Compensa trocar um QSR por um notebook? Para shows?

    Autor Mensagem
    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/06


    Tenho um QSR, gostaria de saber a opinião de vcs, se é viável ter um notebook no palco, uso muito synths e Hammonds do QSR (alesis), e com um notebook poderia colocar o Moog Modular, o Native B4, uma porrada de programas, gravar tudo, queimar cds, mas o medo é: qual uma configuração rasoável, e se há atraso em relação a tocar o teclado (SP 76) e a resposta dos programas. Por favor, dem a sua opinião.
    Abraço.
    Mauro.

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Nunca toquei com notebook, mas tenho uma opinião baseada em experiências de conhecidos que fizeram algo parecido (não sei se vai te servir pra alguma coisa):

    Vc ganha em qualidade de timbres, mas perde em confiabilidade de equipamento (um dos seus medos) e em controles em tempo real.

    E outra: ao vivo, no mix de uma banda a diferença entre o timbre "razoável" (domodulo ou dos teclados) e o "ótimo" (dos softsynths) é muito pouca na maioria das vezes, dependendo do papel dos teclados na tal banda.

    Me parece ser algo que funciona melhor em estúdio. Mas mesmo assim eu esperaria opinião de alguem que tentou ou faz isso.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Os controles em tempo real eu uso do SP76, ( tudo em midi ) como as fitas e pedais ( para Drawbars, por exemplo ) , mesmo porque o módulo não permite tais mudanças. Tenho a preocupação com a latência do notebook, e também, vai que o bicho trava no meio do show. Mas a possibilidade de ter Moog, o B4, Sonar ou equivalentes, gravar cds dos shows, etc, tudo na palma da mão é muito tentadora. Só não sei se o processador do notebook aguenta isso tudo, falo de um médio, não top de linha. Valeu pelas dicas, aguardo novas respostas
    Abraços
    Mauro

    leond
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Pelo até aqui exposto, levo a entender que para ter um resultado favorável, sem travar programa, e outros inconvenientes que sabemos que um programa de PC pode expo-lo, vc terá que ter um notebook de primeira, nobreak, cabos, boas placas de som, enfim, vc terá que se precaver de todas maneiras.

    Trabalhar em estúdio com programas eh uma coisa, ao vivo... não pode haver erros

    O notebook terá que estar bem configurado, "bem" que eu falo, eh o seu processamento, a velocidade para alternar programas, como po rexemplo o moog, sonar, streinberg(pianos), pois alguns destes programas são de certo modo "pesados" quando abertos vários deles.

    Espero ter ajudado em alguma coisa... valeu

    Scoth_Pr
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Mauro Lacerda

    Com o dinheiro que você conseguirá vendendo o QSR (ou trocando-o) você não achará um Notebook com uma configuração profissional pra se tocar ao vivo. Você iria precisar de bastante memória interna pra rodar os programas e samplers mais pesados, uma boa velocidade pra não travar tudo na hora H e uma placa de som apropriada para diminuir a latência. Para tocar sem preocupações, seria bom comprar uma interface de áudio, para resolver os problemas de conexão de uma vez.

    Tudo depende de quanto você está disposto a gastar com o Notebook, ou se vai trocar pau-a-pau no seu módulo.

    Andre XP
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Scoth_Pr
    Tudo depende de quanto você está disposto a gastar com o Notebook, ou se vai trocar pau-a-pau no seu módulo.

    Isso q eu tava pensando... visto que o Qsr custa uns 1000 +-... qual bom notebook é esse preço...

    Wrvieira
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Andre XP
    qual bom notebook é esse preço...

    Nenhum... Pra fazer uma coisa profissional nestes moldes, acho que o investimento seria de, no mínimo, R$ 5.000,00...

    Eu já quis abraçar essa idéia, mas os custos são muito elevados. Um desktop seria mais barato, mas bem menos prático...

    Andre XP
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Vc poderia pensar num módulo melhor...

    Eu uso um motif rack com o sp76 e fica porrada...

    Scoth_Pr
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Wvieira

    Pra fazer uma coisa profissional nestes moldes, acho que o investimento seria de, no mínimo, R$ 5.000,00...


    Concordo.... visto que os melhores notebooks pra uso com teclados são da Apple, como o Ibook, que custa +/- R$3.000,00. Fora uma boa placa de som, ou interface de Áudio, que ultrapassa facilmente R$800,00.

    André XP

    Vc poderia pensar num módulo melhor...


    A idéia é interessante, e você gastaria muito menos, sem perder muito em qualidade de timbres. Assim como o Mr Mojo disse, ao vivo, no mix de uma banda a diferença entre o timbre "razoável" (do módulo ou dos teclados) e o "ótimo" (dos softsynths) é muito pouca na maioria das vezes, dependendo do papel dos teclados na tal banda.

    Abração

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Galera, valeu os toques, já percebi que não tenho dinheiro suficiente para comprar um equipamento confiável o suficiente para shows.

    ANDRÉ XP
    Quanto mais ou menos está o Motif Rack, só para eu ter uma ideia...

    Só dá pena pensar que poderia ter o Moog e o Native, mas por enquanto não dá

    Abraço
    Mauro

    Andre XP
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Andre XP
    · votar


    Mauro Lacerda
    Quanto mais ou menos está o Motif Rack, só para eu ter uma ideia...

    De 3500 a 3700+-

    Porem tem outras opções... Como o Korg TR (módulo do Trinity);; tenho um amigo vendendo um... vale uns 2100 +- e ja melhora bem nesses timbres q vc tem procurado...

    thiagotgc
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    cara, sua maquina tera q ter no minimo 1GB de memoria RAM, 1 HD BOM, pra caber os TIMBRES... uma Placa de SOM BOA, pra nao ter chiado, e um processador BOM, pra nao ter muita espera na transmissao de dados entre o PC e o TC...

    eu recomendaria a Linha INTEL P4, pelo menos... eu gosto da Linha AMD, mas para SOM/VIDEO (no sentido de Edição de som e video) e COMPACTAÇÃO/DESCOMPACTAÇÃO de dados os P4 levam vantagem...

    embora agora nas novas linhas AMD64 e Pentium D essa diferença esteja complicada de se dizer!!

    mas eu axo que se for um Proc de modelo antigo com 1.6GHz pra baixo, e com menos de 512MB RAM... voce vai passa nervoso ehhe

    no entanto....

    =)

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    thiagotgc

    Lendo esse seu post tive certeza que antes vc se fazia de besta com aqueles comentários langos do tipo "mi aXude, naum sei nada, seje meu amiguinho".

    thiagotgc
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Mr_Mojo_Rising
    hehe... amikinhow... nao confunda....

    meu ramo eh informatica, graças a Deus nessa area eu me dou bem, quanto as informações de "teclado" sou um fracasso... só sei tocar apenas =) ... qd pergunto.... COMO FAÇO PRA AXA O SOM DO TAKE6, ou do famoso STRIKE STEREO PIANO.. eheh.. flo seriu.. sem zuera.. nao sei nada disso =( ...... tenho vergonha... mas eh vdd.... =/

    mas axo q pude ajuda o autor do tópico.. com um pouco q sei

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    meu ramo eh informatica

    Não parece,visto às suas "dificuldades" em usar o Google.

    thiagotgc
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Mr_Mojo_Rising

    ok.............

    Mauro Lacerda
    minha dica foi essa cara.. agora ve ai, e depois posta ai o resultado ;)

    SaintFerio
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Mauro Lacerda
    Já levei meu Desktop pra shows, ficou muito bom, mas a praticidade é muito pequena hehe! Eu desisti de investir em Notebook pq não vale a pena o custo que vc vai ter... Mas andaram aparecendo umas propostas boas para mim, de repente, vou pegar um controlador legal e ligar num notebook que to pra pegar, com uma boa placa de audio USB eu to feito... Vamos ver, não sei ainda... Mas Mr. Mojo me convenceu que ainda vale mais a pena HARDWARE que SOFTWARE,,,!!!

    thiagotgc
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    SaintFerio
    lgl kra... eu AXO mais negocio uma Placa de Som PCMCIA... tipo.. sei la.. questao de testar dai,,,,

    vale mais a pena HARDWARE que SOFTWARE,,,!!!
    Sim.. sem duvida =D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compensa trocar um QSR por um notebook? Para shows?