Alguém por aqui já experimentou tocar num Theremin?

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/05


    Quem estuda tecnologia musical provavelmente já ouviu falar de um certo Theremin. "Theremin? Que diabos é isso???" Bem...
    O Theremin foi um instrumento inventado por volta de 1927 pelo russo Leon Termen, e consistia basicamente em uma antena que captava os movimentos das mãos e os transformava em notas musicais (um ancestral do D-Beam usado nos instrumentos Roland, talvez?). O Theremin, quando era bem tocado, se parecia muito com um violino (tanto que foram compostos concertos para piano e Theremin há um bom tempo atrás).

    Theremin Classic - veja foto

    E agora vai a minha pergunta: alguém por aqui já experimentou tocar alguma coisa em um Theremin, nem que seja só de improviso, numa feira, num museu, etc.?

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu já vi um cara tocar dentro de um Thremn,e por sinal esse Thremn estava super lotado,não tinha nem espaço pro camarada tocar,se eu não me engano,foi na estação de Thremn da Luz aqui em S.P.

    teuabreu
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Tem um cara do forum que faz e vende no mercado livre!

    kevinmoore
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    nunca toquei!

    eu qria ter um Mellotron e um Theremin!
    Ia botar medo em qualquer um

    gustavorino
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Theremin... esse instrumento foi inventado por um russo e é considerado o primeiro sintetizador ..

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu mesmo nunca toquei um, mas já ouvi gravações dele, até bem atuais. Pena que eu não me lembro quem gravou, senão procuraria pela Internet e postaria os links, se eu encontrasse.

    kevinmoore
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    tem uma música do Pato Fu que usa Theremin
    agora, melhorando a qualidade musical hauha tem uma do Spock's Beard tb que tem um Theremin ( do último cd, se não me engano de 2005 )

    sarpa
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    A música do Pato Fu que mais pode se notar e perceber como funciona e como é a timbragem do Theremin, é a "Eu".

    Abraços.

    Bico
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Tem um cara do forum que faz e vende no mercado livre!
    Esses têm só uma antena...
    A diferença é q nesses não dá pra controlar volume? Só o pinch?

    Sei é q existem altos modelos diferentes... Alguns são cheios dos knobs... Outros, parecem uma anteninha de tv só.. =/

    sarpa
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Bico, se eu não me engano, o que possui apenas uma antena, tem um potênciômetro onde você regula a amplitude.

    Abraços.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    eu vi um no faustão 2 ou 3 semanas


    tem cd do jarre que o theremin corre solto

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Alguém tem um vídeo de como se toca isso?? O.o'

    gustavorino
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Ken Himura
    eu tenho o documentario sobre o MOOG e no fim mostra um cara tocando.. se puder baixa o documentario.. eh bem interessante tbm

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    gustavorino
    Deve ser uma coisa bem viajante hehehe

    kevinmoore
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    A diferença é q nesses não dá pra controlar volume? Só o pinch?

    espero que tenha sido sem querer:

    pinch
    *pitch

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    o chato é que hoje a maioria das vezes que eu vi e ouvi alguem usando isso foi só pra fazer media só uns
    uéu uéu uéu uóim uóim.... no inicio da música e outra putaria desta no final
    foi muito usado nos filmes do ALFRED HITCHCOCK, mas também como fundo de suspense

    existem concertos escritos para este instrumento "theremin e orquestra" mas é dificil de encontrar e são peças de compositores eruditos conteporâneos, tem que estar bem disposto a ouvir

    Bico
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    kevinmoore
    espero que tenha sido sem querer:

    pinch
    *pitch


    nem tinha visto mesmo =P

    fernando tecladista
    o chato é que hoje a maioria das vezes que eu vi e ouvi alguem usando isso foi só pra fazer media só uns
    uéu uéu uéu uóim uóim.... no inicio da música e outra putaria desta no final


    Eu tava pensando o mesmo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    uns
    uéu uéu uéu uóim uóim....


    achei este mp3 com o theremim de introdução, mas tocando uma melodia "normal" sem frescura

    www.thereminbrasil.kit.net/theremin1.mp3

    Mellomoog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Possuo um Etherwave Theremin, da Moog. Comprei-o em 2004. É o modelo clássico. (Depois a Moog lançou a série Etherwave Pro, com modelos que trazem vários timbres diferentes, cheios de frescuras e 5 vezes mais caros). Ele possui controle de volume, pitch, waveform e brightness. Estes dois últimos knobs alteram o timbre, mas de forma muito limitada; o som continua substancialmente o mesmo.

    O curioso sobre esse modelo da Moog é que o controle de volume, quando posto no mínimo, não emudece o instrumento, que continua a espernear. As únicas formas de calá-lo são aproximando a mão da antena de volume, plugando um pedal de volume no output ou desligando-o. Para tocar ao vivo, isso é um pouco chato.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mellomoog

    tú eh vintage hein bixo !!
    me add no msn ae ... stomp_handmade no meioquente ponto com ...
    avisa dae eu edito aqui ...

    AUTOBOT
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mas pra tocar Theremin não se pode tocá-lo!?!?

    gustavorino
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    AUTOBOT

    tu quer dizer encostar nele?
    no meu theremin, se voce encostar o dedo nele, ele dá um estalo.. mas até que fica legal

    Mellomoog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Encostar na antena de pitch do Theremin é fazê-lo soar na freqüência mais aguda possível. Às vezes isso pode machucar os ouvidos de quem está perto, mas, assim como o gustavorino já apontou, provoca um efeito que pode ter algumas aplicações interessantes.

    mano_a_mano
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    sarpa
    A música do Pato Fu que mais pode se notar e perceber como funciona e como é a timbragem do Theremin, é a "Eu".
    Minha banda está tocando essa música, exatamente nessa versão, e estou tentando fazer uma simulação do Theremin no meu E-MU XBoard 49, usando Mono, Portamento, Portamento Time = 15 e Portamento Control = 0. Só falta eu saber como se coloca o delay, tal qual na gravação...

    fã de mp3
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    "Claire de Lune" no theremin:




    History of The Moog Synthesizer (com o Sr. Moog tocando theremin):




    Esse é muito engraçado :)



    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    AUTOBOT

    Mas pra tocar Theremin não se pode tocá-lo!?!?
    confusão total !! mas eh isso .. não se pode tocá-lo !!
    hahah
    soh descobri isso tb depois q fiz o meu theremin ... mó louco !! haha

    Videomaker
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Já estamos em 2014, então, fiz este tutorial de como criar um timbre parecido com o de um Theremin usando um teclado YAMAHA PSR-510.



    Videomaker
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Esse lançamento é muito legal....!!!



    Casper
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    http://www.carolinaeyck.com/pages/en/news.php



    Muito bom. Ela é autora de um
    livro sobre o assunto, também:

    http://www.amazon.com/s?ie=UTF8&page=1&rh=n%3A283155%2Cp_27%3ACarolina %20Eyck

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém por aqui já experimentou tocar num Theremin?