PitchBend: Qual o melhor? Joystick ou rodinha?

Autor Mensagem
Valmick
Veterano
# nov/05


Pois é, povo, a dúvida continua... Estou perto de comprar meu sintetizador, mas ainda não me decidi. Tudo que sei é que será um dos dois: Roland Juno-D ou Yamaha S-03...

Um dos critérios que estou avaliando é o pitch... Qual costuma dar menos problema? Rodinha ou o Joystick? Qual é o mais frágil? qual o mais caro de consertar se der defeito?

KBRD
Veterano
# nov/05
· votar


Tenho um Juno-D (joystick) e um PSR-730(Rodinhas).
Prefiro as 2 rodinhas da Yamaha, pois há uma para o Pitch Bend centrada no meio, e uma para o modulation que não é centrada (ou seja, não volta para a posição inicial a se retirar a mão).

No Juno-D, se você quiser manter o modulation acionado vai precisar de um pedal de controle, ou utilizar os botões de controle.

Não entendo por que a Roland ainda mantém este Joystick até nos seus tops, como no Fantom-X.

mazza
Veterano
# nov/05
· votar


rodinha

mano_a_mano
Veterano
# nov/05
· votar


Valmick
No joystick temos pitch bend e modulation no mesmo lugar, eu particularmente acho melhor, mas quem escolhe é você mesmo...

V. Augusto
Veterano
# nov/05
· votar


Valmick
Depende. Eu prefiro as rodinhas, que, no meu caso, me dão mais dinâmica na música.


Acho que vai mais do costume...
Até hoje eu apanho quando toco nos Rolands, hehe.

alexandrespa
Veterano
# nov/05
· votar


tenho yamaha e roland.
prefiro joystick

wagner silva
Veterano
# nov/05
· votar


eu prefiro os ribbons dos kurzweil... cada um cada um

Felipe Santana
Veterano
# nov/05
· votar


wagner silva
eu prefiro os ribbons dos kurzweil... cada um cada um
Eu tambem!!!

Sôldier97
Veterano
# nov/05
· votar


Que que é modulation?

Jaum_Paulo
Veterano
# nov/05
· votar


Joystick ou rodinha?

Ta duvidando da minha masculinidade?!
Rodinha forever! =P

MetalKey
Veterano
# nov/05
· votar


Prefiro Rodinha!
Tenho dois teclados cujo um é Joystick e o outro Rodinha e sem dúvidas rodinha é muito melhor!
Por exemplo: Modulation em Rodinha você dode acionar a Leslie de um orgão e manter onde quiser e manter as duas mãos no teclado. Com Joistick tem que ficar segurando para cima com uma mão.
Se você quer produzir o vibrado no modulation se for em Rodinha, basta movimentar levemente o Pich.

Rodinha, sempre!

Theo22
Veterano
# nov/05
· votar


eu prefiro os ribbons dos kurzweil... cada um cada um
Legal mesmo, nunca toquei mais vi o Jordan....

Eu usava rodinhas no PSR-1100, mas comprei um PA50 que tem joystick, e na minha opnião, nunca mais volto pra PSR nem pra rodinha...

O joystick te da muito mais feeeling, dependendo da criatividade, vc fara sons da hora usando ele...

O PA-50 vc configura parâmetros de acordo com nível do eixo Y, positivo ou negativo... isso afeta no timbre, vc pode disparar outros sons... muito bom.

fernando tecladista
Veterano
# nov/05
· votar


eu tenho duvida quanto aos dois, mas como uso korg a muito tempo, já me acostumei, então prefiro o joystick

no meu korg da pra fazer uns efeitos interessantes pelo joystick, já que pode alem do bend ter mais duas funções acima/abaixo e é facil pra utilizar que fica tudo em um movimento só da mão

mas já tive yamaha e acho um pouco mais pratico o uso de bend pela rodinha, talvez pelo apoio da mão na lateral do teclado ajuda,

em teclados que é configuravel tb da otimos resultados a 2ª roda, já que ela não tem mola dá pra jogar profundidade de efeito ou o rotary, no korg essa função fica no value

achava um charme a linha SY da yamaha com 3 rodas

quanto ao roland, tenho um com aquele joystick antigo que vc tem que fazer uma pequena força pra cima pra usar (atrapalha) nos novos já que colocaram pra cima não custava nada ser para baixo tb com outro efeito

quanto ao uso do recurso do bend, para timbres em que eu uso muito, eu programei um bend de -1 semitom no aftertouch, fico com a esquerda mais livre pra tocar

Renato gomes
Veterano
# nov/05
· votar


eu prefiro muito mais o joystick da korg. vc pode usar o pitch e o modulation na mesma alavanca.

aquele joystick da roland é muito ruim, aquele modulation curtinho pra cima ninguem merece... não sei como eles ainda mantém isso nos teclados...

as duas rodinhas da yamaha eu não gosto pq não dá pra mexer nas duas ao mesmo tempo com a mesma facilidade do joystick da korg, que vai pra cima/baixo e pra um lado/outro em uma alavanca só.

Jaum_Paulo
Veterano
# nov/05
· votar


falando sério agora: joystick da korg, ou o sistema lá dos kurzweil

fernando tecladista
Veterano
# nov/05
· votar


alguem já usou os da General Music (GEM)?

eu vi uns teclados que tinha uma bola como se fosse aqueles mouse ball, o funcionamento era igual ao do joystick, mas se alavanca

Renato gomes
Veterano
# nov/05
· votar


Jaum_Paulo
prefiro mil vezes mais os joysticks da korg.
os kurzweils tem dois tipos: as duas rodinhas (que fica difícil mexer no pitch e modulation ao mesmo tempo) ou aquele ribbon da linha SP que foi a pior coisa que a kurzweil já fez. ribbon é muito legal, meu korg trinity tinha um, o k2500 tb tem um grandao.. mas ribbon no lugar do pitch e do modulation ninguem merece.. horrivel aquilo... não tem a mínima precisao.. e detalhe que não dá pra olhar e ver onde o modulation está..

mano_a_mano
Veterano
# nov/05
· votar


fernando tecladista
Eu já toquei num GEM e por acaso ele tinha esse controlador aparentemente "estranho". Era uma espécie de trackball, não?

tecladoprofusao
Veterano
# set/10
· votar


Um de 2005! Quem tem rinite, cuidado com a poeira! XD

Tirando esse lá do fundo do baú pra saber a opinião do pessoal atualmente: Rodas ou Joystick? Ou outro?

Prefiro rodas pela precisão de poder fazer o bend no intervalo que quiser. Não consigo fazer isso no joystick. Mas achei o joystick mais ágil pra solar.

SamplerMan
Veterano
# set/10
· votar


eu prefiro as rodinhas, sou acostumado já e a maioria dos timbres que uso ou faço deixo com um vibrato natural depois de certo tempo então quase nao uso o modulation pra solos

e assim... quando uso os organs e vo acelerar o rotary uso o mod...
coisa que num joystick nao da pra fazer...

eu prefiro rodinha!

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


tecladoprofusao
Rodas ou Joystick? Ou outro?


Eu vou de Joystick ,Pq pelo menos para mim dá mais precisão.

dgsoul
Veterano
# set/10
· votar


SamplerMan

quando uso os organs e vo acelerar o rotary uso o mod...
coisa que num joystick nao da pra fazer...


E ae SamplerMan, blza meu brother!?

Ce por um acaso já testou o M50 ou o M3!?


Eu já, sabe como vc ativa a Leslie (Rotary) neles? É só dar um tokinho no Joy para Cima e pronto!!! Seria a mesma coisa que vc apertar o botão de Rotary Speak no Nord ou no PC3.


É por isso, e pela expressão que se ganha nos solos de Leads e Guitarras Overdrive que eu voto no Joy!

fernando tecladista
Veterano
# set/10
· votar


estive na expomusic e testei o PS60

já que estamos falando de pitchbend, gostei de uma função nesse teclado

tem um botão de "Lock" que segura o valor da modulação (agora lembrei que não testei com o bend)

mas a minha birra com o joystick era o fato de não deixar em um ponto fixo, como se consegue na yamaha
http://cachepe.zzounds.com/media/quality,85/brand,zzounds/PS60_top-32e a34123d846f5bf0dbceeed3cd2dfa.jpg

Buhbor
Veterano
# set/10 · Editado por: Buhbor
· votar


dgsoul

Eu já, sabe como vc ativa a Leslie (Rotary) neles? É só dar um tokinho no Joy para Cima e pronto!!! Seria a mesma coisa que vc apertar o botão de Rotary Speak no Nord ou no PC3.

Nos rolands tb são assim... vc da um toquinho e ativa o efeito...é so configurar.

Eu falei sobre esse assunto ai de rodinhas ou Joystick no topico do Motif XF. Eu adoro o Joystick, uso e abuso nos solos, e hj ja faço o vibrato no bend up ou inves do modulation. Cheguei uma vez a tirar o Motif da minha lista de "possiveis futuros teclados" por causa das rodinhas..rsrsrsrs

Mas depois cheguei a conclusão que tudo não passa de costume. Tem gente que prefere as rodinhas. Hj procuro não me prender mais a isso. Nada que não dê pra se adaptar.

Mas eu acho que o Joystick da mais trabalho quanto a problemas. Acho que quebra mais que as rodinhas.

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


fernando tecladista
estive na expomusic e testei o PS60
e aew os timbre são mais para X50 ou mais para M3?

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


Sobre o PS60

gostei deste botão [ORGAN Slow/Fast]

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/10
· votar


Apesar de ter usado apenas rodinhas (e ribbons no antigo SP76) até hoje (em teclados meus), eu prefiro joysticks, especialmente o da Korg. Acho mais intuitivo que os demais. Pela posição dele, vc pode dar o vibrato de forma mais natural, tal como um guitarrista faz na guitarra: vários bends repetidos. Pra mim, vibrato de verdade é esse, manual e orgânico, e não um efeito programado ativado por uma roda.

dgsoul
Veterano
# set/10
· votar


Jonathas Lacerda

Pra mim, vibrato de verdade é esse, manual e orgânico, e não um efeito programado ativado por uma roda.

Joystick Wins!

flawess victory

FATALITY!

pomtwo
Veterano
# set/10
· votar


bom eh o nord stage ex que tem os dois .. joystik pra bend e rodinha pra modulaçao

mas eu prefiro as rodas .... eu nao sei mas me dou melhor com elas o joystik me faz ficar em duvida ... os da korg tem 4 posiçoes os da roland 3 ,.. eu fico perdido ... e na hora de ativar a leslie eh um acrificio ... mas a ativaçao da leslie por rodinha pra mim eh o melhor modo .. agora em bend nem se discuti que o joystik eh melhor ...

lembrando que nos hammonds b3 a ativaçao da leslie eh por joystik (alavanca) tambem

F.L.E
Veterano
# set/10
· votar


Olá pessoal, eu queria tirar umas dúvidas sobre pedal de sustain mas os tópicos que já existem são muito antigos. Eu tenho um pedal Roaland DP-10 e parou de funcionar do nada, o que pode ser? E isso já aconteceu com alguém aqui? e será que compensa arrumar?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a PitchBend: Qual o melhor? Joystick ou rodinha?