Como saber se meu teclado esta legalizado?

    Autor Mensagem
    Libertador
    Veterano
    # ago/08


    Ola companheiros do forum, hoje adquiri meu teclado yamaha e403, estou gostando muito pelo pouco que toquei, mas tem um problema, toco em igreja eu preciso sempre estar me locomovendo entre cidades, estou com o recibo, mas o que estou achando estranho é que o numero de serie nao consta no recibo ou não esta batendo.
    Como posso eu saber se o teclado é mesmo original? Ha algum numero da yamaha que eu possa estar ligando? O manual nao veio em portuges, é normal? Me custou com fonte 850,00 reais.
    É perigoso ficar transportando esse teclado sem as devidas notas. ja aconteceu com alguem no transporte ser parado pela rodoviaria e ter que apresentar sempre a nota?
    Conto com vcs amigos, obrigado!


    E-09
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Acho que original ele seja, pois não seria muito lucrativo uma versão pirata de um hardware deste nível, a questão é que ele provavelmente seja do PY(Paraguay), contabandeado...Agora aqui em Minas nunca tive problema com este tipo de parada em alguma blitz, sempre olham e me liberam...

    Libertador
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    É estou achando tambem que possa ser do py, neste caso como posso verificar se ele é do brasil ou nao? na nota a serie nao esta, sera que tem algum telefone para ligar?
    Pois paguei 850, teria que ser um produto legalizado para nao ter aborrecimentos depois e tme tambem a garantia.
    O rapaz da loja disse que é assim mesmo para eu nao ficar tao preocupado que tem garntia de 1 ano. Mas o que vcs me dizem?
    É muito grilo da minha cabeça?

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Libertador
    Cara nao tem stress não o produto é seu ninguém vai pedi nota disso não... nunca vi fato disso... tb toco viajando com meus teclados... e nunca precisei tá levando nota não... agora o número de sério tem que ser o mesmo sim... a não ser que você tenha um "Recibo de compra" ao invés de nota fiscal...

    dtplayer
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: dtplayer
    · votar


    Meu caro, isso não importa. Nunca vão verificar isso, a não ser que tu passe por uma região de fronteira, mas ainda assim acho dificil. Relaxa e curte o teclado e esquece a nota. Pensa assim, tudo que tu tem na tua casa, que tu carrega tem nota fiscal? Tu carrega ela sempre?

    OBS - O numero de série tem que bater pra saber se o produto está legalizado, mas o "criminoso" no caso é a loja que vende o produto ilegal e não o comprador. É mais uma questão de saber se tu foi enganado ou não.

    storrecilha
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: storrecilha
    · votar


    Libertador

    amigo, independente de o teclado ter sido comprado aqui ou ali, com ou sem nota, só vão te pedir nota fiscal se vc estiver transportando o teclado como "carga comercial", ou seja, só se ele estiver junto de equipamentos para venda.

    algum policial já te pediu nota fiscal do seu tênis? Não! mas e se um policial encontra uma carga com 40 pares de tênis na caçamba de um caminhao? ai tem que ter nota!

    fica tranquilo!

    []'s

    Libertador
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Libertador
    · votar


    Cara nao tem stress não o produto é seu ninguém vai pedi nota disso não... nunca vi fato disso... tb toco viajando com meus teclados... e nunca precisei tá levando nota não... agora o número de sério tem que ser o mesmo sim... a não ser que você tenha um "Recibo de compra" ao invés de nota fiscal...

    Pois então, o que eu tenho é so um recibo de compra mesmo, o numero que esta abaixo do teclado nao bate com o do recibo nao, fico pensando se tenha sido na hora dele escrever tenha errado.

    Meu caro, isso não importa. Nunca vão verificar isso, a não ser que tu passe por uma região de fronteira, mas ainda assim acho dificil. Relaxa e curte o teclado e esquece a nota. Pensa assim, tudo que tu tem na tua casa, que tu carrega tem nota fiscal? Tu carrega ela sempre?

    OBS - O numero de série tem que bater pra saber se o produto está legalizado, mas o "criminoso" no caso é a loja que vende o produto ilegal e não o comprador. É mais uma questão de saber se tu foi enganado ou não.


    Pois é, é o que mais preciso saber é exatamente isto, sera que fui enganado ao inves de estar comprando algo com a garantia de 1 ano e saber que nao é legalizado ja que paguei pelo valor em algo legal, o preço do py sai tambem nesta mesma faixa de preço para trazer? Pois se estiver equivalente ao preco de quem traz de la, entao nao vou fazer muito alarde por causa disto nao.

    amigo, independente de o teclado ter sido comprado aqui ou ali, com ou sem nota, só vão te pedir nota fiscal se vc estiver transportando o teclado como "carga comercial", ou seja, só se ele estiver junto de equipamentos para venda.

    algum policial já te pediu nota fiscal do seu tênis? Não! mas e se um policial encontra uma carga com 40 pares de tênis na caçamba de um caminhao? ai tem que ter nota!

    fica tranquilo!

    []'s


    Então amigo, uma vez quando estive indo a outra cidade fui parado por alguns policiais que estavam fazendo patrulha na rotatoria, depois que apresentei os documentos eles olharam dentro do carro e perguntou se as mercadorias que eu levava tinha nota, no caso estava levando varias biblias, cds e materiais evangelicos, apresentei a nota da maioria e me liberaram.
    O medo que eu tenho é somente este mesmo do teclado que é meu ganha pão, se caso houver de novo uma blitz parecida e eles quererem encrencar, mas pelo que eu vejo da experiencia de voces, acho que não é tão assim como eu estou pensando, ja fico um pouco mais tranquilo, o caso fica mesmo esse de que o aparelho possa mesmo nao ser legalizado pelo preço que eu paguei.


    expedifer
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: expedifer
    · votar


    Qual a tua dúvida? do Teclado ser "falso"? Pirata?

    NÃO EXISTE NO MUNDO TECLADO FALSO, ou de marca porem falsificado.

    A pirataria não chegou tão longe assim. Se falsifica relogios, tênis, whisky, etc, mesmo assim relogios sem sofisticação, mas coisa "simples", de pequeno porte, sem alta tecnologia, etc. Mas não teclado, carro, TV, etc. vc já conseguiu comprar um TV Sony ou Samsung falsificada? Não existe.

    O preço pra se fabricar uma falsificação dessas é tão grande (em bilhões de dolares) e os engenheiros teriam que ser mais inteligentes que os das proprias marcas, que inviabiliza absolutamente isso.

    É absurdo achar que TUDO pode ser falsificado! mas não confunda falsificação com CONTRABANDO. Ai a coisa é absurdamente diferente.

    Libertador
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Libertador
    · votar


    Qual a tua dúvida? do Teclado ser "falso"? Pirata?

    NÃO EXISTE NO MUNDO TECLADO FALSO, ou de marca porem falsificado.

    A pirataria não chegou tão longe assim. Se falsifica relogios, tênis, whisky, etc, mesmo assim relogios sem sofisticação, mas coisa "simples", de pequeno porte, sem alta tecnologia, etc. Mas não teclado, carro, TV, etc. vc já conseguiu comprar um TV Sony ou Samsung falsificada? Não existe.

    O preço pra se fabricar uma falsificação dessas é tão grande (em bilhões de dolares) e os engenheiros teriam que ser mais inteligentes que os das proprias marcas, que inviabiliza absolutamente isso.

    É absurdo achar que TUDO pode ser falsificado! mas não confunda falsificação com CONTRABANDO. Ai a coisa é absurdamente diferente.


    Não amigo, o que estamos querendo abordar nesta altura do topico , é se o teclado esta legalizado ou nao, assim como diz a frase do topico "Como saber se meu teclado esta legalizado? " não estamos aborndando falsificação não, a duvida pertinente no momento é somente esta, de como fazer para saber es o produto atraves do numero de serie se esta legalizado ou nao, e nesta parte nao sei como posso estar verificando, entendeu?

    tecladoprofusao
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Libertador
    Faz tempo que vc comprou o teclado? Se foi há pouco, é bom ir à loja para verificar a questão do nº de série. Mas é pouco provável que alguém encrenque com isso... mesmo em uma blitz. Mas andar com a nota é indispensável.

    Com o meu teclado aconteceu algo parecido, a impressora cortou um dígito (saiu "PSR 210" em vez de "PSR 2100") por causa da largura do papel na nota. Até agora nunca ninguém me parou, mas se parar acho difícil notarem isso.

    Acho que só vão encher seu saco se seu IPVA tiver atrasado ou coisa parecida hehe...

    Obs: Evite de escrever tudo em negrito, fica ruim de ler ;)

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    O manual nao veio em portuges, é normal?
    por lei é obrigado a ter manual em portugues

    pode até ser que seja do paraguay, mas se está funcionando mesmo que diferença faz? daqui alguns anos já não acha peça de reposição nem pro original e nem pro paraguayo

    o fato de andar por ai com instrumento nunca vi problema nenhum, tenho teclado que comprei usado e nunca tive nota
    se um dia o guarda parar falo que está em casa na dúvida tenho a OMB pra provar que sou músico

    Marcos Pichel
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    aproveitando a discussão aqui... o que foi dito significa que a qualidade dos teclados vindos do Paraguay nao é inferior?

    storrecilha
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Marcos Pichel

    qualidade dos teclados vindos do Paraguay nao é inferior?

    não! teclados são todos feitos na china, salvo exceções (nord, e algum outro que não me lembro) o fato de ter vindo do paraguay é uma forma de escapar da tributação brasileira, já que lá, não tem os impostos daqui.

    johnny_floripa
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: johnny_floripa
    · votar


    aproveitando a discussão aqui... o que foi dito significa que a qualidade dos teclados vindos do Paraguay nao é inferior?


    Não. A grande maioria dos teclados hoje em dia (inclusive seus Korgs/Rolands/Yamahas) é fabricada na China, com mão-de-obra barata.

    O que acontece é que, no Paraguay, eles vêm mais baratos pois eles não têm toda a parafernalha fiscal que um produto importado tem no Brasil (e muitas vezes são produto de contrabando).

    O que pode acontecer é de os teclados comprados lá não sejam cobertos pela garantia aqui do Brasil.

    EDIT: storrecilha, postamos juntos...

    rapha_netto
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Libertador

    Eu faço parte de um ministério e posso te garantir que se você ta fazendo a obra de Deus... não esquenta não!!! Ele sabe que você comprou o teclado todo direitinho dentro da legalidade e ele não vai te deixarem envergonhar naum!

    Relaxe... consagre tudo ao Senhor e deixe o RIO FLUIR!!! heheheheh

    Na pax de Cristo

    Libertador
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Eu faço parte de um ministério e posso te garantir que se você ta fazendo a obra de Deus... não esquenta não!!! Ele sabe que você comprou o teclado todo direitinho dentro da legalidade e ele não vai te deixarem envergonhar naum!

    Relaxe... consagre tudo ao Senhor e deixe o RIO FLUIR!!! heheheheh

    Na pax de Cristo




    hehehhe, valeu todos voces meus amigos! É verdade, eu comprei na confiança da loja de que fosse legal pela garantia de 1 ano, sinto que seja mesmo do py, mas conversando com ele ele se comprometeu na garantia de 1 ano, mesmo me enrolando na parte da nota fiscal, mas vejo porem que fiz minha parte certo, comprei em um proposito mesmo, com as respostas de todos, não vou levar adiante a discussao com a loja, pois o teclado esta funcionando tudo perfeito e tambem tenho certeza que daqui 1 ano eu estarei trocando ou vendendo para ter o S500 que no momento nao era viavel.
    É agora vou curtir mesmo o teclado e na proxima vez eu aprendo a ter mais cuidado naquilo que estou comprando.
    Obrigado a resposta de todos voces meus amigos e irmaos!!
    Que Deus seja louvado!!!

    Sapopemba
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Sapopemba
    · votar


    O que você pode fazer é exigir que a loja forneça uma nota fiscal (ou cupom fiscal, que é um documento equivalente), e não um simples recibo.
    Caso a loja se recuse, você pode ir à polícia e fazer um BO, pois não emitir nota fiscal é CRIME, cuja pena é a reclusão de 2 a 5 anos, além de multa, conforme o artigo 1º, V, da Lei nº 8.137, de 1990.

    Veja mais esclarecimentos no seguinte endereço:
    http://poupaclique.ig.com.br/materias/424501-425000/424657/424657_1.ht ml

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    qualidade dos teclados vindos do Paraguay nao é inferior?
    é tudo fabricado no mesmo lugar

    as vezes é o problema de como o teclado chega até aqui
    enquanto um sai de la e vem pro brasil seguindo todo um protocolo das transportadoras: logistica, iso 9000, e patatí patatá o outro chega enfiado em um fundo falso de onibus

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Libertador
    locomovendo entre cidades
    Como posso eu saber se o teclado é mesmo original?

    Se voce for abordado em uma blits, é só dizer que o teclado é seu instrumento de trabalho. Ninguém pode apreender qualquer instrumento de trabalho, seja ele qual for. Mas pode ficar tranquilo. Até os fiscais da OMB, que apreendiam instrumentos não podem fazer isso. Aliás nem o Juiz. Está na constituição. Agora se o cara está levando 10 teclados no carro, aí o papo é outro. O bom sería se tivesse a nota fiscal. Mas aí vem a pergunta? E se tiver o teclado por 10 anos? Vou carregar nota fiscal a vida inteira.
    Um abraço

    Alewfs
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    kra. vc tah confundindo pirataria com falsificação. Eu não vejo como falsificar um equipamento eletronico, tipo teclado, placa mãe, celular, camera digital, mas tem geito dele não ter nota fiscal para pagar os impostos e diminuir o valor do produto.

    Alexandre Prado
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Não amigo, o que estamos querendo abordar nesta altura do topico , é se o teclado esta legalizado ou nao, assim como diz a frase do topico "Como saber se meu teclado esta legalizado?

    A partir do momento que voce pagou , esta legalizado.....

    Sinceramente , acho que de todos os teclados que ja tive(Alpha1, Discover5,V-Synth,Fantom X8,Extreme,Korg M3,Motif XS7) , nenhum estava com nota fiscal,,,,,,,

    Mas como foi falado acima , vc so ira precisar se for atravessar fronteiras , ou ate mesmo ir para Manaus ,,,, mas isso se resolve mesmo sem nota ,,, eles fazem um documento dizendo que vc ja esta levando o produto (para não ter problemas na volta)

    Faop
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Agora se o cara está levando 10 teclados no carro

    Mas cara, e se ele for um sósia cover from hell do Rick Wakeman?

    ANASTACIOLIVEIRA
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Se voce for abordado em uma blits, é só dizer que o teclado é seu instrumento de trabalho. Ninguém pode apreender qualquer instrumento de trabalho, seja ele qual for. Mas pode ficar tranquilo. Até os fiscais da OMB, que apreendiam instrumentos não podem fazer isso. Aliás nem o Juiz. Está na constituição. Agora se o cara está levando 10 teclados no carro, aí o papo é outro. O bom sería se tivesse a nota fiscal. Mas aí vem a pergunta? E se tiver o teclado por 10 anos? Vou carregar nota fiscal a vida inteira..
    Um abraço


    Valeu mesmo amigo, é verdade, é meu instrumento de trabalho mesmo, vou ficar tranquilo quanto a isto, vejo que muitos não andam a todo momento com a nota, portanto é so trabalhar para sobreviver nesse mundão sem fronteiras!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber se meu teclado esta legalizado?