Na opnião de vcs, um bom músico tem que saber ler partitura?

Autor Mensagem
ALL Produções
Veterano
# mar/06 · Editado por: ALL Produções
· votar


Hammond B3
Vc vai chegar em um ponto na sua carreira, que terá um rio cheio de crocrodilos, piranhas, cobras e agua quente pra vc cruzar, vc vai precisar de uma ponte senaum a tua vida kra, já era!

Essa ponte é a partitura!



Em nenhum momento eu disse que não se deve aprender partitura. Na minha opinião o talento vem em PRIMEIRÍSSIMO lugar, só isso !

ALL Produções
Veterano
# mar/06
· votar


O título do tópico não é muito específico, portanto, o que seria um bom músico ? Listo um monte de músicos feras que não lêem partitura, assim como outros que lêem e também são feras. Isso é muito relativo.

Hammond B3
Veterano
# mar/06
· votar


ALL Produções

Calma, nem tava me referindo a vc!

Tava só respondendo a pergunta do kra!

Eu tb concordo com vc, talento em primeiro lugar...

Paz entre nós!

Abraços!

PagoderoSatanico
Veterano
# mar/06
· votar


kseven
escrevi:
"alias, um programa midi lê cifras e não partituras montadas por alguém"

Só por não ter LIDO bem o q escrevi queimou então o filme de quem? Mas fique tranquilo: vou botar a culpa nas más escolas há por ai de interpretação de texto (faça como eu, adquira o Sonar, Encore e Cakewalk e brinque um pouco pra aprender sobre eles e não falar mal dos outros - falando sobre textos, se escreve corretamente Pagodeiro e não "Pagodero")!!!


Amigo, não tem interpretação de texto que me enfie dentro da sua cabeça e me possibilite entender um texto truncado como essa sua frase. Originalmente, eu tinha entendido o seguinte:

"Programas MIDI reproduzem músicas a partir de cifras, e não partituras". Em outras palavras: quando vc põe um MIDI do concerto em lá maior pra violino e orquestra de Bach, toda a melodia tá sendo recriada a partir de Am Dm Am E, etc, em vez de ser recriada a partir de informações que definem a altura de cada nota e o seu valor rítmico - ou seja, a partitura da música. Se foi isso o que vc disse, continuo com a minha opinião de que não só é uma asneira como é tecnicamente impossível.

Depois de ler a frase outras trinta vezes, cheguei a outra conclusão possível: vc quis dizer que "Programas MIDI gravam o que um instrumentista toca em um instrumento MIDI, e não o que ele escreve numa partitura". Aí tem duas coisas 1) Isso não é exclusivo, porque vc pode perfeitamente escrever música no editor de partitura dos bons programas MIDI e 2) Ainda assim, o programa não está "lendo cifras". O máximo que pode ser dito é que o músico aprendeu a tocar aqueles acordes por cifras, mas o programa não lê Am, Dm, etc. Ele lê sinais que correspondem a alturas de notas e ao valor rítmico delas. Se nós, seres humanos, codificamos esses sinais como Am, Dm, etc. é outra história.

Mas ainda assim fico com a impressão que não foi nenhuma dessas duas coisas que vc quis dizer, pela sua reação. E nesse caso, se vc não for mais explícito, eu não vou saber nunca o que foi que vc quis dizer.

Quanto à história de Pagodero x Pagodeiro, essa tb é uma questão de interpretação de texto. Com esse nick, obviamente eu quis tirar uma com a cara dos pagodeiros. Daí escrever Pagodero, ignorando o ditongo, porque é dessa forma que o nosso preconceito imagina que os pagodeiros escreveriam (mal) a palavra. Ou seja, era uma intenção de fazer humor através da ironia, usando a ortografia errada para me aproximar o máximo possível de um pagodeiro de verdade, mas com o qualificador "satânico" na frente. Em outras palavras, uma tentativa de fazer graça propondo a existência mais real possível de um mesmo ser que seja pagodeiro e satanista ao mesmo tempo. E deus do céu, nunca na minha vida imaginei que fosse ter de explicar esse tipo de coisa pra alguém. É meio frustrante, que nem explicar piada.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mar/06
· votar


É meio frustrante, que nem explicar piada.

hehehehe

Raphael cox
Veterano
# mar/06
· votar


eu acho que um musico precisa ter uma boa teoria musical, tipo harmonia, improvisação, notas suplementares, escalas e tudo mais...porém nao nescessariamente tenha que ler pratitura....so se for profissional formado e essas coisas mais...por exemplo se o cara for ser produtor musical, arranjador, consultor ai é bom ele ter no seu "curriculo" as partituras...

abraço

Rafasax
Veterano
# abr/06
· votar


Quanta ignorância com relação a partitura ! Aos poucos que concordam comigo que ler partitura é fundamental, vamos as explicações :

1° Vocês acham que o cara que não ler partitura vai entender tudo sobre uma determinada música sem saber ao certo como ela foi feita , qual tonalidade, qual o andamento, que tipo de expressão, pausas, repetições ?

2º Partitura é a música escrita , tudo sobre ela está ali sem ela é impossível saber exatamente quantas notas foram usadas para fazer um determinado arranjo, imagina então tentar adivinhar todos os sons das músicas que tem notas fusas e semi-fusas , um exemplo disso são as músicas do saxofonista Kenny G (Silhouette, SongBird, Japan). Tem passagens dessas músicas que chegam a ter 64 notas dentro de um único compasso, sem partitura seria ultra dificil saber que notas são e quais os acidentes usados.

3º A prática é a execução da teoria, toda prática possui sua teoria e vice-versa.

4° Para quem acha que música moderna é tudo sem partitura, estão totalmente errados, até as batidas das baterias possuem sua propria partitura. É muito mais fácil para um músico que lê partituras facilmente pegar uma música e ir tocando ela e em pouco tempo ele conseguir tocar ela sem a partitura em si.

5° Não é só em música erudita e derivações que a partitura é empregada e se por outro lado a partitura surgiu apenas na idade média, era porque ainda não havia sido descoberta uma forma de se escrever o som.

6° Se a partitura fosse tão descartável assim nas músicas de hj em dia, ela não precisaria ser estuda e nem usada nos tempos de hoje !

O que faz um músico ser completo no que faz vai do total conhecimento da teoria músical, a prática é apenas a execução de tudo o que se aprendeu em teoria. Existem de fato pessoas que sabem fazer "som" sem saber partituras porém elas são muito limitadas e forém comparadas com pessoas que dominam a leitura de partitura e a teoria em si.

Quem acha que é bom sem partitura é porque ainda não foi colocado a prova com alguem que sabe . Sobre os analfabetos e deficientes visuais, eu hei de concordar que muitos tocam relativamente bem mas são limitados ao fato de não conhecerem a teoria e exatamente por este mótivo, músicas muito complexas se fazem uma grande dificuldade para cegos e analfabetos uma vez que eles não tem uma referência teórica para lhes auxiliar nas suas dificuldades musicais.

Um conselho >> música é infinita porem a teoria possui um limite , então estudo o que puder sobre música e com certezxa terá uma prática melhor ! Estudar música é contribuir para crescimento mental, artistico e cultural do ser humano !

TONY BLANCO
Veterano
# abr/06
· votar


Já que o tópico foi ressucitado, vou dar minha opinião. O criador do tópico foi objetivo, e muito claro na pergunta.

Ele diz assim: Na opinião de vcs, um BOM músico tem que saber ler partituras?

A minha opinião é o seguinte: Não só deve, como é uma obrigação.

Além do mais, já faz um tempão que no programa do JÔ, apareceu um pianista brasileiro e muito consagrado no exterior, fazendo segundo ele 15 apresentaçoes por mes.

Ele trouxe uma música de composição dele, que afinal ele tocou-a no programa.

O JÔ com suas brincadeiras, mandou o pianista da banda do JÔ viesse ao piano do músico tocar essa mesma canção.

O pianista do JÔ só arranhou umas teclas, e disse que tinha que dar uma estuda na partitura, o JÔ então chamou o bauxista para tentar tocar, o baixista foi sincero e disse: Eu não conheço partituras.

Isso que eu vi no programa, foi o maior mico que esses músicos do JÔ pagaram, ficou mal pra eles.

A minha opinião é essa.

gustavorino
Veterano
# abr/06
· votar


poxa.. partitura eh fundamental.. nao sei como alguem ai teve coragem de dizer que partitura é um negocio velho que nao combina com musica moderna...cifra consegue referenciar um acorde.. partitura referencia qualquer nota, tipo de interpretacao , de qualquer instrumento.. até mesmo bateria

GDC
Veterano
# abr/06
· votar


Rafasax
Falou tudo.

A partitura é fundamental para sem um bom musico, se um bom musico nao le partitura, como ele vai escrever as proprias musicas?

Concordo com o nosso colega que disse:
" Um bom contador de histórias tem que saber ler?"

has4
Veterano
# mai/06 · Editado por: has4
· votar


ALL Produções
O título do tópico não é muito específico, portanto, o que seria um bom músico ? Listo um monte de músicos feras que não lêem partitura, assim como outros que lêem e também são feras. Isso é muito relativo.

CONCORDO!

Mas, complemento afirmando que LER E ESCREVER PARTITURAS é necessário para um músico, principalmente em estúdios para arranjar músicas e passar a outros instrumentistas que lêem partituras.

TOCAR, é outra história... como disse o referido colega, há uma carrada de gente que toca pacas e não sabe ler nem escrever partituras, inclusive, conheço alguns que sequer sabem sobre CIFRAS. Outros, tirou a parte, morreu, não sai nada! É RELATIVO realmente.

ACHO também que vem da ALMA. Ser músico não é pra qualquer um não... mesmo que estude, estude e estude... não chegaria a um bom nível, se não há nada de música e músico na alma... é como TOCAR sem sentir!

À P A R T E :
É engraçado quando alguns falam sobre 'ressurreição de tópicos'... gente, não tem nenhum problema ser reaberto um tópico antigo... deixa rolar... além do mais, no caso em tela, o assunto não é desatualizado e mesmo que o fosse para alguns, para outros pode não sê-lo!

Admin
Moderador
# mai/06
· votar


Na opnião de vcs, um bom músico tem que saber ler partitura?

Um bom músico não precisa saber ler partituras. =)

Mas um excelente músico saberá lê-las. =)

TONY BLANCO
Veterano
# mai/06
· votar


Admin


Um bom músico tem que saber ler partitura? Claro que sim!


Um bom músico precisa saber ler partitura? Claro que não!

Reparou na diferença?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Na opnião de vcs, um bom músico tem que saber ler partitura?