problemas com ler partituras

    Autor Mensagem
    Loafer
    Veterano
    # mar/06


    Muita gente tem problema com ler partituras pq ñ possuem muita pratica e ñ conseguem acompanhar as duas pautas ao mesmo tempo, isso acontece com qualquer iniciante.
    O QUE FAZER?

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Loafer

    Como assim duas pautas?

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Scoth_Pr
    · votar


    Anonimato

    Ele quis dizer os dois PENTAGRAMAS....normalmente um na clave de Sol e o outro na clave de Fá...

    Loafer

    Bem amigo, não há muito o que se fazer.. a única solução é treinar, treinar, treinar... depois de algum tempo, sua leitura acaba se acostumando com a diferença das notas na partitura e sua leitrua se acostumará sem erros...

    Procure fazer muitos exercícios tipo: Dê nome às notas, nas claves que vc usa... isso o ajudará a ler os dois "idiomas" muiscais..

    Espero ter ajudado...qualquer coisa é só escrever...até mais

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    uma coisa quando eu comecei a aprender minha professora disse:

    leia sempre a pauta de baixo depois a de cima
    sempre leia os acordes escritos na pauta sempre de baixo para cima

    porque na hora de montar isso no teclado, você pensa em ordem ascendente que é mais raipo e facil

    e

    nunca use a clave de sol como referencia para leitura da clave de fá, tem um pessoal que descobre que para saber qual a nota da clave de fá é só pensar na clave de sol e contar mais duas pra cima ex: o dó "cortado" da clave de sol se contar + 2 vira mi na clave de fá, isso no primeiro momento ajuda depois você passa a vida inteira fazendo continha pra ler a clave de fá

    tem que manjar de uma sem influencia da outra

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Pô nas parituras q tenho estudado até agora só contém uma Pauta geralmente na Clave de Sol.... mas sou violonista aprendiz...

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Não sei se há discrepâncias com as de teclado

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Cara, quando você era criança e estava aprendendo a ler, você lia ruim pra caramba, certo? Mas com o tempo, melhorou.

    Partitura também é uma forma de escrita, logo também precisa de exercício para uma boa leitura.


    fernando tecladista
    nunca use a clave de sol como referencia para leitura da clave de fá

    Exatamente. Se você pensa primeiro na clave de sol e depois transforma pra de fá, você gasta o dobro do tempo processando uma nota.

    Loafer
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Eu quero saber se alguém tem algum curso de clave de fá!!

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Loafer

    Eu desconheço esse curso, porque vc não entra em uma escola de piano?

    kevinmoore
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    pq ñ possuem muita pratica e ñ conseguem acompanhar as duas pautas ao mesmo tempo, isso acontece com qualquer iniciante.
    O QUE FAZER?


    Vc mesmo respondeu...
    É só praticar mais...

    storrecilha
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: storrecilha
    · votar


    Uma dica para aprimorar a leitura de partitura (qualquer clave) é praticar solfejo - que seria cantar o nome das notas como se estivesse tocando,
    mas não precisa saber cantar hehehe eu treino cantando em unissono, então me preocupo apenas com o nome da nota e o tempo ... alias, em solfejo vc já treina a leitura e a rítmica juntos...

    já em relação à tocar as duas claves juntas no teclado, aí é só tocando e treinando mesmo...

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    storrecilha
    quando fiz conservatorio estudei solfejo com o "bona" as tres partes e também fiz as duas primeiras partes lendo como se fosse clave de fá

    storrecilha
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    fernando tecladista

    eu não estudei em conservatorio, mas minha formação em teoria passou pelo famoso bona, sol e fá tb

    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a problemas com ler partituras