Autor |
Mensagem |
Loafer Veterano |
# mar/06
Muita gente tem problema com ler partituras pq ñ possuem muita pratica e ñ conseguem acompanhar as duas pautas ao mesmo tempo, isso acontece com qualquer iniciante.
O QUE FAZER?
|
.:Anonimato:. Veterano |
# mar/06
· votar
Loafer
Como assim duas pautas?
|
Scoth_Pr Veterano |
# mar/06 · Editado por: Scoth_Pr
· votar
Anonimato
Ele quis dizer os dois PENTAGRAMAS....normalmente um na clave de Sol e o outro na clave de Fá...
Loafer
Bem amigo, não há muito o que se fazer.. a única solução é treinar, treinar, treinar... depois de algum tempo, sua leitura acaba se acostumando com a diferença das notas na partitura e sua leitrua se acostumará sem erros...
Procure fazer muitos exercícios tipo: Dê nome às notas, nas claves que vc usa... isso o ajudará a ler os dois "idiomas" muiscais..
Espero ter ajudado...qualquer coisa é só escrever...até mais
|
fernando tecladista Veterano |
# mar/06
· votar
uma coisa quando eu comecei a aprender minha professora disse:
leia sempre a pauta de baixo depois a de cima
sempre leia os acordes escritos na pauta sempre de baixo para cima
porque na hora de montar isso no teclado, você pensa em ordem ascendente que é mais raipo e facil
e
nunca use a clave de sol como referencia para leitura da clave de fá, tem um pessoal que descobre que para saber qual a nota da clave de fá é só pensar na clave de sol e contar mais duas pra cima ex: o dó "cortado" da clave de sol se contar + 2 vira mi na clave de fá, isso no primeiro momento ajuda depois você passa a vida inteira fazendo continha pra ler a clave de fá
tem que manjar de uma sem influencia da outra
|
# mar/06
· votar
Pô nas parituras q tenho estudado até agora só contém uma Pauta geralmente na Clave de Sol.... mas sou violonista aprendiz...
|
# mar/06
· votar
Não sei se há discrepâncias com as de teclado
|
Rachmaninoff Veterano |
# mar/06
· votar
Cara, quando você era criança e estava aprendendo a ler, você lia ruim pra caramba, certo? Mas com o tempo, melhorou.
Partitura também é uma forma de escrita, logo também precisa de exercício para uma boa leitura.
fernando tecladista
nunca use a clave de sol como referencia para leitura da clave de fá
Exatamente. Se você pensa primeiro na clave de sol e depois transforma pra de fá, você gasta o dobro do tempo processando uma nota.
|
Loafer Veterano |
# mar/06
· votar
Eu quero saber se alguém tem algum curso de clave de fá!!
|
GIANCARLO TARDELLI Veterano |
# mar/06
· votar
Loafer
Eu desconheço esse curso, porque vc não entra em uma escola de piano?
|
kevinmoore Veterano |
# mar/06
· votar
pq ñ possuem muita pratica e ñ conseguem acompanhar as duas pautas ao mesmo tempo, isso acontece com qualquer iniciante.
O QUE FAZER?
Vc mesmo respondeu...
É só praticar mais...
|
storrecilha Veterano |
# mar/06 · Editado por: storrecilha
· votar
Uma dica para aprimorar a leitura de partitura (qualquer clave) é praticar solfejo - que seria cantar o nome das notas como se estivesse tocando,
mas não precisa saber cantar hehehe eu treino cantando em unissono, então me preocupo apenas com o nome da nota e o tempo ... alias, em solfejo vc já treina a leitura e a rítmica juntos...
já em relação à tocar as duas claves juntas no teclado, aí é só tocando e treinando mesmo...
|
fernando tecladista Veterano |
# mar/06
· votar
storrecilha
quando fiz conservatorio estudei solfejo com o "bona" as tres partes e também fiz as duas primeiras partes lendo como se fosse clave de fá
|
storrecilha Veterano |
# mar/06
· votar
fernando tecladista
eu não estudei em conservatorio, mas minha formação em teoria passou pelo famoso bona, sol e fá tb
abraços
|