Como funciona um orgao?

    Autor Mensagem
    LukeBR
    Veterano
    # fev/06


    Galera...gostaria de saber se alkguem tem por aih explicando como funciona...pra q serve akeles pedais, e tal, akeles botao loko
    Ultimamente to bem curioso...to pensando em ateh comecar a aprender algumas coisas
    Vlw!

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    o pedal da direita é de volume, dentro do buraco do de volume tem um foot switch pra ligar os ritmos isso nos orgãos nacionais: gambitt, minami/tokai...

    os pedais da esquerda são os baixos se você olhar bem tem a mesma disposição de um teclado os pedais curtos são os (#) e (b) e os longos as notas naturais, pedaleira com 13 pedais ao todo
    você só usa o pé esquerdo se for pedaleira de duas oitavas
    ou mais usa os dois pés

    os nacionais tem teclados geralmente com 3 3/4 de oitavas então geralmente a mão esquerda usa o teclado inferior e a direita o superior (isso não é uma regra) mas 90% das músicas fica assim

    se for tocar solo então executa os baixos nos pés, os acordes no teclado inferior e solo no teclado superior

    quantos aos botões lokos, a maioria é pra alterar o timbre, tem alguns botões com timbres prontos (pianos, acordeon...) alguns volumes, balanço entre o teclado e alguns botões para escolha de ritmos, velocidade do ritmo, alguns tem recursos de vibrato, efeito leslie, reverberação

    se o que você viu foi um orgão da marca hammond, não tem esta parte de ritmos, e botões com piano, acordeon....

    LukeBR
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    fernando tecladista
    Orra...q dificil tokar com os pes junto
    Esse lance de 1 teclado emcima e 1 embaxo jah tinha me ligado...de ver shows e tal...
    Mais q doido!
    Otra pergunta...eu keria saber oq eh akeles "carrinhos" q os caras vivem mexendo durante a musica...

    Carlos Sesti
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    LukeBR

    _eu keria saber oq eh akeles "carrinhos" q os caras vivem mexendo durante a musica...

    _quantos aos botões lokos, a maioria é pra alterar o timbre

    acho q é isso ai...

    pedrunk
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    um órgao é feito de tecidos, cada um tem sua função, por exemplo o cerébro cordena tudo que.. ah vai estudar

    LukeBR
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    pedrunk
    Ker uma risadinha pra fiakr feliz? Haha

    LukeBR
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Carlos Sesti
    Blz, era isso q keria saber!
    Vlw cara

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    eu keria saber oq eh akeles "carrinhos" q os caras vivem mexendo durante a musica...
    Alteram o timbre que o órgão está gerando adicionando ou removendo harmônicos.

    LukeBR
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Harmonicos?

    Theo22
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Theo22
    · votar


    LukeBR
    Carinha, use a busca, tem um tutorial legal sobre hammond.

    Organ tem vários, mas os que os tecladistas e a música comercial mais visa, é o hammond... esse 'são os que vc ver nos shows.. é umas das coisas mais lokas, prazer de tocar...

    Se vc não achar na busca, fale aqui, que eu procuro o link... eu que to querendo uma fonte além dessa que já li...

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    eu keria saber oq eh akeles "carrinhos"

    carrinho eu só uso pra transportar

    acho que você esta falando o nome certo é drawbar

    aqui tem uma apostila em pdf sobre o que é o drawbar e esses harmonicos

    http://www.bytes.com.br/tokai/md10.asp
    http://www.bytes.com.br/tokai/downloads/regMd10.pdf

    Theo22
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Theo22
    · votar


    fernando tecladista
    Essa até eu vou aproveitar, ver se aprendo algo...

    LukeBR
    Ta aqui o link... http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/61197/

    Hammond tem que estudar, só tocar, não basta....

    Um hammond que ta com um preço muito bom, será o Tokai TX-5 Brasil, mas ainda espera aprovação...

    Lukeguitarman
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Theo22
    Eu li aki no forum algo sobre ele...bem legal
    Soh uma curiosidade: Tenho um teclado aki em casa...eu nunca tokei, mais minha mae usava pra caramba, ela trabalha com musica, mais nem usa mais
    O nome eh Yamaha PRS-30...naum fasso a minima nocao de quanto tah valendo
    E eu keria pegar um orgao, ow algo q imitace e tivese esses botoes rpa regulagem e tal, pq o meu teclado tem o som do orgao mais nem tem como regular e pah.....

    Theo22
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Lukeguitarman
    PRS-30 = uns R$200

    E eu keria pegar um orgao
    Boas escolha, eu também..

    Tem teclados, que tem simulador de organ legais, com drawbars, rotary, driver... Porêm caros...

    Lukeguitarman
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Theo22
    Soh isso? Minha mae falo q tinha pago pra cima de mil...bem...na epoca

    Theo22
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Theo22
    · votar


    Lukeguitarman
    Bom, meu pai pagou R$250 em um PSR-36 para minha irmã, isso usado.
    A mulher que vendeu, falou que comprou nos USA em 1991, pagou lá uns $200 ou $250 eu acho.

    LukeBR
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Theo22
    Hein cara...Eu ouvi a musica Perfect Strangers do Deep Purple...O hammond parece q tem distorcao...isso eh do hammond msm ow eh um efeito q eles fizeram?
    Outra coisa...Existem controladores com controles tipo drawbars e coisa do tipo, para imitar mesmo um orgao de verdade?
    Vlww

    Theo22
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Nenhum teclado tira um som de hammond perfeito, mas tem teclados que tem drawbars sim e são ótimos simuladores...

    Eu antigamente fazia essas perguntas, bom, é hora de passar o que aprendi.

    Hammond B3, o famoso e mais cobiçado dos hammonds, ele é valvulado, não é nada digital...

    Hammond New B3, o novo hammond B3, foram uns 10 anos pra fazer um novo hammond com o mesmo som. Não sei se esse é por válvulas...

    Hammond XK-3 R$7.500, hammond digital, com todos os controles de um B3, porêm é digital... alguns chamam de simulador de hammond. Pra mim é um hammond.

    Isso só da hammond que é uma marca, e o nome do organ. Mas temos por exemplo Hammond KORG BX-3, usado pelo tecladista do Jota Quest... tinha um usado por R$11.500. É um excelente hammond.

    Há muitos hammond ou simuladores bons no mercado, eu que não seria a pessoa certa pra indicar.

    Eu to de olho na Tokai, com teclado organ hammond de baixo custo. R$2.800.

    Outra, temos modulos de hammond, são caixinhas com timbre de hammonds, ou mesmo um aparelho com drawbars que vc liga ao teclado. A roland tem um...

    LukeBR
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Theo22
    Entaum ker dizer q se eu pegar um controlador e um modulo com som de hammond...os controles (drawbars e o diabo a 4) fikam tudo nos modulos msm?

    Theo22
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Eu ouvi a musica Perfect Strangers do Deep Purple...O hammond parece q tem distorcao...isso eh do hammond msm ow eh um efeito q eles fizeram?

    Os organs hammonds vem com um Tube Amp driver, válvulados ou digitais... Isso deixa o som do organ sujão, muito usado pelo Jon Lord no Deep Purple, e quanto mais antigo vc ouvir, tipo 1972 ou 1971, mais sujão era o som.

    Hoje é pouco dosado o driver, mas é fudamental e muito usado... É coisa de organ mesmo, guitarra tem driver pq o cara usa um pedal ou pedaleira, o hammond já tem isso no próprio corpo.

    LukeBR
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Theo22
    Orra q loko...achei q era acionado por um pedal separado do organ

    Theo22
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Entaum ker dizer q se eu pegar um controlador e um modulo com som de hammond...os controles (drawbars e o diabo a 4) fikam tudo nos modulos msm?

    Cara, falar de hammond puta responsa, tenho tomar cuidado pra não falar besteira, a galera ouvir asneira aqui vão me pegar...hauahuha

    Vamos supor que vc tenha um:
    Juno-D - R$2.300 (não compre ele) - controlador
    Vc compra o O módulo VK-8M, liga na entrana midi do Juno-D, ae vc acessa os timbres do módulo e controla as drawbars, driver, rotary, vibrato, etc... ali no módulo. Vc não vai ter a presença do organ, mas estara bem servido com o som.

    http://www.roland.com.br/produto.php?prod_id=143

    LukeBR
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Theo22
    Sakei...Um teclado simples(tipo o meu PRS-30) serve como controlador? Ow controlador eh um instrumento especifiko?

    Theo22
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Theo22
    · votar


    Loko mesmo, por isso que o Jon Lord fez a sonoriadade do Deep Purple na década de 70, 80 junto com o Blackmore, que dava muito espaço pro Jon Lord, é tanto que vc ouve mais hammod que guitarra. Infelizmente hoje o meio comercial não permite aquele sozão sujo. A melhor época do organ certamente foi 60 a 80.

    drive, rotary, vibrato, percussion, velocity, isso tudo faz parte do hammond. Engraçado que é um instrumeto cuja origem são as igrejas...

    Theo22
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    LukeBR
    Isso mesmo, mas seu teclado é um PSR ou PRS?

    Mas ae vc ter um puta som de organ com um teclado PSR-30..hauhau mo loko

    LukeBR
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Theo22
    UAEhuae...naum keru um puta som...keru soh algo pra me divertir, afinal soh sei tokar algumas musikinhas no piano!
    Deixa eu ver aki qual eh o modelo certo

    LukeBR
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    PSR-620

    Theo22
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    LukeBR
    Então serve sim...eheh

    Esse modulo da roland tem controles e tal, mas tem modulos só com trimbres mais baratos.

    Então, esse seria até um instrumento mesmo, só que falta o controlador, teclas..hehe

    Falow cara, espero ter ajudado!

    LukeBR
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Theo22
    Pow dahora! Cara se tem msn?

    Theo22
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    teopilot1 arroba hotmail com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como funciona um orgao?