pensando em desistir das teclas :(

    Autor Mensagem
    QueenFairy
    Membro Novato
    # mar/15


    iae glr!

    Em outubro do ano passado comprei meu primeiro teclado,com intenção de aprender pela net,mas como as coisa nao estavam fluindo,entrei num curso uma semana depois
    até ai blz,com 2 semanas na aulas,ja tinha pego uns 5 trechos de musicas,tudo certo,ate percebi uma evolução rapida.
    só que depois disso,parece que eu travei,nao consegui evoluir,ainda tenho muita dificuldade em ler as partituras e tocar ao mesmo tempo,quando vou treinar erro tanto que da ate raiva e desligo o teclado.
    ja nao estou indo nas aulas faz mais de um mes eu acho (pq é longe pra mim,nao por preguiça) e na net nao acho material legal pra estudar.
    e outra ,a professora só ensina musica chatas como parabéns,noite feliz e essas besteiras. quero tocar as musicas que curto poxa!! e na net nao tem as partituras

    enfim,ja estou pensando em vender o teclado,pq parece que ja perdi o rumo da coisa
    foi só um desabafo :(

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    QueenFairy

    Te digo sem medo de errar, daqui a algum tempo você vai se arrepender de ter desistido, e ficar imaginando onde teria chegado se tivesse persistido.
    A evolução é lenta mesmo, parece clichê dizer "não desanime" ou "um dia você chega lá", mas é exatamente assim que funciona!
    Para não desanimar você deve estabelecer metas mais realistas, que sejam possíveis em poucas semanas por exemplo. Pois se você visualizar apenas o destino final onde você quer chegar você verá que está longe, mas a cada dia de estudo você estará mais próximo dela!

    Que tipo de músicas você gostaria de aprender?

    JeffersonX
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    QueenFairy
    Dica de experiência própria: não desanime na primeira dificuldade. Chega uma hora que a gente empaca mesmo. Mas é normal. O que não pode é desistir. Treine exaustivamente aquilo que já sabe e domine a fim de aperfeiçoar. Em alguns momentos seu "feeling" se desenvolverá ao ponto de começar imaginar algumas coisas para encaixar na música.

    Eu sei como é essa questão de aprender músicas que não gosta e chatas. Mas na fase inicial do aprendizado são necessárias. Tente aprender a técnica que ela utiliza, entender os elementos para mais para frente utilizar no que você gosta.

    No início também aprendi várias coisas que não gostava. Me lembro que já tirei músicas de sertanejo no início do meu aprendizado. Eu literalmente detesto sertanejo! Mas na época me foram muito úteis para aprender diversas técnicas, foi quando aprendi fazer splits no teclado, aprendi vários acordes e desenvolvi a minha capacidade de tirar músicas de ouvido.

    Então vai levando e tente enxergar o lado positivo. Uma hora você terá uma curva de aprendizagem maior. E aproveite bastante o YouTube. Há muita coisa legal, dicas, tutoriais, etc.. E tudo de graça! Basta gostar e correr atrás que vai longe. Eu aprendi muito por conta própria com esses vídeos e dicas daqui do Fórum do CifraClub.

    Não desanime! Você vai longe ainda!

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    QueenFairy
    Bach andavam ais de 40km a pé pra ver concertos, então distância não pode ser desculpa

    Quanto a músicas chatas é assim mesmo por um tempo,
    então encara a bagaça e estuda a música chata, na próxima aulá ela te passa outra, mesmo que outra chata, mas é outra
    mas se ela te passa uma música, e você fica na Internet procurando outras, nunca vai evoluir mesmo, chega na aula tá mesma coisa, passa 4 semanas pra tocar asa branca....

    mesmo que voce ache a musica chata, olha a cara da partitura dessa e olha uma musica legal a diferença de dificuldade dela, então não é por masoquismo que ela te passa marcha soldado e parabens


    Assiste karate kid, as duas versoes e ve o lance do moleke, que era doido pra karate, mas na aula era só põe casaco tira casaco, lixa piso, pinta cerca.....até que percebeu que aprendia

    rodsom
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    QueenFairy
    pelo que eu consegui entender, vc ta com pressa de aprender, e nao é por aí nao. começa aprendendo pelos fundamentos, escalas, acordes, exercicios de coordenaçao motora, tecnicas, etc. depois vc pensa em começar a tocar musicas.

    JeffersonX
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    rodsom
    Bem falado! E não apenas no início, mas sempre é bom fazer exercícios de coordenação motora, independência das mãos e dedos, cuidar bem da postura. A técnica virá com o tempo.

    Se ficar com pressa e impaciência para aprender, vai travar mesmo.

    QueenFairy
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: QueenFairy
    · votar


    Estudante eterno
    JeffersonX
    fernando tecladista
    rodsom

    obg pelas dicas!!
    alguns exemplos do que curto: Bowie,Roxy Music,Elton John,Jobriath,etc
    pra ficar aprendendo Parabéns pra voce e mulher rendeira é foda né? rsrs
    as aulas chegam a ser extremamente chatas as vezes

    acho que oq mais ta atrapalhando é que nao tem as partituras dos sons que eu curto
    não sei tbm se eu deveria procurar outro professor,pq no meu curso se baseia numa apostila com trechos de músicas,acho isso muito fraco

    Artref
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Amigo (a), vou ser sincero e sem frescura: você precisa entender que a evolução no teclado/piano é lenta e trabalhosa. Duas semanas fazem pouquíssima diferença no global. Se sua paciência, determinação e vontade são tão pequenas assim, melhor mesmo largar.

    E outra: você é um iniciante e ainda não tem a menor condição de tocar músicas do nível das do Elton John. Está faltando humildade de sua parte. Você está parecendo um médico que quer operar no primeiro ano de faculdade.

    O único ponto onde estou do seu lado é que "trecho de música" não é música.
    Tem muita apostila de teclado que é realmente ruim, assim como alguns professores. Mas não dá pra afirmar nada sobre sua apostila ou sua professora, pois pelo que você escreveu, o problema é você.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: fernando tecladista
    · votar



    acho que oq mais ta atrapalhando é que nao tem as partituras .....

    Essa é uma boa, A primeira pág. De umas 5 no mínimo. .
    http://1-ps.googleusercontent.com/xk/WRZiSDykH9X0LRDFErNabFFh40/www.sh eetmusicplus.com/d29ci68ykuu27r.cloudfront.net/product/Look-Inside/cov ers/19407883.jpg.pagespeed.ce.yqVTDhom1VxkLU0kLBcM.jpg

    aí por essa você analisa se a professora está te passando coisas fáceis pra você ir aprendendo uma coisa por dia ou se ela está de pura sacanagem com você

    Artref
    O único ponto onde estou do seu lado é que "trecho de música" não é música
    sim mas o que aparece sao os casos classico do tema da 9a sinfonia, ou uma parte de jesus alegria dos homens, ou so o tema de pour elise.....onde e melhor isso do que tocar samba lele

    Daniel_tecladista15
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Concordo plenamente com o Artref e o fernando tecladista e também entendendo o seu problema. Quando eu era auto-didata sofria deste mal também. Queria tocar tudo, mas não tocava nada!!!

    Isso é típico do auto-didata. Falta de orientação, muito entusiasmo e falta de experiência e senso crítico levam a este comportamento.

    Infelizmente, este tipo de atitude é um verdadeiro tiro no pé!! Atrapalha e muito o nosso desenvolvimento.

    A melhor forma de resolver este problema é com a orientação de um professor compromissado e que pegue no pé enquanto determinada
    música não está boa ainda!!! Outra vantagem do professor ao seu lado, é que ele será capaz de escolher músicas de acordo com o seu nível e
    que também possua características que façam a sua técnica evoluir (não adianta ficar tocando música fácil a vida toda!!).

    camilin
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Desiste não cara ,,,lgo logo vc ja começa a evoluir..

    Samuca_teclas
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: Samuca_teclas
    · votar


    Algo importante!

    A música tem que estar no sangue. Não adianta nada a gente querer tocar sem isso estiver impregnado na alma. Reveja o que você realmente quer QueenFairy.

    Como aprender a resolver uma equação sem antes aprender as operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão? O mesmo acontece com a música e com tudo que nos propomos a aprender.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Samuca_teclas

    Se a expressão "impregnado na alma" se refere a persistência e amor a música eu concordo com o quê você diz.

    QueenFairy

    Estou exatamente no mesmo barco que você, porém ao invés de de estar desanimado estou extremamente otimista, acho que estou naquela fase do amor onde tudo é belo!

    Comecei as aulas de piano a exatamente três semanas atrás, vou descrever aqui como meu professor está administrando meus estudos, desta maneira podemos nos ajudar. (Minhas aulas são semanais) Segue:

    -Na primeira aula ele passou 6 das 12 escalas maiores e suas respectivas digitações (pelo ciclo das quintas)

    -Na segunda aula ela passou o restante das escalas maiores, digitações e começou a me passar a digitação dos acordes básicos de 3 sons (Maiores, menores, Aumentados e diminutos)

    -Na terceira ele mostrou a digitação dos acordes básicos usando cada uma das mãos e passou a música "Deus está aqui", tocada da forma mais básica, sem melodia na ponta ou outros arranjos, apenas os acordes mesmo.

    Seria bacana trocarmos experiências já que nós dois estamos iniciando no "mundo das teclas". Ah antes que eu me esqueça, eu estou se transferindo da guitarra para o piano, então eu tenho algum conhecimento sobre formação de acordes, escalas, arpejos, e mínimo de rítmica, tenho aprox. 5 anos de guitarra/violão, mas com teclas essa é minha primeira experiência.

    Abraços

    Artref
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Seu professor foi rápido nas escalas, eu geralmente passo uma nova por semana, e isso se o aluno estiver fazendo direito, rsrsrs. Tome cuidado pra não tocar as escalas mal feitas e de maneira robótica. Todas as notas tem que sair com a mesma intensidade, uma "fluindo" para a outra (tocando ligado). Cuidado também para não entortar muito a mão e preste atenção no seu corpo para ver se há tensão em alguma parte, seja ombro, braço ou dedos. Relaxe ombro, braços e punho, e apoie na ponta dos dedos. Se estiver tocando num piano acústico, preste muita atenção na qualidade do som, pense inicialmente em "empurrar" as teclas, não deixe o som ficar agressivo e martelado.

    E pelo amor de Deus, não queira tocar rápido, rsrsrs. Ô mania que aluno tem de querer sair tocando rápido, aí a escala fica uma verdadeira m**** e ele acha que evoluiu só porque aumentou um pouco a velocidade (a custo da sonoridade, de tensão surgindo, de imprecisões rítmicas, de som e de ligado e etc).

    Estudar escala é arte, kkkk

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: Estudante eterno
    · votar


    Artref

    Muito obrigado pelas dicas, valem muito pra mim!

    Quanto a velocidade... ela realmente não está na minha lista de prioridades, passei por essa fase no meu estudo de guitarra e perdi muito tempo em algo que não me serviu. Minhas prioridades no que diz respeito execução são respectivamente:

    Sonoridade, rítmica e postura

    Mais acima disso tudo meu foco é a composição, então vou estudar todos os itens de maneira que favoreçam-na.

    A propósito, estou procurando executar as escalas de forma que as duas notas não soem juntas mas também não haja espaço entre elas, está correto? Como você definiria a forma correta de se tocar?

    Pode parecer uma dúvida meio estranha, mas na guitarra (de onde eu venho) a diferença sonora entre notas tocadas da maneira convencional e ligados é bem mais evidente.

    Abraços

    Artref
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Artref
    · votar


    Cara, ligar as notas num piano acústico é um grande desafio, em todos os níveis. O próprio instrumento não favorece ligar, inclusive muitos defendem que o som exatamente ligado no piano não existe, e trata-se de uma ilusão que nosso cérebro interpreta como sendo ligado.

    Difícil te dar o mapa da mina em um assunto tão complexo, mas posso sugerir algumas dicas. A que você está pensando está correta. Pense também em algo como duas notas sendo a embreagem e o acelerador do carro na hora que você troca de marcha: uma sobe, a outra desce, de maneira gradual. Tente também reproduzir no piano o que você faria com sua voz (que liga muito mais fácil). Sério mesmo: cante a escala com a voz, no mesmo fôlego, e tente fazer igual no piano. Já viu vídeos de pianistas onde o cara fica fazendo "hmmm, hmm..."? É por aí.

    Com certeza é mais fácil e evidente ligar as notas na guitarra. O piano tem uma sustentação das notas bem mais curta, e depois que você tocou, não tem mais o que fazer, ela vai diminuindo.

    Você pode inclusive usar a guitarra como um auxílio para te ajudar no legatto. Como você já tem familiaridade com ela, será bacana e divertido. Pense em fazer a escala no piano para soar como se fosse uma guitarra fazendo um solo com distorção/drive/lead/não sei, onde as notas devem sair bem ligadas e com aquele feeling que guitarrista passa nos gestos, hahaha.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Artref

    Mais uma vez obrigado!
    Boa parte dos guitarristas fazem "caras e bocas" ao tocar, hahaha!
    Logo que eu tiver mais alguns meses de estudo postarei algo aqui para as boas almas como você me ajudarem com minha evolução, indicando os pontos onde eu devo melhorar!

    QueenFairy

    Desculpe por desvirtuar um pouco seu tópico, mas acredito que você também se beneficiara destes conselhos, visto que nós dois somos iniciantes com aproximadamente o mesmo tempo de piano...
    Persista e tenha paciência. Passei as ultimas semanas estudando apenas escalas e uma música bem simples, mas estou ciente que este processo é necessário para minha evolução. Acredito que seja o mesmo caso com você..

    Abraços

    QueenFairy
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Estudante eterno

    que nda,tudo bem!! quanto mais conhecimento melhor.

    também toco guitarra a 5 anos,e resolvi me aventurar nas teclas
    mas as coisas estão sendo muito mais complicadas
    peguei o jeito da guitarra muito mais rapido

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: Estudante eterno
    · votar


    Mas caramba!
    Estamos exatamente na mesma situação.
    Realmente o piano tem alguns pontos difíceis de trabalhar...

    Meu motivo de mudar da guitarra para o piano foi a gama de possibilidades que o piano oferece na hora de compor, digo, é mais fácil por a melodia na ponta dos acordes no piano do que na guitarra (Chordy melody). Quais foram seus motivos?

    QueenFairy
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Estudante eterno

    eu não ''mudei'' . guitarra,continua sendo meu instrumento principal

    na vdd nem sei pq quis aprender, tipo que comecei a ver uns videos, covers no youtube e achei massa e resolvi me aventurar

    e tbm depois de ter ouvido o Aladdin Sane do Bowie,um album que o piano é MUITO presente

    nunca tinha me interessado pelo instrumento antes

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Voce tem meu apoio! ( ͡° ͜ʖ ͡°)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pensando em desistir das teclas :(