Tocar de ouvido, por cifras, partitura. Trocando ideias...

Autor Mensagem
thiago lima
Veterano
# mai/06
· votar


Agora, meu pedido de ajuda especifico, como vcs conseguem identificar qual acorde esta sendo pedido pra cada momento da musica?

....isso eu desenvolvi tocando de ouvido, tirando as musicas,saca?

toco numa igreja e muitas pessoas cantam la com ritmos totalmente diferentes, do rock ao forro, e oque acontece é que grande parte nao ensaia conosco antes de se apresentar, ai vao cantando a musica e o que vale ai é o ouvidao, geralmente em todas as musicas cantadas la as ''sequencias'' sao quase sempre as mesmas, ai vai do seu conhecimento de improvisação usando 4ª, 6ª,5ª....
mas se vc tiver um ouvido legal ja sabe qual é a nota menor, maior, setima.... q vem depóis do acorde tranquilamente.


na minha 1 banda eu tinha um guitarrista muito fera o cara nem precisava dedilhar o acorde da musica pra saber o tom q a pessoa tava cantando....(so de ouvido )

alexandrespa
Veterano
# mai/06
· votar


leandrosm
Adorei a ideia deste topico... eu tenho muita dificuldade com improvisao de harmonia, ou seja, pra acompanhar o povo cantando. Peguei alguns macetes q me ajudam muito mas nao resolveram 100% o meu problema.
Tem o lance da teoria, mas tb o ouvido, leandro.

como vcs conseguem identificar qual acorde esta sendo pedido pra cada momento da musica?
O mesmo trecho pode ´caber vários acordes diferentes. Varia do gosto, do ouvido e do que pode ficar melhor na música. As vezes estamos ensaiando uma música e o dono dela faz um F#7M e a gente simplesmente faz um D. Ou vice versa.
Relaxa, nao entra em crise por isso ná, mano.

thiago lima
....isso eu desenvolvi tocando de ouvido, tirando as musicas,saca?
ai vao cantando a musica e o que vale ai é o ouvidao
Isso e pratica, mas tb dom, talento. Deus te conserve assim , mano.

Vlw.

rolandkeyboards
Veterano
# mai/06
· votar


A minha pregiça fala maior.. Só no ouvido!! hehe
Apesar que por partitura é bem mais rápido mais ainda tenho pregiça de aprender a ler partitura entao!!......

mikemax2
Veterano
# mai/06
· votar


Acho uma boa tecnica pra se tirar música na harmonia, é escutar o baixo (com exessão das inverssões) se vc descobrir o baixo e facil achar o acorde, mais facil ainda se souber um pouco de cadência e escala.
Agora pra solos só usando a escala ja é um grande passo.

Essa e minha humilde opinião (sou pessimo em partitura mas no ouvido me viro bem hehe) espero ter ajudado abraço a todos.

mikemax2
Veterano
# mai/06
· votar


rolandkeyboards
depende viu cara, não é tudo que tem partitura, por sinal pra quem sabe só partitura fica bem limitado, conheço alguns tecladistas, pianintas organistas que tocam só por partitura e é osso tambem vc não tem muita "liberdade".
Mas com certeza pra quem sabem os dois e aprimora realmente é o ideal pra um músico completo.

calice
Veterano
# jul/06
· votar


Já que falaram em tocar de ouvido, geneticamente bom ou não, também acredito ser possível melhorar, e muito, com o treino, aquilo que a natureza não nos deu pereito...
Mas e a questão da afinação da voz? é possível ser MUITO desafinado na voz, mas ter bom ouvido?? dá para melhorar??

Denise

liliane.coimbra
Veterano
# fev/07
· votar


Desculpe desenterrar o topico, mas meus dedinhos coçaram pra digitar isso...
Será que estou falando alguma loucura??

Quando se aprende uma língua, tem-se no inicio uma grande dificuldade de compreender um nativo extrangeiro. Mas aí, vamos aprendendo o vocabulário, a gramática, as expressões idiomáticas... a partir daí, aprendemos a ouvir, separar os fonemas que limitam palavras e frases.

Creio que é mais ou menos assim que acontece com a música (que tb é uma linguagem).

- Tocar de ouvido sem conhecer teoria, é como aprender a lingua materna... vai por osmose e com prática. Tb tem-se o dom.
- Tocar de ouvido conhecendo a teoria é como aprender uma lingua extrangeira. Voce pode nao entender nada de inicio, mas a teoria te ajuda a compreender melhor e seu ouvido aprende a ouvir.

mazza
Veterano
# fev/07
· votar


liliane.coimbra
realmente nunca encarei por esse angulo, isso faz pensar.... será???? agora fiquei confuso...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar de ouvido, por cifras, partitura. Trocando ideias...