como saber sobre as diminutas?

    Autor Mensagem
    emanuel macedo
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: emanuel macedo


    esta ideia para saber sobre as diminutas .
    esta regra pode ser aplicadas para simplificar?

    C/C#/D/D#/E/F/F#/G/G#/A/A#/B

    para saber a diminuta de C .

    C--D#--F#--A= Cdim7

    cada pontinho representa um semitom.

    SaintFerio
    Veterano
    # mar/06
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    Não entendi o que vc quis dizer... Mas acordes diminutos a terça é menor e a quinta meio tom abaixo tb... É só isso, todo acorde diminuto é assim...

    Raphael cox
    Veterano
    # mar/06
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    ah?

    tecladistapvh
    Veterano
    # mar/06
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    pra simplificar é só pegar um acorde maior e diminuir meio tom a terça e a quinta. ( somente a tônica permanece )
    C= dó mi sol
    Cdim= dó mib solb tríades


    C7= dó mi sol sib
    Cdim= dó mib solb lá tétrades

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/06
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    rpz... mais simples q tudo... pega a terça e a quinta do acorde e baixa meio tom... ta feito o acorde diminuta...

    alexandrespa
    Veterano
    # mar/06
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    ou:

    pega um acorde menor e baixa um semitom na ultima nota da tríade(a quinta nota).

    emanuel macedo
    Veterano
    # mar/06
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    acho que vcs não prestaram bem atenção! ou não soube me explicar...
    esta regra seria valida para vc achar as diminutas
    contando da tônica ? por ex:
    se eu quizer saber a diminuta de D , posso usar aquela tabela para achar a nota .

    D + 2 semitons(F ) + 2 semitons( G# )+2 semitons (B )= Ddim7

    rpz... mais simples q tudo... pega a terça e a quinta do acorde e baixa meio tom... ta feito o acorde diminuta...
    = Dº
    com aquela tabela seria facil para que quer saber como fazer as diminutas?
    se estiver errado por favor me corrijam
    , e que um rapaz queria um método mas facil para aplicar as notas.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/06
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    emanuel macedo
    Eu aprendir assim... pega a terça e a quinta do acorde e baixa meio tom
    Ex.: C = do - mi - sol
    Cdim = do - mib - solb
    soh...

    mazza
    Veterano
    # mar/06
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    emanuel macedo
    acho que essa sua regra mais complica do que ajuda...

    emanuel macedo
    Veterano
    # mar/06
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    mazza
    como assim ,explique uma regra mais facil ...
    eu sei que apenas baixar meio tom a terçe e a quinta vc faz uma diminuta
    mas apenas para a diminuta Cdim , e a com setima?(Cdim7) são 4 dedos.

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # mar/06
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    emanuel macedo

    Eu acho a sua regra bem mais fácil.

    Complementando mais um tipo de acorde.

    O acorde aumentado, é semelhante ao acorde MAIOR, porém a nota do 5º grau é aumentado sempre em meio tom.

    Assim, o acorde de C aumentado(C+) é:C E e G#

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mar/06
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    O acorde diminuto é:

    Cdim= C + Eb + G b + A
    I IIIb Vb VI


    Pronto...ta aí... pra outro acorde, é só aplicar o mesmo "molde"

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
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    Duas fórmulas pra escalas diminutas:


    Ecala diminuta tom - semitom:

    1 0,5 1 0,5 1 0,5 1 0,5 (tons)
    B - C# - D - E - F - G - Ab - Bb - B (notas)
    1 9 b3 11 b5 b13 7dim 7M T (interv)



    Ecala diminuta semitom - tom:

    0,5 1 0,5 1 0,5 1 0,5 1
    G - Ab - A# - B - C# - D - E - E - G
    1 b9 #9 3 #11 5 13 7 T



    Melhor dizendo:

    Toda escala ou acorde que contenha os graus b3, b5 e bb7
    é uma escala diminuta, mas nem toda escala diminuta tem
    que ter esses graus.

    Essas escalas podem ser aplicadas sobre acordes
    dominantes alterados, como um G7(b9) ou um G7(b9/13)
    por exemplo.

    alexandrespa
    Veterano
    # mar/06
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    isso era (ou é) tao simples.

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/06
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    Quer saber a diminuta? Faz o contrário da aumentada.

    mazza
    Veterano
    # mar/06
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    emanuel macedo
    mazza
    como assim ,explique uma regra mais facil ...

    o acorde diminuto é feito sobre intervalos de terça menor, dividindo a oitava em quatro partes iguais, e possui como característica a presença de dois trítonos. Só existem três acordes diminutos (B°, C° e Db°). Todos os demais acordes diminutos são desdobramentos desses três.
    Po exemplo, veja os acordes: B°, D°, F° e Ab°, todos possuem as mesmas notas, fechando um círculo, retornando ao acorde B°. O símbolo (°) do acorde diminuto representa esse círculo, resultante da superposição das três terças menores que formam o acorde diminuto.
    É mais fácil entender isso do que ficar "colando" de tabelas, você entende o acorde e é capaz de montá-lo em qualquer posição no teclado.
    Espero ter ajudado.

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # mar/06
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    Complementando um acorde Diminuto.

    Um acorde diminuto, é obtido com os gráus: I III V e VII da escala maior, baixando sempre meio tom no III e V gráu, e baixando 1 tom no VII.

    kevinmoore
    Veterano
    # mar/06
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    GIANCARLO TARDELLI terceiro tópico seu já que foi fechado?
    Um foi excluído até...
    Acho bom vc pensar mais qual seu objetivo aqui no fórum!

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # mar/06
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    2 tópicos, eu mesmo os fechei, o último, o sam achou melhor fechar pra não acontecer o que sempre acontece, discórdias.

    kevinmoore
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: kevinmoore
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    encaminhado para a CDA

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
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    mazza

    Boa!!!

    emanuel macedo
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: emanuel macedo
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    obrigado A todos que deram dicas .mazza
    Só existem três acordes diminutos (B°, C° e Db°). cara eu jurava que eram quatro, morrendo e aprendendo...

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # mar/06
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    Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
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    emanuel macedo

    Ele quer dizer que só existem esses três diminutos: Bº, Cº e Dbº.

    Cada um desses três diminutos se dividem em quatro:

    = Dº = Fº = Abº

    = Ebº = Gbº = Aº

    Dbº = Eº = Gº = Bbº


    Você não está errado, apenas se confundiu.

    Cada diminuto gera outros três diferentes. E existem três grupos de diminutos. Perceba que os três modelos, não importa qual, aleatóriamente, o grupo se divide em uma distância de semitons:

    Bº, Cº, Dbº

    ou

    Dº, Ebº, Eº

    ou

    Fº, Gbº, Gº

    ou

    Abº, Aº, Bbº

    João Júnior
    Veterano
    # mar/06
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    Só pra comprementar:

    Os acordes diminutos sempre se resolvem em acorde menor. Por exemplo: Se vc está em sol maior e quer ir pra lá menor pode aplicar na passagem um G#º = sol sustenido diminuto.

    Os acordes diminutos podem ser tríades ou tétrades.
    As tríades são formadas por: 1(tônica) b3(terça menor) b5(quinta diminuta).
    As tétrades são formadas por: 1(tônica) b3(terça menor) b5(quinta diminuta) bb7(dobrado bemol sétima)
    Ex: G#º(sol sustenido diminuto) = sol sustenido, si bemol, ré, fá(a sétima maior do tom com dobrado bemol=1 tom abaixo)

    Os acordes meiodiminutos sempre se resolvem em acorde maior. Por exemplo: Se vc está em lá menor e quer ir pra sol maior pode aplicar na passagem um G#º = sol sustenido meiodiminuto (a representação não é assim, a bolinha nos acorder meio diminutos é cortada, representei do mesmo jeito pq não sei fazer a bolinha cortada no computador).

    Os acordes meiodiminutos podem ser apenas tétrades.
    São formados por: 1(tônica) b3(terça menor) b5(quinta diminuta) b7(bemol sétima)
    Ex: G#º(meio diminuto) = sol sustenido, si bemol, ré, fá#(a sétima maior do tom meio tom abaixo = coincide com a sétima menor)


    OUTRAS FORMAS DE ESCREVER:

    Sol sustenido diminuto:
    G#m(b5) - tríade
    G#m(b5/bb7) - tétrade

    Sol sustenido meiodiminuto:
    G#m7(b5) - sempre é tétrade.


    Espero te ajudado.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
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    João Júnior

    Eu não diria "sempre" se resolvem no menor ou no maior. Os acordes diminutos tem origem na tonalidade menor e os semi-diminutos na tonalidade maior, mas podem-se usar tanto em um como em outro, maior ou menor. E nas ligações cromáticas também, independente de ser maior ou menor: F - F#º - G ou C - C#º - Dm.

    Dependendo da situação, eu uso diminutos pra substituir certos acordes dominantes. No lugar de um G7(b9), eu aplico a primeira inversão e deixo a 3a maior no baixo. Ocorre desta inversão gerar um acorde diminuto, no caso o Bdim. Como os diminutos se desdobram simetricamente, esses dominantes também podem se desdobrar. Enfim, um "portal" pra substituições.

    Ata
    Veterano
    # mar/06
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    Só um toque, o pessoal tá dizendo que o acorde de sétima diminuta de C tem A, mas não tem, na verdade tem um Bbb, que é a sétima diminuta de C

    B - sétima maior de C
    Bb - sétima menor
    Bbb - sétima diminuta

    Ok, enearmonia "inútil", mas existe, então vamos aprender a conviver.


    A tríade diminuta tem

    Tônica
    Terça menor
    Quinta diminta


    Já o acorde de sétima diminuta tem

    Tônica
    Terça menor
    Quinta diminta
    Sétima diminuta



    talvéz algo do que eu disse esteja equivocado, porque não tenho certeza. Corrijam, por favor.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/06
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    Ata

    Não é recomendável escrever Bbb pra não confundir com o Big Brother Brasil... essa praga enche o saco.

    alexandrespa
    Veterano
    # mar/06
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    Não é recomendável escrever Bbb pra não confundir com o Big Brother Brasil... essa praga enche o saco.
    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    caramba, esse é o tópico mais "complementado' q eu ja li.
    rendeu.

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