Autor |
Mensagem |
ALL Produções Veterano |
# mar/06 · Editado por: ALL Produções
· votar
Hammond B3
Vc vai chegar em um ponto na sua carreira, que terá um rio cheio de crocrodilos, piranhas, cobras e agua quente pra vc cruzar, vc vai precisar de uma ponte senaum a tua vida kra, já era!
Essa ponte é a partitura!
Em nenhum momento eu disse que não se deve aprender partitura. Na minha opinião o talento vem em PRIMEIRÍSSIMO lugar, só isso !
|
ALL Produções Veterano |
# mar/06
· votar
O título do tópico não é muito específico, portanto, o que seria um bom músico ? Listo um monte de músicos feras que não lêem partitura, assim como outros que lêem e também são feras. Isso é muito relativo.
|
Hammond B3 Veterano |
# mar/06
· votar
ALL Produções
Calma, nem tava me referindo a vc!
Tava só respondendo a pergunta do kra!
Eu tb concordo com vc, talento em primeiro lugar...
Paz entre nós!
Abraços!
|
PagoderoSatanico Veterano |
# mar/06
· votar
kseven
escrevi:
"alias, um programa midi lê cifras e não partituras montadas por alguém"
Só por não ter LIDO bem o q escrevi queimou então o filme de quem? Mas fique tranquilo: vou botar a culpa nas más escolas há por ai de interpretação de texto (faça como eu, adquira o Sonar, Encore e Cakewalk e brinque um pouco pra aprender sobre eles e não falar mal dos outros - falando sobre textos, se escreve corretamente Pagodeiro e não "Pagodero")!!!
Amigo, não tem interpretação de texto que me enfie dentro da sua cabeça e me possibilite entender um texto truncado como essa sua frase. Originalmente, eu tinha entendido o seguinte:
"Programas MIDI reproduzem músicas a partir de cifras, e não partituras". Em outras palavras: quando vc põe um MIDI do concerto em lá maior pra violino e orquestra de Bach, toda a melodia tá sendo recriada a partir de Am Dm Am E, etc, em vez de ser recriada a partir de informações que definem a altura de cada nota e o seu valor rítmico - ou seja, a partitura da música. Se foi isso o que vc disse, continuo com a minha opinião de que não só é uma asneira como é tecnicamente impossível.
Depois de ler a frase outras trinta vezes, cheguei a outra conclusão possível: vc quis dizer que "Programas MIDI gravam o que um instrumentista toca em um instrumento MIDI, e não o que ele escreve numa partitura". Aí tem duas coisas 1) Isso não é exclusivo, porque vc pode perfeitamente escrever música no editor de partitura dos bons programas MIDI e 2) Ainda assim, o programa não está "lendo cifras". O máximo que pode ser dito é que o músico aprendeu a tocar aqueles acordes por cifras, mas o programa não lê Am, Dm, etc. Ele lê sinais que correspondem a alturas de notas e ao valor rítmico delas. Se nós, seres humanos, codificamos esses sinais como Am, Dm, etc. é outra história.
Mas ainda assim fico com a impressão que não foi nenhuma dessas duas coisas que vc quis dizer, pela sua reação. E nesse caso, se vc não for mais explícito, eu não vou saber nunca o que foi que vc quis dizer.
Quanto à história de Pagodero x Pagodeiro, essa tb é uma questão de interpretação de texto. Com esse nick, obviamente eu quis tirar uma com a cara dos pagodeiros. Daí escrever Pagodero, ignorando o ditongo, porque é dessa forma que o nosso preconceito imagina que os pagodeiros escreveriam (mal) a palavra. Ou seja, era uma intenção de fazer humor através da ironia, usando a ortografia errada para me aproximar o máximo possível de um pagodeiro de verdade, mas com o qualificador "satânico" na frente. Em outras palavras, uma tentativa de fazer graça propondo a existência mais real possível de um mesmo ser que seja pagodeiro e satanista ao mesmo tempo. E deus do céu, nunca na minha vida imaginei que fosse ter de explicar esse tipo de coisa pra alguém. É meio frustrante, que nem explicar piada.
|
Mr_Mojo_Rising Veterano |
# mar/06
· votar
É meio frustrante, que nem explicar piada.
hehehehe
|
Raphael cox Veterano |
# mar/06
· votar
eu acho que um musico precisa ter uma boa teoria musical, tipo harmonia, improvisação, notas suplementares, escalas e tudo mais...porém nao nescessariamente tenha que ler pratitura....so se for profissional formado e essas coisas mais...por exemplo se o cara for ser produtor musical, arranjador, consultor ai é bom ele ter no seu "curriculo" as partituras...
abraço
|
Rafasax Veterano |
# abr/06
· votar
Quanta ignorância com relação a partitura ! Aos poucos que concordam comigo que ler partitura é fundamental, vamos as explicações :
1° Vocês acham que o cara que não ler partitura vai entender tudo sobre uma determinada música sem saber ao certo como ela foi feita , qual tonalidade, qual o andamento, que tipo de expressão, pausas, repetições ?
2º Partitura é a música escrita , tudo sobre ela está ali sem ela é impossível saber exatamente quantas notas foram usadas para fazer um determinado arranjo, imagina então tentar adivinhar todos os sons das músicas que tem notas fusas e semi-fusas , um exemplo disso são as músicas do saxofonista Kenny G (Silhouette, SongBird, Japan). Tem passagens dessas músicas que chegam a ter 64 notas dentro de um único compasso, sem partitura seria ultra dificil saber que notas são e quais os acidentes usados.
3º A prática é a execução da teoria, toda prática possui sua teoria e vice-versa.
4° Para quem acha que música moderna é tudo sem partitura, estão totalmente errados, até as batidas das baterias possuem sua propria partitura. É muito mais fácil para um músico que lê partituras facilmente pegar uma música e ir tocando ela e em pouco tempo ele conseguir tocar ela sem a partitura em si.
5° Não é só em música erudita e derivações que a partitura é empregada e se por outro lado a partitura surgiu apenas na idade média, era porque ainda não havia sido descoberta uma forma de se escrever o som.
6° Se a partitura fosse tão descartável assim nas músicas de hj em dia, ela não precisaria ser estuda e nem usada nos tempos de hoje !
O que faz um músico ser completo no que faz vai do total conhecimento da teoria músical, a prática é apenas a execução de tudo o que se aprendeu em teoria. Existem de fato pessoas que sabem fazer "som" sem saber partituras porém elas são muito limitadas e forém comparadas com pessoas que dominam a leitura de partitura e a teoria em si.
Quem acha que é bom sem partitura é porque ainda não foi colocado a prova com alguem que sabe . Sobre os analfabetos e deficientes visuais, eu hei de concordar que muitos tocam relativamente bem mas são limitados ao fato de não conhecerem a teoria e exatamente por este mótivo, músicas muito complexas se fazem uma grande dificuldade para cegos e analfabetos uma vez que eles não tem uma referência teórica para lhes auxiliar nas suas dificuldades musicais.
Um conselho >> música é infinita porem a teoria possui um limite , então estudo o que puder sobre música e com certezxa terá uma prática melhor ! Estudar música é contribuir para crescimento mental, artistico e cultural do ser humano !
|
TONY BLANCO Veterano |
# abr/06
· votar
Já que o tópico foi ressucitado, vou dar minha opinião. O criador do tópico foi objetivo, e muito claro na pergunta.
Ele diz assim: Na opinião de vcs, um BOM músico tem que saber ler partituras?
A minha opinião é o seguinte: Não só deve, como é uma obrigação.
Além do mais, já faz um tempão que no programa do JÔ, apareceu um pianista brasileiro e muito consagrado no exterior, fazendo segundo ele 15 apresentaçoes por mes.
Ele trouxe uma música de composição dele, que afinal ele tocou-a no programa.
O JÔ com suas brincadeiras, mandou o pianista da banda do JÔ viesse ao piano do músico tocar essa mesma canção.
O pianista do JÔ só arranhou umas teclas, e disse que tinha que dar uma estuda na partitura, o JÔ então chamou o bauxista para tentar tocar, o baixista foi sincero e disse: Eu não conheço partituras.
Isso que eu vi no programa, foi o maior mico que esses músicos do JÔ pagaram, ficou mal pra eles.
A minha opinião é essa.
|
gustavorino Veterano |
# abr/06
· votar
poxa.. partitura eh fundamental.. nao sei como alguem ai teve coragem de dizer que partitura é um negocio velho que nao combina com musica moderna...cifra consegue referenciar um acorde.. partitura referencia qualquer nota, tipo de interpretacao , de qualquer instrumento.. até mesmo bateria
|
GDC Veterano |
# abr/06
· votar
Rafasax
Falou tudo.
A partitura é fundamental para sem um bom musico, se um bom musico nao le partitura, como ele vai escrever as proprias musicas?
Concordo com o nosso colega que disse:
" Um bom contador de histórias tem que saber ler?"
|
has4 Veterano |
# mai/06 · Editado por: has4
· votar
ALL Produções
O título do tópico não é muito específico, portanto, o que seria um bom músico ? Listo um monte de músicos feras que não lêem partitura, assim como outros que lêem e também são feras. Isso é muito relativo.
CONCORDO!
Mas, complemento afirmando que LER E ESCREVER PARTITURAS é necessário para um músico, principalmente em estúdios para arranjar músicas e passar a outros instrumentistas que lêem partituras.
TOCAR, é outra história... como disse o referido colega, há uma carrada de gente que toca pacas e não sabe ler nem escrever partituras, inclusive, conheço alguns que sequer sabem sobre CIFRAS. Outros, tirou a parte, morreu, não sai nada! É RELATIVO realmente.
ACHO também que vem da ALMA. Ser músico não é pra qualquer um não... mesmo que estude, estude e estude... não chegaria a um bom nível, se não há nada de música e músico na alma... é como TOCAR sem sentir!
À P A R T E :
É engraçado quando alguns falam sobre 'ressurreição de tópicos'... gente, não tem nenhum problema ser reaberto um tópico antigo... deixa rolar... além do mais, no caso em tela, o assunto não é desatualizado e mesmo que o fosse para alguns, para outros pode não sê-lo!
|
Admin Moderador |
# mai/06
· votar
Na opnião de vcs, um bom músico tem que saber ler partitura?
Um bom músico não precisa saber ler partituras. =)
Mas um excelente músico saberá lê-las. =)
|
TONY BLANCO Veterano |
# mai/06
· votar
Admin
Um bom músico tem que saber ler partitura? Claro que sim!
Um bom músico precisa saber ler partitura? Claro que não!
Reparou na diferença?
|