Utilização do Subwoofer

    Autor Mensagem
    damishow
    Veterano
    # fev/06


    Criei esse tópico com o objetivo de saber a opinião de vcs, sobre a utilização de uma caixa acústica subwoofer ativa de 250 watts rms em ambientes fechados. Vi hoje numa loja ela é da marca ALTO, e achei interessante, pois acredito que dará um grave legal. Faço Voz e Teclado em eventos particulares, principalmente em casas de recepção em média de trezentas a quinhentas pessoas. Uso uma mesa amplificada da Behringer pmh 3000 e duas caixas passivas da cignus de 150 watts rms cada. Não tenho experiência em sonorização e por isso gostaria da ajuda de vcs e assim fazer uma discussão acerca do tópico, ok, Abraços.

    emanuel macedo
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    damishow
    esses subwoofer nunca ficam legal com música ao vivo, o certo e vc ter um retorno que reproduza graves, medios e agúdos perto de vc.

    use um retorno ativo.

    sarpa
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    O ideal, para o público, seria você montar um pequeno PA. Com um crossover dividindo as altas das baixas, com certeza você conseguiria deixar o som do jeito que quisesse em qualquer ambiente, principalmente se tratando das baixas.

    Creio que, com uns R$4mil (pode ser que consiga até por menos), você consiga montar um PA com bastanta qualidade, capas de cobrir tranquilamente um ambiente fechado com 300 pessoas. E ainda, um sisteminha de monitoração "in ear".

    Dê uma pesquisada. Como o amigo emanuel macedo disse, suwoofer não é legal pra ao vivo.

    Abraços,
    Juninho Sarpa.
    www.bandaapice.com.br

    damishow
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Emanuel e Sarpa

    Dêem uma olhada no site da antera e vejam a caixa acústica subwoofer LF 600A, ela tem 300 watts rms e o preço tá legal, dá pra mim. Não quero que fique com um grave de banda, mas que melhore, porque junto com as duas caixas que uso com certeza deva ficar legal. Sim, alguém de vcs conhece quem usa o subwoofer ao vivo.

    Forte abraço.

    mazza
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    damishow
    legal esse tópico, já tentei utilizar um subwoofer para eventos, utilizava um amplificador Cygnus SA-2 e um crossover ativo com duas caixas de sub com falantes Bomber de 250 watts e duas caixas passivas de duas vias ligadas num amplificador Wattsom DBK1500, montei um esquema em que colocava as caixas de duas vias em cima das caixas do sub (uma em cada um) por meio de uns tubos de alumínio, ficava legal, o sub no chão e as caixas no topo, gostava do som, mas era um esquema muito trabalhoso pra ficar levando e montando e desmontando tá loco!!! acabei desistindo dos subs, e fiquei só com as duas caixas de duas vias, acaba sendo mais prático para eventos pequenos, que são 99% dos eventos que eu faço. Mas sempre pensei em colocar pelo menos uma caixa de sub ativa pra dar uma reforçada no som, quando é em ambiente fechado eu não sinto falta do sub, mas em ambiente externo, lugar aberto, eu sinto falta de um grave a mais. Gostaria de saber também se alguém já trrabalhou com esse esquema pra deixar outra impressão.

    damishow
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    MAZZA

    Tuas caixas passivas são de quantos watts e qual a marca. Dá uma olhada nessa caixa ativa de subwoofer da Antera LF 600A, e me diz alguma coisa.
    Abraços.

    mazza
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    damishow
    eu tinha (ainda tenho, mas não uso mais) duas caixas de sub com falantes de 250watts e o ampli dava 460 RMS (230 por canal), mas pessoalmente acredito que um sub decente pra apresentação deva ter pelo menos 500 Watts RMS. Atualmente trabalho com um cabeçote amplificado de 180 RMS, e duas caixas de duas vias, e já fiz som pra mais ou menos 250 pessoas com esse equipamento (em ambiente fechado, bem explicado), só acima disso é que acredito que seja necessário um som mais "encorpado" com um sub. A minha experiência diz que a maior encanação com a qualidade do som é do músico, do pessoal que está ouvindo , 99% não consegue diferenciar o som que sai de um equipamento de ponta do som que sai de um radinho de pilha, portanto desencana...
    quanto a essa caixa Antera, não conheço. Não posso dar nenhuma referência.
    Pelo tipo de evento que vc faz (entre 300 e 500 pessoas), acredito que vc esteja no limite do seu equipamento, e tenha mesmo sentido a necessidade de colocar um peso a mais no som, mas se vc já trabalha com duas caixas de 150 watts, acredito que um sub só fará realmente diferença no seu som se possuir no mínimo 500 watts de saída, como eu falei. Senão, o som das caixas acabará sobrepondo o som do sub, e a diferença não será percebida.
    Mas como nesse negócio de som, ninguém é o "dono da verdade", aguarde para ver a opinião de outros, acho que é melhor, já mudei meu equipamento umas trocentas vezes e tô sempre "fuçando" pra buscar melhorar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Utilização do Subwoofer