Vocês já pensaram em desistir?

Autor Mensagem
V. Augusto
Veterano
# nov/05 · Editado por: V. Augusto


Semana passada eu fiz uma visita a Unicamp com minha tia, estudante de pedagogia.
Eu fiquei simplesmente desconsertado com o que vi.
Tudo bem, lá é cheio de músicos incríveis, mas a cena era surpreendente.

Ua garotinha de uns oito, no máximo dez anos, sentada num piano de cauda, numa daquelas salas de estudo estudando.
Vi a porta entre-aberta e resolvi entrar na sala. Estava com a mãe e a irmã.
Ela ficou um pouco acanhada quando me viu entrar.
Perguntei se eu estava atrapalhando e ela, educadamente, disse que não.
Eu, pra ser chato mesmo, pedi pra garota tocar algo como Chopin.
[Duvidando da garota, hehe]
A pequena fechou a partitura que estava no piano e entregou a mãe. Nervosa, ajeitou os pés no pedal e aqueceu as mãos.

Me sentei na cadeira pra ouvir um noturno (era o que eu estava preparado pra ouvir, huahua).

Quando ela começou a música só me faltou chorar.
A garotinha tocou Revolutionary Etude [Chopin] ali, na minha frente.
Meus olhos até brilharam e só depois caiu a ficha. Não sei se estava maravilhado com tudo aquilo ou se estava com inveja daquela garotinha, que mal havia saído das fraudas e tocava Chopin melhor do que eu.

Quando cheguei em casa tentei tocar algo "difícil".
Não sei o que deu em mim, simplesmente a música não saia.
Estava entrando em desespero e decidi: Nesse teclado eu não toco nunca mais. Desliguei e me deitei na cama pra "refletir".
Tudo bem, sempre haverá alguém melhor do que a gente e sempre haverá alguém pior. Voltei no teclado e comecei a estudar. A fazer todos aqueles exercícios de pianos e botei uma coisa na minha cabeça: eu nunca vou pensar em desistir disso. Não vou ser fraco!

É frustrante...
Mas isso me deu um belo de um empurrão pra encarar de vez os estudos.

E vocês, já pensaram em desistir?

fernando tecladista
Veterano
# nov/05
· votar


tive uma fase na adolecencia em que eu me perguntei sobre isso, quase que parei e andei meio relaxado nesta época, mas depois passou, e hoje eu sei que não vivo sem tocar, não me vejo tendo uma vida "simples/normal" de trabalho < > casa < > trabalho e no fim de semana levar o cachorro pra passear e mais nada de emocionante

quanto a estudo música é 20 % inspiração e 80 % transpiração, tem que estar sempre estudando, pesquisando, tocando, senão desanima

há alguns casos como o da menina que além de ser super dedicada e disciplinada nos estudos, parece que nasceu com o (_*_) virado pra lua

Dogs2
Veterano
# nov/05
· votar


eu sou brasileiro e não desisto nunca
só quando me canso de tentar heehe

V. Augusto
Veterano
# nov/05
· votar


fernando tecladista
huehuehu...
Realmente! Concordo inteiramente com todos os itens do seu comentário.

Dogs2
Eu também. hauhau

gustavorino
Veterano
# nov/05
· votar


o negocio eh tocar Punh**a .. isso eu sei que ela nao consegue... ainda.. o negocio eh se auto-valorizar... ela pode saber tocar chopin mas aposto que se pedirem um acorde maior ela nao sabe.. a maioria desses casos tbm só sabem ler partitura..

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# nov/05
· votar


Estava com a mãe e a irmã.

A irmã era gostosa?? Qtos kg??

:P

Mas sério agora, esse lance de encontrar alguém que te destrói sempre vai rolar, a não ser q vc seja um Pelé no que vc faz (no seu caso, música). O esquema é pegar o lado bom de tudo isso, nesta situação o estímulo pra te fazer melhorar e ir em frente. E não pode se deixar abater, sempre vai ter algum aspecto em que vc vai ser melhor que o cara que te detonou naquele instante, por menor ou mais insignificante que seja. Eu não toco a metade do que muita gente que toca teclado em banda por aí toca, inclusive muita gente de banda que já dividiu palco com as minhas bandas. Mas sempre penso que mew garanto em outros aspectos, bom gosto (já viram como ois macaquinhos de conservatório tem mau-gosto em, timbre?? sem generalizar,m mas é bem frequente), presença de palco, algum lick que só eu sei, conhecimento de música em geral que vai além da partitura, e etc.

É isso aí.

Scoth_Pr
Veterano
# nov/05
· votar


Nunca pensei em largar o teclado.... Axo que os músicos e musicistas melhores do que nós nos encorajam a estarmos aprimorando cada vez mais nossos conhecimentos...

O lance é reconhecer que sempre vai ter alguém tocando melhor que vc, e se vc for o melhor, sem desafios, não terá mais graça.

ROTTA
Veterano
# nov/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Vocês já pensaram em desistir?

Claro que não. Não alimento a pretensão de ser "fenomenal", pois tocar um instrumento, para mim, é antes de tudo diversão, entretenimento. E acabo divertindo também a família e os amigos. Nunca pensei em fazer disto uma profissão, e mesmo que você queira viver disso, não precisa ser o melhor do mundo (claro que isto ajudaria).

Abraços.

Bico
Veterano
# nov/05
· votar


Vocês já pensaram em desistir?

Bem... de teclado eu desisti (tanto é q nem tenho postado por aqui). =/

Mas agora tô resolvendo tentar de novo (é q tô escutando muito Darediablo). =P Uma das minhas maiores dificuldades é sobre equipo... =/ Mas já tô estudando formas de contornar essa situação.
...dessas coisas de música é difícil ver alguém q desiste de verdade.

Midgard
Veterano
# nov/05
· votar


Dogs2

ahuauhauhauhuahuah

Jaum_Paulo
Veterano
# nov/05
· votar


Vocês já pensaram em desistir?


de teclado eu desisti
(2)

Música pra mim é apenas diversão, só brinco com o violão ou com a guitarra agora de vez em quando.

fernando tecladista
Veterano
# nov/05
· votar


Marco Alan Rotta
E acabo divertindo também a família e os amigos.
nessa hora eu prefiro passear com o cachorro

não consigo tocar quando eu conheço o perfil inteiro da pessoa e eu sei que a propria é super legal, mas a afinidade músical é quase zero, e ainda me pede, toca alguma coisa ai...

Starllan
Veterano
# nov/05 · Editado por: Starllan
· votar


Desistir nunca pois desde q/ me entendo como tecladista, sei que sempre vai existir alguém melhor de q/ eu... pois se não existisse não teria graça ser o melhor do universo ( Pô viagei ) , Mas posso encontrar em alguem que toque muito mais do que eu, porém esta não terá caracteristicas especificas minhas... que pode se destacar no ouvido.. velocidade de teclas, facilidade de programação etc e etc.. Cada um tem seu don independente que nem o melhor do mundo poderá ser melhor que vc.
Ser o melhor para cada um talvez possa ser um ponto de vista.

korgman
Veterano
# nov/05
· votar


Grande amigo Vinícius,

Não fique assim meu caro!!!, este tipo de sensação saudável é necessária para que possamos melhorar nossa capacidade e tecnica musical. É sempre bom ter alguem correndo ao nosso lado para que possamos saber qual é o ritmo apropriado!!!

UMA HISTORIA PARECIDA

Veja na foto que anexei no link abaixo:
http://www.geocities.com/aureo59/concert1.jpg

Esta é a parte de minha "turminha do conservatório", após um concerto de piano.

A menininha de óculos na foto se chama Maria Cecília. Ela era é ainda é um "Genio", era a melhor da turma.

Perceba que naquela época, um homem estudando piano éra "raro", piano éra coisa de mulher, acredite se quiser, imagine a dificuldade que passei.. ver os outros meninos da mesma idade te chamarem de "mulherzinha", só por queria estudar piano...

Não fugindo do assunto, esta menininha tocava muito, tinha um talento e uma tecnica absurda e que com o passar dos anos evoluia muito mais que toda(o)s a(o)s aluna(a)s do conservatório em que estudei.

Ela era meu referencial, eu tinha que tocar pelo menos igual e no máximo melhor que ela, e meu amigo mais que ela acho que nunca consegui, afinal estamos tecendo uma comparação com alguem fora de série, coisa que ela era, e sem fazer muita força para isso, tudo que ela tocava soava "terrivelmente" natural, tal qual um "Ronaldinho Gaucho" por exemplo.

Este menina ao longo de sua vida "Papou" vários concursos de piano classico, e atualmente toca com o Maestro Bacharelli em casamentos e eventos, e é uma fera ao piano e também nos teclados.

Eu enveredei para o popular, progressivo, rock e hoje desempenho satisfatóriamente todos os trabalhos musicais que sou solicitado, e como tecladista ralei muito e hoje sou feliz por dominar relativamente bem a edição e programação destas maquinas.

Moral da história.

De valor a você, nunca deixe de estudar e alcançará os seus objetivos, mesmo que perceba que um outro musico tenha sido muito melhor que você, quando este musico tinha exatamente a sua idade.

Dedique seu esforço e sua alma para a evolução deste corpo "que habitará até o fim de sua vida.

Tire o máximo rendimento dele, da mesma forma que tenta extrair rendimento máximo do teclado que possui.

JAMAIS PENSE EM DESISTIR!!!!!!

Valeu meu amigo,

Áureo Galli - Suporte SAc Korg
www.geocities.com/aureo59/menat.htm

V. Augusto
Veterano
# nov/05
· votar


gustavorino
hahuahua
Já pensei sobre isso.
Mas se ela continuar nesse ritmo... =)

Mr_Mojo_Rising
Você ficaria com a irmã se fosse um pedófilo, hehe. Uns 8 anos também.


Scoth_Pr
Axo que os músicos e musicistas melhores do que nós nos encorajam a estarmos aprimorando cada vez mais nossos conhecimentos...
Isso ae! A garota me fez levar a sério os estudos.

Marco Alan Rotta
Eu também não quero seguir como profissão, mas eu quero tocar bem.. assim como ela! O que me deixa de cara é que ela é pirralhinha..


Bico
Agora eu só fico no timbre de piano e só toco com partituras de piano.
Nada de timbres de saxofone, guitarra e nem muito menos os arranjos!

fernando tecladista
Esse negócio de "toca tal música" eu me dou bem.
O problema é quando você pega alguém que entende do negócio [mãe, tia, avó] e pedem pra você tocar aquelas músicas que mistura número e letra.
Ah, se conseguir a partitura para piano de "Atoladinha", me envia. Tem uns primos me pedindo... hehehe =)


Starllan
Realmente. Eu já entendi que sempre haverá alguém melhor.
Repito: ela é uma fedelha com muito dom!

angus junior 2
Veterano
# nov/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
kralho
isso foi emocionante

V. Augusto
Veterano
# nov/05
· votar


korgman
Grande Áureo Galli!

No meu colégio ainda me zoam, mas não estou nem aí...


Meu referencial vai ser essa garotinha. Nunca vou me esquecer.
Foi "incrível".
Acho que esse mês ela vai se apresentar no centro de música da Unicamp [eu não vou perder].
Vou separar algumas horas por dia para me dedicar o máximo que puder ao piano. Ano que vem começo numa nova turma no conservatório, que, pelo que já notei, há "pequenas feras" no piano.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# nov/05
· votar


Mas agora tô resolvendo tentar de novo (é q tô escutando muito Darediablo)

De nada Bico.

:P

V. Augusto
Veterano
# nov/05
· votar


angus junior 2
Realmente.


Será que ela toca Rachmaninoff também? Quem sabe.. Liszt? huhauhua

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# nov/05
· votar


Vinícius
Augusto
Castello

Você citou 7 Membros,vc não estaria se esquecendo do korgman?

V. Augusto
Veterano
# nov/05
· votar


GIANCARLO TARDELLI
Não. Eu postei "um especial pra ele".

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# nov/05
· votar


Com 1 minuto de atraso,

É isso aí Vinícius.

V. Augusto
Veterano
# nov/05
· votar


GIANCARLO TARDELLI
hauhuahua
Fui mais rápido que você!


Toca aí, cara!
_o/\o_

ahuahu

asda
Veterano
# nov/05
· votar


Eu desisti do panucci.

_KOG
Veterano
# nov/05
· votar


acho que todo mundo ja pensou em desistir ne, depois que voce vê alguem te mostrando como realmente se toca um instrumento musical voce até desanima, realmente.

mas ser melhor do que todo mundo é dificil.

fazer o que voce sabe (mas fazer bem) já é suficiente!
entao, desistir pra que?

sempre vai ter quem goste (sua mãe por exemplo)
e sempre vai ter quem nao goste (talvez todo mundo, por exemplo).

mas alguém deve gostar do que voce faz!!! :)

kseven
Veterano
# nov/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
TOCAR PIANO? E MUSICA CLASSICA NUM TECLADO?
É CLARO!! DESISTIRIA NA HORA!!!

Teclado nao foi feito pra musica classica, absurdo. Ainda saindo de caixas de som!!! Ridiculo. Compre um piano.

V. Augusto
Veterano
# nov/05
· votar


kseven
Treino todos os dias num piano na casa da minha avó.
Mas quando estou em casa eu estudo no teclado.

Eu já troquei o teclado por um piano digital, senti falta dos recursos e voltei no teclado. Me arrependi, pois depois de um mês de troca, senti que o teclado já não era mais nada pra mim.

Mas eu estou tão acostumado com o teclado do piano que quando toco no teclado parece que as teclas não vão aguentar.
Meu teclado [PSR-2100] vive com problemas nas teclas.

mano_a_mano
Veterano
# nov/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Eu já passei por isso em 1993, pois os professores e a família me forçavam muito a treinar, às vezes até 3 horas por dia. E eu, de saco cheio, parei tudo. Eu tinha 10 anos naquela época, e queria ter uma vida normal: correr, brincar, jogar videogame (eu me lembro até hoje do Atari 2600 do meu cunhado), praticar esportes, etc. Mas depois a música me fez uma falta muito grande... Resultado: voltei a estudar em 1994 e estou "tentando" até hoje.

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# nov/05
· votar


kseven

Cara!Você é muito MALA.O que que tem tocar músicas clássicas em um Teclado,e pior,mandou o Vinícius comprar um Piano,só rindo mesmo.

V. Augusto
Veterano
# nov/05
· votar


mano_a_mano
Minha mãe pega no meu pé também.
Ela faz questão de me humilhar quando volto das aulas com partituras novas. Enquanto eu to tentando pegar a primeira página ela já tocou a música toda de primeira vista.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Vocês já pensaram em desistir?