dele muito pentelha...por isso é até meio vergonha eu perguntar, mas blz...

    Mas hoje as coisas mudaram...eu to precisando trocar meu teclado (imaginem vc tocar num PSR510 a 10 anos e com 3 teclas quebradas e um pitch bend mais torto do que bêbado descendo ladeira, hehehe). Já toquei vários estilos e o meu preferido é o rock/heavy metal progressivo. Hoje estou tocando som Gospel em um ministério de louvor ( o povo costuma ter muito preconceito com isso, mas foi no Gospel que eu aprendi MUITA COISA sobre harmonia) e não é sempre que posso carregar o Roland RS-70 para apresentações (eu o considero um teclado muito prático e com timbres bem legais...mas não para a faixa de preço dele).

    Indo direto ao assunto...eu estou para comprar um QS-7, pq quero uma boa relação custo-benefício e um teclado 76 teclas, então já me decidi por ele...até já achei a minha vítima :) Mas preciso exclarecer alguns pontos:

    1- Qual a diferença entre o QS-7 e o 7.1 ? É basicamente o botão de transpose? Se for isso, pra mim tanto faz, pq nao uso isso :)

    2- Sliders: Eu posso endereçar QUALQUER tipo de controle neles? Exemplo: eu gosto de construir sons do tipo Lead (eu amava o Lead do TRINITY, que o Derek Sherinian usa) e neles eu costumo usar wah wah e o clássico efeito de Feedback.

    A) Tem como eu controlar o wah wah via sliders?

    b) Eu posso ir controlando o volume dos timbres nos sliders? Tipo estou com um som de lead e tenho um som simulando o feedback e vou aumentando o volume deste som no slider? Ouvi um cara fazendo exatamente o que eu quero: http://progsounds.com/forum/jams-and-show-off/t-my-qs7-lead-864.html/? highlight=alesis

    3- Os QCards adicionam mais timbres ao teclado mesmo ou eles sobreescrevem alguma área, como os user banks?

    4- Esta é crucial pra mim: no Roland Rs-70, quando eu estou no banco de pianos utilizando o 49 European PF, clico no banco de orgãos (que já está no timbre que eu quero) e decido voltar para o piano, ele memoriza o timbre que eu estava usando. Trocando em miudos: Se estou no timbre piano 09 e aperto organ, ele nao vai para organ 09 e sim para o ultimo timbre que usei deste banco. O QS7 faz isto?

    Se fosse possível, eu gostaria de poder ouvir alguns timbres deste teclado (já ouvi demos, ms queria ouvir alguns em especifico). Vi um topico do mojo ( http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/67961/) aonde ele fala sobre um orgão com uma leve distorção. Como roqueiro, eu adoro hammonds com drive e leslie. Tem como alguém gravar alguma coisa com um timbre assim pra eu ouvir? Outros timbres que são cruciais pra mim são o hammand sem drive, o piano eletrico (tipo DX), o acustico e os strings. Algém poderia quebrar este galho pra mim? Eu me lembro muito pouco deste teclado.

    Tinha algumas outras coisas, mas eu nao me lembro agora. Se alguém pudesse me ajudar com isso, eu seria bem grato.

    Valeu galera.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    O meu é um QS6.1, que é quase igual. Não uso muito synth leads (uso mais rhodes, piano acustico, wurlitzer, clavinet e antes de comprar o TX-5, usava os orgãos) mas acho que algumas coisas que vc perguntou em relação a funcionalidade do teclado eu posso responder. Vamos lá:

    1 - A diferença é o transpose sim.

    2 - Nãõ sei se todo e qualquer parametro pode ser endereçado aos sliders, mas no minimo quase tudo. Infelizmente os QS nao tem wah entre seus efeitos, porem dá pra fazer algo parecido com os filtros. Dá pra controlar volume de timbres e de parametros via sliders sim.

    3 - Os Q Cards adicionam mais timbres aos ja existentes, sem sobrescrever nenhum.

    4 - Vc pode fazer isso se o timbre anterior é um MIX e o timbre atual é um PROGRAM, ou vice versa, sem problemas, ele volta pro timbre q estava pre-selecionado, como vc quer. Mas se por exemplo vc estiver usando um piano dos PROGRAMS (09, bank 3, por exemplo) e vc quiser usar um orgãõ dos PROGRAMS tbem, vc aperta a dezena 2 de orgãos e ele vai para o orgão 29, do banco 3. Mantem-se sempre a casa das unidades. Parece complicado, mas é´simples. Se nao for do seu agrado, salva os timbres mais usados lado a lado na memoria user. Bem facil.

    Nao tenho nada gravado dele, mas postaram uma demo blues do QS6.1 esses tempos no forum. E o Adãõ Chgagas postou um link (do QS8, mas sem problemas, pq os timbres sao iguais) de timbres. Os timbres nao estao muito bem representados ali, mas da pra ter ideia.

    Bom, acho q é´isso. Qqquer coisa da um grito.

    Bob Wilson
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Valeu mojo (posso te chamar assim?), sabia que vc ia tirar as minhas duvidas :)

    Eu ouvi essa demo do blues, eu curti os sons (menos os orgãos). Pode me passar esse outro link do QS8?

    2 -Sério que ele nao tem Wah? Que chato isso. Sobre os sliders ainda, eu posso ter um piano com strings e ir controlando o volume dos strings via sliders?

    Sobre o lance dos bancos, acho que vou acabar fazendo isso. De fabrica, o que vem nos users? Ou eles vem em branco, como no RS-70?

    []s e valeu pela ajuda.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Bob Wilson

    Nunca vi demos legais de orgãos da serie QS. Tocando ao vivo são bem melhores.

    Infelizmente ele nao tem wah mesmo. Mas esse lance do piano e strings dá pra fazer tranquilo demais.

    Nos users vem vários timbres já de fabrica. Vc tem q sobrescreve-los se quiser usar o espaço deles. É´só ir esclhendo os q vc nao gosta e nao usa e fazer isso, bem facil.

    Qto ao link das demos, foi um dos últimos tópicos do Adão Chagas, dá uma busca q ce acha em dois tempos.

    Me parece q ele tem tudo ou quase tudo q vc procura pelo jeito né??

    Bob Wilson
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Tem sim cara, hoje me arrependo de nao tem comprado um na época (e eu conseguia com um puta desconto, quase 30%).

    Entao eu tenho que apagar os user presets para gravar os meus...mas nao vem nada legal neles de fabrica?

    Vc usa quase os mesmos timbres que eu (piano acustico, wurlitzer, clavinet- esta ultima é dose nao ter wah wah). Eu uso MUITO raramente (em uma musica) um brass fall, so que no RS-70 funciona assim: se eu tocar até uma certa velocidade (força), ele é um brass normal. Se eu sentar o braço, ele faz um brass fall. Ele tem um timbre assim?

    Outra coisa que costumo usar, mas até no rs-70 é meio tosco...é violino/cello solo. Com excessão do Trinity, nunca ouvi um timbre que prestasse. Ele tem coisa legal, ou vou ter que comprar o QCard Classical (que eu curti o som) ?

    []s

    Bob Wilson
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Bob Wilson
    · votar


    acabei de ouvir as demos do QS8...é perfeito para o que eu preciso. Adorei timbres como o 88 Sahara Sun.

    edit: ele tem entrada para pedal de expressão?

    Theo22
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Bob Wilson
    Eu comprei a pouco tempo o QS 7.1 e uma alerta pra vc.

    Os QS X.0, tem sérios problemas de visores... Os mais novos foram resolvidos os problemas, X.X.

    Se eu fosse vc ia com cuidado e eu não compraria qualquer QS assim não. O meu mesmo tem procedencia e ta NOVINHO e nào vendo por nada...hehe chato eu hein...hehe

    Tem ótimos hammonds, leads estilo moog, Ep, um piano acustico q não é tão bom, mas me agrada. Strings clássicas, clavinet e harpsi de fazer inveja a outros teclados (eu q não sei tocar).

    Ótimas teclas, com pesinhos em baixo e com molas... é um sinteizador e tanto. Pena q to apanhando pra mexer nele, mas to indo.

    Theo22
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eu vou postar umas demos, mas não espere muita coisa em execução, mas timbres vc pode esperar q são bons.

    Bob Wilson
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Nao precisa postar as demos, eu ja ouvi num site. A não ser que vc tenha algo legal ai :)

    É, eu já ouvi muita gente falar sobre isto. Este QS7 que eu vi esta num preço de QS6...e eu estou suspeitando disso. Quando a esmola é demais, o santo desconfia sabe ?

    Theo22
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Bob Wilson
    Pode crer, fica experto.

    Então o meu paguei R$3200.

    Sobre a demo, fiquei de postar pra mostrar algo próprio, pq essas demos no site eu não curti boa parte q ouvi.
    Vou ver se posto hoje.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas diversas sobre QS7