dúvida entre PA-50 e PSR3000

Autor Mensagem
MontanhaSong
Veterano
# fev/06


Pessoal…

Sou novo no FCC, embora acompanhe com freqüência os tópicos para tirar minhas dúvidas. Na verdade sou guitarrista e violonista embora tenha noções de teclado, que uso para fazer acompanhamentos (principalmente baixo e bateria e um ou outro timbre) para me servir de “banda”. Tenho a música unicamente como hobby, para desestressar, já que trabalho em outra área. Gosto de acompanhar os avanços tecnológicos de arranjadores, sintetizadores e etc., estando em vias de adquirir um novo teclado , um pouco mais moderno (tenho um Technics SX-kn3000 e um Roland E-66 – e acho que os timbres deles , bem como seus Styles já estão deixando a desejar há algum tempo). Bem...gostaria da opinião de vcs quanto a um bom teclado arranjador para fazer meu “acompanhamento”...Estou na dúvida (sempre esta dúvida...eterna dúvida...hehe) entre o PA-50 e o PSR-3000. Já li quase tudo no FCC sobre ambos. Minha dúvida em relação a ambos é qual deles teria os melhores timbres e recursos para o que pretendo... Particularmente o Korg (por sua bateria, seu baixo e seus estilos) me agrada mais que o Yamaha(sem querer ofender ninguém...os sons dos Yamaha sempre me soaram como “sons de brinquedo”...ou o famoso “som de churrascaria”, o que parece não ser o caso do PSR3000...mas eu acho que ainda não me convenci disso...hehe). Contudo, o Vocalist do Yamaha é um atrativo para mim, já que canto. Minhas dúvidas...1) o Vocalist realmente funciona bem?( um vendedor da Made In Brazil em SP me disse que não)...2) Se eu optar por comprar o Korg, há algum equipamento que faça o que o Vocalist faz (algo como...um módulo)? 3)Qual seria o preço desse equipamento? E...4) A bateria, o baixo(principalmente) e alguns sons “básicos” (Strings, metais e sopros) do PSR-3000 ficam muito a dever aos sons do Korg? (Sempre tendo em mente que é para “tocar em casa”...no máximo em uma “festinha”) Bem...agradeço a todos que puderem me ajudar, desde já...e me desculpo por escrever demais...abraços a todos...

JMJúnior


kseven
Veterano
# fev/06
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1-Comprar um teclado por causa do vocalist é a coisa mais ridicula q existe. Esqueça essa funçao. Se esta preocupado com sua voz, há outras opçoes pra isso (modulos, bons microfones, reverb, grooves, etc).
2-Respondido
3-variam de 500 a 3mil
4-Sem duvida que dos arranjadores, o Korg possui o melhor baixo e batera q existe (alem dos metais). Nenhuma outra marca o iguala. Mas sabendo programar bem o 3000 (é trabalhoso mas dá), poderá em alguns arranjos o imitar. Só por si e nos timbres de fabrica esqueça. Deverá mudar muita coisa e o 3000 é bom nisso (sound creator). Possui excelentes funçoes de ediçao de timbres alem de equalizador multifunçao, filtros, efeitos, tune e mixagem. Ainda possui tudo isso só pros organ flutes. Completo. Eu consegui "igualar" o som do PA80 em alguns ritmos, mas ainda nao o do i30 q tenho q é da mesma linha do PA1X.

Resumindo: em tecnologia e funçoes o 3000 ganha, mas pra tocar ao vivo nas noites, nem pense 2X, é o PA50 mesmo. Mais profissional. Sem falar q o da Korg esta mais barato (4500 contra 5500).

MontanhaSong
Veterano
# fev/06
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Kseven,

Obrigado pelas rápidas respostas. Na verdade, vc tocou nos pontos:Vocalist...vale a pena? pelo que vc diz ...não...mas então...que módulo eu poderia usar para conseguir duetos e corais (próximo de R$1000,00)??? Quanto aos timbres do PSR-3000...parece que sem edição o korg me atenderia melhor...mas realmente é como já foi dito aqui dezenas de vezes....só ouvindo mesmo um e outro...

ROTTA
Veterano
# fev/06
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MontanhaSong
os sons dos Yamaha sempre me soaram como “sons de brinquedo”...ou o famoso “som de churrascaria”, o que parece não ser o caso do PSR3000...

Já tive um modelo PSR intermediário da Yamaha (quem não teve?) há alguns anos. E concordo com sua afirmação sobre timbres "artificiais" demais. Quanto ao PSR3000, penso que talvez seja um teclado de churrascaria "de gente grande" (sem ofensas). A vantagem dele é que é barato e vem com vários recursos se você quer somente acompanhamentos.

Na minha opinião, Korg é "mais som".

Abraços.

fernando tecladista
Veterano
# fev/06
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Na minha opinião, Korg é "mais som". - 2

abararil
Veterano
# fev/06
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Já testei os dois modelos e dei preferência ao PA-50.

MontanhaSong
Veterano
# fev/06
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Marco Alan Rotta:

Quanto ao PSR3000, penso que talvez seja um teclado de churrascaria "de gente grande"

Comentário interessante Marco ( ...hehehe...)...como não pretendo transformar meu pequeno estúdio em churrascaria...vou ter que analisar melhor esses recursos do PSR...O que vc me diz das dificuldades em criar rítmos de um e outro teclado? e de editar os timbres? Não sou nenhum "expert" em montar rítmos ou edições mas não tenho dificuldades em entender as explicações de um manual. Será que o manual de ambos é bastante claro neste sentido? Grato pelas suas opiniões...e pronta resposta....

Fernando Tecladista:

Fernando...obrigado pela participação no tópico...Faço a vc as mesmas perguntas que fiz ao Marco , acima...sei que vc (assim com vários aqui) é um "especialista" em criar rítmos para o korg...Será que precisarei ser "um gênio" para conseguir fazer boas programações?



Abaril:

Obrigado também a vc por participar do tópico...acho que é o que preciso fazer para , talvez, esclarecer de vez minhas dúvidas sobre timbres e rítmos do PA e do PSR...testar os dois...ao vivo e a cores...(quer dizer, a cores só o PSR...hehe)...mas brincadeiras à parte...melhor plugar os dois em um PA e ouvir o peso de cada um....para o que eu preciso...e peso é o que eu preciso...já que pretendo tocar junto uma Ibanez plugada em uma pedaleira Korg AX-3000( que é "o bicho")...

A todos...meus agradecimentos mais uma vez...e gostaria de saber sobre os módulos de "vocal harmony"(vocalist) externo que existem...para eu poder ver minhas opções...e acho, que nada melhor que vcs que tocam (muito) e vivem de música para opinarem...sou um reles "amador" perto de vcs...:-)

Abraços gerais...

Theo22
Veterano
# fev/06 · Editado por: Theo22
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MontanhaSong
Hehe, engraçado seus agradecimentos...

Bom, eu ano passado tava com a mesma dúvida, e tava com essa dúvida devido à falta de informação... então foi a Sampa e testei Lado a Lado PSR-3000 e PA-50.
Resultado:
PSR-3000: Som artificial, muito limpinho, bonitinho
PA-50: Som pesado, um pouco sujo, feião a princípio pra quem ta acostumado com som de PSR.

Eu já tocava há 5 anos, e sempre com a linha PSR, pra mim, foi complicado mudar, escolher PA-50 a PSR-3000. A princípio, na loja, gostei mais do PSR-3000, por quê?
Por causa do visor, dos recursos, facilidade, modernidade...
Mas esqueci isso e levei um PA-50.
Resultado:
Hoje, após 6 meses com ele, estou com uma sonoridade excelente, consigo explorar melhor seus recursos, e praticamente todo som que vem de PSR, fica inferior.

Feliz dia que tomei a decisão certa, levar pra casa o Korg.
Os PSR foram bons no começo, quando estava aprendendo a tocar, agradeço a linha, mas agora, não poderia seguir com eles.

Hoje fechamos o repertório PoP, vamos tocar na noite, e os lugares que já fomos, foi blz, é outra sonoridade. Sem falar no trio, que é:
Teclado PA-50
Guitarra Tagima
Violão Hofma
Fica uma coisa bem inferior a banda, mas da pra tirar uma sonoridade legal.

Agora é muito mais trabalhoso, aprender a mexer, a editar, isso é cansativo! É um, teclado pra intermediário à profissional!
Feliz dia que saio o V.A, agora podemos falar livremente aqui, expor nossas opiniões, sem ter um cara chato falando, PSR-3000 é o melhor teclado do Mundo.

Theo22
Veterano
# fev/06
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MontanhaSong
Qualquer dúvida sobre o PA-50, pode me perguntar, pois sou usuário de um, apesar de não dominar 100% o teclado.
Meu teclado hoje vale uns R$4.500, um novo uns R$4.800, e é claro que o preço varia bem pra +, assim como bem pra -.

Vc é de que estado?

emanuel macedo
Veterano
# fev/06
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Theo22


hoje eu peguei o PA 50 exelente de som.só que existe um problema .
algumas teclas pararam de dá som em toda as extenções do teclados
tentei resetar atualizei para v 1.02 . as nota são C#/ F/ e A dando a impressão que estas notas estão em mute.
na parte do acompanhamento os acordes de D/ F /F# e A não tocam
na atualização o teclado voltou a tocar normal mas depois que se troca para o stylo bossa volta o problema.

eu revirei todo o manual e nada, vc tem alguma dica?

Theo22
Veterano
# fev/06
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emanuel macedo
hoje eu peguei o PA 50 exelente de som.só que existe um problema .
Vc comprou novo? Onde? De que estado vc é?
Bom, eu nunca tive esse problema, a única coisa foi o Joystick, mas já ta resolvido.
Se tiver garantia, melhor entrar em contato logo e explicar a situação!
Infelizmente não sei do que se trata cara.

emanuel macedo
Veterano
# fev/06
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Theo22
sou de Belém , acontece que este teclado não é meu e sim de um amigo.
o teclado foi comprado em uma loja( FOTO COINFFER) acho que é este o nome da loja, hoje ele foi trocar por outro .
mas fiquei em duvida sobre o que realmente aconteceu .
pois já imaginaram se no meio de uma função aconteçe tal fenômeno?

ou se é um bug do teclado?

ROTTA
Veterano
# fev/06
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MontanhaSong
O que vc me diz das dificuldades em criar rítmos de um e outro teclado?

Não sei dizer, pois não uso arranjadores há anos. Mas assino em baixo dos comentários do Theo22 e outros usuários, que tem uma experiência mais recente nestes modelos. No meu antigo PSR, a criação de ritmos era tranquila, mas isto pouco adianta quando seus timbres são plásticos demais.

e de editar os timbres?

Aí chegou na minha praia. Em nenhum dos dois você encontrará uma "verdadeira" edição de timbres, pois isto é prerrogativa de sintetizadores e/ou workstations, e não de arranjadores, onde os ritmos são o recurso mais aprimorado. Espere encontrar aplicação de efeitos, equalização e mistura de timbres. Nenhuma edição de timbres de arranjadores rivalizará a dos sintetizadores.

Será que o manual de ambos é bastante claro neste sentido?

Não tenho idéia. Acho que mais importante que o manual em si é sua capacidade de interpretá-lo. Nunca tive problemas com nenhum manual de equipamentos eletrônico (teclados inclusive).

Tenha em mente que nem todas as especificidades que você pergunta serão respondidas em um fórum de internet.

Abraços.

kseven
Veterano
# fev/06 · Editado por: kseven
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O que vc me diz das dificuldades em criar rítmos de um e outro teclado?

A linha mais complicada pra montar ritmos é realmente a da Korg. Dá MUITO trabalho. A mais simples de todas é a da Yamaha. As outras sao intermediarias. Porem A MAIS COMPLETA é a da Korg. Possui funçoes avançadissimas de montagem de ritmo que nem o 3000 as possui. Os ritmos ficam mais completos, mas cheios, mais arranjados, etc. Mas veja bem, falo da linha Korg PA1X/i30 que sao da mesma seria e nao sei bem se a linha PA80/50 as tem TODAS pois muitas funçoes foram removidas dessa linha pela deficiencia da sua tela em nao produzir graficos como os 2 citados. Ainda pesa pra montar ritmos pois deverá se saber bem acordes em varias oitavas diferentes pois a Korg exige certos conhecimentos dessas variaçoes diferente da Yamaha que se monta simplesmente no Dó.

e de editar os timbres?

A ediçao de timbres na linha PA1X/i30-graficos é poderosissima e foi propiciada ao Triton (tecla programm). Sao ediçoes de altissimas funçoes graficas com centenas de opçoes/labirintos/funçoes/etc que fazem de "gato e sapato" de um timbre ainda os misturando e mixando diversos timbres num só, onde poderá ate alterar a frequencia, portamento, resoluçao, attack, modulaçao, decay, etc do timbre entre centenas de itens. Porem isso infelizmente foi muito "cortado" na linha PA80/50, q acredito ser devido a tela simples destes. As linhas citadas sim possuem SINTETIZADOR de alta resoluçao (ou poder). Só perdendo a nova linha OASYS que quintuplicou todo esses poder o fazendo um verdadeiro estudio de sintetizaçao alem de ser um super Cakewalk/Sonar em que ate reclamei da pobreza reportada. (pena q custa 30mil). E se usava a mesma linha de sitetizaçao dele (veja fotos dos graficos de sintetizaçao da tela do Oasys usadas inclusive nos citados como o i30 em menor poder como o grafico deste entre + de 50 q possui) porem de bem menor poder mas muito superior a de um Fantom ou Motif. Alias, a Korg sempre foi expert em sintetizaçao desde seus primeiros teclados de palco e arranjadores, a unica a usar nas 2 linhas.

MontanhaSong
Veterano
# fev/06
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Theo22:

Eu já tocava há 5 anos, e sempre com a linha PSR, pra mim, foi complicado mudar, escolher PA-50 a PSR-3000. A princípio, na loja, gostei mais do PSR-3000, por quê? Por causa do visor, dos recursos, facilidade, modernidade... Mas esqueci isso e levei um PA-50.
Resultado: Hoje, após 6 meses com ele, estou com uma sonoridade excelente, consigo explorar melhor seus recursos, e praticamente todo som que vem de PSR, fica inferior.


Obrigado pelos comentários Theo...acho que é bem por aí...aprender a mexer, programar e tirar a melhor sonoridade que o teclado pode te dar...sei que demanda bastante tempo de estudo, erro e tentativa até o acerto...mas pelo seu comentário...todo o esforço compensa...porque parece que o equipamento tem suas qualidades.

Hoje fechamos o repertório PoP, vamos tocar na noite, e os lugares que já fomos, foi blz, é outra sonoridade. Sem falar no trio, que é:
Teclado PA-50 Guitarra Tagima Violão Hofma Fica uma coisa bem inferior a banda, mas da pra tirar uma sonoridade legal.


Curiosidade...qual repertório Pop vcs estão fazendo? sõ para eu sentir em quais tipo de música vc usa o PA-50...
Quanto a sonoridade ser inferior a banda...talvez não seja tanto assim...se vc tem...bateria...baixo...guitarra...violão...e + sinths, pads, strings, sax e etc...vc tem uma banda...se sua batera e baixo( principalmente) e os demais timbres do teclado forem bons...aí vc tem uma banda com boa sonoridade...no mais, quanto à execução em si , já considero que deve ser de boa prá cima...;-)
Agradeço seus comentários...e sua disponibilidade para ensinar...e compartilhar conhecimentos...tenha certeza que vou precisar de suas dicas...e desde já também estou à disposição se houver algo que eu possa fazer por vc...ahh...só para completar ...o que vc perguntou...sou de Belo Horizonte...

MontanhaSong
Veterano
# fev/06
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Marco Alan Rotta:

Acho que vc tem razão meu amigo...a qualidade dos rítmos está diretamente ligada à qualidade dos timbres do teclado...e claro, que uma boa edição de timbres pode dar uma melhorada considerável em alguns rítmos...
Quanto a edição de timbres...confesso que não sou muito experiente nisso...fiz alguma coisa nos timbres do Technics KN-SX-3000 ... e não ficou lá grande coisa...mas aí eu também acho é que os timbres da technics não ajudam (salvo um ou outro timbre...Strings...metais...e mais algum...o restante é, aos meus ouvidos, bem fraquinho)...mas como eu disse anteriormente...não tenho grandes dificuldades em ler um manual...e claro, interpretá-lo...mas sei também que a coisa aí funciona na base do erro e acerto...até achar o que se procura...resumindo...vou apanhar bastante se minha opção for o Korg...hehe...mas...não desisto...

Um último comentário...por hora...não espero que o poder de edição de um arranjador seja igual ao de um sintetizador...mas dando prá mexer no que vc disse...aplicação de efeitos, etc...acho que já dá pro gasto...desde que a edição seja feita em cima de timbres " default" que já sejam aceitáveis...realmente não me acho capaz de transformar um timbre " meia boca" na oitava maravilha do mundo...

Agradeço, e muito seus comentários...à sua disposição se um dia vc precisar...e eu puder ajudar...abraços...

emanuel macedo
Veterano
# fev/06
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[b]MontanhaSong[/b
muitos tecladistas tem dificuldade em programar outros teclados por razões de palavras tecnicas, no korg performace é o mesmo que registros
no technics composer e mesmo que custon / ritmo.
e isso que muitos tecladista novatos tem medo de perguntar e dá estas tremendas confusões no forum de teclados.

MontanhaSong
Veterano
# fev/06
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Kseven:

Cara...não resistí...vou começar a comentar disso aqui ó...(pena q custa 30mil)...acho que vou querer uns 3...um pro estúdio...um prá sala...e um para o banheiro ( adoro a acústica do banheiro...hehehe)...

Brincadeiras à parte meu amigo...vc disse coisas que me foram bastante úteis...a conclusão...é que , se optar pelo Korg...vou sofrer um bocado prá fazer rítmos...mesmo com algumas funções removidas da linha PA80/50...mas talvez compense o esforço pelo resultado final que posso conseguir...realmente ainda não sei...o que sei...é que fico imensamente grato à korg se ela retirou mesmo algumas funções do PA-50...para evitar que eu me sinta um ignorante total se for mexer nele...hehe...

Bem...vc se referiu basicamente à linha PA1X e ao Oasys...sinceramente...para o que me proponho...ter um teclado com bons timbres e bons rítmos...humanamente possível de mexer...para me acompanhar...não gasta o que um PA1X ou um Oasys podem fazer...esse tecnologia toda....deve estar nas mãos de quem seja realmente capaz de utilizá-la em sua plenitude...eu nem iria fazer cócegas nesses teclados...embora ambos sejam " sonhos de consumo"...Se eu gastar mais do que os R$5.000 ou R$5.500 em um teclado ...principalmente para a minha necessidade...é burrice...ou tara, sei lá...

Mas, independente disso...suas respostas foram bastante esclarecedoras para que não me reste nenhuma dúvida sobre o " poder" dos Korg...e da consciência que preciso aprender bastante para poder programar um...por enquanto...me bastaria que os sons de fábrica dele fossem bons...ou que ficassem melhores com uma " simples" edição...senão vou gastar mais tempo editando do que tocando...hehe...

Agradeço sua ajuda...e se precisar de mim...já sabe...tô aqui...abraços...

MontanhaSong
Veterano
# fev/06
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Amigos:

O que vcs podem me dizer do " Vocalist"...no PSR-3000...funciona? e...sobre módulos que possuam as mesmas funções( dueto, coral, etc)? qual ou quais seriam bons?

Theo22
Veterano
# fev/06 · Editado por: Theo22
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é prerrogativa de sintetizadores e/ou workstations, e não de arranjadores, onde os ritmos são o recurso mais aprimorado. Espere encontrar aplicação de efeitos, equalização e mistura de timbres. Nenhuma edição de timbres de arranjadores rivalizará a dos sintetizadores.
Marco Alan Rotta
Realmente, nenhum teclado arranjador com valor entre R$2.000 a R$3.000, faz o que um sintetizador nessa mesma faixa de preço faz.

O V.A que costumava dizer que o poder de sintetizador do PSR-3000 era melhor que a maioria dos sintetizadores, o que é mentira, anda longe, é tudo muito limitado, sem falar que não edita da mesma forma.

Agora o poder como sintetizador de teclados como Roland G-70, Korg PAX., é bom como nos sintetizadores. A começar pelo preço que é um absurdo de caro, mas quem quer editar, criar timbres, nada melhor que um sintetizador . Certamente uns dos teclados mais caros são os arranjadores, que ao mesmo tempo, são os mais acessíveis!

MontanhaSong
Estamos tocando Engenheiros, Capital, Paralamas, JotaQ, Skank, Nando Reis, Legião, Titãs... e músicas próprias. Não ta ruim, mas sabe, banda é banda! Não tem como comparar... apesar de ter banda aqui, que não toca tão legal como agente toca.

kseven
Ae bele? Eu não conheço o I30, mas pelo que vc falou, ele deve ser muito melhor em termos de recursos que um PA.

Qual a faixa de preço de um I30, e seus timbres são bons como no PA? Acho que cortaram isso do PA, pra ele ficar mais acessível...

MontanhaSong
Veterano
# fev/06
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Emanuel Macedo:

Amigo...não descarto a possibilidade de realmente ter me embananado todo para editar os timbres do Technics...mas no fundo...até onde eu consegui mexer...pouquíssimos me agradaram...e olha que estou com o KN-3000 já faz um bom tempo hein...algo como 7 anos...sei lá...mas a verdade é que entre o Technics...e meu pobre Roland E-66...( que vou mandar embalsar daqui a alguns anos, junto com um sofrível PSR-600 que está comigo desde que eu era " rapazinho" ...hehe)... gosto mais dos timbres do Roland...não todos...mas a maioria...

É esta a razão deste tópico Emanuel...como não ando nada satisfeito com o que tenho atualmente...quero algo melhor...e dentre as melhores opções no que me proponho gastar...estão, ao que parece, os dois teclados que citamos aqui...com a balança pendendo para o Korg...e vc...o que acha???

ROTTA
Veterano
# fev/06
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Theo22
Agora o poder como sintetizador de teclados como Roland G-70, Korg PAX., é bom como nos sintetizadores.

Não totalmente. O G-70 eu testei a edição rapidamente, e é mais limitada (em relação aos Fantom, por exemplo).
Abraços.

MontanhaSong
Veterano
# fev/06
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Uma outra coisa...que me preocupa...e influi diretamente na escolha do teclado...dois usuários do PA-50 reclamaram de defeitos...o Theo22...e o Emanuel Macedo...pergunto...o PA-50 é um equipamento frágil? como é a assistência técnica da Korg?

MontanhaSong
Veterano
# fev/06 · Editado por: MontanhaSong
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Theo22:

Boas escolhas para o repertório...certamente vc tem razão quando afirma que " banda é banda"...no seu caso...vc tem que fazer...bateria...baixo...piano...strings...sax...flauta...metais...e o que mais rolar, menos guitarra e violão...muito mais trabalho prá vc...se vc tivesse...baterista e baixista, e tivesse que se preocupar só com a " sua parte"...a performance poderia ser melhor...mas dentro do que aparentemente vcs se propoem...dá " quase" que prá ser uma banda...com a vantagem de ter menos gente prá dividir o " covert" ...hehe...

Quanto a arranjadores/sintetizadores e etc...o G-70 e o PA1X...são máquinas superiores...em recursos...e em custo...esse custo, na minha opinião, só vale a pena se vc for " lucrar" com o uso do equipamento...no meu caso...seria um absurdo ter um G-70 por exemplo....para tocar " dentro de casa"...eu toco por prazer...não consigo ficar sem tocar...tocando bem...ou mal...tocar é meu negócio...claro que se pretendesse viver de música investiria em equipamentos top de linha...por enquanto ...prefiro investir em equipamentos bons( porque tocar, mesmo que por prazer em equipamento ruim é desestimulante)...e principalmente...no meu aperfeiçoamento...no aprendizado...a questão prá mim é bem clara, quanto a equipamentos desse porte...custo/benefício...

Abraços...

kseven
Veterano
# fev/06
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Theo22
Qual a faixa de preço de um I30, e seus timbres são bons como no PA? Acho que cortaram isso do PA, pra ele ficar mais acessível...

É ai que o "bicho" pega!!! O i30 (com excessao dos metais, baixos e percussao/batera q é a melhor q há) sao de media qualidade seus timbres nao sendo "excelentes" e por isso todo mundo q tem um i30 para arranjo, tem q ter obrigatoriamente um Roland para vozes. A linha PA80/50 já possui vozes superiores (muitos do Triton) porem perdendo o q de melhor há do i30 (batera, percussao e baixo) só recuperado no PA1X. Mas porque? A linha PA80 foi projetada e fabricada na Italia (filial)contra todos os outros Korgs inclusive os Triton, no Japao. A Korg se arrependeu e refez o i30 no Japao com novos timbres (todos do Triton) e com o mesmo peso desse i30 mas com muito mais tecnologia chamando-o de PA1X, inclusive no chassi (painel) q é diferente do PA80 mas igual ao i30. Hoje vc pode encontrar um i30 na faixa dos 6mil. Mas alerto a necessidade de um outro teclado com peso nos pianos, cordas e sopros, fraco do i30.

emanuel macedo
Veterano
# fev/06
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MontanhaSong
não sei responder à você, este pa 50 ficou uma dúvida se era defeito ou as teclas foram mutadas de proposito.
mais que é algo muito estranho é...
mas como todo teclado que tem algum de bom tem seus contras tambem.

Theo22
Veterano
# fev/06
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Marco Alan Rotta
O G-70 eu testei a edição rapidamente, e é mais limitada (em relação aos Fantom, por exemplo).
Eu nem sabia que era inferior viu! Eu não testei nenhum dos dois, se vc ta falando isso, eu assino em baixo também, até qe provem o contrário...rsrs

kseven
Foi bom saber disso... mas fica bem mais caro hein... onde posso ouvir uma gravação com batera e baixo desse teclado? Vc tem ele?
o PA50 já ganhar por ter uma variação de timbres excelentes... mas em recursos foi bem cortado

MontanhaSong
Então, pelas suas palavras, vc tem um conhecimento musical muito bom!
Vc ta completamente certo no que falou sobre como toco...
Precisando tamos ae!

Theo22
Veterano
# fev/06
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Depois vuo postar umas coisas da "banda" aqui... garanto que é bem diferente!

MontanhaSong
Veterano
# fev/06
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Theo22:

Cara...música é um vício...mesmo quando vc pára...não consegue ficar muito tempo longe...meu conhecimento musical, reconheço, não é lá grande coisa...mas sendo sincero...o que me salva...é meu ouvido...tenho um (ou dois..hehe) ouvido muito bom, sem falsa modéstia...mas preciso estudar mais...mesmo porque fiquei muito tempo parado...voltando agora estou refazendo meu set de instrumentos...já comprei guitarra...pedaleira...um violão de 12 cordas Yamaha( um som maravilhoso)...e só me falta comprar um bom teclado prá encerrar as aquisições...e ter aquele tesão renovado prá voltar a tocar...

Mas...me tira uma dúvida aqui...me fala sobre o defeito que seu PA teve? foi sério? a assistência técnica da Korg te atendeu bem? demoraram prá resolver o problema?

Ahh...esperando vc postar o som da sua banda...curioso prá ouvir...principalmente o que vc anda fazendo com seu PA...

Abraços...

Theo22
Veterano
# fev/06
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MontanhaSong
O joystick no PA50 têm os X e Y, o eixo X parou de funcionar (comandava a função pich) Só ta funcionando o eixo Y (comanda a função modulation)

Eu ainda não levei nem entrei em contato, confesso por pura falta de tempo, e pq to usando muito o teclado, não posso para, mas no resto ta 100%. Quando tiver umas férias, eu vou verificar isso com a Korg.

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