Notebook ... um de 1.3 Ghz com 512 MB ... rola?

    Autor Mensagem
    Murilo Andreo
    Veterano
    # jan/06


    Eai pessoal....

    ...Estou pensando em aderir o uso dos notebooks com um controlador. Mas queria uma opnião de quem usa, o que comprar exatamente...

    Vocês acham que um Celoron de 1.3 Ghz com um HD de 40 GB com 512 MB e mais uma interface que converte USB pra MIDI da pra rolar uns Sythns Virtuais ou até mesmo uns Soundfonts numa boa???? ...dái no caso usaria este computador dedicado so pra isso mesmo!!!!

    Por favor, se alguem puder me ajudar..ficaria muito grato!!!!!


    Valeu!

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Murilo Andreo
    eu diria q é uma configuração um tanto arriscada por 2 motivos em especial:
    processador e HD. A questão do HD não é nem pelo tamanho e sim pela velocidade do mesmo. Geralmente HDs de notebooks não passam de 5400rpm o que é considerado lento. O ideal aí seria um HD externo, preferencialmente Firewire ou USB 2.0. Quanto mais RAM melhor, pois praticamente tudo que vc for utilizar, especialmente samples, é carregado na memória RAM pra posterior leitura, porque o acesso à essa memória é infinitamente mais rápido do que o acesso à memória física (HD). O problema é que se vc quiser carregar um sample de piano de 1GB, a leitura obrigatoriamente terá de ser feita do HD, aí entra o lance da velocidade.
    Se for pra usar algum softwares mais leves (o q é bem difícil) e/ou samples pequenos que não ultrapassem o limite da RAM, acho que é viável o seu notebook. Mas ainda tem mais um história, que é a da estabilidade que muitos reclamam. Particularmente nunca usei um notebook ao vivo, mas pretendo. Nem que seja meu desktop, que é bem melhor do q qualquer notebook que meu curtíssimo dinheiro possa comprar.. rsrs.
    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estamos aí.

    Abraços.

    ROTTA
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Murilo Andreo

    Eu evitaria Celeron. Está mais do que comprovado que processadores Celeron e Pentium 4, mesmo que possuam clocks iguais, têm grandes diferenças de desempenho.

    Abraços.

    Murilo Andreo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Eder Muchiutti

    Estava com medo disso mesmo....
    ... mas a unica coisa que eu não contava era com o HD. Esse HD externo que você me falou...eu encontro em qualquer loja de informatica? como que funciona? falando da linguagem "PC" .... o que você recomendaria??

    Você falou do desktop certo??? o duro é tocar ao vivo e levar um computador inteiro....eu levaria o meu com certeza se fosse mais viável! hehehehe


    Abraços!

    kseven
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: kseven
    · votar


    Murilo Andreo
    Fique tranquilo q essa configuraçao dá e sobra pro q quer. Tenho sampler no teclado e a maior amostra q suporta um teclado nao chega a 128kb. Nao adianta ter megas e megas de memoria se nao existe teclado pra tanta memoria (ele tem q carregar pra tocar tal timbres/amostras). Mesmo porque a memoria dos maiores teclados (Triton/Fantom) nao passam de 16mb originalmente. Portanto teus 512mb do notebook sao verdadeiro exagero (alias NUNCA vi um sampler de 1gb e nem pra q serve e nem onde é tocado). Sobre usb, o q manda é a velocidade dele. Nao adianta ter um belo gravador externo ou hd ou placa de captura de video se essa saida for lenta/antiga como o usb1.0, no minimo tera q ter um usb2.0 q sao dos notebook + caros do mercado. Meu notebook tem +- essa configuraçao e sobra poder pra TODAS as necessidades, mesmo porque NAO existe teclado q toque amostras ou carregue 1gb e menos de 1 segundo (pra que?). TODOS seus timbres gravados nele, q podem passar +d e mil como um fantom, nao tem mais q 8mb de memoria Rom.
    Sobre processador, o notebook apenas envia (placa mae -usb/midi- se encarrega disso) e o processamento é feito pelo chip de timbres do teclado e nao do notebook do contrario o som seria puro dos 128 timbres originais do WindowsMediaPlayer (mesmo q usasse um sonar ou cakewalk) + placa de som do notebook e nao o som desse teclado.
    É por isso q nao se ve vantagem em usar notebook praticamente pra nada em materia de teclados. Nesse preço dele (4 a 6mil) se pode trocar por um teclado com som muito superior a qualquer sampleado adquirido por ai (nem precisaria pegar) e com funçoes avançadissima dos melhores PCs (Triton/Studio e Fantom X). Note+teclado nao passa de pura frescura. Eu nunca mais usei, destinei meu note pra outras coisas como o estou fazendo agora!!!!

    Murilo Andreo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    kseven


    Em sua opnião, você acha que não compença então?



    O preço desse notebook que eu te falei é 1.990 (novo) ... vc acha então que rolaria mais eu investir em um teclado?



    O meu grande problema é saber qual o investimento certo a fazer. Pois minha grana esta extremamente sofrida...então eu precisava investir algo que me de mais opções. Eu tenho um teclado vagabundo já, com timbres horriveis...que no caso seria meu controlador (um yamaha PSR-400 - pois é...isso ainda existe...rs) e estou disponibilizando + 2.000 de investimento.....

    o que acha que rola então?

    Notebook?
    Módulo?
    Teclado Novo?


    Abraço!

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    kseven
    amigo, acho q vc está equivocado em suas colocações. O notebook será usado como o gerador de sons e em quase nada funciona como um teclado.
    Se o amigo Murilo Andreo quiser usar o B4 da Native Instruments por exemplo, terá que disponibilizar uma boa memória RAM pra isso (não sei ao certo), e ter um bom processador à disposição. Se junto com isso ele quiser usar o Pro53, o Arturia Moog v2 e o M-Audio Key Rig, já se foi os 512mb de RAM - lembre-se que o sistema consome bastante memória naturalmente.
    Quanto ao tamanho dos samples, aí sim que as coisas não funcionam como um teclado. Eu tenho 6 amostras de pianos diferentes, com tamanhos variando entre 400 e 1200mb. Se vc quiser pesquisar um pouco mais, encontrará programas como o Akoustik Piano da NI cujo tamanho é de 3 DVDs. Qualquer soundfont de piano "utilizável" tem pelo menos 60mb. Por isso memória RAM nunca é de mais.
    E o ideal é que todas as amostras sejam carregadas na RAM antes da execução, pq isso é um processo um pouco demorado.

    Murilo Andreo
    eu sinceramente não sei preços de HDs externos, mas são consideravelmente mais caros do que os IDE ou SATA convencionais. Se não me engano, vc compra uma gaveta externa (mais fácil encontrar USB2.0) q custa algo em torno de R$80 e o HD. Mas aí eu não sei se esse HD pode ser um convencional ou é algo específico. Se vc procurar e achar algo a respeito, poste aqui pra esclarecer essa minha dúvida também.

    Abraços.

    ROTTA
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Eder Muchiutti
    Se o amigo Murilo Andreo quiser usar o B4 da Native Instruments por exemplo, terá que disponibilizar uma boa memória RAM pra isso (não sei ao certo)

    Não sei se precisa tanto assim. Instalei o B4 no meu notebook, com 256Mb, que eu uso para outras coisas também, com HD cheio e processador P4, e ele roda bem legal, com uma polifonia adequada. Imagino que numa máquina dedicada funcionaria ainda melhor. Mas cuidado com o processador, pois algumas aplicações podem ser exigentes neste sentido também, e não apenas no quesito memória/HD.

    Abraços.

    V. Augusto
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Eu indicaria um Macintosh.
    Para Áudio, sem dúvida, os Macs apresentam mais estabilidade e eficiência.

    rafalevita
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Vinícius Augusto Castello
    ahan....... com certeza.... e ainda apresentam um preço bem legal né... O_o

    V. Augusto
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    rafalevita
    A questão do preço é relativa.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Vinícius Augusto Castello
    a questão de preço é que o cara só pode gastar até R$2000. Macs ficam fora de cogitação.

    Marco Alan Rotta
    quando eu falei em disponibilizar uma boa memória RAM, não quis dizer que o B4 utilizaria quase os 512mb, claro. Ele não vai tocar ao vivo usando apenas o B4, como eu mesmo disse logo após esse exemplo.

    efarras
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    to kerendo fazer isso tambem... vou comprar o note daki umas semanas..
    mas.. e quanto a latencia da placa? qual alternativa mais barata??

    aguardo

    efarras

    Murilo Andreo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    é pelo visto a coisa está piorando...
    estou quase desistindo do Notebook e comprando um teclado mesmo....

    o que vocês acham.....KORG X5D ou Roland Juno-D ?

    Murilo Andreo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    AH!!!!!!

    Eu até estou pensando em mudar meus investimentos.....mas pra mim comprar um Notebook legal...e mais uma boa interface...compença o crime no final das contas????

    pelo o que estou vendo...iria gastar uns 4.500 malacos...

    com este valor compro um Korg Triton....

    eae?

    WormKrash
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    trabalho como técnico em informática, talvez falte um pouco de experiência para fazer o que vou descrever, mas é o que estudaria para fazer:

    uma caixa de acrílico (ou outro material) com uns 30x30 e 10 de altura já comporta um micro desktop. pois bem tá aí tua máquina portátil bem mais barata e muito mais rápida.
    como interface ou ia usar um LCD pequeno, ou ia tentar criar algo com interface externa e adaptar com botões para porta serial, mas isso é bem difícil e não é prático então consideremos que tu vai usar um monitor:
    dependendo da interface do software não precisa de mouse, o teclado tu pode adaptar na parte de cima do teu gabinete modificado e o lcd fica à mão. o que teria que ser carregado: teclado (instrumento), o gabinete, lcd e estabilizador (existem uns bem finos que talvez tu possa já colocar no gabinete).

    sei que pra quem lê isso e não convive direto parece totalmente loucura, mas não é. claro, exige bastante da parte técnica, mas se eu fosse tecladista já seria meu set de longe.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    seria algo do tipo Barebone né???

    se tiver grana, invista num barebone ou faz isso q o cara diz... tu pode usar um LCD de mini notebooks, q tem mais ou menos 7"

    WormKrash
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Jonathas Lacerda

    isso mesmo, o barebone seria uma boa saída também, só que não é customizável.

    efarras
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    e quanto a latencia da placa de áudio? qual alternativa mais barata??

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Vinícius Augusto Castello
    Eu indicaria um Macintosh.
    Para Áudio, sem dúvida, os Macs apresentam mais estabilidade e eficiência.


    afff, mini VA!!!! tu usa MAC pra editar audio? até onde eu sei, tu não comprou o teu.........

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    efarras
    placa de áudio com baixa latência praticamente qualquer uma. Difícil é achar alguma com versão USB ou Firewire e barata. Vou dar uma pesquisada e posto aqui o que achar.

    Murilo Andreo
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    WormKrash

    Eu pensei em fazer isso mesmo....

    Um Gabinete Slim...e um visor LCD .. tipo aqueles DVD players....
    o que acha???

    efarras
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Eder Muchiutti
    placa de áudio com baixa latência praticamente qualquer uma

    fala o modelo de algumas baratas entao... pode ser PCI mesmo...

    Aguardo

    eFarras

    WormKrash
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Murilo Andreo

    perfeito... com o que tu gastaria no notebook tu monta uma máquina bem mais porrada.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    efarras
    é que eu achei q vc quisesse placa externa, por isso não deu modelos.
    Placas PCI, se for pra ser usada apenas com MIDI, até a Creative Audigy 2 eu recomendo. O importante é ter suporte aos drivers ASIO que garantem baixa latência. Particularmente recomendo placas mais versáteis, não multimídia:
    M-Audio Audiophile 2496 ou 192
    Audiotrak Maya 44 MIDI
    Echo Mia MIDI
    Essas são algumas das mais baratas, com preços até R$500 pelo Mercado Livre. No Paraguay a 1ª delas custa só US$100.

    mazza
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    tu pode usar um LCD de mini notebooks,
    como eu faço isso???

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    eu não sei bem como se faz, mas vi muita gente fazendo isto num fórum de um Site chamdo CaseModBR

    www.casemodbr.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Notebook ... um de 1.3 Ghz com 512 MB ... rola?