Qual o "NÃO-TECLADISTA" que mais te influenciou??

    Autor Mensagem
    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # set/05


    Sarve,

    Já rolaram vários tópicos por aqui falando que fulano é o tecladista/pianista/organista que mais teve influência na maneira de tocar da galera. Mas esses dias, me peguei pensando que várias bandas/artistas que não usam ou raramente usam teclados me influenciaram profundamente, às vezes até de forma inconsciente. Então digam aí se com vcs aconteceu a mesma coisa, e, se sim, como este artista/banda te influenciou.

    Começando por mim: ACDC e Motorhead, dois artistas que não lembro de terem usado teclados em um música sequer, mas me influenciaram pela agressividade, simplicidade e pelo meu "vício" de ir sempre direto ao ponto sem firulas. Digo mais: talvez eu seja um dos caras aqui que tem menos influência de progressivo, justamente por causa disso. Curto ouvir, mas na hora de tocar,m dificilmente ouve-se ecos de prog no meu estilo. O tal do "menos é mais" realmente faz a minha cabeça. Talvez pra galera do prog (a maioria aqui), listar "não-tecladistas" seja até mais difícil, mas é um bom exercício pra gente começar a se diferenciar, sair um pouco do "eu ouço Rick wakeman e Jon Lord o dia todo e me espelho só neles". E aí, puxem pela memória!

    Uma regrinha pra não virar zona: evitem citar caras como Santana, que apesar de ser guitarrista, sempre se cercou de tecladistas ótimos nas suas bandas (apesar de não estar na melhor fase).

    Valeu?? Vamo lá entonces.

    SaintFerio
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Tb poderia falar pra não citar Van Halen que sempre usa teclados hehe!

    E Van Halen me influenciou bastante! Além dele, bom Joe Satriani, Steeve Vai... Guitarristas que marcaram época e que ainda são influências/referências até hj...

    Além desses, bom, Tony Iomy, no Black Sabbath hehe por ter sido a primeira banda de Rock Pesado que ouvi... E posso até citar um pouco do Slash no Guns N' Roses, foi o primeiro CD original de música que comprei hehe! Acho que é isso... LoL

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Todos esses guitarristas aí tiveram tecladistas nas suas bandas, em um momento ou outro, bicho. Não desvirtue ou será empalado.

    :P

    SaintFerio
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mas eu falo pela guitarra... Eu ouvia isso antes de tocar teclado e nem raparava que tinha teclado... E tem mais (com excessão do Van Halen) os outros todos tinham tecladistas SECUNDÁRIOS né... O que faz o som mesmo é a guitarra solando heheh!

    Ah esqueci de falar do Randy Rhoads... Aquele cara era D+++ pena que morreu...

    Theo22
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ta ok Mr_Mojo_Rising, bandas sem teclados...

    Entendi seu tópico...
    Qualquer modo não sei pq, acho por eu ser tecladista, eu não curto bandas sem teclado, mas rola de curti banda que nunca usou teclado na vida, e isso pode influênciar creio eu, digamos, é complicado.

    Tipo assim, vc ouve Jordan Rudess ou Jon Lord, vc pega as caracteristicas, algo mais objetivo.

    Agora ouvindo guitarrita, baixista, baterista...humm, acho que a influência será de maneira mais ampla.

    Agora bandas que me identifico pelo modo que os caras tocam é:
    Metalica, Audio Slave, Nirvana, Steve Miller Band - Steve Ray Vaughn - Texas Flood essa música pede um hammond... Red Hot Chili Pepers, entre mais algumas.

    ACDC - Ouça Acdc - Smoke On The Water, que vc vai ouvir um organ de fundo, ta mais light comparando a do Deep Purple com Jon Lord.

    Eu curto o som deles e a maneira que eles tocam também...

    Rygel
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Metallica, foi com eles que eu comecei a ouvir Heavy Metal!Não desvirtue ou será empalado.

    LoL!

    Então, pra mim tem uma banda: Metallica. Foi por causa deles que comecei a ouvir Heavy Metal! Mas vamos lá, outras bandas...
    Pôxa, a maioria que eu curto tem teclado! Desde... sempre!
    Beatles (de vez em qndo aparece um piano), Rolling Stones, Creedence são 3 bandas antigas que eu ouvia muito quando era criança (influência dos pais, né...)

    SaintFerio
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Estamos falando de bandas?
    Aí já é outra história... Metallica, Offspring (antigo), Black Sabbath, Iron Maiden, Judas Priest... Hmmm Primus hehe baixista, mas gosto dele na carreira solo!

    Tem tantas hehe melhor deixar pra lá!

    Theo, tb não costumo ouvir mais bandas que não tem teclado, se tem teclado eu me interesso na hora só pra saber se é legal, se não tem eu não presto tanta atenção, mal do teclado se chama isso LoL!

    Rygel
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Pôxa, verdade, acho que era pra falar sobre músicos! hehe! Me enganei!
    Então...
    James Hetfield e Kirk Hammet - Metallica
    John Lenon e Paul McCartney - Beatles (apesar de que os dois tocam piano também...)
    O vocalista do Creedence, que esqueci o nome! (Nossa, que feio!)

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Pô puxem mais da memória aí povo. Beatles tá cheio de piano, mellotron, hammond, synths analógicos. Stones tbém, várias outras q ces citaram tbem... Mesmo o tecladista nãos endo oficial da banda, isso não quer dizer nada, o som tá presente...

    A idéia é que rolassem coisas como o Metallica, como Rygel falou, Judas como o Sainferio citou, bandas que realmente nunca ou em 99% das musicas não usaram teclado nunca e q te influenciaram de alguma maneira, pode ser em postura de palco, forma de tocar q vc transpos da guita pro piano, por ex, etc... Não precisa ter quantidade, só exemplos que se encaixem na proposta do tópico...

    Senão daqui a pouco vai ter neguin falando q Doors e Purple são boas bandas sem teclado....

    :P

    Zuera, tá massa, vamo lá.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Vinicius Augusto.

    Daniel Tomy
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Um cara que me influencia MUITO é o Pat Metheny. Além de excelente guitarrista, é muito bom compositor e tem no seu grupo o cara que pra mim é o melhor pianista/tecladista de Jazz Fusion, o Lyle Mays. Quem nunca teve oportunidade de ouví-los, que ouçam! Meu álbum preferido deles é o The Road to You, que é um disco ao vivo, onde tem uma das melhores músicas deles, pra mim, que é a First Circle, onde tem um improviso maravilhoso do Lyle. Sem esquecer a famosa Have You Heard?, uma obra prima, que tem um improviso do caralho do Pat. Ele é o cara!!!!

    ROTTA
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Posso até ser xingado por isto, mas minhas referências musicais, em geral, não envolvem tanto os teclados/piano.

    Na adolescência (e hoje ainda), ouvi muito Guns n' Roses, Beatles (pouco teclado) e outras bandas mais. Atualmente, ouço muito Coldplay, Oasis, Weezer, Pink Floyd e Green Day. Em menor dose ouço The Cure, The Cranberries, música clássica (especialmente Beethoven), The Smiths, Paul McCartney, etc...

    Nacionalmente: Engenheiros, Legião (pouco), Ira!, Acústicos e Valvulados e Nenhum de Nós (estas duas últimas são bandas aqui do sul).

    Enfim, acho que tenho as referências mais estranhas... :)

    Abraços.

    magnomusica
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Van Halen simples e objetivo

    Mr_Mojo_Rising
    Veterano
    # set/05
    · votar


    E aí?? Vamos puxar pela memória aí povo, não precisa ser banda de rock como dissemos. Pode ser um violonista foda de flamenco que sempre tocou sozinho, um quarteto de percussões africano, um tiozinho pernambucano que toca pífano pra caralho, essas paradas. Mas evitem lances como o Santana que eu falei, ou como Pat Metheny, ou seja, caras que tocam outros instrumentos, mas que possuem grande influencia de tecladistas na sua banda/carreira solo.

    Keep em comin!!

    renatocaster
    Moderador
    # set/05
    · votar


    muitos guitarristas

    Durval Dellê
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Gun's foi a primeira banda q eu pirei..... mas para mim o teclado deles não é secundario, como foi dito acima..

    Pois em muitas músicas ele foi essencial.

    Van Halen tem um dos solos de teclado mais marcantes e mais simples q eu conheço, como em Jump.

    Nem vou tocar em Pink Floyd pois tb está recheado de teclados.

    Mas então, sem teclados (ou com guitarra bem mais marcante)........... B.B. King, Eric Clapton, Creedance, U2, Metallica, Pearl Jam.

    SaintFerio
    Veterano
    # set/05
    · votar


    U2 é verdade... Hehehe Bem lembrado Durval, ouço todo dia... Mas tem bastante teclado, principalmente no antigo...

    Vc disse que não acha o teclado no Guns secundário? Pra mim é COM CERTEZA... Até o USE YOUR ILLUSION 1 e 2 só na PARADISE CITY tinha um tecladinho furreca, que fazia um negócio a toa e mais nada hehe!

    Já nesses dois citados, eles usaram mais, algumas músicas o teclado ficou bem destacado, diga-se de passagem 4 delas principalmente: CIVIL WAR, KNOCKIN' ON HEAVEN'S DOOR, NOVEMBER RAIN e ESTRANGED (essa última é muito legal mesmo hehe!)... No resto tb não tem nada demais... E diga-se de passagem.... Só som de piano tb, não se ouve ORGAN ou SYNTH nas músicas... Mas os pianos são muito bem encaixados, Dizzy Reed (ou seja lá como for que escreve o seu sobre nome LoL) soube encaixar legal os pianos nas músicas...

    Durval Dellê
    Veterano
    # set/05
    · votar


    SaintFerio

    Concordo com vc.... mas são músicas q lembramos pelo piano, pelas teclas...... por isso para mim não é secundario. Por mais que sejam 4, ou mais.

    E sobre o U2, tem teclados... mas não me influenciou pelo teclado!

    ROTTA
    Veterano
    # set/05
    · votar


    SaintFerio
    Vc disse que não acha o teclado no Guns secundário? Pra mim é COM CERTEZA...

    Pois é. De fato é "um tanto" secundário, sim. Exceção, que me ocorre agora, é a música Estranged, que tem um trecho inspirado de piano.

    Abraços.

    wernegher
    Veterano
    # set/05
    · votar


    George Benson (guitarra), Gerald Albright e Kirk Whalum (sax), Take 6, Withney Houston, Fred Hammond(voz), ...

    SaintFerio
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Marco Alan Rotta
    November Rain tb...

    CIRO
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Zakk Wylde e Steve Morse são os dois músicos não tecladistas que mais me influenciam.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o "NÃO-TECLADISTA" que mais te influenciou??